NOTAS DA SEMANA – 28.07.2023

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ENTREVISTA COM PAULA SARTORI

1. Quem é Paula Sartori Seabra?

Se eu fosse resumir a Paula, diria que ela é uma mulher determinada, extremamente otimista e super cooperativa. As conexões humanas pautam todas as minhas atividades, e talvez por isso eu seja tão apaixonada pela publicidade.

Eu estou sempre na metade cheia do copo, enxergando o lado positivo e promissor das coisas, algo que considero fundamental para os negócios – ninguém gosta de gente apocalíptica, não é mesmo? Sou apaixonada pela minha família e pelos meus cachorros – para ser sincera, já perdi a conta de quantos animais eu já acolhi.

Por ser uma pessoa muito sociável, não faço o tipo introspectiva, sou mais do “vai lá e faz!”, sempre puxando outras pessoas comigo. Já deu pra perceber que a minha vida profissional é um reflexo da minha identidade, né? Isso significa que eu não tenho uma identidade corporativa – sou a mesma dentro e fora da agência! Cultivo amizades longas, valorizo a confiança e sou muito transparente em todas as minhas relações, sempre buscando manter o ambiente descontraído e colaborativo.

2. A Paula com a emoção e sentimentos, pensou algum dia ser líder de uma agência?

Acho a palavra “Líder” meio traiçoeira, além de carregar uma carga de responsabilidade que pode ser assustadora e opressora também – para mim e para os que me cercam. As coisas mudaram muito desde que eu comecei a minha jornada na propaganda, e até alguns anos atrás, eu não via nenhum espaço para uma profissional com o meu estilo assumir uma posição como essa. Hoje, me sinto confortável para seguir trilhando o meu caminho com os mesmos princípios que sempre defendi, de colaborar e jogar junto, e feliz que o mercado como um todo reviu a suas prioridades sem que eu precisasse mudar e me encaixar.

3. Você passou 20 anos trabalhando em agências que marcaram época com grandes clientes, isso faz de ti hoje uma mulher mais experiente e pronta para o mercado?

Sem dúvida alguma. Estar no mercado há mais de 20 anos, com passagens por outras agências tão relevantes como a Competence, atuando em clientes do mercado nacional, com experiência em diversos segmentos da indústria, serviços e terceiro setor… ufa! Isso tudo me faz sentir pronta para as mais complexas adversidades do mercado. E, a partir de agora, mais um desafio gigante vem aí para me ensinar ainda mais. Estou muito contente pela história que venho construindo.

4. A Paula na intimidade dá uma desligada ou os hobbies te ocupam?

Como já citei acima, as conexões humanas pautam todas as minhas atividades e isso engloba também os meus hobbies. Adoro esportes e a vida ao ar livre, passar tempo com a minha família – que é enorme! – e com os amigos, viajar… a Paula é intensa e em constante movimento, é 24/7!

PALESTRA ARP: GESTÃO DE CRISE NA DIMENSÃO DA REPUTAÇÃO

O evento que ocorreu na terça-feira (25), no hotel Swan Generation, colocou expectativa e emoção até em quem não conhecia a fundo a gestão de crise. A pessoa magnífica e competente sócia da Critério, Soraia Hanna, realizou uma palestra onde abordou sobre todos os aspectos e cenários das crise que deixou o público presente, composto por profissionais do mercado publicitário e marketing gaúcho, encantados com sua desenvoltura perante aos desafios da vida corporativa e uma verdade incontestável nas suas colocações e cases que foram destacados.

BOM SENSO ALÉM DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, PARA O BEM OU PARA O MAL?

Que a Inteligência Artificial está cada vez mais presente no dia a dia da propaganda você já sabe. Mas, afinal, como fazer um uso ético e responsável dessas ferramentas na prática profissional?

