ENTREVISTA COM ADRIANA XUXA
1. Quem é Adriana?
Sou é uma pessoa intensa. Não gosto de nada morno, parado. A vida tem que estar em movimento, em ação. Coisas precisam estar acontecendo sempre, desafios a serem superados. Lições a serem aprendidas. Valorizo muito os amigos, gosto muito de ajudar sempre a quem quer que seja. Acho que a nossa história, a nossa experiência pode servir de lição, de alerta, de ajuda para alguém, afinal, para isso que servem as rugas, não é?
Penso demais com o coração e já sofri por isso, mesmo assim, não me arrependo, porque uma hora ou outra a gente colhe o que planta e eu acredito muito nisso.
2. Cursou a graduação de Publicidade e Propaganda sem querer. Depois foi para a área da mídia porque tinha a cara de uma profissional de mídia. Largou tudo para ir pra SP. De repente, o McDonalds te pegou, e claro, como mídia. E, foi daí que veio o sucesso do nome Xuxa e a profissional que se apaixona pela propaganda?
Pois é as oportunidades apareciam e eu ia decidindo, quando a gente planta, a gente colhe e é tão bom ser lembrada, ser valorizada, ser chamada para um desafio que tu não te acha capaz, mas as pessoas acreditam no teu potencial. Foi assim com McDonalds. O “Betão da MTV” me indicou para um frella na agencia Taterka em que eu não me achava capaz e ele disse: tu vai nadar de braçada! Não foi tão fácil assim como ele disse, mas foi minha pós graduação. Aprendi muito nos 5 anos em que fui Midia nessa agencia e onde conheci todos os grandes parceiros que tenho hoje na Acasadamidia. Betão foi meu 1º padrinho.
E foi na Taterka que surgiu o carinhoso apelido de Xuxa, afinal, em SP não existem tantas loiras de olhos verdes como no RS. É minha marca registrada até hoje. Muita gente sabe quem é a Xuxa, mas não sabe quem é a Adriana Helena Schwarz.
3. Mais uma surpresa, mais um desafio… Te tornastes executiva comercial, como tudo isso aconteceu?
Minha 2ª madrinha de mercado foi a Fatima Zagari, ex diretora de midia da DPZ e irmã do famoso Walter Zagari. Ela era VP Comercial da Viacom e um dia me perguntou se eu queria ser comercial porque eu tinha “cara e jeito” de comercial. De novo, é muito interessante quando as pessoas veem qualidades em ti que tu nem imaginas ter. E ai, topei o desafio e fui ser executiva de vendas da Viacom, atendendo agencias de SP e a toda a região sul.
Foi incrível mudar de lado do balcão e poder atender as mídias como eu queria ser atendida. Enviar as informações redondinhas, “brigar” internamente no veículo pelo melhor para o mercado. Além disso tudo, pude voltar a ter contato com o mercado gaúcho, selando grandes parcerias para a Viacom e trazendo para o RS uma etapa da premiação infantil mais famosa até hoje que só acontecia no eixo Rio-SP, o Meus Prêmios Nick.
Depois de 4 anos na Viacom veio o convite para trabalhar com o Claudio Santos na RBS em SP. E como boa gaúcha, precisava ter a RBS no currículo, né?
A RBS foi uma aula de corporação, de processos, de estratégia, de pessoas. Uma experiencia incrivelmente enriquecedora, que sou muito grata e que me trouxe amigos que carrego ate hoje na minha vida.
E ai, tive a oportunidade de voltar para o RS para casar com um amigo de adolescência e poder ficar mais perto da minha família depois de 13 anos em SP. E a Acasadamidia surgiu dessa necessidade, voltei pro RS já com a representação dos canais Discovery para o RS, validada pelo meu 3º padrinho, o Ricardo Alves, Gerente Comercial da Discovery, hoje WBD.
4. A Adri Mãe, jogadora de beach tenis e inquieta?
A Adri Mãe sempre existiu. Meus amigos sempre me procuravam e procuram para pedir conselhos, eu sempre protegi muito a todos que amo e lutei contra injustiças. Na RBS até colocaram um banquinho ao lado da minha mesa para as pessoas sentarem para desabafar! Eu gosto de cuidar, mas puxo a orelha também.
