NOTAS DA SEMANA – 27.10.2023

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ENTREVISTA COM TOBIAS CAMPOS

1. Quem é Tobias Campos?

Sou um ariano com ascendente em capricórnio extremamente feliz com o que eu faço e com quem eu faço. Nasci em Porto Alegre, mas ainda muito pequeno fui pra Caxias, onde cresci e me formei em Publicidade pela UCS, e em 2014 e decidi morar aqui na capital. Apaixonado por cachorro, há quase 3 anos meu destino cruzou com o de uma vira-lata caramelo de dentinhos pra fora e muito esperta, que hoje é a minha filhota, a Zoe (obrigado por fazerem esse encontro acontecer Deise Falci e Jana Borges). Hoje tenho o privilégio de liderar o time de mídia e performance na Global, com uma equipe super talentosa e comprometida. Meu time é o meu orgulho. A minha paixão pela criatividade e a capacidade de otimizar o alcance e o impacto de cada entrega são os pilares do meu trabalho.

2. Recentemente completou mais de dez anos na área de mídia, que atualmente vive mudanças. Como lidar com isso?

São 14 anos atuando na área pra ser exato, mas com toda a dinâmica proporcionada principalmente pelo digital o aprendizado é constante. E não só no digital, mas todas as mudanças de comportamento, de consumo, de jornadas multicanais, de dispositivos e de mensuração me trazem a certeza de que nada na nossa área pode ser escrito em pedra. O que funciona pra um pode não funcionar pra outro assim como o que funciona hoje pode não funcionar na próxima semana. Por isso, a gente precisa estar preparado pra aceitar as incertezas, realizar testes, recalcular rotas, validar hipóteses e chegar em um modelo dinâmico e escalável que funcione pra cada necessidade. E também é necessário se atualizar, estar com as principais certificações em dia, entender na teoria quais são as melhores práticas de cada plataforma, quais as suas particularidades e seus diferenciais para então colocar em prática. E quando surge uma novidade, o melhor caminho é realizar um teste controlado para adquirir conhecimento, entender o que funcionou e o que não funcionou e, principalmente, como a utilizar para agregar valor na entrega final para o cliente.

3. A mídia tem segmentos ou os segmentos determinam a mídia?

Tem segmentos. Mas o grande trunfo é que, com o consumo de mídia em teia, não linear, é possível (e necessário) buscar as mais diversas oportunidades para gerar impactos relevantes no usuário.

4. Tobias com os amigos, na academia e no lazer?

Eu gosto muito de estar rodeado dos amigos certos. Fazemos várias jantas, adoro cozinhar pra eles e acho que cozinho bem, até agora ninguém reclamou. Tem sempre aquele grupo com os mais chegados pro kakaka, todo mundo gosta, né? Eu acho que faço eles rirem bastante também. Na academia eu sou mais focado, chego, faço o que tem que fazer e já volto pra casa pra dar conta de todas as pautas. E um bem bom é essencial! Aquele momento pra desligar de tudo, recarregar as energias, se alienar. Fazer uma receita mais complicada, curtir a casa limpa e organizada com a Zoe e jogar um game é tudo de bom!

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) recebeu, pelo quinto ano consecutivo, 5 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão 2023. A Fundação Superior do Ministério Público segue sendo a única faculdade privada de Direito do estado do Rio Grande do Sul e na região Sul do Brasil.

O Diretor da faculdade de direito, Dr. Mauro Souza, enfatiza os motivos da conquista. “É fruto do conhecimento jurídico aliado à formação humanística e engajamento dos professores, alunos e corpo técnico na metodologia de desenvolvimento das competências e habilidades jurídicas” afirma Mauro.

Foram avaliadas mais de 1.400 faculdades de Direito, sendo que apenas 11, entre públicas e privadas, receberam as 5 estrelas.

O ranking é organizado pelo Jornal O Estado de São Paulo e o Guia da Faculdade do Estadão faz uma avaliação anual que classifica os cursos de ensino superior no país.

SBT RS

Com o conceito: “Emoção, informação e diversão. A TV mais feliz do Rio Grande! #boraversbt”, o SBT invade as ruas, a partir de 23 de outubro, sua nova campanha de divulgação da programação, que traz novidades no jornalismo local. Nesse mesmo dia, Marcelo Chemale passa a apresentar o SBT Rio Grande (11h40) ao lado de Glauco Pasa, que será a cara do SBT Sports RS. Já André Haar vai ancorar o SBT Rio Grande 2ª Edição (19h30).

