NOTAS DA SEMANA – 29.11.2024

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ENTREVISTA COM JOSI ALBRECHT

1. Quem é Josi Albrecht?

Uma publicitária obstinada. Leonina nata, vaidosa e de personalidade. Generosa e atenciosa com todos, mas firme em suas posições. Espontânea, destemida, ousada e cheia de energia.

2. Do vinho ao OOH… A propaganda virou uma cachaça?

Certamente (risos).

Trabalhar em vinícola foi uma experiência interessante. A necessidade de lidar com o público, evidenciou o meu lado comunicativo e potencial criativo. Me descobri e fui descoberta. A partir deste momento, minha carreira se desenvolveu na área comercial de alguns veículos de TV, com passagem por uma multinacional no ramo de pesquisa, até chegar ao OOH. A propaganda é aquele lugar desafiador, mas ao mesmo tempo estimulante. Nela construí amizades sólidas e parcerias, que carrego até hoje com muito carinho.

3. A relação e a confiança dos resultados da mídia exterior tem mais impacto nas agências ou nos anunciantes?

Em ambos. As agências tendem a ter campanhas sazonais, planejando e escolhendo os formatos que estejam mais alinhados aos objetivos das marcas. Utilizam ferramentas e métricas de mensuração, que ajudam a justificar estas escolhas e com isso, a confiança no resultado é estabelecida. Os anunciantes (principalmente os diretos) tem estratégias mais voltadas ao institucional, com campanhas a longo prazo. Utilizam como balizadores de decisão, critérios relacionados a segurança, confiança e credibilidade. A diversificação e inovação de formatos no portfólio do veículo é importante, para conseguir atender de forma efetiva a todas as demandas e necessidades nas duas vertentes de negócios.

4. Josi em família, com os amigos e no lazer?

Sou muito família, é a minha base. Meus pais são muito parceiros e sempre que possível, estamos juntos. Sou bastante ativa, gosto de estar sempre em movimento … passeando e descobrindo novos lugares ou fazendo novas amizades e conexões. Normalmente organizo jantares ou programas com os amigos, que envolvam boa gastronomia … ou nos encontramos em algum lugar legal, para tomarmos uns drinks ou um bom vinho. Gosto de viajar, ler e adoro jogar vôlei. Recentemente me descobri amante do universo da decoração.

GRUPO RBS

O Grupo RBS, em parceria com a Globo, realizou a aquisição dos direitos de transmissão das próximas três edições do Campeonato Gaúcho junto à Brax, empresa de marketing esportivo, e a Federação Gaúcha de Futebol. De 2025 a 2027, as emoções do torneio na capital gaúcha e no interior do Estado serão valorizadas nos veículos e plataformas digitais de RBS e Globo.

Os jogos do Estadual terão transmissões das partidas, na RBS TV, em GZH, no ge.globo/rs, no Sportv e no Premiere. O torcedor gaúcho também poderá acompanhar informações, análises, os personagens e as histórias do campeonato na rádio Gaúcha e na ampla cobertura da editoria de Esportes de Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro e seus colunistas esportivos, além dos telejornais da RBS TV e o Globo Esporte RS.

— O Esporte da RBS se propõe a fortalecer a cada ano a relação identitária com a nossa comunidade por meio do nosso Estadual. É o compromisso do Grupo RBS de valorizar a sociedade local por meio das histórias que surgem dentro e fora dos gramados e impactam os gaúchos e as gaúchas. Isso nos traz uma responsabilidade imensa de produzir conteúdos relevantes, capazes de criar experiência diferenciadas para o nosso público e fazer com que o torcedor gaúcho se sinta imerso na vivência do Gauchão — enfatiza Tiago Cirqueira, gerente-executivo de Esportes do Grupo RBS.

