NOTAS DA SEMANA – 28.04.2023

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ENTREVISTA COM FRANCICE LUZ

1. Quem é Francice Luz?

Sou uma mulher determinada, otimista e curiosa. Luto por aquilo que acredito e coloco isso em prática na minha vida pessoal e profissional.

Nasci e me criei no interior, em Tapes/RS. Filha de mãe professora e pai produtor rural. Aprendi com meus pais a importância de respeitar as pessoas, buscar conhecimento e cultivar boas amizades. Penso que o sentido da vida é passá-la adiante e hoje é o que tento fazer com minhas filhas, Rafaela e Eduarda.

Sou formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS, com MBA em marketing pela FGV. Iniciei minha carreira na área de mídia, passando pelas agências Metodo, Competence, Brivia/Dez, Paim, GH e Publivar. Depois, resolvi encarar novos desafios e passei a atuar na área comercial. Trabalhei no Canal Rural, onde aprendi sobre agronegócio, viajei e fiz amigos. Hoje estou na JC Comunicações, empresa especializada em comercialização de mídia. Sou responsável pela venda de projetos e produtos digitais dos veículos UOL, Grupo Entravision, OD Drive, ELLE, Editora Abril e a plataforma de streaming gratuito, Pluto TV.

2. Com uma carreira bem-sucedida como mídia resolvestes te desafiar e fostes para a área comercial. A pergunta é, os balcões divergem muito?

Acredito que não divergem, se complementam, pois trabalhamos em busca de um objetivo comum: dar resultado para os clientes.

E em busca destes resultados, a minha experiência como mídia me ajuda bastante como profissional de veículo, não só por entender as dores de quem está do outro lado, mas, principalmente, por ter uma visão analítica para oferecer a melhor solução para os nossos clientes.

3. Hoje, tens na tua empresa um portfólio de veículos digitais. Como trabalhar com todos sem determinar o melhor?

O portfólio da JC Comunicações é bem amplo e com veículos consolidados em seus segmentos. Isso é ótimo, pois facilita na montagem de um projeto ou uma simples proposta, pois temos dados e informações pra embasar. O desafio é sempre entender a estratégia do cliente pra conseguir oferecer o produto mais adequado e que atenda melhor o briefing e os KPIs da campanha.

4. Filhos, família, vida fora do trabalho?

Nos momentos de lazer, estou sempre inventando alguma coisa pra fazer com as minhas filhas! Seja uma viagem, uma volta na praça ou um filme com pipoca. Gosto muito de ficar em casa, cozinhar e ler um bom livro. E recentemente me apaixonei pela corrida de rua, esporte que estou me dedicando bastante.

GRUPO DE MÍDIA SP

O Grupo de Mídia de São Paulo retoma sua tradicional viagem técnica internacional, direcionada a seus associados, com um roteiro especial em Israel. Com curadoria de conteúdo elaborada pela entidade em conjunto com a empresa especializada KES, a “Innovation Journey” está marcada para ser realizada no próximo mês de agosto.
A escolha pelo destino se dá porque Israel — que tem sido chamado de “Startup Nation” devido ao grande número de empresas na Nasdaq (6 mil, em um país com 8 milhões de habitantes), com cerca de 19 startups por quilômetro quadrado — tem um ecossistema que favorece um ambiente de inovações severas, promove a cultura da diversidade e a necessidade de colaboração.
Além de empresas de tecnologia e de investimentos em startups, a “Innovation Journey” também contemplará visitas a grupos de comunicação e mídia, órgãos governamentais e algumas corporações ainda a serem reveladas. Em seus seis dias de programação, haverá diversas atividades aos participantes da viagem, como exchange sessions (visitas e conversas em profundidade dentro e fora de empresas), workshops (atividades hands-on), downloads de conteúdo, palestras seguidas de dinâmicas e encontros de relacionamento para fortalecimento de networking, com muitas trocas.
“O objetivo é que cada profissional brasileiro tenha o desafio de olhar para o mundo a partir de novas lentes, questionando crenças e modelos mentais, provoque reflexões sobre novas tecnologias e comece a dialogar sobre formas disruptivas de pensar e agir. Tudo para que possa melhor organizar o pensamento e as ideias para as novas respostas aos questionamentos relacionados ao futuro dos negócios nas atividades da indústria da comunicação”, afirma Andrea Hirata, Diretora de Experience do Grupo de Mídia de São Paulo.
Presidente da entidade, Fábio Freitas completa: “Esta jornada vai levar algumas das principais lideranças do mercado brasileiro ao berço do espírito empreendedor do nosso tempo, para aprender in loco sobre cultura da inovação.
A viagem é destinada principalmente a profissionais de mídia de agências e compradores de mídia de empresas anunciantes. Ao todo haverá 80 pessoas, sendo 24 patrocinadores e 56 profissionais do mercado.

