ENTREVISTA COM LUIZ CORONEL
1. Quem é Luiz Coronel?
Somos tantos, ao longo de uma vida, que, para encontrar o eu que somos, carecemos transitar por uma imensa sala de espelhos.
Sou o menino que se escondia atrás do guarda-roupas quando batiam à campainha
O adolescente que guardava poemas escondidos em secretas gavetas.
O jovem interiorano que chegara à capital pensando que trilho de bonde dava choque e que, morador da Casa do Estudante, pensava mudar o mundo em uma semana. Para sobreviver, vendia polígrafos à porta dos cursos de pré-vestibular.
O professor de cursinhos. O magistrado em Campo Bom, no tempo das pretorias.
O redator de publicidade na Letra 3 que fazia a cidade rir com ironia nos ditos “anos de chumbo”.
O criador de uma linguagem poética para institucionais de Natal do Grupo Zaffari.
E antes e sempre, uma pessoa abençoada pela contemplação da vida através da poesia.
Um interiorano coração, nascido em Bagé, com infância em Piratini.
Compositor que, ao lado de parceiros, procurou uma nova e moderna linguagem à música regional.
Como acontece às pessoas que têm uma vida desafiadora – morre o pai quando tinha 2 anos e meio – até se afirmar no mundo, comporta-se de uma forma talvez arrogante, vaidosa, impetuosa, para ocultar sombras, até sentir que sua vida tem sentido e foi valiosa.
“O tempo nos faz humildes ou ridículos.” Creio que agachei meu defeitos e dei uma banqueta para eventuais méritos ou discutíveis talentos.
2. O que tu gostarias de conquistar?
Entre tantos “ almejos”, talvez chegar à ABL, para ter mais espaços para minha obra literária, tão vasta que me assusta. Se valiosa, entrego ao tempo a resposta. Para além dos rituais de nobre chá, ser um proponente, usar o cargo não como nobre fardão, mas para encontrar caminhos para valorizar, propor, difundir a cultura gaúcha e brasileira.
Atento ao meu já tão longo andar, pedir aos céus e à terra boa saúde, para que os capítulos finais do livro que somos sejam de boa leitura, férteis. Poder dizer: Eu não envelheço, entardeço.
Ter os filhos como amigos. Preservar os amigos que tenho, superar os vácuos oriundos de erros cometidos. Estou e sempre estive “grávido de projetos”.
O ano de 2023, de comemorativos aos 50 anos de contribuição à cultura gaúcha, foi dadivoso comigo. Homenagens do Poder Legislativo Municipal, Bagé e Porto Alegre, Concerto Comunitário, com composições nas quais sou letrista. Homenagem da ARP, com certa nostalgia de trilha percorrida.
O que aprendi na publicidade canalizo à produção de videopoemas que chegam a 90 mil visualizações. As nuvens turvas não depreciam o valor que conferi à publicidade. Através dela conheci tantos países. E muitas pessoas talentosas. Aos que me feriram ofereço o reconhecimento de vida que recebo.
Editor de livros-cartas, com censurável humildade e despojamento “panfleteio poemas” em pequenos libretos, por onde eu for.
Tenho muito orgulho de ser editor e autor da Coleção Dicionários, que alcança, este ano, 20 edições. Meu volumoso trabalho, mais de 80 livros, não teria sido possível sem o apoio que me foi e está sendo conferido pelo Grupo Zaffari.
Creio que Nenê Zimmerman não se arrepende de ter aberto espaço na publicidade para que eu viesse a ser o redator e relator deponente sobre a vida.
Tenho certo garbo de dizer que criei a campanha de democratização do país. Feito guardado com discrição.
Terei tempo agora para organizar um trabalho literário de toda a vida, tão vasto quanto disperso. Não bato palmas para mim nem tenho vaias. Vivi numa cidade que eu amo, num estado cuja alma prescruto.
Meu tempo, o Brasil principalmente, está num momento
de dispensabilidade de sua verdade. Um duelo de espadas enferrujadas distrai nosso olhos, turva nossa mente. Mas… uma fase da história é uma fase da história, não é a história.
