NOTAS DA SEMANA – 25.11.2022

Felipe-Vieira4-482x500

ENTREVISTA COM FELIPE VIEIRA

1 Quem é Felipe Garcia Vieira?

Um jornalista que nunca teve um Plano B. Que tem o prazer de trabalhar em rádio há mais de 40 anos e a cada manhã, faça chuva ou faça sol, fica muito feliz em conversar com os ouvintes da BandNews FM e à noite com os telespectadores do BandNews TV e do Jornal da Noite, da BandTV.

No meio de tudo isso atualiza o www.felipevieira.com.br , com um Clipping de notícias e informações exclusivas. Parece muito, mas existe aquela frase atribuída ao Confúcio, “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”.

2.Como jornalista preferes a noticia como informação ou a noticia como opinião?

Informação, há um excesso de opinião nos veículos de comunicação, com as Redes Sociais eu diria uma overdose. Cresci ouvindo que o jornalista é aquele que separa o joio do trigo e publica o joio. Há alguns anos tenho dito que a nossa obrigação é seguir separando o joio do trigo e publicando o trigo limpo da verdade.

3 A audiência do veículo de comunicação importa muito na vida do profissional, ou seja, é preciso estar em um veículo líder para ser conhecido e respeitado?

Quando iniciei na Rádio Sobral, em Butiá, Wilson Fagundes me disse que não importava a potência da emissora, sempre teria alguém escutando e para essa pessoa a gente tem que dar o melhor. Levei isso para minha vida. Minha preocupação é colocar a cabeça no travesseiro e saber que fui coerente com meus princípios.

4 Felipe, pai, amigos, colorado..?

Família, é um aprendizado diário. Sou apaixonado pela família que construindo um pouco a cada dia com a Alessandra, Theo e Laís. Eles são meu porto seguro.

Tenho a sorte de ter contato diariamente com meus amigos e amigas de infância e adolescência e esse número só cresce. Como os que se juntaram a minha história na Famecos, nos locais onde trabalhei em Porto Alegre e agora São Paulo, os verdadeiros ficam e nos alegram o coração. Sobre, o Inter? É paixão daquelas inexplicáveis, portanto não tem o escrever sobre o que não se explica.

DEFINIDAS

A licitação de Senac e Sesc foi definida para a agência Engenho de Ideias a partir de 2023.

INDEFINIDAS

As licitações da Fecomércio e Corsan não foram definidas por enquanto.

MIDIALAND

Na segunda-feira (21) a Midialand, empresa especializada em Mídia OOH, contratou a profissional e executiva de vendas Ana Cássia Langsch Miguel para comandar os escritórios no estado do Rio Grande do Sul.

HOC/PROFISSIONAIS DO ANO GLOBO

Em 2022, para a alegria e satisfação de todos publicitários gaúchos, a HOC – House Of Creativity – conseguiu o fato inédito de uma conquista nacional com uma campanha majestosa sobre um tema que é discutido e não resolvido no país e, principalmente, no futebol.

Esse feito é, com certeza, uma honra para o mercado gaúcho!

O mercado deveria valorizar a agência HOC, aliás, premiação que o RS não recebia há muito tempo.

O tema e a campanha são realmente vencedores e merecem todo o destaque…

CADASTRA

A Cadastra, empresa global de soluções de marketing, tecnologia, estratégia de negócios, data e analytics, dá mais um passo importante na consolidação de sua plataforma global e anuncia sua segunda aquisição no ano, a agência de marketing digital do Reino Unido Digital Ethos. Com sede em Leicester e empregando 50 profissionais, a Digital Ethos é uma agência de marketing digital full service que já atendeu clientes em 15 países. Com esta aquisição e da empresa M3 e-commerce anunciada em outubro, a Cadastra mais que triplica sua operação internacional, formando uma estrutura com quase 700 colaboradores, sete escritórios e atuação em mais de 20 países. A M&A Advisory apresentou as partes e assessorou a Cadastra.