GRUPO DE MÍDIA RS

Aproveitando o embalo da retomada e fortalecimento do Grupo de Mídia SP, também passa a ser cogitada a volta do Grupo de Mídia RS em reunião que acontecerá na próxima semana (dia 02 de maio), pois é reconhecida a importância de manter o mercado aquecido com encontros frequentes dos profissionais de mídia, sendo alguns nomes já anunciados para participar da reunião:

Marlise Nunes – Neil Patel BR
Denise Marusiak – HOC (House of Creativity)
Patricia Angeletti – W3Haus
Renata Schenkel – Escala
Dulce – Competence
Daniela Schenato – Sinergy
Douglas Mac Farland – Eyxo
Camila Câmara – Batuca
Luciana Tosi – Centro
Simone Magon – SunoPaim
Tobias Campos – Global
Paula Nascimento dos Santos – Moove
Carla Azevedo – SunoPaim
Clarissa Dornelles – HOC (House of Creativity)

GOVTECH SUMMIT

O GovTech Summit POA é um evento destinado a conectar e impactar decisores do setor público a empreendedores de startups em torno de palestras sobre o universo GovTech que cada vez mais impulsiona a gestão pública com exposições de novas tecnologias e soluções que modernizam a prestação de serviços para o setor público.

A realização do evento se dará nos dias 15 e 16 de junho no Nau Live Spaces e conta com a participação dos palestrantes: Sebastião Melo, Prefeito de Porto Alegre, Luis Felipe Monteiro, Presidente da Cateno, Guilherme Dominguez, Co-fundador e CEO do BrazilLAB, Elis Radmann, fundadora do IPO – Instituto Pesquisa de Opinião, Wesley Vaz, Auditor-Chefe de Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União, Cássio Brandão, Head de Negócios Governamentais no Google, Jorge Krug, Diretor Geral de Tecnologia de Informação e Inovação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e Robson Galiano, Diretor de Operações Microtarget.

Além disso, o GovTech Summit POA contará com dois palcos, sendo o Palco 1 para Governos Digitais onde ocorrerão as palestras de quem vive os desafios de realizar políticas públicas com novas soluções tecnológicas, e o Palco 2 para Soluções GovTech onde líderes de startups GovTech que fornecem soluções de tecnologia para governos falam sobre tendências e experiências para o tema da transformação digital dos governos no Brasil.

Os ingressos para o evento já estão disponíveis na plataforma Sympla acessando pelo link:

https://beta.sympla.com.br/evento/govtech-summit-poa-2023/1927412?utm_campaign=govtech_summit_poa_-_inscricoes_abertas&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

MIDIALAND
O ano de 2023 será de crescimento e consolidação para a Midialand, por isso a empresa está reforçando seu time comercial de Porto Alegre que já conta com a Gerente Comercial Regional, Ana Cássia Miguel, com a mais recente contratação que é a profissional Simoni Bischoff agregando a equipe como Executiva de Contas. Simoni vem com experiência de mais de 20 anos na área comercial do mercado publicitário o que sem dúvida gera valor às entregas feitas aos clientes.

