NOTAS DA SEMANA – 20.05.2022

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ENTREVISTA COM GERMANO BEDIN

1. Quem é Germano Bedin?

Sou um cara alto-astral, divertido e que tenta (nem sempre consegue) levar a vida de forma leve. Nascido em Porto Alegre, gremista (muito gremista!) e apaixonado por cachorros, tenho dois vira-latas adotados. Aqui construí todas as minhas relações pessoais e profissionais e tenho grande orgulho disso. Venho de uma família de gringos de Caxias do Sul e está no meu DNA a mesa farta, um bom vinho e o interesse pela culinária, além de ser um apaixonado pelo frio e pela serra. Inclusive, passar mais tempo no interior está entre os meus projetos futuros. Gosto da proximidade com a natureza, do sossego e tenho identificação com o estilo de vida tranquilo das cidades pequenas. Valorizo muito minhas relações e meus amigos. Aliás, tenho grandes amigos – alguns que trago desde a minha infância – até outros que fui conhecendo ao longo da vida e que se tornaram grandes amizades. Acredito que o Germano seja uma boa companhia, um cara do bem, coração generoso e, principalmente, muito agregador. Gosto de ter as pessoas que amo em minha volta e perto de mim.

2. Como é lidar com o mercado de comunicação no cotidiano?

Para alguém formado na área das ciências exatas, no início não foi nada fácil, mas com o tempo fui aprendendo a lidar com este público tradicionalmente “exigente”. Um dos segredos que aprendi nesta área é observar e escutar as pessoas – estando sempre disponível ao mercado – pois acredito que estas são habilidades fundamentais de um executivo de Publicidade. Mostrar-se acessível e aberto para que as pessoas se sintam à vontade de compartilhar questões importantes que, consequentemente possam ser abordadas através de ARP, é um exercício diário desde que comecei aqui.

A exigência do mercado da comunicação me proporcionou um desafio tanto pessoal quanto profissional. Com o tempo, fui aprendendo a me relacionar e me aproximar mais das pessoas no meu dia a dia com a ARP. Modéstia à parte, tenho facilidade em me comunicar, característica que se tornou uma aliada na condução de minha trajetória como executivo da associação.

Lidar com este mercado é, também, um aprendizado. Hoje, tenho enorme satisfação em poder estar próximo de profissionais capacitados e criativos que, de certa forma, agregam muito para o meu crescimento aqui na ARP. Sou grato por tudo que vivi na publicidade e espero continuar contribuindo para este mercado que me abriu as portas e me recebeu com tanto carinho.

3. Ser executivo de uma entidade que agrega o mercado é uma missão de poucos ou para poucos?

Respondo esta pergunta com um pouco do que citei acima. Ser executivo de uma associação de Propaganda é algo “diferente” e que não imaginava que se tornaria tão importante na minha vida. A ARP e os profissionais deste mercado me fizeram um executivo. Não exagero em dizer que aprendi com cada uma das pessoas que passaram pela minha trajetória na Publicidade até hoje. Cada novo membro da diretoria, cada associado, cada parceiro de mercado…todos me trouxeram algo que eu pudesse agregar ao meu trabalho. Costumo brincar que esta posição nunca me deixa em zona de conforto, uma vez que a cada 2 anos, com a mudança de Diretoria, tenho um novo “chefe”. E, então, começa tudo de novo: eu, por aqui, com todo o histórico da ARP, e eles me trazendo novos desafios e projetos para a nossa associação.

Então, acredito que ser executivo de uma associação de comunicação não é uma missão de poucos e nem para poucos. É um desafio para alguém dedicado e adaptável às constantes mudanças que este mercado possa apresentar.

4. A vida de um não executivo

Do escritório para fora, sou uma pessoa que gosta de aproveitar a vida o maior tempo possível. Conhecer lugares novos e ter experiências diferentes é algo que me motiva. Viajar com a minha mulher, Natalia, e os meus dogs (Blonde e Porter) é um dos grandes prazeres da minha vida – de carro, avião ou barco – não importa como, isso me dá paz e felicidade. Estar na companhia de pessoas que fazem parte da minha vida também é um dos meus grandes prazeres – desde um simples churrasco entre amigos até um almoço de domingo com a família. O grande desafio da vida de um não executivo é buscar se desligar totalmente do trabalho. Nem sempre eu consigo, mas, na medida do possível – principalmente nos momentos de lazer – busco me afastar do telefone, do computador e das redes de wi-fi. Sair de férias e tirar a ARP da cabeça ainda é o maior desafio, mas não é algo que me incomode, mesmo longe gosto de me colocar à disposição e acompanhar as questões da associação.