“As mudanças no Jornalismo começaram com a troca dos editores-chefes e agora chegam a uma segunda fase: a ideia é afinar os perfis dos apresentadores aos nossos públicos. Chemale tem verve de repórter, é especializado em segurança pública e levará sua indignação por um Rio Grande do Sul mais justo e seguro ao programa do meio-dia, com maior participação do público e das comunidades. André agrega credibilidade de anos de experiência e identificação com os gaúchos para o telejornal da noite, com uma pauta mais leve, voltada para saúde, educação, curiosidades e novidades. Ele também seguirá no prime time, apresentando o SBT Brasil nas escalas de sábado”, explica o editor regional de Jornalismo, Israel de Castro Fritsch.

“Nós aproveitamos essas mudanças para lançar a campanha que vai unir o elenco nacional e o local. Cleber Machado e Téo José estarão ao lado de Glauco Pasa para destacar nosso investimento em esporte, por exemplo, assim como Eliana e Brunna Colossi, apresentadora do Masbah!, aparecerão lado a lado representando a força do entretenimento”, explica o head de Negócios, Luís Cruz. As peças foram produzidas pela equipe de Marketing do SBT Nacional com participação da supervisora de Marketing regional, Maria Eduarda de Liz Pergher.

“TV é movimento, temos que sempre atender bem nossos telespectadores. As mudanças vêm para renovar a programação, que já tem novidades nacionais como Cleber Machado à frente do Arena SBT (segundas-feiras, às 23h45)”, explica o produtor-executivo, Clayton Yukio.

A campanha segue nas ruas, em rádios do interior e na tv, além de ações voltadas ao mercado.

PALESTRA ARP

Com certeza você já ouviu falar da loja de calçados Pegada, mas talvez ainda não conheça o case de sucesso que a marca representa. Em uma parceria, a Dinamize e a Protarget realizaram ações inovadoras para capturar mais leads no site da empresa.

Com isso, sua base cresceu em 75% em relação à quantidade de contatos do ano anterior e, pela automação de marketing, aumentou 332% da receita captada em seu e-commerce.

Quer entender como isso foi possível? Então confira a palestra “Automação de marketing como estratégia competitiva: case e-commerce Pegada”, promovida pela ARP com apoio do Grupo RBS e da Eletromidia. O evento que será realizado no dia 31/10, às 19h30, no Hotel Swan Generation (Rua 24 de Outubro, 1611 – Auxiliadora, Porto Alegre) contará com três convidados:

Carolina Branchi: Diretora de Integrações na Dinamize há 15 anos, atua na implementação de automação de marketing digital para os clientes;

Ricardo Müller: Diretor de Criação na Protarget, onde lidera a estratégia para clientes de diversos segmentos, incluindo Calçados Pegada, Grupo Dakota e  Doctor Clin. Ricardo foi finalista do Prêmio Colunistas como Redator do Ano;

Renan Silva: Head de Performance da Protarget, tem grande expertise em gestão de e-commerce e presença digital de marcas, buscando conciliar branding e performance dentro dos objetivos de cada cliente.

ELETROMIDIA

A Eletromidia, empresa líder no mercado de mídia Out-Of-Home no Brasil, apresenta a 4ª edição do TMRW Eletromidia, upfront de vendas da empresa. O evento, totalmente virtual e gratuito, vai mostrar projetos inéditos e reforçar a importância da complementaridade dos meios de comunicação e da tecnologia.

Como novidade, a Eletromidia traz oito novas propostas para que as marcas se conectem com o público ao longo do ano, são elas: Cidades Inteligentes, Verão, Carnaval, Futebol 2024, Heróis do Esporte, Eventos, Jornada Business e Realidade Aumentada.

Além disso, o evento terá a presença de Manzar Feres, Diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo e de Tiago Afonso, Diretor de Projetos e Audiência da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio, além de Giovanni Rivetti, CEO da Context.

“O TMRW é a oportunidade de reforçar que a mídia Out-Of-Home representa uma alternativa de amplificação de anúncios assertiva e eficiente. Neste ano, vamos apresentar novidades personalizadas neste grande evento de vendas. Estamos empolgados em compartilhar essas inovações com nossos parceiros e mostrar como podem aproveitar ao máximo o potencial do nosso negócio em suas estratégias de comunicação” afirma Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.