ENCONTRO AMIGOS DO MERCADO
No dia 26 de abril aconteceu no Food Hall do Dado Bier, no Bourbon Country, o segundo encontro regional do Amigos do Mercado em Porto Alegre que tem o objetivo de reunir os profissionais de comunicação, veículos, anunciantes, agências e produtoras para partilhar conhecimento e reforçar o networking do mercado. Além de boa conversa, foi possível apreciar uma excelente palestra, ótima bebida e excelente petiscos da casa.
A noite teve como atração a palestra do publicitário Arturo Garziera, Head de Escala e Novos Negócios no Bergamotta Labs – Laboratório de Inovação da Grendene, que com mais de 15 anos de experiência com o desenvolvimento de negócios digitais e inovação fez o público navegar um pouco em processos de inovação, estruturação de negócios digitais e design estratégico. Foi um bate papo descontraído, cheio de insights e novidades que fizeram o público vibrar.
O encontro teve a presença de representantes da ARP, do GAVRS, de clientes como o Gerente de Marketing da Unimed Rafael Guerra, Rosângela Johansson da Secretaria de Comunicação do Governo RS, de veículos de comunicação e produtoras de áudio e vídeo de Porto Alegre.
O Encontro Regional marca uma série de 14 edições, e é uma realização do Amigos do Mercado. Tem o patrocínio máster da NEOOH e da LOGAN; patrocínio da Clear Channel e da Warner Bros. Discovery; e apoio da ARP.

VERO

A Vero, rede de pagamentos do Banrisul, apresenta ao mercado uma solução para emissão da Nota Fiscal ao Consumidor – eletrônica (NFC-e) de forma integrada às máquinas de cartão Vero Smart.
Para divulgar a novidade, a Moove desenvolveu a campanha que mostra para empresários, empreendedores e contadores que a Vero oferece a solução mais prática e econômica para a integração dos pagamentos à emissão da Nota Fiscal, de um jeito fácil e seguro.
A campanha traz como personagem a apresentadora Cris Silva, que já é conhecida do público de ações anteriores para a marca Vero. A jornalista aparece em diversas peças, como filmes para tv e internet, mostrando que, quando o assunto é Nota Integrada, a Vero tem a solução.
Os cenários da campanha foram idealizados pela Moove e produzidos de forma digital, conectando a mensagem com o contexto de inovação e tecnologia.
Produzido em 6K, o filme ganha importância estratégica dentro da campanha, uma vez que facilita o entendimento do produto, que é uma novidade no mercado de maquininhas de cartão.
Além dos filmes, a Moove também criou peças para mídia on e off-line, adaptando a mensagem de acordo com os públicos e o momento da sua jornada. A campanha ainda traz anúncios para jornal, flyer, spot, peças para mídia externa e redes sociais e e-mail marketing.

SOTAQUES DE MÍDIA

Na quarta-feira, 26 de Abril, Kantar IBOPE Media e o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário – lançaram o estudo “Sotaques da Mídia”, que faz uma imersão na diversidade de perfis de consumidores que coexistem no Brasil e o seu reflexo nos planos e estratégias de comunicação. Os resultados desta leitura do mercado serão apresentados durante o CenpTalks, um novo projeto de conteúdo e conexão do Fórum, que estará centrado na divulgação de pesquisas, sempre exclusivas e com leituras relevantes para o mercado publicitário.
Em versão digital, a apresentação do estudo conta contará com a presença de Giovana Alcântara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media e de Regina Augusto, Diretora Executiva do Cenp, e seus convidados: Adriana Machado, Presidente da Tom Comunicação e Márcio Callage, CMO da Vulcabras.
“Um país com dimensões continentais como o Brasil precisa ser entendido com as suas particularidades regionais. Esta compreensão é fundamental para ações de marketing de sucesso. O consumo de mídia é plural e diverso em cada região do país, com várias possibilidades em termos de conteúdo, plataformas, devices e pontos de contato, que impactam no engajamento dos consumidores em cada mercado”, diz Giovana Alcantara, da Kantar IBOPE Media.
“Não temos dúvidas do valor da comunicação e da publicidade regional, sua força e, principalmente, sua pertinência para compreender hábitos, comportamentos e tendências. Cada região tem suas peculiaridades e compreender essa dinâmica é fundamental para um bom planejamento de mídia e conteúdo. Somente no Cenp temos 1.153 agências certificadas, de todos os portes e representantes de todos os lugares do País, esse volume já é um termômetro de como esse olhar regional tem potencial”, afirma Regina Augusto.
O CenpTalks “Sotaques da Mídia” é um co-branding Kantar IBOPE Media e faz parte das iniciativas que celebram os 25 anos do Cenp.