DIRETOR COMERCIAL BAND RS
Erikson Thiesen de Assis com larga experiência profissional em empresas de mídia em SP estará em POA, no dia 25 de maio.

LIFE/ZIGON

Ana Cássia Miguel, atual presidente do GAV RS, assume a direção comercial nacional da LIFE, pra liderar no mercado a expansão digital da empresa de POA e em outras cidades no RS e outros estados, com empenas, mobiliário urbano e PDVs.
Já faz parte da equipe em POA a executiva Fernanda Zachia. A equipe de São Paulo, segundo Leonardo Zigon, ganhará força no time comercial no 2º semestre por consequência do crescimento da empresa e ágil retomada dos negocios de OOH.

AAA SUMMIT

Com o tema “O Amanhã”, o evento tem como foco gerar negócios, experiências e inspirar pessoas/empresas a performarem cada vez mais na Nova Economia, sem deixarem de ser socialmente e ambientalmente responsáveis.
Serão dois dias de evento em um ambiente físico (Belas Artes SP) e em um ambiente Metaverso desenvolvido especialmente para o festival. Com mais de 200 speakers nacionais e internacionais, abordando temas de tecnologia e inovação desdobrados em 65 temáticas dentro de 05 platôs: Tecnologia, Empreendedorismo, Oportunidades, Sustentabilidade e Mobilidade.
Ao todo serão mais de 300 atividades, entre palestras, workshocks, braindates, hackathons, mentorias, rodadas de negócio, demodays, pitch e feira de startups, matchmakings, labs de experiências, shows, games, masterclass, conferências, meet & greet e muito mais.
SERVIÇO:

Quando:  21 e 22 de Maio | Das 09h às 18h

Onde: Presencial na Belas Artes (São Paulo) e no Metaverso
Inscrições: https://aaasummit.com.br/

FEEVALE

A Universidade Feevale recebeu, a visita do professor Ludovic Heyraud, da Université Paul-Valéry Montpellier 3, da França. Ele chegou em Novo Hamburgo na quinta-feira, 19, e seguirá com atividades na Instituição até 25 de maio, onde participará de aulas da graduação e pós-graduação, além de reuniões para discutir futuras colaborações.
A Feevale e a universidade francesa são parceiras desde outubro de 2014, por meio de um convênio que abrange intercâmbio docente e discente. Fundada em 26 de outubro de 1289, a Université Paul-Valéry Montpellier 3 é uma das mais antigas da Europa, sendo referência em estudos lusófonos e de letras modernas.
Na quinta-feira, 19, o professor Heyraud participou, das 19h30min às 21h30min, de aula do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais,ministrada pelo reitor Cleber Prodanov. Ele falará sobre a representação da cultura brasileira nos jornais europeus: o caso de Portugal e França. hoje, 20, no mesmo horário, ele estará na aula ministrada pelo professor Daniel Conte, onde participará de uma conversa sobre a atualidade francesa.
Na tarde do dia 24 de maio, o professor Heyraud conhecerá o Hub One Novo Hamburgo e o Teatro Feevale. Das 20h às 22h, ele participará da aula aberta do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), onde falará sobre a representação da cultura brasileira nos jornais europeus: o caso de Portugal e França. O evento acontecerá no auditório do prédio Azul, no Câmpus II.
No dia seguinte, 25, o professor apresentará, das 18h às 19h, estudos lusófonos em Montpellier e falará sobre possíveis colaborações entre professores e estudantes. Os professores responsáveis pela atividade são Daniel Conte e Juracy Saraiva, do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais. Toda a programação na Feevale será acompanhada pela equipe da Diretoria de Relações Internacionais e Institucionais (DRII).