“O crescimento inorgânico é parte fundamental de nossa tese de crescimento para os próximos cinco anos. A aquisição da Digital Ethos escala nosso faturamento em moeda forte, nos dá uma base mais sólida na Europa e potencializa capabilities importantes na área de marketing digital. Entendemos também que há uma grande oportunidade de cross sell e up sell com as operações da Cadastra em Londres e no Brasil”, afirma Gustavo Bacchin, CEO da Cadastra EMEA.

Fundada em 2016 por Luke Tobin, a Digital Ethos tem uma atuação reconhecida na Inglaterra, já tendo realizado duas aquisições de pequeno porte e sendo certificada como uma empresa B Corp. Nos últimos cinco anos, o faturamento da agência cresceu exponencialmente. Combinando marketing, dados e tecnologia, com uma cultura focada nas melhores práticas de gestão e performance de pessoas, a agência já trabalhou para grandes marcas britânicas como NHS, Flutterwave, JD Group, Co-op e Scrivens. Em termos de serviços, são oferecidos SEO, mídia paga, social media, Digital PR, relações públicas e produção de conteúdo. Destaque também para a área de desenvolvimento para web, que trabalha com tecnologias como Shopify e WordPress.

“Como CEO, estou extremamente animado para continuar a impulsionar o negócio e trabalhar em uma empresa unificada e global. Nossa parceria reúne o melhor de nossas culturas e experiências para dimensionar estratégias de marketing digital. Estou ansioso para esta próxima fase de crescimento”, afirma Luke Tobin, CEO e Fundador da Digital Ethos.

O CEO da Cadastra EMEA completa ainda que “uma parte importante deste negócio é o match cultural e de planos de crescimento. Os sócios de ambas as empresas visam um crescimento acelerado em nível global. Temos também um ambiente de trabalho acolhedor, estimulante e focado em gerar resultados a partir do digital. Além disso tudo, estamos agregando uma equipe muito talentosa que nos ajudará a levar a marca da Cadastra ainda mais longe no Reino Unido e Europa”.

Após a assinatura do contrato de aquisição, não haverá alteração imediata no dia a dia das entregas, continuando os clientes da Digital Ethos a receber o alto nível de serviço ao qual estão acostumados. Nos próximos 12 meses, as empresas formatarão um plano de integração, incluindo o rebranding da Digital Ethos para Cadastra EMEA e o compartilhamento de equipes e recursos em Londres e no Brasil.

SALÃO ARP

O maior prêmio da comunicação gaúcha, o Salão ARP, realizado pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), está chegando. E nesta segunda-feira (28) iniciam as votações para os sócios em nove categorias. Neste ano, o evento está com um novo formato, mudanças no processo de escolha e na votação, além de novidades nas categorias a serem prestigiadas.

Os sócios podem participar até as 19h da sexta-feira (2), por meio de um link com login e senha, que será enviado para o e-mail cadastrado. Os votos, diferentemente dos anos anteriores, será para as seguintes categorias: Empresário ou Dirigente de Comunicação do Ano, Agência do Ano, Empresa de Tecnologia do Ano, Marca do Ano, Veículo do Ano, Serviços Especializados, Profissional de Atendimento ou Representante de Veículo, Marketing do Ano e Young do Ano.

Em caso de dúvida ou do não recebimento do e-mail, o sócio deve entrar em contato com a ARP.

MOOVE

A Moove desenvolveu campanha de valorização profissional para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância do trabalho de arquitetos e urbanistas para melhor qualidade de vida e mais segurança para a população.
A ação mostra que somente o profissional habilitado tem o conhecimento técnico necessário para acompanhar obras e reformas, resultando em economia, satisfação e segurança.

