ENTREVISTA COM DANIELA SULZBACH
1. Quem é Daniela Sulzbach ?
Eu sou simplesmente a Dani, uma mulher cheia de sonhos, mas que ainda cultiva a menina que tem dentro de si.
Tive perdas muito duras, de pessoas muito importantes na minha vida, mas que me fizeram mais forte.
Amo minha família, tenho um filho incrível, um marido super parceiro, amizades de longos anos e uma vida profissional que me dá muita satisfação.
Eu sempre penso que estamos aqui nesse mundo para produzir, amar, ser amado e ser feliz.
Minha vida é totalmente baseada no propósito de ser feliz e fazer as pessoas que eu amo felizes.
Meu trabalho é uma enorme fonte de energia e muito prazer.
Tenho o privilégio de conviver com pessoas do bem e que me ensinam todos os dias, tanto no trabalho como na minha vida pessoal.
Amo viajar, conhecer lugares novos, revisitar aqueles que eu adoro, me conectar com culturas e pessoas diferentes.
Acabo de fazer 50 anos e me sinto cheia de energia e planos para os próximos 50 anos!!
2. Um momento ruim da tua vida depois de ser mídia te levou para a mídia OOH. Passastes por grandes grupos, sendo inclusive premiada Atendimento do ano pelo Grupo de Mídia, ou seja, essa é mesmo a tua vocação?
Eu acredito que sim…!!!! Desde a época que eu era mídia, minha maior paixão era planejar OOH. Daí para trabalhar exclusivamente com o OOH, foi um caminho quase que natural.
O OOH é um meio de muitas possibilidades, extremamente rico e um dos que mais tem crescido em investimentos no mundo inteiro.
Tive o privilégio de trabalhar em grandes empresas, onde tive experiências com o OOH em diversos países das Américas e Europa.
E hoje sou muito feliz por fazer parte da Imobi, uma empresa que tem multiplicado seus ativos e resultados, de uma forma profissional, leve e descontraída, e muito consistente.
E eu amo trabalhar com vendas, atender, falar com os clientes e agências, acompanhar os resultados das campanhas, me conectar com essas pessoas tão incríveis que eu tenho o privilégio de conviver quase todos os dias. E, claro, buscando ser sempre feliz e motivada naquilo que eu faço.
3. Claro que já aprendestes muito, mas pensa que o mercado ainda tem muito para aprender ou achas que estamos em um momento legal?
Eu penso que tudo na vida tem sempre muito espaço para o crescimento. E o OOH tem se reinventado continuamente nesses mais de 25 anos da minha vida profissional.
Estamos em um momento maravilhoso do nosso meio, de digitalização e conexão com o online, com novas tecnologias surgindo a todo o momento, e isso deve continuar por muito tempo.
4. A Dani família, coloradíssima e sua neta?
Eu sou super família. Tenho um filho maravilhoso que só me dá alegrias (e também me proporciona muitos desafios, pois a paternidade pede evolução contínua).
Meu marido é um baita parceiro e um padrasto maravilhoso pro Beto, apesar de ser Gremista hahahahaha (e daqueles fervorosos, que vê TODOS os jogos tanto do seu time, como do meu, para secar rsrsrsrsrs) .
Tenho 2 irmãs, que são minhas melhores amigas, minha mãe é super linda e saudável aos 76 anos, 5 sobrinhos lindos e queridos.
Ah, sim, e sou coloradíssima!!!! Tenho uma netinha de 4 patas, que tem 14 anos, a Dale, homenagem ao nosso grande ídolo (ela nasceu em 2009, logo depois que o Dale chegou ao Beira Rio).
Amo o Inter, paixão que transmitida pelo meu saudoso pai e que eu transmiti para o meu filho, levando-o desde pequeno ao Beira Rio. (ele vai a praticamente todos os jogos do Inter no nosso Estádio)
G5
O Grupo G5 está em alta com a divulgação da conta em “dose dupla” de SESC e SENAC, assim como a nova marca da Sun Business & Branding com ao todo 12 projetos decupados, incluindo as mais diferentes área da companhia. A metodologia SBB – 3Cs, se consagra mais uma vez pela sua objetividade, coerência e consistência. Um projeto que, sem dúvidas, exigiu muito, mas foi extremamente gratificante para o grupo. A largos passos a Sun aumenta sua expertise em materiais de construção, tanto em varejo, como na indústria com clientes como: Cassol Centerlar, Todimo, Renner PPG, Atlas/Grupo InBetta, entre outros.