W3HAUS

Atenção cervejeiros de plantão! A W3haus, agência do Grupo Stefanini, acaba de fazer o reposicionamento da Cerveja BELLAVISTA. Uma cerveja regional da marca Bebidas Fruki, que tem a sua comunicação voltada para a região sul do país. A campanha de rebranding propõe, a partir do novo conceito criado, uma nova experiência: provar a BELLAVISTA. O slogan “Todo mundo tem que provar” reforça a necessidade de todos experimentarem o produto.
A W3haus se envolveu desde a concepção e execução do campanha, ao planejamento, estratégia, idealização criativa, gestão de produção, estratégia e execução de mídia on e offline, como, por exemplo, parcerias com chefs, eventos, colaborações com influenciadores, redes sociais, mídia exterior, rádio, jornal, aplicativos de mobilidade, entre outros.
Para combinar com o sabor inconfundível, originário do puro malte e o lúpulo alemão, influencers receberam os produtos para saborearem no Dia do Churrasco. As ações seguirão em outras datas comemorativas durante o ano.
“A experiência vai além da degustação do produto, que é uma delícia, e se mistura com eventos do dia a dia, como churrasco e almoço em família. Todo mundo tem que provar”, afirma Mateus Braga, diretor de Criação da W3haus.

TV PAMPA

O mês junho marcará a estreia de ‘Aliadas’, novo programa da grade de programação da TV Pampa. Sob o comando e a direção-geral da comunicadora Ali Klemt, o projeto abrirá as portas para mulheres empoderadas e bem-sucedidas em suas carreiras, profissões e estilos de vida.
Mais que um programa, será um Hub feminino, com espaço para compartilhamento de conhecimento, vivências e desafios comuns a todas as mulheres. Há dois anos integrando a bancada do Atualidades Pampa, bi-campeão do Prêmio Press de Melhor Programa de TV do Rio Grande do Sul, Ali conduzirá o novo projeto durante todos os sábados, das 11h30 às 12h30, com transmissão pela TV aberta para todo o Rio Grande do Sul, abordando a ascensão das mulheres nas mais diversas áreas. A força do “Aliadas” está no conjunto dessas mulheres, que juntas podem transformar e inspirar a vida de tantas outras. Desenhado no formato clássico de entrevistas, o projeto aposta nessa conexão e na ampla distribuição de conteúdo, indo além da mídia televisiva e explorando todo seu potencial nas redes sociais, buscando a interatividade e troca de ideias constante com o público, dando vida às palavras de Ali Klemt quando diz que “somos todas Aliadas”!

Programa ‘Aliadas’, com Ali Klemt, na TV Pampa:
Estreia dia 18 de junho – sábado
Às 11h30
Como assistir a TV Pampa:
TV aberta para todo o Rio Grande Do Sul
Claro Net para todo o Rio Grande do Sul
Aplicativo da TV Pampa para celulares
Youtube: youtube.com/tvpampa
Redes Sociais:
Facebook: @tvpampa
Instagram: @tv_pampa
Twitter: @tv_pampa

ANIMAIS NO TRÂNSITO

A Campanha Maio Amarelo, da Prefeitura de Canoas para Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, tem o objetivo conscientizar sobre os altos índices de acidente no trânsito, através de uma mensagem transmitida de maneira simpática e descontraída, onde os protagonistas são animais. A campanha alerta para os comportamentos que podem colocar em risco motoristas e pedestres.
Intitulada “Animais no Trânsito”, a campanha não explora imagens pesadas e chocantes e, tampouco, ressalta o comportamento instintivo.
Fugindo do clichê das campanhas de alerta no trânsito, foi mostrado o lado bom do próprio adjetivo animal como algo mais próximo do maneiro/legal. Os personagens são a Foca, o Furão, o Pardal e o Gambá. A cor amarela representa atenção, alerta e advertência aos motoristas.
A Campanha acontece no mês de maio e  busca conscientizar as pessoas para a importância do respeito no trânsito, com o intuito de evitar o alto índice de mortes e feridos. Com esse desafio, o Escritório de Comunicação da Prefeitura de Canoas criou a campanha que tem como peças faixas, banners, cards para redes sociais, vídeo para painel eletrônico, figurinhas de whatsapp, wallpaper, além de placas e adesivos para carros para serem utilizados em blitz educativa.

RBS

Após dois meses afastado para tratar problemas de saúde, o jornalista David Coimbra volta a ocupar seu espaço diário em GZH e Zero Hora. Desde segunda-feira, os leitores podem acompanhar novas crônicas do colunista.