Com o conceito *”Em todo projeto e obra cabe um arquiteto ou arquiteta”*, a campanha destaca diferentes situações nas quais é indispensável a contratação de um profissional habilitado. Pesquisas indicam que, no Brasil, cerca de 85% das obras e das reformas não contam com acompanhamento de arquiteto urbanista, o que significa riscos como custo maior do que o previsto, falta de segurança nas edificações, erros de difícil solução posterior, demora no processo, multas por infração, entre outros.

A estratégia da campanha ainda ressalta que a contratação de profissionais habilitados é acessível e traz benefícios a todos, independente da faixa salarial. Para isso, as peças mostram três situações em que o profissional é indicado:* “Cabe na construção da casa”, “Cabe na reforma do apartamento” e “Cabe na obra do negócio”*. A Moove criou folder, cartaz, anúncio e vídeo, além de adesivagem para a frota do CAU-RS. A campanha está em veiculação em mídia impressa e on-line, emissoras de rádio, revistas especializadas e redes sociais do Conselho.

*FICHA TÉCNICA*

CAMPANHA: Valorização Profissional CAU-RS
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DE NÚCLEO: Laila Spadari
ATENDIMENTO: Juliana Cardoso e Leandro Mello
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Lucas Costa
REDAÇÃO: Cláudia Mainardi e Francine Massoco
MOTION: Valéria Dalla Corte
PLANEJAMENTO: Marlene Martinez
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE/PLANEJAMENTO: Débora
Martins
NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Laura Marques

ENCONTRO NACIONAL DAS LIDERANÇAS DA PROPAGANDA

O Sistema Nacional das Agências de Propaganda no RS (Sinapro-RS) participou, nos dias 21 e 22 de novembro, do “Encontro Nacional das Lideranças da Propaganda”, promovido pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO, ao lado de lideranças da propaganda e dos Sinapros de todo Brasil. O encontro apontou as diretrizes do trabalho a ser realizado em 2023 com o objetivo de fortalecer a atividade. O encontro contou com uma intensa agenda de atividades, com debates e apresentações a fim de demonstrar o foco no apoio à transformação e o desenvolvimento das agências de propaganda e, consequentemente, de toda a indústria da comunicação.

O presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), Daniel Queiroz, apresentou o balanço do triênio 2020-2022 e fez uma análise do cenário e dos desafios e oportunidades do período, destacando o projeto que o Sistema Sinapro/Fenapro está construindo no setor e as ações que serão implementadas no próximo ano.

“O evento é uma prática anual que reforça o conceito de Sistema Nacional das Agências de Propaganda. Os estados brasileiros discutindo e planejando com a Federação, a Fenapro, o ano de 2023 para um mercado mais forte”, destaca Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro-RS.

Entre os avanços da atual gestão da Fenapro está a reestruturação operacional dos Sinapros, a ampliação dos serviços, como a expansão da capacidade de atendimento das consultas jurídicas – foram mais de 900 sobre editais e licitações, consultas empresariais, trabalhistas e tributárias – entre elas, 300 editais foram corrigidos ou impugnados.

A Fenapro também organizou eventos, debates e workshops visando levar conhecimento empresarial ao mercado. Foram criados os eventos Chacoalha e Dica Legal, que tiveram mais de 50 lives e convidados, somaram 5,5 mil horas assistidas e 21,6 mil visualizações. Outras iniciativas foram a realização do Fenapro Transforma, com a edição de dois papers de referência para o setor e um total de oito workshops pelo país, e a reativação do Cannes Lions Road Show, que no pós-pandemia contou com sete edições em diversas capitais onde existem Sinapros.

Engajada nas articulações e demandas gerais do setor, a Fenapro participou das discussões para elaboração da PEC da Reforma Tributária, integrou a coalizão que discutiu a Lei das Fake News e aderiu aos manifestos pró-democracia. Também promoveu uma aproximação com as demais entidades do setor, destacadamente a ABAP, ABRADI, CNCOM e o CENP. A agenda da entidade incluiu, ainda, a reformulação da sua presença digital e o lançamento de serviços diversos através de um novo site, incluindo a estruturação do SAC Sinapro/Fenapro Responde.