IMPORTÂNCIA DO JORNALISMO

Hoje vivemos em um mundo com o maior volume de informações do que nunca, mas nós não temos um mundo melhor informado. Como diria Mark Twain, escritor e humorista, “primeiro, informe-se dos fatos; depois, pode distorcê-los quanto quiser”. Mas, existem caminhos da informação mundial que nos conectam com qualquer ponto do planeta. Os jornalistas atuais não utilizam toda a tecnologia ao seu favor. Já os jornalistas históricos, conheciam as raízes de um conflito, mas são espécies em extinção que são devorados todos os dias. Por leitores que querem informação, e não fatos. Pois então, observamos que ¨o mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer¨, já disse Albert Einstein, físico teórico alemão.

SPR

O sócio-fundador e diretor-executivo da SPR, Juliano Brenner Hennemann, palestrou na manhã desta sexta-feira (20/10) para gestores e equipe comercial da NDTV SC, durante evento promovido pela emissora no Costão do Santinho, em Florianópolis. A NDTV é afiliada à TV Record e pertence ao Grupo ND. Hennemann foi convidado pela emissora para compartilhar seus conhecimentos e experiências de mais de 25 anos de trajetória profissional com a área comercial do grupo. Ele apresentou e trouxe para a mesa de debates o tema “Ou descommoditiza ou está F…”.

Bastante provocativo, o assunto coloca em pauta a importância crucial de descommoditizar produtos e serviços pelo poder das marcas. A ideia do estar F… é estar fora, pois não tem como lidar, hoje, com a gestão de qualquer produto ou serviço sem uma marca. “A marca é exatamente o que descommoditiza os produtos e serviços”, foi o que Hennemann defendeu em sua explanação, mostrando como fazer para que isso aconteça dentro de estratégias, investimentos de curto e longo prazo e do mundo atual cheio de tecnologias e inovações. Ele também destacou a importância de investir em Return on Investment (ROI) e em marca para ter resultado e sucesso nos negócios.

“Apresentamos conceitos, caminhos e estratégias, e defendemos a importância de descommoditizar produtos e serviços através do valor, do poder e do prestígio que a marca traz. Foi uma experiência muito enriquecedora refletir sobre esse tema com um público atento, qualificado e interessado em levar soluções e oportunidades para os seus clientes do mercado de Santa Catarina”, pontuou o palestrante.

PANVEL

A Panvel do Shopping João Pessoa, em Porto Alegre, agora está em um novo espaço para melhor atendimento ao público. Localizada no subsolo, a loja possui ambiente ainda mais amplo, com grande diversidade de produtos e medicamentos. Além disso, dispõe da sala especial Panvel Clinic, onde são oferecidos serviços farmacêuticos como aplicação de injetáveis, testes de Covid-19, testes genéticos, verificação de glicemia e pressão arterial e teleorientação, contribuindo para prevenção e promoção da saúde.

A filial está funcionando de segunda a sábado, entre 7h e 22h, e aos domingos e feriados, das 8h às 20h. Também conta com a facilidade da plataforma de múltiplos canais da rede, que permite ao cliente comprar pelo App Panvel, site Panvel.com ou tele Alô Panvel, com opção de retirar na própria loja ou ainda receber em qualquer lugar da cidade.

Um dos grandes ativos do Grupo Panvel, a marca própria apresentou um bom crescimento no segundo trimestre de 2023, com aumento de 17,7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado e participação de 6,9% no total das vendas do varejo. Os produtos Panvel ganham ainda mais destaque no recorte mix Higiene e Beleza: 17,7% de participação nas vendas e um aumento de 28,7% se excluídos os itens relacionados à covid, como máscaras, que sazonalmente responderam por boa parte das vendas em 2022.

E no ano em que a rede de farmácias completa 50 anos, a companhia quer ver esses números crescerem ainda mais, por isso reforça a estratégia e deve fechar o ano com 350 lançamentos, que incluem produtos de hidratação e perfumação corporal, higiene bucal infantil e maquiagem. Para o corpo, a aposta é o reforço da linha Panvel Instantes, com novas fragrâncias – amêndoa, leite de cabra e oliva verbena. E para as crianças, itens como enxaguatório bucal e escova de dentes licenciados do Show da Luna.

Estudo da Nielsen encomendado pela Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), em 2022, mostra crescimento de valor de marca própria na média global de 3,5%. Na América Latina, esse número sobe para 27,4%. A combinação inflação e produtos com preço até 30% menos – 36% no segmento farma – é uma das razões. No entanto, não é só isso. O levantamento aponta qualidade, disponibilidade e recomendação como drivers dessa compra.