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO #Ep. 1 – Mercado de Mídia RS
O primeiro episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “Mercado de Mídia no RS” será apresentado na segunda-feira através do canal do Youtube e do Spotify da Coluna do Nenê. Nesse episódio contamos com os participantes: Douglas Mac Farland, Líder de Novos Negócios e Conexões da Eyxo, Patricia Angeletti, Diretora de Mídia da W3Haus e Renata Schenkel, sócia da Escala. Nenê Zimmermann e os convidados deram um show de conteúdo para o mercado publicitário gaúcho através de um papo descontraído e divertido.
A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
CLEAR CHANNEL
A Clear Channel Brasil lançou um novo produto no mercado. Com parceria da produtora VATI, e depois de mais de 6 meses de trabalho árduo e milhares de testes, apresentamos o primeiro formato 3D para mobiliário Urbano da América Latina, o 3D Play onde as pessoas poderão visualizar e ter a percepção 3D de qualquer distância e ângulo em relação as telas. Com exclusividade da Clear Channel, o formato estará em todas nossas telas digitais simultaneamente entregando, além do espetacular visual 3D, as principais características do mobiliário urbano: alta frequência e cobertura nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.
BAND RS
A carismática e grande executiva de vendas, Leticia Todeschini, acertou seu ingresso no time comercial da Band RS, uma excelente contratação e que, sem dúvidas, fará acontecer nesse mercado.
GRUPO RBS
A nova formação e titulação dos cargos e nomes da área comercial do Grupo RBS será divulgada até o fim do mês de março. Importante também dizer que neste momento estão em busca de um profissional executivo de contas.
EQUATORIAL
Tem indícios que a CEEE EQUATORIAL finalmente vai escolher uma agência com um processo nada convencional.
REPRESENTAÇÃO
Com a incorporação do UOL no grupo da TV PLUTO, Lucas Pontes é intitulado o seu novo representante.
POMPÉIA
Com um desfile inédito, histórico e repleto de significados, a Pompéia apresentou sua coleção de Outono/Inverno 23 em uma transmissão online nas suas redes sociais.
Uma performance, realizada por sete bailarinos deu início ao desfile, mas o que atraiu os olhares foram os looks, desenhados pela Equipe de Moda da Pompéia e totalmente elaborados com gravatas – remetendo ao primeiro produto vendido pela Pompéia em 1953. A sutileza das formas, cores, música e movimento transmitem os propósitos e valores da marca. Toda ação teve um significado muito especial já que a Pompéia completa 70 anos em 2023.
Para a montagem das peças foram utilizadas cerca de 800 gravatas, confeccionadas por mulheres costureiras integrantes da Cooperativa Univens, uma parceira do Instituto Lins Ferrão, o pilar de responsabilidade social e sustentabilidade do Grupo Lins Ferrão.
Após a apresentação, entrou na passarela a nova coleção de Outono/Inverno 23. Assinado pela Equipe de Moda da Pompéia, em parceria com o Felipe Helfer, o desfile transitou em três eixos: Idealização, Memorização e Exaltação, uma alusão à história da marca e a chegada às sete décadas de sucesso.
FENAPRO/SINAPRO
O Sistema Sinapro/Fenapro realiza no próximo dia 29 de março, em São Paulo, o 1º Encontro das Lideranças da Propaganda em 2023, que reunirá representantes de todos os Sinapros estaduais para debater, em conjunto, os avanços do modelo SinaproForte e os temas de interesse de toda a indústria da comunicação.
Na pauta do encontro, estão assuntos relacionados à atuação associativa, que visa apoiar a transformação e o desenvolvimento das agências, e as ações estratégicas e de representação setorial, como as tratativas junto à SECOM (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República). Também serão debatidos os cenários e desafios do setor e as perspectivas para o mercado em 2023.
Outros temas trabalhados pelo Sistema Sinapro/Fenapro serão abordados no encontro, como investimentos na nova plataforma da pesquisa VanPro, o projeto ‘Fenapro Transforma’ e um total de outros 12 projetos, já em andamento, que visam levar entregas estruturais e tangíveis para as agências e o desenvolvimento do setor.
“Nosso objetivo é tanto debater os temas de importância do mercado, quanto ampliar a participação das lideranças regionais nas ações para promover o desenvolvimento do nosso mercado”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, ao ressaltar a importância de que todos os agentes estejam em sintonia e envolvidos com os projetos do Sistema Sinapro/Fenapro, a fim de fortalecer toda a indústria.