Para 2025, o Gauchão terá um novo formato de disputa. Os clubes serão divididos em três grupos, com os jogos contra os componentes das outras chaves. Os três primeiros colocados mais o melhor segundo lugar vão às semifinais. Também haverá minitorneios para definição dos classificados à Série D e à Copa do Brasil, além de um “quadrangular da morte” para definir os dois rebaixados. O Grupo A terá Grêmio, São José, Guarany e Avenida; o Grupo B contará com Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga; e o Grupo C tem Juventude, Monsoon, Brasil-Pel e São Luiz.

FIM DE ANO RBS

Em 2024, o Grupo RBS deu visibilidade aos desafios para a reconstrução do Rio Grande do Sul e também celebrou cada avanço da retomada. É com esse espírito de união e renovação, que tanto tem marcado a vida dos gaúchos, que a RBS lança, nesta terça-feira (26), a sua tradicional campanha de fim de ano com o conceito “O futuro é feito de vida”.

Sob direção-geral de Mocita Fagundes, o filme convida o público a olhar adiante e relembrar o ano que passou pela ótica da esperança. Na campanha, os comunicadores do Grupo RBS interagem com personagens marcantes, como a resiliente Dona Gentila Capolonga, aposentada de 88 anos que mantém a alegria de viver mesmo depois de ter perdido sua casa por duas vezes na enchente.

Reconstruída a partir da força comunitária após a cheia, a ponte que liga as cidades de Nova Roma do Sul e Farroupilha, na Serra, também serviu de cenário para o vídeo. Assim como a Orla do Guaíba, local que testemunhou tanta tristeza em maio e que hoje voltou a participar dos momentos de lazer dos porto-alegrenses. Até mesmo o cãozinho Bonno, representante dos muitos animais resgatados na enchente, aparece feliz ao lado de seu tutor: Pietro Oliveira, repórter da RBS TV que o adotou durante a gravação de uma reportagem.

Em um tom vibrante e emocional, as cenas são embaladas pela tradicional trilha Vida, composta em 1985, em Porto Alegre, por Ricardo Garay e Carlos Ludwig. A canção foi encomendada por Maurício Sirotsky Sobrinho, fundador da RBS, em comemoração à inauguração de uma máquina que passaria a rodar parte do jornal em cores. Desde então, a música está presente nas campanhas de passagem de ano da empresa, apresentada por diferentes arranjos, interpretações e leituras.

– Vida é cheia de significados e, mais do que nunca, a letra reflete nossos desejos para o Rio Grande do Sul em 2025: otimismo, celebração da coragem e retomada. Queremos que nosso Estado seja cada vez mais exemplo para o Brasil e temos muito orgulho da forma como enfrentamos os desafios. Por isso, é tempo de celebrar e de olhar para o futuro de forma positiva – destaca a diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS, Caroline Torma.

A campanha de fim de ano do Grupo RBS tem dimensão 360º e contempla peças para TV (VT 60’’ e 30″), jornal (anúncios), rádio (spot 60’’ e 30″), mídia externa (mega painéis digitais, painéis digitais e circuito MUB e Canal Você) e digital, além de ações especiais de endomarketing e para o público B2B. O resultado pode ser conferido nos veículos do Grupo RBS até 2 de janeiro.

Para assistir, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NeqCFWJrfXY

GOVERNO RS

O governo do Estado lançou nesta sexta-feira (6/9) o informativo Plano Rio Grande Na Tua Mão. O material passa a ser divulgado semanalmente pelos canais oficiais do governo no WhatsApp e no Instagram e faz parte da campanha Plano Rio Grande em ação, pensada para aumentar a compreensão da comunidade sobre o programa criado para reconstruir o Rio Grande do Sul após as enchentes de abril e maio.

Todas as sextas-feiras, o Plano Rio Grande Na Tua Mão trará, de forma rápida e interativa, os principais destaques relacionados ao programa. O informativo oferece um resumo dos temas abordados e, com um simples clique, o leitor pode acessar conteúdos mais detalhados e notícias completas. Para receber o informativo, basta seguir o canal oficial do governo no WhatsApp.