“Quando a gente fala de Panvel, percebemos essa relação de confiança com a marca. Quebramos o paradigma de que marca própria é apenas marca alternativa e nossos clientes sabem disso. Temos muitos estudos para desenvolver produtos e também um time de loja atento às demandas dos consumidores que podem, em algum momento, serem traduzidas em novos produtos da nossa marca”, explica o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto.

Se no período da pandemia os itens para a casa foram protagonistas, agora a fase é do autocuidado, com produtos para o corpo, skincare e maquiagem. “Tivemos crescimento de 20% na venda de maquiagem, uma categoria movida pela tendência e pela inovação. Neste ano, serão pelo menos 35 novos produtos, como primer iluminador, novas paletas de sombras com diferentes cores e apresentações, em edições limitadas”, afirma.

No primeiro trimestre, a marca Panvel Make Up apresentou crescimento de 26,7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, consolidando-se na liderança de categoria. Panvel Faces também foi destaque, com alta de 21% no período A marca Panvel Baby, linha de produtos para cuidados de bebês e uma das principais marcas do grupo, apresentou crescimento robusto de 37,7%.

A Nielsen estima que as marcas próprias estão presentes em 40% dos lares brasileiros. O executivo acredita que os produtos Panvel representam uma boa fatia desse bolo nos locais em que a companhia está presente. “Temos mais de 1.000 unidades de produto ativos, somos referência em marca própria e estamos constantemente buscando tendências, fornecedores e novas oportunidades para atendes nossos clientes.”

Um dos sucessos da trajetória da marca própria e uma das mais desejadas linhas de cuidados com o corpo da Panvel, a Panvel Secrets, voltou às prateleiras em outubro numa nova versão e novo nome: Panvel Morango com Champagne. Spray Corporal, Sabonete Esfoliante Corporal e Loção Hidratante Corporal apresentam uma perfumação sofisticada e exclusiva, que promete encantar os sentidos e proporcionar uma experiência única na rotina de cuidados diários. Todos os produtos da Panvel Morango com Champagne são veganos, dermatologicamente testados e livres de triclosan e parabenos.

PROTARGET

Em 2023, os sócios Ricardo Müller e Annie Müller têm bons motivos para celebrar os 41 anos da Protarget, agência de comunicação consolidada no mercado gaúcho.

Conhecida pela construção de grandes marcas, como: Ortopé, Via Marte, Pegada e Mississipi, a Protarget atinge seus 41 anos com um crescimento de 15% no faturamento, a conquista de novos clientes e o desenvolvimento de trabalhos estratégicos no setor do Agronegócio e Calçadista.

Para marcar o aniversário, a empresa lançou em setembro uma campanha com o conceito “40+1 anos de trabalhos brilhantes”, valorizando os avanços da agência em 2022/2023. No setor Calçadista, a Protarget se destaca na renovação do posicionamento de marca da Calçados Bottero ao criar seu novo conceito: Love. Fashion. Shoes.

Para a calçados Pegada, na frente digital, a Protarget triplicou o faturamento do e-mail marketing da loja virtual para Calçados Pegada e na criação da estratégia de comunicação das lojas próprias da marca em grandes shoppings brasileiros, reforçando que está em seu DNA ir além das suas entregas criativas e construir um relacionamento próximo e estratégico com seus clientes.

No setor Público, a agência reconquista a licitação pública da cidade de Gramado, prologando um relacionamento iniciado em 2015 com a principal cidade turística do Estado. Além de expandir sua presença na serra gaúcha ao ganhar a licitação de Caxias do Sul, o segundo maior município do Rio Grande do Sul em número de habitantes e em importância econômica, e desenvolver diversas campanhas estratégicas para a atual administração.

Em 2022, a Protarget renovou também seu posicionamento no mercado ao afirmar ser uma agência de “Brand Makers”, no português: Construtora de Marcas. Isso é chancelado também pela sua ampliação no segmento do Agronegócio, ao desenvolver a criação do posicionamento de marca e da identidade visual para duas marcas da holding Flamarpar Group: FSW Carnes e Innergy, além dos sites destas marcas e projetos em andamento.

FEIRA DO LIVRO 2023

“Quem lê. Sabe o caminho”, esse é o slogan criado pela agência PFC – Propaganda Futebol Clube, do publicitário Marcos Eizerik, para a feira do livro 2023 que aborda a valorização da leitura através da imaginação, crescimento e realização.