CONFERÊNCIA MENTES BRILHANTES

A cidade de Porto Alegre vai reunir nomes de referência do empreendedorismo para compartilhar experiências, ideias e conhecimentos sobre o mundo dos negócios. A primeira edição da Conferência Mentes Brilhantes será no dia 27 de junho, no Auditório Araújo Vianna.

Além de especialistas de mercado, empresários, consultores e comunicadores, o encontro terá como convidado especial o economista Ricardo Amorim, eleito pela revista Forbes como uma das 100 pessoas mais influentes do país. Os ingressos estarão disponíveis a partir de quinta-feira (27) no site projetomentesbrilhantes.com.

Direcionado a empreendedores (a expectativa é reunir mais de 3 mil pessoas), o evento terá painéis e palestras no formato de “talk” – rápidas e objetivas, de no máximo 20 minutos – com a participação de líderes em seus campos de atuação. Ao final, a programação contará com a palestra de Amorim, que terá uma hora e meia de duração.

Entre os conferencistas convidados, estão nomes como Daniel Randon, presidente do Grupo Randon; Harry Fockink, escritor, consultor e presidente da Fockink Consultoria Brasil/Portugal; Luciano Potter, jornalista e comunicador do Grupo RBS; Manuela Bordasch, empreendedora e cofundadora do Steal The Look; Cris Silva, empreendedora e comunicadora do Grupo RBS; Marcus Rossi, fundador e CEO da Gramado Summit; e Arildo Junior, mentor especialista em Propósito, Gestão e Liderança.

A intenção é tratar de um pouco de tudo: tendências do mercado financeiro e seus impactos na economia, formas de atrair e reter talentos, saídas para equilibrar vida pessoal e profissional e até conteúdos para entender mais sobre inteligência artificial e M&A (fusões e aquisições).

– O objetivo da conferência é trazer soluções para empreendedores que buscam crescer em um ambiente de incertezas, mas também de muitas oportunidades. Os participantes terão acesso a informações que vão ajudar a entender como as oscilações e a instabilidade do mercado podem impactar nos seus negócios, além de outras questões que surgem no dia a dia de quem empreende. Independentemente do segmento, tenho certeza de que será uma experiência transformadora — diz Márcio Oliveira, fundador e CEO do projeto Mentes Brilhantes.

CANAL RURAL

O Canal Rural, principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil controlada pelo grupo J&F, anuncia a distribuição de seu sinal digital na TV aberta em Camaquã (RS). A transmissão de conteúdos da emissora será feita via parceria com a RádioAcústica, emissora FM que atua em toda região Centro-Sul, responsável pela geração do sinal que atenderá também os municípios de Arambaré, Cristal, Chuvisca e Tapes.

Com isso, os telespectadores poderão acompanhar os principais programas do Canal Rural, como Giro do Boi, Planeta Campo, Mercado & Cia e Rural Notícias, inclusive os leilões transmitidos ao vivo. Os telespectadores poderão sintonizar no canal 42.

Com forte atuação em jornalismo, a RádioAcústica há 13 anos atua em toda a região Centro-Sul como maior geradora de conteúdo próprio para a comunidade, tanto no rádio, quanto em seu portal de notícias.  Agora, com o Canal Rural, entra no segmento de TV, transmitindo e produzindo conteúdos exclusivos. “A união de investidores reverterá e produzirá conteúdos também para a rede do Canal Rural e a Região Sul do Brasil poderá ser vista por todos”, Fábio Klar Renner, presidente da RádioAcustica e SulTV.

RUMOS MAIS PRETOS

A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) é a nova apoiadora do Rumos Mais Pretos, projeto desenvolvido pela DZ Estúdio e pela UFRGS, que visa impulsionar a inserção e capacitação de estudantes cotistas pretos, pardos e indígenas no mercado da Comunicação no Estado.