O informativo integra o Plano Rio Grande em Ação, planejado pela Secretaria de Comunicação (Secom) para aumentar a visibilidade do Plano Rio Grande, que visa à reconstrução e à recuperação do Estado. A campanha inclui o uso das redes sociais do governo, peças publicitárias e o Departamento de Jornalismo.

Entre as iniciativas voltadas para redes sociais, estão em desenvolvimento conteúdos informativos que explicam o Plano Rio Grande, destacam as entregas realizadas e mostram o impacto do programa na vida das pessoas afetadas pelas enchentes. Uma delas é o Minuto do Plano Rio Grande, que trará vídeos de até um minuto com informações essenciais sobre o programa de reconstrução. O Departamento de Jornalismo tem o papel de potencializar todas as iniciativas, em um esforço conjunto com os departamentos de Redes Sociais e de Publicidade e Propaganda.

“Com essas ações, queremos mostrar à sociedade que o Plano Rio Grande, do governo de Eduardo Leite, é o caminho para reconstruir o Estado. Trata-se de um planejamento de longo prazo que transcenderá mandatos, e, para seu sucesso, é fundamental o engajamento da sociedade e seu entendimento como parte essencial do processo”, declarou o secretário de Comunicação, Caio Tomazeli.

Plano Rio Grande

O Plano Rio Grande atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. A população também está envolvida, já que o Conselho do Plano Rio Grande é formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, incluindo pessoas atingidas pelas enchentes. Além disso, um Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, formado por pesquisadores, dá suporte ao desenvolvimento das ações.

ARP

A próxima terça-feira, 3, marca o retorno da Semana ARP na Patissier (R. Marquês do Pombal, 128), onde terá um cardápio de almoço com valor especial para os presentes (almoço opcional – permitido acesso somente para assistir a palestra).

A palestra “Sua marca está pronta para o Retail Media?” acontece às 12h e terá como debatedores os executivos da Panvel Tiago Souto, Gerente Executivo E-Commerce e Clientes, e Priscila Barbosa, Gerente Executiva Marketing e Comunicação, e contará com a mediação de Augusto Rocha, VP Marketing e Vendas da Pmweb. O evento também conta com o apoio do Grupo de Marketing.

Sócios ARP interessados em participar do evento podem enviar um e-mail para arp@arpnet.com.br

ESCALA

A Agência Escala, reconhecida por sua abordagem inconformada e inquieta, brilhou na noite de ontem do Prêmio Profissionais do Ano 2024 (PPA), promovido pela Rede Globo. Com uma performance impressionante, a agência foi uma das poucas no Brasil a conquistar dois troféus, sendo eles em duas categorias distintas da Regional Sul: “Dê a Cara a Tapa”, para a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), e “Central do Torcedor”, para as Lojas Colombo.

“Esses prêmios são reflexos de nossa dedicação em desafiar limites criativos e oferecer aos clientes soluções que realmente transformam a percepção de suas marcas no mercado.” destacou Renata Schenkel, co-CEO da Escala.

“Dê a Cara a Tapa” foi premiado na categoria Filme. A campanha trouxe uma narrativa corajosa, alinhada à essência transformadora da ARP, valorizando o potencial criativo do mercado publicitário gaúcho e destacando a importância do mercado colocar à prova seus trabalhos e profissionais, fomentando maior participação das agências em iniciativas da instituição.

Já a “Central do Torcedor”, vencedor em Ações em Conteúdo, conectou a paixão dos torcedores à experiência de compra nas Lojas Colombo, colocando a marca como ponto de encontro e plano de fundo de uma roda de conversas do assunto mais popular da região: o futebol da dupla gre-nal.

O Diretor de Criação, Roberto Lopes, complementou: “Nosso trabalho é movido por ideias ousadas, que não apenas geram impacto, mas também despertam conexão e diálogo. Esses troféus provam que criatividade com coragem sempre encontra seu lugar.”