O Encontro será realizado no WTC, em São Paulo, e deverá reunir participantes dos diversos estados.
FÁBRICA DE STARTUPS BRASIL
Aceleradora com uma década de experiência em inovação e mais de 4 mil empreendedores e startups no portfólio, a Fábrica de Startups Portugal está em expansão e anunciará, durante o South Summit, na próxima quinta-feira (30/03), sua nova sede da Fábrica de Startups Brasil. Será em Gramado, uma localização estratégica que permitirá à aceleradora atuar não apenas no Brasil, mas também na Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
“Nosso propósito é alavancar sonhos de empreendedores que queiram mudar o mundo, encontrando soluções para problemas reais, frequentes e massivos, gerando benefícios para as pessoas e resultados financeiros para os seus negócios”, explica o sócio da aceleradora europeia, Egon Barbosa, gaúcho radicado em Lisboa e também um dos sócios da Fábrica de Startups Brasil. Completam o quadro societário a empresária Manoela Moschem, fundadora da Holy Investimentos e CEO da Vila da Mônica Gramado, e Marcia Ferla, head de Estratégia e Conexões da Holy.
No evento de lançamento, na próxima quinta-feira, no Multiverso Experience do Cais Mauá, a partir das 12h, a Fábrica de Startups Brasil apresentará o seu primeiro projeto, o Turismo Explorers. Voltado à aceleração de empreendedores e startups, o projeto terá como foco o desenvolvimento de soluções de smart tourism. “Queremos transformar Gramado em um destino turístico inteligente, alinhado a valores como conveniência, produtividade, sustentabilidade, qualidade de vida e experiência diferenciada para quem visita a cidade”, explica Egon.
O QUE: Lançamento da Fábrica de Startups Brasil
QUANDO: Dia 30 de março, quinta-feira, às 12h
ONDE: Multiverso Experience, no Cais Mauá
SPR
“Um reconhecimento para os inovadores que fazem a nossa cidade evoluir.” Esse é o mote da campanha criada pela SPR para divulgar o Prêmio Inovação Porto Alegre 2022, premiação instituída pelo Gabinete de Inovação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) para reconhecer pessoas e instituições, públicas e privadas, que estão colaborando com a geração de conhecimento, processos, produtos e serviços de relevância pública para o desenvolvimento da cidade, em comemoração aos 250 anos da capital gaúcha. A ação de comunicação divulga essa importante premiação que valoriza e coloca no pódio os agentes do ecossistema de inovação local, convidando a comunidade para prestigiar o evento de entrega do prêmio, agendado para o dia 27 de março (segunda-feira), às 17h, no Espaço Multiverso do Cais Embarcadero, em Porto Alegre.
A campanha do prêmio traz o cartão postal de Porto Alegre em um skyline, destacando como a inovação está fazendo parte de todo esse desenvolvimento urbano. O conceito escolhido busca evidenciar o objetivo da premiação e, ao mesmo tempo, valorizar os inovadores da cidade. Ao conceber a estratégia criativa da campanha, a agência SPR se deparou com o desafio de mostrar a Porto Alegre do presente, com toda a sua história, riqueza e diversidade de 250 anos, para promover uma cidade que está caminhando para o futuro pelas mãos dos inovadores.
“Esse projeto é um elemento importante para o presente e futuro da cidade de Porto Alegre. As cidades que valorizam e premiam a inovação são aquelas que terão maior crescimento econômico e gerarão novas oportunidades de negócios a todos. Fazer parte desse projeto nos enche de orgulho”, afirma Gustavo Ermel, diretor de estratégia e inovação da SPR.
O Secretário Municipal do Gabinete de Comunicação Social, Luiz Otávio Prates, destaca que Porto Alegre respira inovação e que, por isso, o prêmio será um importante reconhecimento a esse pujante ecossistema da cidade. “Pela sua relevância, precisávamos criar uma identidade à altura do evento. O resultado foi a belíssima campanha desenvolvida pela SPR, que traduz, em seu conceito e concepção gráfica, a importância desse segmento”, complementa.