Para o presidente da ARP, Fernando Silveira, é um orgulho poder estar presente no rol de apoiadores de uma ação tão representativa, que visa aumentar a diversidade dentro da área da Comunicação no Rio Grande do Sul. “O objetivo da entidade é se somar aos movimentos de mercado que estejam voltados à valorização dos talentos profissionais”, destaca Silveira.

A iniciativa — lançada em 2021 — conta ainda com a realização das agências SunoPaim e Batuca. Além do apoio da ARP e do Grupo de Profissionais Negros na Indústria Criativa (GPNIC), a iniciativa tem como universidades parcerias PUCRS, Unisinos, ESPM e UniRitter.

Em 2023, o Rumos Mais Pretos vai oferecer, junto com a disponibilização de um banco de talentos para o mercado, vagas de estágio, mentoria e workshops com a participação de profissionais das agências realizadoras, entre outras iniciativas.

HSL

O Hospital São Lucas da PUCRS inaugurou nesta segunda-feira, 24, um novo modelo de assistência, o +Traumato Ortopedia. O serviço reúne toda experiência e dedicação dos médicos em uma linha completa de atendimento a traumas diversos com uma visão 360º do paciente e avaliação multidisciplinar para o tratamento das doenças ortopédicas. Da emergência às consultas eletivas, o serviço integra exames e procedimentos clínicos em um só lugar para um atendimento ágil, eficiente e cuidadoso. A nova infraestrutura ainda inclui o Campus da Saúde, com suporte do Centro de Reabilitação e do Parque Esportivo da PUCRS dedicados à promoção de bem-estar e à prevenção de doenças.

Estiveram presentes no evento de inauguração o diretor geral Saulo Mengarda, o diretor técnico Dr. Fabiano Ramos, a diretora assistencial Simone Ventura e o diretor administrativo e financeiro, Rogério Pontes Andrade. Além disso, participaram da cerimônia o chefe do Serviço de Traumatologia e Ortopedia, Dr. Francisco Karam, demais médicos do Corpo Clínico e colaboradores do HSL.

Para Mengarda, o mundo atual necessita de mais presença significativa e agilidade, por isso, o Serviço de Traumatologia e Ortopedia foi reestruturado. “Assim como já fazemos isso em inúmeras áreas, agora estamos ampliando a nossa atuação na Traumatologia e Ortopedia, áreas tão importantes, fundamentais e ligadas a tantos outros aspectos da nossa saúde. Aqui, não reunimos somente serviços, reunimos pessoas, que também em suas particularidades e especialidades se somam para multiplicar a saúde a favor da vida”, afirmou. “A partir de agora temos um novo serviço pronto para entregar ainda mais qualidade nos atendimentos”, completa Ramos.

“É uma honra gigantesca inaugurar o +Traumato Ortopedia, uma estrutura revitalizada que oferecerá um serviço especializado na área com avaliação multidisciplinar em diferentes subespecialidades. Para quem já foi um aluno da instituição, estar à frente desta entrega hoje é motivo de orgulho, pois continuaremos oferecendo um serviço de qualidade para toda comunidade, seguindo a missão dos Irmãos Maristas”, destacou Karam.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no site hospitalsaolucas.pucrs.br/br ou pelo telefone e WhatsApp (51) 3320-3000.

DATA STORIES

O Jornalismo tem papel de destaque na mídia, contribuindo para a confiança do público através de meios preferidos e sendo um dos gêneros mais consumidos no Brasil. É o que aponta a edição de abril do Data Stories, o conteúdo temático lançado mensalmente pela Kantar IBOPE Media. Segundo o estudo “Notícias e informação em pauta – Um passeio pelo Jornalismo na mídia”.

Entre os cinco principais temas de interesse para consumo na mídia, os Noticiários dominam a preferência, marcando presença em duas posições: 1º Noticiários nacionais e locais, 2º Esportes em Geral, 3º Noticiários internacionais, 4º Estudos acadêmicos/Educação e 5º Futebol. De acordo com o Target Group Index Global Quick View, que traz dados de 35 países, o Brasil está na 1ª colocação na leitura de notícias via internet, com 80% dos usuários de internet lendo notícias online.