“Contar com um Sistema forte, que tenha o envolvimento dos associados e uma visão conjunta de todos os participantes, é fundamental para transformar o mercado e apoiar o desenvolvimento e crescimento das agências”, reforçou o presidente da Fenapro. “A atuação conjunta e estratégica dos Sindicatos e da Fenapro, a partir da reestruturação de modelos de atuação, com entregas tangíveis e projetos que beneficiem as agências, são o nosso foco em prol do desenvolvimento sustentável do setor”, complementou.

SINAPRO

O Sistema Sinapro/Fenapro prepara uma extensa agenda de iniciativas para o ano de 2023. As atividades serão comandadas por grupos de trabalho específicos para temas relevantes. Entre eles, a Integração Nacional da Lista Referencial de Preços, com o objetivo de unificar a linguagem da referência de preços praticados pelo setor publicitário em todo o Brasil; o desenvolvimento de ações estratégicas voltadas para Atração e Retenção de Talentos; o projeto  Central Licitações Públicas, para atuar de forma preventiva e defensiva no ambiente licitatório de contratação de agências em todo o país, e o Monitoramento de leis e Interlocução Parlamentar, que prevê a contratação de um escritório especializado para apoiar o setor na discussão de projetos em tramitação no governo – área que será comandada por Dudu Godoy, VP da Fenapro e Presidente do Sinapro-SP.

Entre os planos, destacam-se ainda a ampliação do mecanismo que envolve a pesquisa VanPro – importante termômetro dos negócios e da gestão das empresas do setor – a fim de mapear todo o mercado publicitário nacional; a reativação de outros Sinapros pelo Brasil; a ampliação do número de agências associadas ao Sistema Sinapro/Fenapro; a  criação de um Prêmio Nacional de Criatividade; a  reestruturação do Fenapró Universitário; a realização de eventos regionais e nacionais, além da continuidade das ações já implementadas e em andamento, como a discussão do estudo para flexibilizar a certificação do CENP e a sequência dos encontros já realizados com Luiz Lara nos mercados locais.

“Esses projetos foram desenhados a partir da avaliação das demandas e gaps que precisam ser preenchidos, mas basearam-se principalmente em um amplo estudo e mapeamento do setor”, observa Queiroz. “Estamos confiantes de que, com o alinhamento e o envolvimento das lideranças da propaganda de todo o Brasil e os projetos estruturados e modelos de atuação definidos e operando em sintonia, fortaleceremos ainda mais a nossa indústria”, completa o presidente da Fenapro.

O primeiro triênio de Daniel Queiroz e de sua diretoria à frente da entidade se encerra em dezembro, mas já está confirmada a sua participação como líder da chapa montada para o Triênio 2023-2025, com eleição marcada para o dia 8 de dezembro. A previsão é que ele seja eleito por unanimidade para comandar a entidade no próximo triênio.

RECORD

O Diretor da Record TV RS vai para a Bahia e o Diretor de Minas Gerais vem para o Rio Grande do Sul. E, além disso, teremos outras mudanças, segundo informações obtidas. Pois, existem motivos bem maiores envolvidos do que essa simples mudança.