É esse o questionamento trazido pelo debate “Bom Senso Além da Inteligência Artificial, para o Bem ou para o Mal?”, promovido pelo GAVRS – Grupo de Atendimento de Veículos do Rio Grande do Sul e pela ARP – Associação Riograndense de Propaganda no dia 01/08, às 19h, no Instituto Caldeira. O evento contará com a participação de grandes nomes do setor: Taise Kodama, partner e head de Design & Digital do Gad apaixonada por comportamento humano, marcas e tecnologia, tendo atendido marcas como  O Boticário, Fiat, Sensodyne, Gillette, Nestlé, Old Spice, BR Petrobrás, Claro, Faber Castell entre outras, Christiano Bock, head de atendimento da AlmapBBDO, sendo responsável há 12 anos pelas contas da Volkswagen no Brasil. Além disso, já atendeu clientes como Unilever, Ambev e Heineken e Thiago Bulhões, sócio da empresa Napalmstudio, desenvolvedora de games e animações e professor dos cursos de Design Visual e Publicidade da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

A mediação será realizada pelo Head do Observatório Caldeira, plataforma de aceleração da cultura analítica do Instituto Caldeira, Jeferson Padilha.

GRUPO RBS

O agronegócio vai ganhar um espaço de destaque nas manhãs de domingo da Gaúcha. Com apresentação de Gisele Loeblein, jornalista com reconhecida atuação no agro, o programa estreia no dia 30 de julho, às 6h, apostando em informação, entrevistas e análises de temas importantes de um dos principais setores da economia gaúcha.

– O agronegócio do Estado ganha o alcance do veículo do Grupo RBS que está há 100 meses na liderança da audiência – destaca Gisele.

Desde 2010, a comunicadora se dedica exclusivamente à cobertura do agronegócio e há mais de 10 anos assina a coluna Campo e Lavoura em Zero Hora. Gisele escreve ainda colunas em GZH e é comentarista no quadro Campo e Lavoura da RBS TV e no programa Atualidade, da Gaúcha.

Para acompanhar o Campo e Lavoura, o público pode sintonizar no FM 93.7 (Porto Alegre), 105.7 (Santa Maria), 102.1 (sul do Estado) e 102.7 (Serra). Também é possível ouvir por meio do site ou app de GZH, disponível para os sistemas IOS e Android. As edições do programa ficarão gravadas e poderão ser conferidas nas principais plataformas de áudio.

SINAPRO RS

O Frente a Frente, principal fórum de lideranças do mercado publicitário gaúcho, foi reagendado pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) para a próxima quinta-feira (03/08), a partir das 9h30min, no mesmo local, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre. O evento estava previsto para acontecer em 13/07, mas precisou ser transferido em função do ciclone extratropical que atingiu Porto Alegre e o Rio Grande do Sul naquela data. Essa edição do encontro, que é a terceira de 2023, irá colocar em pauta um tema bastante contemporâneo e oportuno para as agências de comunicação: a “Inteligência Artificial”.

O assunto será abordado por três painelistas convidados. Gabriel Fuscaldo, CEO da Moove, irá apresentar “Inteligência Artificial: plágio ou referência”; Gregório Colla Leal, diretor de criação executiva da HOC, trará para o debate o assunto “Inteligência Artificial x Criatividade Humana”; e Wagner Cambruzzi, head do Data Intelligence do Grupo Brivia, irá discorrer sobre “Inteligência Artificial para além da criação”.

Voltado aos gestores das agências associadas ao Sinapro-RS, o Frente a Frente é um espaço para a troca de experiências, interação e discussão das boas práticas do mercado, em um bate-papo entre as lideranças das empresas associadas que tem como propósito trazer insights e ferramentas para o fortalecimento da gestão e a busca de novas oportunidades de negócios. O presidente Juliano Brenner Hennemann reforça que o espaço é um importante fórum de discussão e apresentação de ferramentas para potencializar o negócio das agências. “Com entregas como o Frente a Frente e seu conteúdo, que tem abordagem específica sob a ótica do negócio das agências, reforçamos o compromisso do Sinapro com o fomento da gestão das nossas associadas e com o desenvolvimento do nosso mercado.”