Todas as informações estão disponíveis no site do evento. Confira aqui: https://feiradolivro-poa.com.br/

E21

Criado pela Effie Worldwide e presente em mais de 55 países, o Effie Awards completa 54 anos em 2023.

O Effie é a única premiação internacional que consagra as grandes ideias que dão origem a estratégias de marketing e comunicação que alcançam resultados reais e tangíveis, premiando tanto as agências como também seus clientes.

A partir disso, foi criado o Effie College, a versão universitária da premiação que oportuniza aos estudantes a criarem e executarem planos de marketing reais apresentados por empresas no mercado. Nesta edição, os briefings partiram das marcas Club Social, Itaú e Nescafé.

O grupo vencedor do desafio de Nescafé, que teve coordenação da professora Paola Zanchi e apoio acadêmico da ESPM RS, é composto por Luiza Perufo e 3 profissionais da e21: Dimmy Medeiros, Leonardo Rocha e Lucas Paes. E para receber a distinção, vão participar da cerimônia de premiação em São Paulo no dia 7 de novembro.

Segundo Luiza, “foi uma experiência perfeita de trabalho em equipe, um grupo que já foi formado pela prof. Paola Zanchi pensando em uma divisão otimizada do trabalho. Acho que o fator-chave de sucesso foi entender o que cada um poderia agregar de melhor e organizar em cima disso. Eu realizei a parte de design visual e mesmo não conhecendo anteriormente os outros colegas do grupo, a comunicação foi 100%. Vale ressaltar que não nos encontramos presencialmente nenhuma vez, logo, as possibilidades do trabalho remoto não nos limitaram criativamente – um case do futuro.”

Leonardo complementa: “Com certeza, um fator-chave pro sucesso do nosso trabalho foi o entrosamento que já temos por conta do nosso dia a dia, na e21. Então, acompanhados da Luiza, que é uma baita designer, fechamos o grupo ideal — e ano que vem, tem de novo.”

O contexto geral do desafio partiu de que estamos vivendo uma realidade em que a Nescafé está perdendo força com o público mais jovem, de menos de 35 anos. Uma realidade em que os seus maiores concorrentes estão ganhando mercado a partir de uma atuação multissegmento. Uma realidade em que uma marca que se reinventou durante os últimos 70 anos no Brasil, precisava se reinventar de novo.

A proposta da equipe foi baseada no dado de que consumidores de jogos engajam assiduamente com marcas que fazem parte de seu universo. A partir daí, criaram uma estratégia criativa que apoia e impulsiona essa comunidade, mostrando que, com Nescafé, você está sempre pronto pro jogo.

A partir de uma campanha 360, foi proposto um filme institucional na TV, OOH interativo e multissensorial e uma presença digital nunca antes vista. Ações com influenciadores do universo gamer, parceria com a Twitch e um jogo mobile para estar no top 1 da App Store e da Play Store em 2024.

“Através de uma estratégia ousada para o perfil de uma marca tão tradicional, inserimos a Nescafé no universo gamer! A ideia do reposicionamento foi ir na contramão do que normalmente é feito. Como o público gamer no Brasil é gigante, pensamos que a Nescafé precisava dar “play” nesse mercado.” disse Paola Zanchi, professora orientadora do projeto.

A ideia criativa, o planejamento estratégico e toda a execução da campanha foi justamente com o objetivo de envolver o universo gamer brasileiro de uma forma inédita no segmento. E deixar claro: com a Nescafé, você está sempre pronto para o jogo.

Após a vitória, Lucas Paes fala da sua vivência: “A experiência de poder ter participado do Effie e ter saído vencedor foi incrível. Essa parceria de sucesso se da pela montagem do grupo, temos dois bons redatores, com experiência em grandes campanhas, uma designer qualificada e eu com experiência em atender grandes clientes na e21, começando como trainee e hoje como executivo de negócios. Outro fator muito importante que nos trouxe o resultado positivo  foi que além de sermos grandes colegas de aula e trabalho, somos grandes amigos, contribuindo pra sintonia de ideias. Copamos!”

Dimmy finaliza: “Ano passado fui finalista do Effie junto com o Leo. Então chegar na final novamente, por si só, já foi um reconhecimento e tanto. Mas trazer o prêmio para a ESPM RS, que sempre nos apoia e nos incentiva, é muito significante. Falo isso pessoal e profissionalmente: ganhar o Effie é o início de uma trajetória que não vai acabar tão cedo.”

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