VANPRO

As expectativas das agências, para os seus negócios e o setor de publicidade, seguem positivas em sua maioria, segundo indica a última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO, junto a 291 agências de 19 Estados e do Distrito Federal. Os dados, colhidos entre setembro e outubro, mostram que a receita da maioria das agências seguiu em crescimento no primeiro semestre deste ano, comparadas ao mesmo período de 2021, e que a perspectiva é de seguir em crescimento.
Importante termômetro dos negócios e da gestão das agências, a pesquisa mostra que, do ponto de vista financeiro, houve uma melhoria do cenário na maioria dos casos, pois 85% mantiveram ou aumentaram seu faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.
Neste primeiro semestre de 2022, 51% das empresas aumentaram sua receita em comparação com o mesmo período em 2021. Do total das empresas entrevistadas, 18% cresceram mais de 30%; 25% cresceram entre 10% e 30%, e 8% cresceram acima de 50%, enquanto igual percentual registrou crescimento inferior a 10%. 34% das agências apontaram estabilidade de receita, e 14%, perda, sendo que 9,5% delas registrou perdas inferiores a 30% e 4,5%, perdas superiores a 30%.
O índice de empresas que apontaram perspectiva de melhora como boa ou muito boa foi de 68%, quatro pontos percentuais a mais que na última sondagem VanPro. O índice daquelas que apontaram previsão estável diminuiu de 27% para 24%, e as que sinalizaram as perspectivas como ruins ou de interrupção de atividades diminuíram de 7% para 4%, enquanto 4% não conseguiram prever a perspectiva, em comparação a 1% anteriormente.
“Esta nova pesquisa VanPro do sistema Sinapro/Fenapro mostra um avanço do mercado, especialmente no que diz respeito à retomada de uma maior receita pela maioria das agências, quesito que foi bastante afetado durante a pandemia. E as expectativas das agências para o futuro parecem ter atingido uma estabilidade, com aproximadamente dois terços delas apontando um cenário otimista”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
O perfil predominante dos participantes da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria dos respondentes foi de agências full-service (96%), com equipes de até 20 pessoas (62%). A maioria tem mais de 20 anos de existência (39%) ou entre 11 e 20 anos (35%). E 95% são associadas ao Sinapro de seu estado, e 74% certificadas pelo CENP.
Já a receita anual das empresas participantes desta pesquisa reflete bem o que é, na prática, o mercado nacional de agências. O maior número é de agências com até R$ 1 milhão de receita, representando cerca de 42% das empresas. Aproximadamente 26% têm receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 11%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 12%, de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões representaram pouco mais de 8% dos respondentes.
No que se refere ao formato de trabalho, 58% das agências reportaram estarem trabalhando no formato híbrido, 25% em formato presencial e 17% em trabalho remoto.
Para acessar a pesquisa acesse CLIQUE AQUI.

LOJAS LEBES

Pelo quarto ano consecutivo, a Lojas Lebes recebeu a premiação Top Ser Humano, da ABRH/RS, como reconhecimento das boas práticas na gestão de pessoas. Com o case “Programa de Formação de Gerente de Loja”, que concorreu na categoria Organização, a Lebes mostrou como conseguiu acelerar o tempo de desenvolvimento dos colaboradores para ocuparem o cargo de gerente de loja. “O nosso processo de expansão está acelerado e por isso cresceu significativamente a demanda por profissionais qualificados para a liderança das novas filiais. Ou seja, aumentou a nossa necessidade de formar talentos de maneira mais rápida. Por isso, o programa com foco no “aprender fazendo”, uniu teoria e prática com base na formação de competências comportamentais, liderança e gestão de pessoas”, comenta Otelmo Drebes, presidente da Lebes.

O projeto, que iniciou em abril de 2021 e durou oito meses, alcançou ótimos resultados: zero evasão, redução do tempo de programa e de investimento e mais de 80% dos formados, da primeira turma, já gerenciando filiais Lebes.

“Com este retorno, temos a certeza de que estamos formando profissionais mais preparados para o futuro do negócio, além de facilitar o sonho dos nossos colaboradores em se tornarem líderes Lebes”, complementa Drebes.

BANDNEWS FM

Foi realizada, nesta quinta-feira, 24, a entrega do diploma do ‘Prêmio Colunistas Sul’, premiação realizada pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), a premiação destacou os trabalhos mais relevantes em Comunicação e Marketing de empresas e profissionais dos três estados da Região Sul do Brasil .