Quando falamos em televisão, mais de ¼ do total do tempo dedicado a canais lineares (canais abertos e fechados) em 2022, ou seja, 26% foi para o gênero jornalístico, que ocupou 9% da grade de programação no mesmo período. O índice de intensidade de consumo é de 287 – qualquer número acima de 100 é considerado positivo.

Em 2022, houve um incremento de 5,2% no tempo médio de consumo de canais jornalísticos, liderado principalmente pelo aumento do público assistindo a reportagens, 6’48” em 2021 para 19’53” em 2022, e debates, 11’58” para 17’11”, motivado em grande parte pelas eleições.

O índice de coviewing (consumo de conteúdo realizado acompanhado) na TV do gênero de conteúdo jornalístico está 11% mais alto no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022.

Já no primeiro trimestre de 2023, as regiões metropolitanas com maior alcance médio diário no gênero jornalístico foram Salvador (5%), Recife (4,2%), Rio de Janeiro (4,1%), Vitória (4%) e Curitiba (3,9%). Considerando o tempo médio diário, o Rio de Janeiro possui o maior consumo entre essas praças (37‘37’’), seguido de Salvador (36‘02’’), Vitória (35‘30’’), Curitiba (34‘55’’) e Recife (31‘23’’).

O alto consumo desse conteúdo jornalístico também chama a atenção das marcas para anunciar e atingir o consumidor. Em 2022, 34% das inserções na TV Aberta foram feitas em programas jornalísticos, com destaque para as categorias: Super, Hipermercados e Atacadistas, Campanhas Públicas, Serviços de Saúde, Lojas de Departamentos e Outros Serviços ao Consumidor.

EVENTOS CORPORATIVOS

O setor de eventos foi severamente prejudicado durante os anos da pandemia de covid-19, segundo o Sebrae, as medidas de controle da pandemia chegaram a afetar 97% do segmento, responsável por 4,32% do PIB brasileiro. No entanto, segundo um levantamento da Sympla, houve um aumento de cerca de 36% nos eventos corporativos no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao último do ano passado e 30% se comparado ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia. Com este cenário, a expectativa é que o país seja movimentado com grandes encontros empresariais, como RDSummit, por exemplo.

Com a pandemia mundial, o setor de eventos passou por uma transformação, necessitando se adaptar à nova realidade e criando novas formas de se manter. O que antes era padrão, hoje não é mais, os participantes mudaram seu modo de estar presente fisicamente e os eventos precisam acompanhar. Em 2023, é possível notar uma grande movimentação para que o Brasil se consolide como um dos maiores pólos de eventos de inovação, tecnologia, conteúdo, interações e disrupções da América Latina.

Um exemplo disso, é a grande comitiva de brasileiros que esteve presente no evento South by Southwest, grande encontro de inovação que inclui games, cultura e marketing, que aponta o apetite do mercado brasileiro para trazer este tipo de encontro ao país. Nesse contexto, a venda de ingressos e faturamento da Sympla com eventos corporativos já ultrapassou o período pré-pandemia: crescimento de mais de 50% em 2023 comparado ao primeiro trimestre de 2019.

Além disso, o mesmo acontece com os ingressos vendidos – janeiro, fevereiro e março deste ano já registraram um aumento de 88% em relação ao primeiro trimestre de 2019. O Rio2C, presente na plataforma da Sympla, é um dos maiores eventos de criatividade da América Latina, reunindo grandes nomes do mercado audiovisual, da música e da inovação.

Bruna Milet, diretora de Marketing da Sympla afirma: “Os eventos corporativos voltaram com tudo. As conexões feitas presencialmente são mais fortes e as pessoas sentiram falta de se encontrar com seus pares profissionais. Mas é certo que o digital e a tecnologia não devem ser deixados de lado pelo segmento, porque eles vão cada vez mais contribuir para que a experiência dos eventos seja cada vez mais marcante”.