PREMIO INOVAÇÃO PORTO ALEGRE 2022
“Um reconhecimento para os inovadores que fazem a nossa cidade evoluir.” Esse é o mote da campanha criada pela SPR para divulgar o Prêmio Inovação Porto Alegre 2022, premiação instituída pelo Gabinete de Inovação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) para reconhecer pessoas e instituições, públicas e privadas, que estão colaborando com a geração de conhecimento, processos, produtos e serviços de relevância pública para o desenvolvimento da cidade, em comemoração aos 250 anos da capital gaúcha. A ação de comunicação divulga essa importante premiação que valoriza e coloca no pódio os agentes do ecossistema de inovação local, convidando a comunidade para prestigiar o evento de entrega do prêmio, agendado para o dia 27 de março (segunda-feira), às 17h, no Espaço Multiverso do Cais Embarcadero, em Porto Alegre.
A campanha do prêmio traz o cartão postal de Porto Alegre em um skyline, destacando como a inovação está fazendo parte de todo esse desenvolvimento urbano. O conceito escolhido busca evidenciar o objetivo da premiação e, ao mesmo tempo, valorizar os inovadores da cidade. Ao conceber a estratégia criativa da campanha, a agência SPR se deparou com o desafio de mostrar a Porto Alegre do presente, com toda a sua história, riqueza e diversidade de 250 anos, para promover uma cidade que está caminhando para o futuro pelas mãos dos inovadores.
“Esse projeto é um elemento importante para o presente e futuro da cidade de Porto Alegre. As cidades que valorizam e premiam a inovação são aquelas que terão maior crescimento econômico e gerarão novas oportunidades de negócios a todos. Fazer parte desse projeto nos enche de orgulho”, afirma Gustavo Ermel, diretor de estratégia e inovação da SPR.
O Secretário Municipal do Gabinete de Comunicação Social, Luiz Otávio Prates, destaca que Porto Alegre respira inovação e que, por isso, o prêmio será um importante reconhecimento a esse pujante ecossistema da cidade. “Pela sua relevância, precisávamos criar uma identidade à altura do evento. O resultado foi a belíssima campanha desenvolvida pela SPR, que traduz, em seu conceito e concepção gráfica, a importância desse segmento”, complementa.
MURO DA MAUÁ
O Novo Muro da Mauá, que chega agora em sua 4a fase, conta com uma atração extra: a homenagem aos empresários que vêm se destacando no cenário de inovação no Rio Grande do Sul. A fase, denominada Persona: Gente no Muro, que já contava com personagens que se tornaram uma espécie de símbolo de Porto Alegre — estampados através de máxi retratos do Projeto Giganto da artista visual Raquel Brust —, ganha novas lonas para os empresários que estão transformando o cotidiano dos gaúchos com suas ideias inovadoras.
Sob responsabilidade do consórcio formado pelas empresas de OOH* Sinergy e HMídia, a equipe de curadoria do Novo Muro da Mauá fez a indicação de nomes de vanguarda que retratam o empreendedorismo, a inovação, a criatividade e a modernidade. Tratam-se de empresários que movem a economia em diferentes frentes no Estado com um todo. As fotos dessa turma serão organizadas em um mosaico criado pela designer Tamy Yasue. Haverá também painéis com ilustrações de Rafael Braga em homenagem aos profissionais que garantem o nosso bem estar na vida em sociedade.
Entre os nomes da fase Persona estão os empresários: Alberto Guerra, do Grêmio; Ana Luiza Ferrão, Ana Paula Ferrão Cardoso e Carmen Ferrão, do Grupo Lins-Ferrão; Amilton Diesel, Maurício Longoni e Israel Mendes, da Aquiris Games, vencedores do prêmio South Summit 2022 (categoria startup); Ângelo Boff, do Pontal Shopping; Bruno César Dias, da Vivar Sleep Center; Carlo Zanete e Sandro Zanette, do Z Café; Daniel Randon, do Transforma RS; Eduardo Bier, da Dado Bier; Eugênio Corrêa, do Cais Embarcadero; Felipe Melnick, Diretor da Melnick; Gabriela Schwan Poltronieri, da Swan Hotéis; Julio Mottin Neto, do Grupo Panvel; Liana Bazanela, do Sport Club Internacional; Márcio Callage e Rodrigo Carvalho (Índio), do 20BARRA9; Marcos Beylouni, da GETPremium; Pedro Freitas Valério, do Instituto Caldeira; Laura Bier Moreira, do Roubadinhas; Rafael Zanoni, vencedor da categoria profissional de marketings do Salão da ARP 2022; e Manuela Bordasch, do Steal The Look.