Há 26 anos, o jornalista integra a RBS, atuando em diferentes áreas da empresa ao longo de sua carreira. David tem 18 livros publicados e 10 premiações, como Esso de Reportagem, ARI, Direitos Humanos, Habitasul de Literatura, Erico Verissimo de Literatura, Açorianos de Literatura, entre outros.

Em razão da continuidade do tratamento, David segue afastado da apresentação dos programas Timeline e Sala de Redação, da rádio Gaúcha. O Grupo RBS deseja a ele rápida e efetiva recuperação e que retome as demais atividades tão logo seja possível.

ABAJUR

O último semestre marcou um forte movimento de novos grupos de clientes para a agência que acaba de ser premiada na Europa. Ainda no final de 2021, após uma concorrência, a Abajur assumiu os serviços financeiros do Grupo Sinosserra, que englobam Consórcios, Financeira, Corretora e Aplicap, incluindo seu novo produto lançado já pela nova agência, o Sorte Animal. Além de uma campanha de comunicação expressiva para Consórcios, estrelando a jogadora Formiga, a agência atende diversas frentes de comunicação do grupo e prepara as celebrações dos 50 anos de seu segmento financeiro.

Em paralelo, o início do trabalho com a Bertolini projeta desafios para a área da agência especializada em comunicação interna e endomarketing. O grupo original de Bento Gonçalves também conta com 6 empresas, que passam por uma centralização e reformulação da comunicação institucional da qual a Abajur está fazendo parte.

Com seus serviços de comunicação B2B, os abajures passaram a atender a Inbrape, referência nacional e um dos principais players internacionais de não-tecidos voltados para persianas e outros segmentos.

Já o trabalho com a Ibasa e 4groomer, duas marcas que ofertam de farmacêuticos à linha estética do mercado agro e pet, iniciou no segundo trimestre de 2022, concentrado no atendimento das demandas digitais. O Grupo ainda realizou recentemente com a agência um filme institucional em modelo job para outra de suas empresas, a Importadora Bagé.

Nos últimos meses, as marcas Agra e Alibem também passaram a compor a carteira. Com amplo histórico atendendo clientes como Dália e Angus, a agência agora usa seu know-how para os rótulos de carne bovina e suína da empresa que atende mais de 40 países.

Ao mesmo tempo, a agência, que tem inúmeras experiências no segmento de franquias, passou a trabalhar com a rede do gênero de fast food que mais cresce no país e já atingiu 150 franquias, a The Waffle King.

Os novos clientes também voltam a ter um QG para atendimento, a nova sede de trabalho dos abajures, em Porto Alegre. Após mais de 10 anos ao lado da Redenção, a agência se prepara para uma migração gradual. “O modelo híbrido que estará ativo nessa segunda metade do ano nos parece ideal, permite mais oportunidade de um tipo de criação coletiva difícil de reproduzir, inclusive envolvendo o cliente. O relacionamento presencial também faz bem para a equipe. Mas o que conquistamos com a experiência do home office seguirá: a maior parte da jornada da equipe seguirá flexível, além dos recrutamos que ocorreram e seguirão em qualquer parte do mundo, ou seja, a possibilidade do trabalho presencial não será um requisito para muitas das funções da agência.” comenta o diretor administrativo, Gustavo Dutra.

Quanto a nova sede, uma placa na rua da antiga sede promete anunciar o novo endereço em breve.

NAU LIVE SPACES

O Nau Live Sapces, espaço vivo e oxigenado para trabalhar e desenvolver ideias e negócios, foi o local escolhido pela Open Design Independente no lançamento do projeto Laboratório Open, uma iniciativa dentro do programa de incentivo das marcas de design, e para ser a sede oficial de realização de eventos, em 2022. A parceria com o Open Design, organização que reúne designers independentes com criações autorais e identidade do Sul do Brasil desde 2015, potencializa o empreendedorismo do mercado criativo de designers do Sul.
A partir da parceria, os designers que fazem parte da comunidade do Laboratório Open poderão contar com um banco de horas compartilhado para uso da estrutura do Nau, que conta com salas de reuniões, posições de hotdesk, arenas para eventos, cabines para lives e calls.
Para Camila Borelli, CEO & Founder do Nau, o projeto é uma oportunidade única para empreendedores da economia criativa participarem de um programa de mentorias, palestras, workshops e oficinas. “Nosso espaço tem esse objetivo, de atrair pessoas e fazer parte de projetos que proporcionem crescimento e soluções para empreendedores”, destaca.