A uma geração fascinada pela tecnologia lembro que o computador me corrige se eu escrever a palavra “roza”, de forma errada, mas não me alcança o perfume da flor.
“Da vida, o homem é sempre a melhor medida”, escreveu João Cabral de Melo Neto.
BOAS FESTAS!
A Coluna do Nenê deseja a todos os leitores e parceiros de longa data deste canal de notícias um ótimo final de ano com muita paz, amor, luz e carinho para todos.
A seguir confiram a última edição da Coluna do Nenê de 2023, sendo que voltamos somente no dia 12 de janeiro para continuar repercutindo as principais notícias, entrevistas e reportagens do mercado publicitário gaúcho e brasileiro.
Feliz 2024!
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 23 – Comunicação Corporativa
Assista o 23º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo intitulado “Comunicação corporativa“. Nesse episódio contamos com a presença das jornalistas e empresárias Ana Paula Dixon, fundadora da Dixon Comunicação, Luciana Moglia, fundadora da Moglia Comunicação Empresarial e Mariana Turkenicz, fundadora da Enfato Multicomunicação.
Nesse episódio, nossas convidadas falam sobre suas carreiras, comunicação corporativa, ética no trabalho, preconceito com o segmento de assessoria de imprensa, criatividade no segmento de assessoria de imprensa, relacionamento e muito mais.
PANVEL
Final de ano é tempo de celebrar o Natal, encontrar amigos, comprar presentes e fazer planos para o ano novo que se inicia. O tempo passa muito rápido para fazer frente a toda essa programação. Pensando em facilitar na escolha dos presentes e dar uma ajuda extra a quem deixou a compra para a última hora, a Panvel preparou kits com os produtos mais amados das principais linhas da marca. As embalagens natalinas vão tornar o momento de presentear mais especial. E os preços dos kits, a partir de R$13,99, garantem uma experiência de compra bem acessível.
Nas diferentes ocasiões, do amigo secreto à ceia em família, a celebração deve ter como seu ponto alto a confraternização e a troca de presentes é mais um motivo para demonstrar afeto. Os kits sugeridos incluem produtos das linhas Casa, Instantes, Make Up e Faces, entre outras e estão disponíveis nas lojas físicas da marca, no site www.panvel.com, App Panvel e Alô Panvel, com a comodidade de receber onde o cliente desejar.
PORTO ALEGRE: SEGURANÇA
A prefeitura de Porto Alegre acionou, em fase de testes, nesta quinta-feira (21), o primeiro de um total de 10 equipamentos de segurança interativos, instalado no trecho 1 da Orla do Guaíba. O dispositivo conta com videomonitoramento e botão de emergência, entre outras funcionalidades.
Mais quatro totens – em fase de implantação no POP Center, na Estação Rodoviária, no Auditório Araújo Vianna e na Elevada da Conceição – devem entrar em operação em breve. A prefeitura espera que todo o sistema esteja operando plenamente nas primeiras semanas de janeiro.
Através dos dispositivos, qualquer pessoa pode se comunicar com os atendentes ligados à Guarda Municipal. Um Centro de Operações, dedicado exclusivamente aos equipamentos e instalado na base da guarda, no trecho 1 da Orla, também já funciona. A estrutura vai operar em simultâneo com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA).
— O objetivo dos equipamentos é aumentar a sensação de segurança da população, atender à necessidade de vigilância e servir como ponto de comunicação direta com a população — ressalta a diretora de Planejamento e Políticas de Segurança Municipal, Gabriela Veríssimo.
Medindo 4 metros de altura, cada equipamento conta com três câmeras de videomonitoramento, que garantem cobertura de 360º em imagens. Eles também possuem sistema anti-vandalismo – à prova de disparos de arma de fogo -, anti-trote, capacidade de análise comportamental e reconhecimento facial.
BRIVIA GROUP
Seguindo sua estratégia agressiva de crescimento inorgânico, o Brivia Group acaba de fechar a quarta aquisição em cinco anos. Consolidada como um dos maiores grupos de comunicação do Brasil, a holding anunciou a compra da Peppery — agência digital especializada em CRM (Customer Relationship Management). Com essa operação, será superada a marca dos 500 colaboradores, com uma projeção de chegar a R$ 250 milhões em receita anual até 2025.