Já nos 30 metros ocupados pelo Giganto estão: Juliano Barros, ator e um dos diretores artísticos do Bloco da Laje; Biba Meira, musicista e fundadora : orquestra feminina de bateria e percussão As Batucas; Bia Kern, fundadora da ONG Mulher em Construção; Alex Cardoso, catador e cientista político; Virgínia Silva, gari do DMLU; Negra Jaque, rapper; Carlinhos Carneiro, músico, compositor, jornalista e escritor; Diza Gonzaga, ativista e fundadora da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga; Odorico das Rosas, vendedor ambulante de flores; e Ildo Berte, ex-garçom da Lancheria do Parque e proprietário da Lanchera do Ildo.
O projeto Giganto ganhou vida em 2009, em São Paulo (SP), como forma de democratização do espaço expositivo de arte. O trabalho, que também foi destaque no Festival Internacional PHotoEspaña, em 2014, consiste em utilizar a arquiteturaL da cidade como suporte para fotografias em grandes dimensões, ativando o espaço público através de uma mostra intrinsecamente conectada com o ambiente e seus personagens.
Raquel Brust nasceu em Gravataí (RS), é fotógrafa, graduada em Jornalismo na PUCRS, com especialização em Fotografia na Unisinos e na FAAP e é reconhecida internacionalmente por seu projeto que promove intervenções urbanas com fotografias hiper dimensionadas que foi protagonista da série “Hack The City” (2018), no canal National Geographic — sendo inclusive vencedor do Emmy Awards, em 2019, na categoria Short-Form Series.
Nos próximos dias, o rosto de todas essas pessoas serão revelados através das ampliações que ganham o Muro, esperando pelos porto-alegrenses e turistas para fazerem suas selfies. Aliás, o site www.murodamaua.com.br e o Instagram @novomurodamaua aprofundam o conteúdo de todas as telas como um importante desdobramento do Muro, que se propõe a ser multimídia em sua entrega. A hashtag #novomurodamaua garante a repostagem de fotos no perfil da rede social. A concessão para a iniciativa privada da área — explorada em telas de conteúdo artístico e institucionais de empresas co-adotantes — é de 750 metros e fica entre o pórtico de entrada do Cais do Porto e o Cais Embarcadero. Trata-se de uma iniciativa da atual gestão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
SINDILAT
As principais pautas do setor leiteiro serão levadas pelos representantes da Aliança Láctea Sul-Brasileira (ALSB) aos novos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, estados que integram o grupo. A decisão foi alinhada nesta segunda-feira (20/03) na primeira reunião de 2023 da Aliança, que aconteceu de forma híbrida em Porto Alegre (RS). “A cadeia produtiva do leite tem uma grande importância socioeconômica, reconhecida nos três estados. Será mais um momento para aproximarmos os Executivos nas pautas que são comuns pelo fortalecimento e crescimento do setor”, destaca o Coordenador Geral da ALSB, Airton Spies. A reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) está prevista para abril, ocasião em que o governador Eduardo Leite (PSDB) assumirá a condução da entidade.
Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do RS (Sindilat/RS), Guilherme Portella, fortalecer as pautas do setor cumpre a missão da Aliança em trabalhar pelas questões ligadas à competitividade do leite. “Por conta da falta de competitividade, o leite brasileiro não está inserido no mercado internacional. Para agravar, há um aumento nas importações”, destacou, ao apontar a necessidade de mudanças tributárias e melhorias na produção.
Ao longo da tarde, foram relatadas ainda as atividades da ALSB junto à Câmara Setorial de Leite e Derivados do MAPA, a análise comparativa dos custos de produção dos produtos lácteos no Mercosul, o andamento da Reforma Tributária na Câmara Federal e o estágio atual do processo de levantamento de dados para o elaboração da quinta edição do Diagnóstico e Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no RS, PR e SC, que está sendo elaborado pela Emater-RS, Epagri e IDR-Paraná.
O encontro ainda teve a participação dos secretários estaduais dos três estados do Sul que reafirmaram o compromisso com o setor leiteiro: Giovane Feltes, da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul; Valdir Colatto, da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina; e Norberto Ortigara, da Agricultura e Abastecimento do Paraná. O próximo encontro da Aliança Láctea Sul-Brasileira está previsto para o dia 14 de junho, em Curitiba (PR).