IGUATEMI

Neste 1º semestre de 2022, o Iguatemi Porto Alegre está recebendo dez novas operações — cinco delas abriram no mês de abril, como a Cotton On, loja exclusiva. A grife australiana chega pela primeira vez ao Rio Grande do Sul com sua loja no Iguatemi, localizada no 2º piso do shopping. A maior varejista do segmento da moda da Austrália oferece aos gaúchos peças femininas e masculinas, com seu estilo único, despojado e acessível, reforçando o conceito de moda democrática.

A Cotton On chega para complementar o mix de operações exclusivas do Iguatemi, que já conta com mais de 70 lojas únicas no Estado. “Estamos integrando ao nosso mix de operações marcas robustas, referências em seus segmentos e que atuam em total sinergia com o nosso negócio. Nosso propósito é seguir crescendo, mesmo com o cenário desafiador para economia como um todo, de modo a proporcionar experiências únicas para os clientes”, afirma Nailê Santos, Gerente Geral do Iguatemi Porto Alegre.

Outra novidade inaugurada em abril é o Havanna Café, no 1º piso, próximo à praça Érico Veríssimo, que reúne os clássicos produtos da marca argentina e um cardápio recheado de doces, salgados e cafés artesanais. Também inauguraram este ano Ô Xiss e o quiosque de picolés customizáveis Kekala, recheando ainda mais o complexo gastronômico do shopping. Oficina Reserva, Ophicina Footwear, Ravn acessórios masculinos, o salão de beleza Meia Hora e a loja Comunicare Aparelhos Auditivos são as demais operações inauguradas neste ano.

No shopping, é possível desfrutar de experiências exclusivas em diferentes segmentos, como gastronomia, serviços, moda, acessórios, lazer, saúde e bem-estar, entre outros. Ainda neste 1º semestre, o Iguatemi deve trazer aos clientes a Cia do Sono.

22ª PESQUISA GLOBAL DE ENTRETENIMENTO E MÍDIA

O mercado audiovisual foi um dos segmentos que mais cresceu desde o início da pandemia, segundo 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC, o mercado de E&M no Brasil deve crescer 4,7% até 2025 e 5% ao ano. O levantamento analisou 14 segmentos do setor em 53 países, entre eles Consumo de Dados, Publicidade Digital e na TV, Vídeo OTT, Cinema, Acesso à Internet e Games.
Esses dados fizeram a Universidade Americana promover um evento chamado International RoadShow focado nesse assunto que ficou tão em alta durante e pós pandemia, com um graduado especialista nesse tema, abordando sua experiência na área e toda a visão de mercado que reflete diretamente nas carreiras criativas.
O convidado deste mês foi o Igor Grandi Serra Tancredi, videomaker, iluminador, operador de áudio e editor. Formado pela Full Sail University em 2016, trabalhou em diversas áreas da produção audiovisual. De shows pirotécnicos e televisão até documentários e lives corporativas. Fez parte da equipe do Caldeirão do Huck por 3 anos e agora trabalha como freelancer para a produção de vidas de marcas como Michelin, Citrosuco entre outros eventos. “O meu trabalho como freelancer de audiovisual é estar sempre de olho em novas oportunidades de trabalho diariamente. Me mantendo atualizado com as novas tendências e sempre crescendo como profissional para poder suprir as necessidades do mercado. Oportunidades estão surgindo o tempo todo e a demanda por profissionais de audiovisual nunca foi tão grande. Então, o maior desafio é conseguir conciliar cada trabalho um com o outro. Fazer um malabarismo de datas e horários para realizar todas as suas entregas.” Explica Igor.
Segundo o especialista, o mercado de áudio e vídeo se transformou após a pandemia da Covid-19. “Acredito que com a pandemia tivemos lições transformadoras para esse mercado. Nós todos sentimos na pele a nossa gigantesca necessidade humana por conteúdo audiovisual. Para nos informar, para nos entreter, para ajudar a nossa saúde tanto mental quanto física. Também aprendemos a utilizar o audiovisual para quebrar todas as barreiras físicas que ainda existiam e aprendemos a valorizar ainda mais as experiências audiovisuais que temos presencialmente. Então essa área só tende a crescer cada vez mais para suprir toda a demanda que foi criada durante esse tempo e para suprir a novas demandas que surgirão após o seu término”. Continua.
Carol Olival é Community Outreach Director da Full Sail University e explica a importância de eventos como esse serem realizados no Brasil. “Nós da Full Sail University estamos sempre reforçando a importância de saber contar histórias através de vídeos. Assim como nas redes sociais, os nossos hábitos de consumo hoje em dia estão muito mais relacionados com conteúdos em vídeo do que conteúdos em texto. Cada dia que passa estamos lendo menos e assistindo mais vídeos. Então é importante saber que se alguém tiver uma ideia e quiser que a sua ideia seja conhecida, saber contá-la através de um vídeo será fundamental.” Finaliza.
Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Salvador foram as cidades que participaram do evento.