Quando voltei para o RS assumi uma família com 2 enteados adolescentes que moravam conosco, então o mood mãe entrou no nível hard e, aos 43 anos, tive o Caio, um menino lindo e carinhoso que acabou de completar 6 anos e é o xodó da família. Além de mãe, já sou avó do Cadu de 2 anos e meio, filho da minha enteada.
A teimosia trilhou meus caminhos. Obviamente que a impulsividade da teimosia nem sempre é benéfica e aprendi várias lições com isso, mas sigo dando créditos positivos à teimosia sadia, àquela que te leva a questionar profundamente a tudo. E, sinceramente, acho uma qualidade positiva para o nosso mercado que vive em constante mudança, evolução e onde temos que estar em permanente aprendizado.
E o Beach? O Beach venceu! Encontrei um esporte que me identifico, que pratico por prazer, que tem competição, parceria, treino, amizades e endorfina para encarar os desafios do dia a dia. Desafios gigantes nesse nosso mercado mutante. Aqui na Acasadamidia, juntamente com a Cris Garcia que está comigo desde 2016, somos inquietas, estamos sempre em busca dos melhores parceiros, das melhores oportunidades para os nossos clientes. Estamos em constante contato com as oportunidades que surgem em SP para apresentarmos aos gaúchos e entendemos que esse é um dos propósitos da empresa: disseminar a informação, catequizar o correto, trazer inovação, colocar nosso mercado e nossos profissionais no mapa das realizações da publicidade nacional.
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 7 – A Criação do Mercado RS
A segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo iniciou com o tema “A Criação do Mercado RS” e será apresentada na segunda-feira (3) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. No sétimo episódio contamos com os participantes: Alessandro Carlucci, Planejador Criativo e UX Writer, Ricardo Bottega, Profissional de Criação com Ouro em Cannes Lions, Taise Kodama, Head of Design & Communication no GAD e William Mallet, Sócio e Diretor de Criação na 3.ag.
A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.
MÍDIA
Com a divulgação das ações dos Grupos de Mídia de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba durante as comemorações do Dia do Mídia foi possível notar um sentimento bom e que impacta positivamente de alguma forma onde veículos, parceiros digitais e tradicionais, assim como os próprios profissionais de mídia, facilitando a criação espaços para as pessoas que comparecem a esses eventos poderem fazer networking e se aproximar das tendências, assim como buscarem novas experiências e oportunidades de carreira e negócios.
É preciso moralizar esse segmento tão importante do mercado para que não se torne uma rotina chata e inconveniente. Como por exemplo, lidar com essas situações chatas, fato com uma de uma agência do bairro Bom Fim de Porto Alegre pedindo favores como se fosse um verdadeiro Bistrô de comidas e presentes. Infelizmente, o antiprofissionalismo e desconhecimento da atividade estão andando juntos nesse momento em alguns casos. Prova-se mais (de) uma vez que a mudança se faz cada vez mais necessária.
FORA DA CAPITAL
A movimentação e a capacidade de atender contas grandes das agências do Vale dos Sinos e da Serra Gaúcha estão servindo de modelo à ser seguido, e que, sem dúvidas, estão dando muito certo.
POSITIVO
A agência de publicidade que está a um bom tempo no mercado e que possui um comandante pra lá de competente deve estar trazendo para a Região Sul a maior conta do mercado financeiro do Brasil.
GRUPO RBS
Tomar um mate quentinho, acender o fogão à lenha, desenhar na janela embaçada pelo frio ou comer bergamota no sol. Esses são alguns dos hábitos que fazem o inverno no Rio Grande do Sul ser um momento sempre capaz de criar memórias especiais. Exaltando os costumes dos gaúchos na estação mais fria do ano, o Grupo RBS valoriza as tradições que aquecem o Estado com ações de comunicação 360º e conteúdos editoriais.
Com valorização a partir desta segunda-feira (26), a iniciativa será desdobrada em peças para TV, jornal (anúncios), rádio (jingle) e digital. As ações trazem participação de comunicadores da empresa e convidam o público a interagir dividindo seus costumes preferidos durante a temporada. A campanha também exalta a solidariedade, incentivando doações para apoiar quem mais precisar.