PALCO DA QUEBRADA
Pela primeira vez em um evento de tecnologia e inovação no Brasil, haverá um palco que dará voz à favela. A Gramado Summit, um dos maiores eventos de brainstorming da América Latina, trará na edição deste ano, o Palco da Quebrada. Entre 12 e 14 de abril, em Gramado, com curadoria do Instituto Ascendendo Mentes, o novo espaço do evento trará cases de empreendedorismo social com o objetivo de apresentar exemplos que podem inovar e transformar realidades.
“A favela é a maior startup do Brasil. Colocar a favela em um evento desses é onde ela merece estar e, não, em páginas policiais, mas, sim, no palco da inovação e transformação. Assim, vamos retratar a potência e a diversidade que é a favela brasileira, que fez tantas coisas extraordinárias no nosso país. A favela vai inspirar e engajar esse ecossistema de tecnologia, para combater a pobreza e reduzir a desigualdade, seremos uma potência de transformação”, exclama Edu Lyra, reconhecido como o maior empreendedor social do mundo, CEO e Co-Founder da Rede Gerando Falcões.
O Instituto Ascendendo Mentes, com operação em Porto Alegre, no bairro Glória, desde 2020, capacita mais de 180 adolescentes por ano e conta com 30 voluntários. Tem como objetivo ascender os talentos de jovens em situação de alta vulnerabilidade, moradores de periferia, por meio do acesso à educação — socioemocional, socioeconômica, cidadania e noções básicas de direito — qualificação profissional em sinergia com o mercado de trabalho. O IAM atende jovens do Morro da Policia, bairro que tem um dos maiores índices de criminalidade, tráfico, drogadição e violência da capital.
O “Palco da Quebrada” conta com mais de 25 palestrantes confirmados como Alex Vilela, Amanda Oliveira, Raull Santiago, Carlos Jorge, Chef Edson Leite entre outros. Os alunos participarão da Gramado Summit na abertura do evento junto ao Edu Lyra e a CEO do Instituto Ascendendo Mentes, Nina Cardoso.
O Instituto é o único projeto gaúcho com apoio e patrocínio do programa acelerador da Gerando Falcões — um ecossistema de desenvolvimento social, que atua em rede para acelerar o poder de impacto dos líderes em favelas do Brasil, e tem como missão transformar a pobreza das favelas em peças de museu.
FAROL SANTANDER
No dia 29 de março, o Farol Santander Porto Alegre inicia as exibições do documentário Dimensões Adicionais, poética e criação, que faz parte do Projeto Extensões, que apresenta na sala de cinema da instituição, o trabalho de artistas visuais e videoartistas. Com direção de Nelson Azevedo e produção da Genuinaobra, o média metragem traz o processo de fazer artes visuais e a reflexão de seis artistas sobre a concepção de suas obras: André Severo, Carla Borba, Elida Tessler, Lucas Dupin, Rommulo Vieira Conceição e Walmor Corrêa.
De acordo com a produtora Viviane Possa, o documentário serve de elo entre espectador e artista, fazendo um percurso da pesquisa até a execução da obra. “A proposta do filme é mostrar ao espectador que a obra de arte não é um acontecimento pontual, que tem um percurso entre conceber e realizar. Entender o universo do artista e o ambiente profissionalizado da arte contemporânea, insere o espectador numa outra dimensão. Interesse traz conhecimento e é importante formarmos público para que haja crítica e boa arte”, avalia. O diretor Nelson defende que os espectadores vão poder identificar a dinamicidade e abrangência poética, estética e intelectual de cada artista. “Temos tomadas em ateliers, em exposições, mas é o pensamento artístico, este que se materializa nestes espaços, o grande protagonista. Uma obra de arte, antes de exposta, é uma jornada íntima que vai se abrindo para o coletivo, até eclodir no grande público”.
Lucas Dupin, artista multimídia que vive e trabalha entre Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), ressalta que iniciativas que destacam a diversidade e a riqueza presente na produção e pesquisa de cada artista, contribuem para aproximar o público da arte contemporânea.
Dimensões Adicionais tem 45 minutos de duração e fica em cartaz até o dia 31 de março. As sessões acontecem dia 29, quarta-feira, às 11h, 12h e 13h, e nos dias 30 e 31, quinta e sexta, às 10h, 11h, 12h e 13h, no Cine Farol Santander, na Rua Sete de Setembro, 1028 – Centro Histórico, em Porto Alegre (RS). O valor da entrada no centro cultural é de R$17,00 (inteira) e R$8,50 (meia).