As inscrições para participar do evento são gratuitas e exclusivas para agências associadas, através da plataforma Sympla no link. As vagas são limitadas. Importante: quem havia se inscrito para o evento em 13/07 deve fazer nova inscrição. O Frente a Frente tem apoio da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), da ESPM e do SBT RS. Mais informações pelo e-mail gestao@sinaprors.com.br.

SPR

O sócio e diretor-executivo e de novos negócios da SPR Juliano Brenner Hennemann é um dos painelistas convidados para palestrar na CriaSummit 2023. O evento colocará em pauta temas como marketing digital, inovação e criatividade em um ambiente para profissionais de comunicação e tecnologia se conectarem e buscarem performance para seus negócios, contando com uma ampla programação nesta quarta-feira (26/07), no Instituto Caldeira (Tv. São José, 455, Sala Caldeira, bairro Navegantes), em Porto Alegre.
Hennemann subirá ao palco às 14h35min para discorrer sobre o tema “Ou descommoditiza ou está F…”. “É um tema bastante provocativo”, admite o publicitário, explicando que a ideia do estar F… é estar fora, porque entende que não tem como lidar, hoje, com a gestão de qualquer produto ou serviço sem uma marca. “A marca é exatamente o que descommoditiza os produtos e serviços” é o que Hennemann irá defender em sua apresentação, mostrando como fazer para que isso aconteça dentro de estratégias, investimentos de curto e longo prazo e do mundo atual cheio de tecnologias e inovações. “Vamos apresentar conceitos, caminhos e estratégias, e defender a importância de descommoditizar produtos e serviços através do valor, do poder e do prestígio que a marca traz nesse cenário”, complementa.

20BARRA9

A partir de uma pesquisa com os clientes, que indicaram o desejo do 20BARRA9 estar presente na Zona Sul de Porto Alegre/RS, o restaurante abre sua primeira unidade nesta região. Com 1.000m² de área, capacidade para até 350 pessoas sentadas e pé direito duplo, tem localização estratégica no Pontal Shopping devido à sua vista para a Orla e para o Guaíba.

O 20BARRA9, além de moderno ambiente interno, contará com um rooftop, que ganhará o título gaúcho de “terraço”, com bar externo, lounges, lareiras e mesas de confraria. A casa levará a assinatura do arquiteto Francisco Pinto, e será adornada com móveis de decoração de garimpo e lustres da artista Bebel Callage.

Responsável pela execução da obra, a Allgayer Engenharia, que também esteve à frente da construção da casa no Shopping Iguatemi, tem como missão realizá-la em curto espaço de tempo. Assim, está sendo aplicado um ágil processo construtivo para que o empreendimento, iniciado em maio, esteja finalizado em agosto de 2023. Para isso, estão sendo priorizados métodos racionalizados e sustentáveis de edificação, com o uso de estruturas metálicas, materiais leves e secos, e coberturas verdes.

Segundo o gerente de engenharia da Allgayer, Thiago Rathke, os desafios de planejamento e logística são enormes, pois o espaço fica no terceiro andar do estabelecimento. Já o diretor da empresa, Maurício Allgayer, destaca que a construtora já entregou mais de 1.000 obras em seus quase 40 anos de existência, sendo o maior acerto da companhia ter tratado cada uma delas como se fosse a única. “Por isso, nos sentimos tão honrados e motivados quando o 20BARRA9 nos confiou esse grande desafio”, salientou.

GRUPO CASSOL

Quando souberam que estava sendo rodado um vídeo para marcar os 65 anos do Grupo Cassol, os colaboradores mostraram uma disponibilidade ímpar para participar. Essa atitude impressionou o diretor João Brognoli: “A vontade de vestir a camiseta me chamou a atenção”. O filme de 2min45s – resultado de 20 intensos dias de envolvimento – está sendo compartilhado com os 3,2 mil colaboradores nesta segunda-feira, 24/07, quando o Grupo faz o aniversário tão emblemático.      