O movimento intensifica a busca pela posição de maior grupo independente do setor na América Latina. A Peppery se une às outras marcas do conglomerado, composto por Brivia, Dez, A2C e Heads. A agência continuará atuando com autonomia, e seus três sócios — Luís Maia (CEO), Henrique Rojas (CSO) e Filipe Faro (CDO) — seguirão em suas posições de liderança. O processo foi conduzido pelos escritórios CMT, pelo lado da Brivia, e GVBG Advogados, pela Peppery.
“Essa compra, assim como as anteriores, se enquadra na nossa tese de M&A. Nos tornamos um ecossistema de empresas de marketing e tecnologia, o que pressupõe uma visão completa de oferta”, explica o CEO do Brivia Group, Marcio Coelho. “Tínhamos como objetivo fortalecer o chapter de CRM, considerando a demanda atual e as perspectivas de expansão. A Peppery é especialista nisso e possui uma carteira importante, onde há espaço para entrar com outras expertises do grupo. Tudo isso fortalece nosso propósito, que é transformar as marcas de nossos clientes nas marcas que os clientes desejam”, complementa. Ele acrescenta que, no momento, já há outros negócios em análise para aquisição.
Marcio detalha que a agência tem potencial de representar até 20% dos negócios do grupo até 2025. “Há uma complementaridade grande de competências. Temos, também, diversas semelhanças, como uma autêntica cultura data driven. E um dos elementos que nos fez decidir pela Peppery foi seu time de lideranças, que constitui um verdadeiro ativo. Nesta nova fase, eles terão um papel decisivo não só em comandar a operação, como em auxiliar na jornada de crescimento”, pontua.
Fundada em 2010, a Peppery sempre atuou em comunicação com base em dados. Não à toa, com o passar do tempo, foi agregando expertises e se firmou como referência no país em CRM, atuando em toda a jornada do consumidor, sempre com um olhar voltado aos negócios.
“Quando falamos em CRM, temos que nos desprender daquela visão simplista sobre ferramentas e disparo de e-mails. CRM é sobre se conectar com o seu consumidor da melhor forma possível dentro das mais diferentes jornadas. E isso traz um trabalho forte de dados, conteúdo, criatividade e mídia”, atesta Filipe Faro, sócio e CDO da agência.
Segundo o CEO Luís Maia, fazer um M&A não estava no horizonte da Peppery. “Mas, desde a primeira conversa, percebemos que havia uma sinergia total de valores e visão de mercado, o que acaba virando também uma sinergia operacional. A Brivia é um grupo de comunicação moderno, ancorado em tecnologia e com uma perspectiva que foge do mais do mesmo. E isso vale para a visão de negócio, processos, soluções e até para a sistemática de trabalho. Juntos, ficamos mais fortes e completos”, revela.
Sediada em São Paulo, a empresa possui clientes em todo o país e dos mais diversos segmentos. Atende marcas como Copa Energia (Copagaz e Liquigás), Grupo SEB (Arno e Rochedo), Pluxee, CredSystem (Cartão Mais!) e Energisa — que também faz parte da carteira da Heads. Desde 2020, cresceu 50% tanto em faturamento como em equipe. Ao todo, são mais de cem colaboradores, que seguem a cultura nômade, tal como o Brivia Group.
UNIPRIME SUL
A Uniprime Sul, com sede em Erechim e filiais nos municípios de Getúlio Vargas e Porto Alegre, lança nesta quarta-feira, 20/12, a décima edição de sua tradicional campanha de negócios, denominada “viva o lado prime da vida”. A iniciativa é destinada a investidores, que a cada R$ 3.000,00 (pessoa física) ou R$ 5.000,00 (pessoa jurídica) aplicados em produtos de captação têm direito a um número da sorte, assim como a cada R$ 500,00 em aporte no capital social. Serão três sorteios ao longo de 2024, com prêmios que vão desde Iphones 15, vouchers no valor de R$ 8.000,00, até uma Rampage Diesel modelo 2024 0Km.