SINDILAT RS

Parlamentares gaúchos estão mobilizados em defender a pauta do setor lácteo em Brasília (DF). A ideia é levar questões como as disparidades competitivas existentes dentro do Mercosul ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Participando da reunião de indústrias associadas ao Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) na tarde desta terça-feira (25/04), o deputado federal e presidente da Câmara de Indústria e Comércio da Câmara, Heitor Schuch (PSB), informou que assunto será alvo de encontro no final do dia entre deputados e senadores para ser levado em bloco ao governo federal. “O tema já está sendo encaminhado e aguardamos uma resposta do MDIC em relação a uma reunião com o setor lácteo gaúcho”, disse Schuch. A proposição é apresentar casos concretos de disparidades dentro do bloco, assim como outras questões como a diferenciação tributária sobre o soro do leite e o Whey Protein ao vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin Filho.

“Se quisermos fazer do Brasil um país que tenha desenvolvimento, ou a gente investe para recuperar o poder da indústria nacional ou vamos acabar empobrecidos”, alertou o deputado lembrando dos ensinamentos deixados pela pandemia sobre a necessidade de garantia de abastecimento local. A posição foi defendida pelo presidente do Sindilat, Guilherme Portella, ressaltando que medidas de apoio do governo federal são essenciais para a solidificação de investimentos e desenvolvimento do setor lácteo brasileiro. “São posições que trarão impacto significativo para todo o segmento”, ressaltou.

NELLY

A Nelly – marca de produtos de limpeza criada em 2021, fruto da Indústria Química Mascia – lançou nesta semana um clube de assinatura de produtos do segmento a partir da perfumaria fina, com fragrâncias como lavanda inglesa, pimenta rosa, lima da Pérsia, ameixa negra, avelã e cereja. O conceito criativo de todas as peças foi desenvolvido pela Plane Comunicação, também de Caxias do Sul e parceira desde o início das atividades. Para saber mais sobre a proposta do clube de assinatura, acesse a plataforma.
A empresa aposta no poder das fragrâncias para propiciar saúde e bem-estar. A partir de essências importadas da França e dos Estados Unidos e de qualidade comprovada pelos químicos, os assinantes poderão explorar uma variedade de perfumes que prometem estimular o olfato e a sensação de se sentir bem.
A Nelly – com produção de 100 toneladas por mês de um portfólio de 40 produtos, entre os quais lava-roupas, amaciante, alvejantes sem cloro, água sanitária, detergente, desinfetante, limpa-vidros e limpa-tecidos – aumentou em 80% sua capacidade produtiva desde 2021. Entre abril de 2022 e 2023, o faturamento cresceu 60%, contabiliza a diretora-executiva da Nelly, Fernanda Mascia Fadanelli. Ela acredita no modelo de assinaturas para fortalecer a marca. “Estamos apostando na economia da recorrência dos clubes de assinaturas, uma tendência em crescimento contínuo, porque queremos que o consumidor conheça toda a variedade das fragrâncias, que fazem parte do diferencial dos nossos produtos, além da solidez e qualidade química”, pontua a advogada com pós-graduação em Direito e em inovação de negócios.
Fernanda destaca, ainda, que os produtos com aromas alcançam diversos nuances olfativas, como florais, frutados e amadeirados, e podem ser combinados entre si: “É como lavar a louça com o detergente de cereja, limpar a casa com o desinfetante de avelã e cereja e as bancadas e armários, com o multiuso de aroma frutado. A ideia é entregar na casa do cliente as melhores combinações de aromas para uma experiência de limpeza completa”.
Os produtos saneantes – com eficiência comprovada de 99,9% na eliminação de algumas cepas de bactérias – podem ser encontrados em supermercados de todo o Rio Grande do Sul e existe um plano de expansão para os demais Estados da Região Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Nelly nasceu a partir da Mascia Indústria Química com sede em Caxias do Sul, fundada em 1972 pelo engenheiro químico Luiz Santiago Veronese Mascia, pai de Fernanda. Nestes 50 anos, a Mascia converteu-se em uma das mais reconhecidas indústrias químicas do Rio Grande do Sul, pela expertise no tratamento de águas que proporcionou inúmeras soluções para empresas de todo o Brasil. A marca Nelly é inspirada no nome da mãe do fundador, Nelly Veronese Mascia, grande incentivadora na caminhada profissional da família que carrega mais de 100 anos de história e empreendedorismo na química.

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