Uma serraria na pequena cidade catarinense de Urubici foi o embrião para o Grupo Cassol, que, nestas seis décadas e meia, se consolida como um dos mais relevantes do Brasil em seus segmentos – Pré-Fabricados (indústria), Centerlar (varejo), Real Estate (imobiliário) e Florestal (reflorestamento). Fundada por Adroaldo Cassol e seu pai, Ernesto, a empresa se mantém fiel aos valores que norteiam toda a trajetória.   

Esses princípios – atender com o coração; fazer o certo; ser empreendedor; e acreditar no sucesso como resultado da dedicação ao trabalho – são vivenciados pelos mais de 3 mil colaboradores do Grupo em suas ações cotidianas.  “Aprendi com meu pai a conquistar pelo trabalho, e foi isso que passei adiante. Acho que o segredo do sucesso está nisso, aliado ao fato de não temer o novo e ir sempre em busca de novas oportunidades”, defendia Adroaldo Cassol. 

O presidente do Grupo Cassol, Rodrigo Seara Cassol, destaca que esses princípios são o próprio legado do espírito empreendedor dos fundadores. “Mais do que grandes vitórias, a Cassol chega aos 65 anos celebrando os próprios valores e a confiança do cliente, o protagonista de tudo que fazemos. Temos certeza de que isso ocorre porque trabalhamos com coração e obstinação”, complementa Rodrigo, integrante da terceira geração da família, referindo-se ao conceito de atuação nos quatro negócios da holding. 

ZAIT RESERVA CONTEMPORÂNEA

Situado em ponto estratégico de Gravataí, o Zait Reserva Contemporânea está posicionado na última grande área junto ao centro do município, com fácil acesso às rodovias ERS-118 e Freeway, e às conveniências da cidade. Localizado na Av. Itamar Antônio da Fonseca nº 500 e tendo à frente do projeto a Dallasanta, uma das principais gestoras e empreendedoras de ativos imobiliários do Sul do Brasil, especializada em urbanizações, locações de imóveis e incorporação, o empreendimento fechado de alto padrão é exclusivo. Possui 27,35 hectares de área e apenas 235 lotes, com metragem entre 300 m² e 660 m², uma imensa área verde, infraestrutura de clube e segurança.

Com o novo empreendimento, a Dallasanta traz à Região Metropolitana de Porto Alegre uma nova urbanização alinhada ao mundo atual, unindo os benefícios de morar em um empreendimento fechado de alto padrão e a valorização do tempo dos futuros moradores que estarão em um oásis com excelente centralidade. “Nossa ideia é proporcionar aos condôminos que desfrutem dos espaços de área verde que o lugar terá, motivando um dia a dia mais tranquilo, saudável e de maior convivência entre as pessoas próximo ao coração da cidade”, destaca o diretor-geral da Dallasanta, Cristiano Caetano.

Com VGV de R$ 100 milhões, a empresa iniciará as obras até o final de 2023 e tem previsão de entrega em 36 meses. Além do empreendimento, que valoriza o município e movimenta sua economia, a Dallasanta entregará a Gravataí, como contrapartidas, uma praça equipada com playground e quadras esportivas, em local a ser definido pela prefeitura, e a nova avenida de acesso ao condomínio, Itamar Antônio da Fonseca, com iluminação pública instalada, beneficiando a todos com a ligação do centro de Gravataí à ERS 118.

Infraestrutura O Zait Reserva Contemporânea oferecerá um verdadeiro clube com completa infraestrutura com 8.000 m² destinados ao lazer e ao entretenimento, além de espaços diferenciados para auxiliar a rotina, como o espaço de Coworking, loja de conveniências e o delivery room, projetado para facilitar na organização de entregas e encomendas com segurança.  Dentre outros diferenciais das áreas de lazer, vale ressaltar as quadras de tênis em saibro, de beach tennis, e de futebol society, além das infinitas áreas ao ar livre para entretenimento e esportes. Pensando no clima do Rio Grande do Sul e na melhor opção de oferecer bem-estar, o empreendimento terá piscina térmica, sauna úmida e um Club House com atrações a toda a família, incluindo os pets.