Os veículos da empresa também irão somar esforços numa robusta cobertura jornalística, trazendo todas as notícias da estação. Na RBS TV, os telespectadores podem acompanhar o que há de melhor no inverno gaúcho por meio da série ‘De Manta e Cuia’. As equipes da RBS estarão ainda nos roteiros mais visitados nesta época do ano, caso de Gramado, que nesse fim de semana, recebeu o Supersábado, da Gaúcha, com direito a muita interação com o público e distribuição de brindes.
ATL HOUSE
Fruto da parceria entre Grupo RBS, PUCRS e Tornak Holding, a ATL House completa cinco anos de operação. Unindo o espírito da Atlântida com a atmosfera universitária, a casa da rádio localizada no campus é pautada por três pilares: música, humor e entretenimento. Para comemorar o aniversário, diferentes iniciativas serão realizadas ao longo do ano com foco na conexão com os mais de 45 mil estudantes que circulam pela PUCRS.
Para dar início às celebrações, nesta quinta-feira (29), direto do estúdio da casa, serão apresentados os programas Bola nas Costas (11h), Pretinho Básico (13h) e Tá Vazando (15h). Além de acompanhar a atuação dos comunicadores, o público poderá ganhar brindes participando de um quis, além de outras atividades que irão movimentar o espaço. Às 17h, será realizado o ATL Bands – um concurso de músicas que irá selecionar cinco melhores bandas da universidade, sendo premiadas as três primeiras. Às 17h, será realizado o ATL Bands – um concurso de músicas que vai selecionar uma banda vencedora entre as cinco concorrentes. Como o foco é revelar talentos e divertir a galera, as três primeiras serão premiadas. Foram mais de 70 bandas inscritas e esta é só a primeira edição do ano.
Ao longo desses cinco anos, a casa já proporcionou diferentes atrações, sediando festivais de comédia, eventos inspirados na grade de programas, karaokê, campeonatos de games, encontros com artistas e projetos acadêmicos. Também promoveu shows de atrações como Di Ferrero, Armandinho, Nando Reis, Fresno, Vitor Kley, Serginho Moah e Wiu. Em um ambiente inovador, a ATL House contempla, ainda, um espaço de convivência que dispõe de mesas de coworking e jogos, como sinuca, fliperama, fla-flu e videogame. Na casa, o público ainda pode desfrutar das operações da hamburgueria Severo Garage, do Canal Café e Rafa Sushi.
A casa materializa a conexão da RBS com o público, oferecendo experiências aos ouvintes e gerando novos negócios.
– A ATL House é uma proposta disruptiva de relação entre veículo e audiência. Uma troca entre quem produz e quem consome o conteúdo da Atlântida. Receber diariamente na casa, muito mais do que ouvintes, universitários que se identificam com nossa marca, é uma experiência enriquecedora que nos diferencia, ainda mais, dos demais players do mercado. A casa da Atlântida dentro da PUCRS, no modelo de negócio vigente, é um luxo para poucos – destaca Alexandre Fetter, diretor artístico da Atlântida.
– Grandes grupos de comunicação ao redor do mundo têm buscado a extensão de seus conteúdos por meio de projetos de experiência contínuos, que se estabeleçam na rotina e nas jornadas diárias de seus públicos. A iniciativa da ATL House traduz bem essa ambição, de ampliar as conexões emocionais com o público da emissora, mas, além disso, promove um ambiente que mescla conteúdo e entretenimento, com uma oferta de valor relevante para os clientes que se apropriam desse ambiente como plataforma de comunicação para suas marcas no Rio Grande do Sul – ressalta Ariane Roquete, diretora de Mercado da Tornak Holding.
Aberta ao público:
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h, e sábado, das 9h às 13h, a ATL House está localizada na Rua da Cultura – espaço no campus da PUCRS criado para atividades artísticas e gastronômicas, disponibilizando uma programação aberta à população em geral.
GAÚCHOS EM CANNES LIONS
A produtora executiva gaúcha Rejane Bicca e o diretor gaúcho Fred Luz conquistaram três prêmios na 70ª edição do Cannes Lions, considerada internacionalmente a mais importante premiação da publicidade, pelo curta-metragem Buscapé, produzido pela O2 Filmes, maior produtora audiovisual do país.