INSIDE VIDEO

Hoje, o consumidor brasileiro tem a possibilidade de buscar conteúdo em vídeo nos locais, horários e aparelhos que fazem sentido no momento. Essa liberdade abre espaço tanto para as emissoras de TV linear, responsáveis por 79% do tempo de consumo de vídeo dentro de casa, quanto para os serviços de streaming, responsáveis por 21%. É o que aponta o Inside Video 2022, estudo da Kantar IBOPE Media.

Os dados são do painel 2.0, tecnologia inovadora de medição de audiência, que une dados do Focal Meter (FM) instalado no roteador dos domicílios medindo o tráfego de Internet, e do peoplemeter DIB 6, que identifica a audiência de canais de TV. Ao combinar as plataformas, a Kantar entrega o perfil mais completo dos espectadores de vídeo no Brasil.

As emissoras de TV linear mantêm um grande alcance no território brasileiro. Em 2021, 205.876.165 pessoas assistiram aos canais de TV aberta e PayTV. O tempo médio diário gasto em frente à telinha ficou em 5h37min.

O sucesso do meio se deve ao fato de oferecer uma programação ampla, variada e de credibilidade. Tanto que 25% de todo o tempo dedicado à televisão é assistindo a jornalismo. Seguindo o ranking de preferências estão o consumo de novelas (18% do tempo), programas de auditório (9% do tempo) e reality shows (4% do tempo).

As plataformas online têm ganhado espaço no Brasil no que se refere ao consumo de vídeo, segundo dados do Video Streaming Report, nova solução da Kantar. Nesse contexto, dois modelos se destacam. As empresas gratuitas e financiadas por publicidade (AVOD) atingem 58% das pessoas por mês, enquanto os serviços financiados por assinaturas dos usuários (SVOD) contemplam 42% das pessoas mensalmente.

As principais razões que levam as pessoas que acessam vídeo por streaming a assinarem esse tipo de serviço são preço e catálogo amplo de novos filmes e séries – cada um com 47% de relevância. Em seguida, aparece a experiência de uso (30%).

O impacto causado pelo formato em vídeo na população também chama a atenção do mercado publicitário, cujos esforços nesse tipo de conteúdo seguem a mesma tendência. Em 2021, 63% de todo o investimento publicitário foi feito em formatos de vídeo. Entre os gêneros de programação, destaca-se a popularidade dos reality shows, que apresentam altos índices de audiência e se transformaram em um grande playground para marcas. Entre 2019 e 2021, os dados apontam crescimento de 20% no volume de ações de branded content nesse tipo de atração, além de 128% nos Top 5 programas.

“Em todo o mundo, o mercado de vídeo está em pleno movimento. Ao passo que temos a consolidação de novos hábitos de consumo, os produtores e distribuidores de conteúdo se expandem e se transformam. Novos players surgem e a indústria se mobiliza para reter e conquistar as audiências, bem como para encontrar modelos de negócio ideais. Na Kantar IBOPE Media, vemos um mercado com um potencial enorme e o nosso papel é oferecer aos nossos clientes dados de qualidade e métricas comparáveis para que tomem as melhores decisões de planejamento de conteúdo e performance da publicidade”, afirma Adriana Favaro, Diretora de Business Development da Kantar IBOPE Media.

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