Aproveitando a natureza exuberante do terreno, o empreendimento conta com uma vasta área verde com mais de 121 mil m² minuciosamente planejada para oferecer qualidade de vida. O Zait Line Park, literalmente um parque linear que corta o empreendimento de ponta a ponta, será um convite para a convivência, com trajeto para caminhada, Fire Place, Pet Place, pomar, equipamentos fitness ao ar livre, entre outras atrações. O empreendimento também foi projetado com o que há de mais moderno em segurança privada, com acesso monitorado e tecnologia de reconhecimento facial, proporcionando tranquilidade e proteção aos moradores 24 horas por dia. No Espaço Zait,  Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 738, no centro de Gravataí, é possível conhecer mais detalhes do empreendimento, bem como a maquete do local.

EXPOCLASSIC 2023

Maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil, a Expoclassic celebra 20 anos prevendo número recorde tanto de carros expostos e público quanto de estandes comercializados. Para esta edição comemorativa, as expectativas são otimistas, observa o responsável pela área Comercial, Carlos Krauss . “No ano passado registramos 120 estandes, número que deve crescer 10% neste ano, totalizando pelo menos 132 espaços”, projeta. A Expoclassic 2023 ocorre nos dias 18, 19 e 20 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, devendo reunir 1.000 veículos antigos e 20 mil visitantes. Parte dos recursos arrecadados com estacionamento é destinada à Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme).

Uma grande variedade de produtos e serviços – que vão desde peças de reposição para veículos antigos, memorabilia (antiguidades), miniaturas, brinquedos, roupas, calçados e até acessórios para carros, motos e caminhões – podem ser encontrados nos pavilhões da FENAC durante os três dias de exposição. Conta, ainda, com uma praça de alimentação que oferece opções de almoço e lanches, bem como bebidas. No primeiro piso, há uma área especialmente dedicada a empresas que atuam com venda de pneus, acessórios, reparação automotiva e outros serviços.

Krauss lembra que os investimentos feitos com a locação são rapidamente recuperados pelos expositores, pois os mais de 20 mil apaixonados que frequentam a mostra têm o hábito de consumir tudo o que está relacionado a veículos. As reservas dos estandes e demais espaços podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 99322-6985 e e-mail comercial@ceika.com.br.

Alex Hans expõe seus produtos desde a segunda edição da Expoclassic e viu a sua empresa, a Ariri Pistola, crescer junto com a mostra. “Começamos vendendo quadros de madeira contendo imagens de carros antigos e, à medida que a procura pelos veículos e elementos de decoração foi aumentando, aos poucos fomos diversificando a gama de produtos. Hoje, fazemos um trabalho diferenciado em nível nacional”, relembra.
Como uma parcela dos expositores e visitantes vem de diversas regiões do Brasil, ao longo dos anos a empresa ampliou as fronteiras dos seus negócios. “Hoje, 90% dos nossos clientes são de fora do Rio Grande do Sul”, revela. Com sede em Porto Alegre, a empresa produz luminosos em acrílico e neon, cervejeiras, chopeiras, relógios vintage e bombas de combustível retrôs, estampando marcas famosas. Muitas dessas empresas sequer existem mais, porém são cultuadas porque tornaram-se conhecidas no período de produção dos primeiros automóveis, nos idos de 1900. Também faz sucesso tudo o que diz respeito à era de ouro dos modelos rabos de peixe, os anos 50 e 60. Feitos sob encomenda, esses artefatos ajudam a criar um clima todo especial em garagens e estabelecimentos comerciais temáticos.
Hans revela dois de seus segredos para aumentar as vendas: produtos de qualidade e preço justo. “Com a Internet, o consumidor está mais consciente, pois têm noção dos valores cobrados pelos concorrentes em cada segmento”, salienta. Como ocorre na maioria das feiras, a Expoclassic impulsiona o fechamento de vendas ainda durante a exposição, mas o trabalho de divulgação da marca e de captação de clientes surte resultados práticos durante o ano inteiro. “Vale muito a pena expor produtos e serviços na Expoclassic, uma das maiores mostras de veículos antigos do Brasil que está tão próxima da gente e precisa ser valorizada”, finaliza Hans.

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