O presidente do Conselho de Administração, médico Antônio Gabriel Teixeira, salientou que ao longo das nove edições já realizadas foram entregues 36 prêmios, sendo 11 automóveis, e captação de mais de R$ 720 milhões de reais. “Desde 2011 promovemos anualmente esta campanha visando aproximar, motivar e fidelizar nosso quadro social, contribuindo também com a economia regional, no momento em que os recursos captados permanecem na região, fomentando o desenvolvimento”, comentou.
A última edição da campanha, executada em 2021, captou mais de R$ 120 milhões de recursos novos. “A expectativa para este ano é ir muito além dessa cifra, pois agora nossa atuação é estadual e nossa abrangência é nacional, ou seja, cooperados residentes em todo o País podem participar”, ressaltou o presidente.
ST. TROIS EM ATLÂNTIDA
Completando 11 anos consecutivos no badalado balneário de Atlântida, a St. Trois dá o start da sua temporada de verão 23/24 na praia, a partir de 26 de dezembro. A casa, conhecida por St. Trois Plage, localizada na Paraguassú, 5041, reúne a marca gaúcha premium de moda em couro, além da multimarcas Tarella. No espaço, que já é point na região litorânea, o público feminino terá diferentes opções de peças da grife St. Trois. Desde looks da atual coleção, a SS24, como araras de outlet, com modelos de outras temporadas, evidenciando sempre o estilo chic casual da label. A proposta da diretora criativa da grife, Gabriela Trois, é valorizar as clientes locais e o potencial do Litoral Norte Gaúcho. A loja funcionará de segundas a domingos, das 14h às 20h.
COLEURB
A Coleurb é uma empresa de transporte coletivo urbano que atua há mais de seis décadas em Passo Fundo. Por isso, acredita na mobilidade inclusive em um sentido mais amplo, o de ser parte atuante em vários âmbitos dentro da comunidade. “Os nossos 440 colaboradores – entre os quais 280 são motoristas ou cobradores – constituem o nosso verdadeiro patrimônio, pois movimentam dezenas de ônibus diariamente nas 26 linhas, que transportam uma média de 605.584 pessoas por mês. Contudo, temos consciência de que o nosso papel vai além”, afirma a diretora-presidente, a engenheira Paula Bulla. Assim, sempre que possível, a Coleurb se engaja em atividades que apoiem os moradores da cidade.
Entre as iniciativas, estão as viagens comunitárias, campanhas de conscientização – como a Dia do Pedrestre e a Semana do Trânsito – e arrecadações. “Nós utilizamos as nossas redes sociais não somente para comunicar sobre a operação, compartilhando avisos de interesse público. Procuramos também levar esclarecimento a respeito de diversos temas como Setembro Amarelo – sobre a valorização da vida e saúde mental –, Outubro Rosa, Novembro Azul – que tratam da prevenção do câncer – e assim por diante”, exemplifica Paula. Conheça mais sobre essas ações que, de alguma forma, em um dos canais da empresa, sensibilizaram milhares de pessoas ao longo de 2023.
ALLGAYER ENGENHARIA
Com mais de mil obras executadas em 39 anos de atuação no mercado da construção civil do RS e do Brasil, a Allgayer Engenharia foi a empresa escolhida para realizar o retrofit e a ampliação do McDonald’s da Silva Só, localizado em ponto estratégico da capital gaúcha. Devido à unidade funcionar tradicionalmente sem interrupção de horário nos sete dias da semana, a obra foi feita com o restaurante em operação nas 24 horas do dia.
A expansão do local contou com cerca de 70 colaboradores envolvidos, e foi executada em 100 dias, com inauguração marcada para esta quarta-feira, 20 de dezembro. Para o diretor da Allgayer Engenharia, Maurício Allgayer, reformar um espaço tão marcante na história dos porto-alegrenses é motivo de orgulho para a construtora. Além desta loja ser considerada uma das unidades do McDonald’s mais importantes da rede na América Latina.