No Cannes Lions 2023, o spin-off do filme Cidade de Deus ganhou o único Leão do Brasil em Film, um Prata. Anunciada no último dia, essa é a categoria mais importante e que deu origem ao festival. Em 70 anos de Cannes Lions, Film é a única categoria que esteve presente em todas as edições — inicialmente, o evento surgiu como um um prêmio aos melhores filmes publicitários. Posteriormente, foram criadas novas divisões.
Além do Leão de Prata em Film, Buscapé também garantiu o único Leão brasileiro em Film Craft, um Bronze, e um Leão de Prata em Media.
No filme de 14 minutos, Buscapé (interpretado por Alexandre Rodrigues) volta à Cidade de Deus como fotojornalista profissional para cobrir um evento dentro da comunidade. No entanto, seus planos mudam quando ele se depara com uma descoberta que dá início a uma investigação.
SBT RS
O SBT no Rio Grande do Sul passou por reformulação nos seus telejornais e tem novos editores-chefes. O SBT Rio Grande (11h30), apresentado por André Haar e Glauco Pasa, passa a ser comandado por Leonardo Bonesso. O SBT Rio Grande 2ª Edição (19h30), apresentado por Marcelo Chemale, agora fica sob a responsabilidade de Ingrid Oliveira. E Monica Rossi, antes chefe de reportagem, passa a ser editora-chefe da rede, produzindo material para os jornalísticos nacionais com a repórter Luciane Kohlmann e a produtora Maria Eduarda Petek. Todos os nomes receberam aval de José Occhiuso, diretor Nacional de Jornalismo do SBT.
A mudança ocorreu em função da transferência de Matheus Giglio, antes editor-chefe em Porto Alegre e com 10 anos de casa, para São Paulo, onde passou a comandar o novo jornal da madrugada SBT News na TV. Luciano Nunes, que também era editor-chefe local, deixou o SBT para realizar projetos pessoais.
“As trocas ocorrem em boa hora, com mudanças no SBT, como a chegada do novo gerente comercial regional, Luís Cruz, e também mudanças no projeto editorial dos telejornais, mais voltados para os problemas da comunidade e as necessidades dos gaúchos. Essa é a turma responsável por pensar o futuro da TV e do telejornalismo”, diz o editor regional Israel Fritsch.
Natural de Sananduva, Monica Rossi é formada em Jornalismo pela Ufrgs, teve experiência em produção de TV e passou por veículos como TVE, Band TV e Record TV.
Porto-alegrense, Ingrid Oliveira também é formada em Jornalismo pela Ufrgs, começou na Band TV antes de ingressar no SBT, onde produziu e editou notícias nacionais.
Há 10 anos no SBT, o jornalista Leonardo Bonesso foi produtor do Masbah! e editor de texto do telejornalismo. Natural de Cruz Alta, ele fez trabalhos para a TV Câmara, Canal do Boi e atuou na RBS TV como apresentador e repórter.
UNICRED
A Unicred, instituição financeira cooperativa, alterou algumas regras do seu programa de fidelidade, o Único. O objetivo é trazer mais vantagens para aqueles cooperados que utilizam seus cartões e incentivar o resgate de quantidades maiores de pontos. Na prática, quanto mais pontos resgatados, mais eles valem agora.
Entre as principais vantagens do programa estão o resgate de pontos para a previdência privada da Unicred, o Precaver, e na troca de pontos por Cota Capital. Com a mudança, a cooperativa se equipara ao mercado, que utiliza a pontuação por faixa, privilegiando assim os cooperados mais engajados. Dessa forma, a evolução do programa apresenta um incremento de até 20% no valor do ponto resgatado para a Cota Capital, permitindo que um cooperado, por exemplo, que resgate 65 mil pontos e, anteriormente recebia R$2.600, passe agora com esses mesmos 65 mil pontos a receber R$3.120 no aporte da sua Cooperativa.
Segundo a Unicred, o objetivo é que o cooperado acumule mais pontos no programa para otimizar os benefícios.
“Nosso compromisso é que o cooperado sinta que está recebendo seu dinheiro de volta e sendo privilegiado. Na prática, aqueles mais engajados vão ganhar mais. Todas as mudanças visam melhorias para nosso usuário, com uma plataforma mais moderna, e seguem as mais novas regras de pontos por faixa de transferência, que grande parte do mercado já utiliza. Devolver recursos ao cooperado na proporção de quem mais utiliza os produtos e serviços é a base do cooperativismo, e o maior beneficiado é sempre o próprio cooperado”, explica Luís Augusto Schüler, Diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred.