Com mais de 50 anos de história, a Escala é reconhecida por sua capacidade de liderar movimentos de mercado por meio de campanhas que traduzem propósitos de marca em ações memoráveis. Baseada em Porto Alegre, com sedes em São Paulo e Brasília, a agência se diferencia por sua abordagem integrada, que une criatividade e análise estratégica para maximizar resultados. “Não nos conformamos com padrões; queremos evoluir marcas e criar impacto. Continuaremos a inspirar, inovar e transformar,” concluiu Schenkel.

Essa conquista reafirma a Escala como uma potência criativa no Sul do Brasil e um parceiro essencial para marcas que buscam relevância e inovação no mercado.

ESCALA 2

Com muito orgulho, hoje lançamos a Brain Performance: um serviço inovador que integra dados de consumo e criatividade para maximizar vendas na loja física.

H MÍDIA

Cynthia Dias Gonçalves, que foi Head de Mídia do grupo G5 – Competence, é a nova executiva de vendas da H Mídia.

MUDANÇAS

Thiago Ribeiro, que foi um dos idealizadores da 4all e o grande comandante do South Summit Porto Alegre, é o novo Vice-presidente do iBest, o maior prêmio do universo digital do Brasil.

LOJAS LEBES

No próximo dia 28 de novembro, a Lojas Lebes, uma das mais tradicionais redes varejistas do Rio Grande do Sul, vai inaugurar um outlet de calçados na Lebes Life Store, localizada no coração de Porto Alegre. Ocupando dois andares da loja na Rua Borges de Medeiros, 262, o outlet oferece uma ampla variedade de marcas renomadas, com preços acessíveis e atrativos para o consumidor. A venda de calçados já representa atualmente cerca de 10% da receita do Grupo, que prevê um faturamento de R$ 1,6 bilhão em 2024.

“Estamos oferecendo dois andares inteiros repletos de grandes oportunidades o ano todo, com produtos de coleções anteriores das principais marcas gaúchas a preços ainda mais atrativos,” destaca Otelmo Drebes, presidente da Lojas Lebes.

A inauguração do outlet ocorre após uma reforma significativa na megaloja devido aos danos causados pelas enchentes que atingiram a cidade em maio. A revitalização e a ampliação do espaço, que recebeu um investimento de R$ 2 milhões, reforçam a importância da unidade no varejo da capital gaúcha.

Com a localização estratégica, no Centro Histórico de Porto Alegre, o outlet deve atrair grande público, aproveitando o intenso fluxo de pedestres na região. “Mesmo com outros concorrentes próximos, acreditamos que nosso outlet, com coleções de marcas consagradas e preços competitivos, atenderá uma demanda ainda pouco explorada no mercado. Mais de 200 mil pessoas passam diariamente em frente à nossa loja, e estamos prontos para oferecer exatamente o que elas procuram,” afirma Drebes.

Durante os dias de inauguração, a Lojas Lebes oferecerá uma promoção especial: clientes que realizarem compras acima de R$ 250,00 ganharão um almoço no Restaurante Girassol, localizado no quarto andar da Lebes Life Store que, além do outlet, oferece um mix diversificado de produtos nas categorias de moda, casa e tecnologia, proporcionando uma experiência completa de compras e lazer para os clientes.

LIBRE COLETIVO

A Libre Coletivo foi responsável pela produção da campanha do Salão ARP 2024, com criação assinada pela agência HOC e direção de Fred Cabral. A campanha, que celebra o maior evento da publicidade gaúcha, trouxe humor e inovação para engajar o mercado publicitário e incentivar a inscrição de trabalhos no Salão.

O ano de 2024 foi muito desafiador, todos tivemos que mostrar resiliência, força, atitude e criatividade e mostrar que acima de tudo, nós tivemos que mostrar nossa estrela. É sobre a estrela dos gaúchos, a estrela do nosso povo, das nossas marcas e da indústria criativa que conduzem a linha criativa da campanha.

A primeira etapa foi marcada pelo lançamento do filme Manifesto, uma provocação criativa aos clichês de campanhas institucionais, instigando reflexões sobre originalidade no mercado publicitário.