Entre os destaques apontados pelo júri foram escolhidos vencedores, a Escala como a Agência de Comunicação do Ano, enquanto Malu Macedo, diretora de Publicidade na Secretaria de Comunicação (Secom) do Rio Grande do Sul, foi eleita a Publicitária do Ano e a BandNews FM Poa, Veículo Eletrônico. A cerimônia de diplomação do ‘Prêmio Colunistas Sul’ aconteceu no Food Hall Dado Bier.

Lisiane Russo, Carlos Toillier, Rodrigo Sinch, Rodrigo Vargas, Lucia Mattos e Oziris Marins representaram a BandNews FM Porto Alegre na entrega da premiação.

ZEPP FILMES

Está no ar na tv e nas redes sociais uma nova série de filmes do SEBRAE RS produzida pela Zepp Filmes. A campanha apresenta “O SEBRAE é pra ti”, uma plataforma de conteúdos para auxiliar os empreendedores a desenvolverem seus negócios. A proposta é oferecer conteúdos informativos e materiais de apoio voltados para as necessidades de todos os tipos de empresas, desde iniciar o próprio negócio, passando por fluxo de caixa, dicas para uso de redes sociais, gestão, entre outros. A campanha é uma criação da agência Global.
Os filmes têm direção de Paula Jobim e foram filmados com novos personagens reais que administram suas empresas, auxiliados pelo SEBRAE-RS.
As peças contam com Direção de Fotografia de Juliano Dopp , montagem do Alberto Feoli e produção de áudio da Loop Reclame.

Assista ao filme : https://vimeo.com/772096645
Ficha Técnica
Direção: Paula Jobim
Assist Direção: Roberta Raiter
Produção Executiva: Gringo Nunes
Assist Produção Executiva: Thais Chiappetti
Diretor de Produção: Sandro Dreher
Assist Direção de Produção: Pablo Fernandez
Direção de Foto: Juliano Lopes
Produção de Figurino: Berenice Paiva
Make e Cabelo: Juliane Munhoz
Montagem: Alberto Feoli
Finalização: Pitch Post
Comunicação: Miltinho Talaveira
Gestora de Projetos: Nádia Yacoub
Produtora de áudio: Loop Reclame
Direção musical: Edu Santos
Produção musical: Marcelo 4Nazzo e Bibiana Petek
Coordenação de Produção: Juliana de Barros Lima
Atendimento: Manu Adams
Diretor de Criação: Vini Marques
Diretor de Arte: Márcio Abreu
Redação: João Carneiro
Diretora de Atendimento: Ana Paula Sallon
Atendimento: Taynara Liesenfeld e Juliana Porto
Planejamento: Nicolas Skowronsky, Rafael Marques e Sarah Tatsch
Mídia: Tobias de Campos e Jessica Scopel
Produção: João Paulo Rocha e Roberto Simões
Arte Final: Diego Sanches
Cliente: Débora Martini Kryvoruchca, Ângelo de Souza Augusto, Milene Correa Alves e Fernanda Halpern Faertes

TREND ORLA

O Trend Orla, empreendimento da Dallasanta, está com a Arena Trend montada para torcer pelo Brasil na Copa do Qatar. Nas três partidas da primeira fase, além de um telão de 3×2, haverá shows e diversas promoções de petiscos e bebidas no cardápio gastronômico das lojas do Trend. E nesta quinta (24/11), a partir das 15h, o DJ Giuliano estará animando a galera antes, no intervalo e após a partida de estreia contra a Sérvia. No jogo do dia 28/11 a apresentação será do músico Alex Sollus. Venha torcer e confraternizar em um clima de muita festa e descontração rumo ao Hexa!
O que: Transmissão jogos do Brasil
Onde: Trend Orla (Av. Ipiranga, 50) – Porto Alegre
Insta: @trendorla
Jogos do Brasil 1ª Fase:
24/11-16h – Brasil x Sérvia
28/11-13h – Brasil x Suíça
02/12-16h – Brasil x Camarões

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.