Na sequência, a ação de projeções mapeadas, liderada pelo diretor André Peixoto, levou mensagens instigantes às fachadas de agências e clientes. A ação foi realizada pela Libre Coletivo, com suporte técnico da Box Visual e apoio da Blue Dot Virtual Production.

A campanha foi concluída com os filmes Dancinha e Estante, que destacaram o espírito leve e inovador do Salão da ARP. Dancinha recriou o ambiente do evento em um cenário virtual produzido pela Blue Dot Virtual Production, enquanto Estante trouxe uma abordagem mais clássica, filmada em locação.
Com criação da HOC e produção da Libre Coletivo, a campanha do Salão ARP 2024 reforça o evento como um dos grandes encontros da indústria criativa no Rio Grande do Sul.

DOUBLETREE BY HILTON

Uma experiência única, unindo a tradicional gastronomia gaúcha com a melhor vista da cidade, proporcionando um final de tarde inesquecível. Essa é a proposta do Origens na Brasa, evento promovido pelo hotel DoubleTree By Hilton, que acontece no sábado, 14 de dezembro. A primeira edição do evento tem como tema “O Encontro do Sol e o Fogo”, e será um momento para reunir amigos e familiares, aproveitar o pôr do sol mais lindo da cidade e se deliciar com as Estações de Assados comandadas pela equipe O Luxo do Gaúcho.

O Origens na Brasa foi pensado para toda a família e contará com espaço kids e recreação infantil. Dessa forma, os pais poderão aproveitar, sem preocupações, as quatro estações de assados que estarão distribuídas pelo terraço do hotel: Estação Costelas e Vazio, Estação Linguiças e Entradas, Estação LuxoBurgers e Estação Parrilla.

O evento também terá open bar de cerveja, vinho e espumante, drinks, refrigerante e águas. E para completar as atrações, estão confirmadas as apresentações do saxofonista Roger Olivas e da DJ Susan Schaum, que animarão ainda mais a data.

EMPORIUM DA BELEZA

Ana Paula Ferro, fundadora e CEO da Emporium da Beleza, celebra 20 anos de atuação no mercado da estética, transformando um setor elitizado em uma experiência acessível e de alta qualidade. Duas décadas de empreendedorismo, reinvenção e impacto. Ao longo dessa trajetória, a empresária  se destacou por sua capacidade de adaptação e visão de futuro, estabelecendo-se como uma das figuras mais inspiradoras e inovadoras do franchising brasileiro.

O que começou como um salão de beleza em 2005 evoluiu para uma das maiores redes de franquias do país. Em 2018, entrou oficialmente no franchising, levando a Emporium da Beleza a mais de 80 unidades em todo o Brasil e até em Portugal. Sua missão é clara: democratizar o acesso aos cuidados estéticos. Essa proposta de valor conquistou o mercado e trouxe a certificação de Great Place to Work, além do reconhecimento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com um catálogo que inclui desde tratamentos faciais e corporais até depilação a laser e protocolos de emagrecimento, a Emporium da Beleza já atendeu mais de 6 milhões de pessoas. Cada unidade da rede representa o compromisso de oferecer beleza e bem-estar a preços justos, através de protocolos exclusivos patenteados pela rede.

Para além dos cuidados estéticos, a Emporium busca fortalecer o compromisso com o impacto social, inspirando outros empreendedores. Ferro acredita que o sucesso da rede é sustentado pela experiência acessível e pelo desenvolvimento profissional dos colaboradores, garantindo um ambiente acolhedor tanto para quem atende quanto para quem é atendido. Além disso, define que a satisfação dos clientes é a prova-viva do êxito do negócio.

Celebrar 20 anos de história é, para a Emporium da Beleza, uma oportunidade de refletir sobre o impacto gerado ao longo dessa jornada. Com um olhar para o futuro, a marca reafirma seu propósito de democratizar o acesso aos cuidados estéticos, acreditando que beleza é também sobre inclusão e bem-estar coletivo. Mais que números ou conquistas, essa trajetória é marcada por histórias de vida e transformação, um legado que inspira novos caminhos e que segue conectado com as pessoas.

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