Outro dado interessante apresentado pela Unicred é que 40% dos pontos utilizados são trocados por milhas de companhias aéreas. Para entregar uma solução mais interessante para o cooperado, o novo programa também favorecerá passagens compradas dentro da plataforma, com preços muitas vezes mais atrativos do que o encontrado em outros programas de milhas. Além disso, a Unicred afirma que há outras inovações para o mercado programadas para os próximos meses e, que devem ser anunciadas em breve.
SPR
Com foco e presença cada vez mais forte e atuante no mercado do agronegócio, a SPR celebra a conquista de duas contas envolvendo importantes empresas do segmento. As gaúchas Stara e FertiSystem passam a compor a cartela de clientes da agência, que já atende o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), a IBASA, laboratório de produtos veterinários para animais de pequeno e grande porte, e recentemente anunciou a conquista da HELM do Brasil, subsidiária brasileira da multinacional alemã focada em soluções para a agricultura, como fertilizantes e defensivos agrícolas. Com as novas contas, a SPR fortalece ainda mais a atuação no segmento.
A SPR entra na Stara, que tem matriz em Não-Me-Toque/RS e mais de seis décadas de inovação e evolução constante no agronegócio, com a missão estratégica de padronizar a comunicação dos concessionários e das redes sociais da marca. A agência tem como desafio desenvolver um projeto inovador de padronização das concessionárias, criando um modelo único de comunicação da rede que deve impactar no fortalecimento da marca institucional.
Já a aproximação com a FertiSystem se iniciou com um projeto de arquitetura de marcas, que contou com a participação da Estrategeria. O projeto foi o start de uma parceria que foi renovada, fazendo com que a SPR fosse escolhida para dar continuidade aos projetos estratégicos, entre eles as quatro principais campanhas da empresa no ano de 2023, além de um facelift da marca. A FertiSystem nasceu em 2002, em Passo Fundo/RS, e tem como propósito criar inovações em plantabilidade, gerando soluções sustentáveis e de alta tecnologia. Seus produtos estão presentes em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil, sendo que o Auto-lub revolucionou o mercado de dosadores de adubo.
“Estamos muito felizes que já passamos a colocar nossa expertise de estratégia e criatividade para cinco clientes deste pujante mercado que é o Agro Brasileiro. Com a chegada da Stara e da FertiSystem, isso se intensifica mais ainda, já que estamos falando de marcas muito atuantes neste nosso país continental, onde o agrobusiness se apresenta com necessidades muito específicas devido a suas várias personas e culturas”, pontua Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR.
DROPS DO CARVALHO
Episódio 48 – Raiz da Diferenciação
Episódio 49 – A Liberdade das Redes Sociais
LOJAS LEBES
Com olhar voltado a programas de sustentabilidade e de proteção ao meio ambiente, o Grupo Lebes vem investindo, desde 2019, em projetos de energia solar para tornar a Lebes cada vez mais verde.
A companhia já conta com 15 usinas de consumo local. Além disso, inaugurou essa semana uma mega usina na cidade de Tapes/RS, a LEBES 1, e concluirá brevemente mais uma mega usina em Montenegro/RS, a LEBES 2.
Com a finalização do projeto, a partir de agosto, a rede passará a operar suas 350 filiais com energia solar, o que representa uma redução de emissão de 260 toneladas de CO2 por ano na atmosfera, o equivalente ao plantio anual de 92 mil árvores.
“Chegar a 100% das nossas unidades com energia fotovoltaica é um antigo sonho e uma grande conquista. Foram quatro anos de muito trabalho e dedicação com um investimento de R$ 25 milhões”. Agora estamos mais verdes do que nunca: no nosso logo, no “sangue verde” dos colaboradores e nas práticas de ESG”, comenta Otelmo Drebes, presidente do Grupo Lebes.
WT.AG
A WT.AG venceu a concorrência e conquistou a conta de mídia e performance da Assist Card – referência em assistência integral aos viajantes. A atuação da agência de publicidade terá foco na estratégia de mídia paga e SEO por meio de um time dedicado a alcançar maior eficiência em termos de cobertura, consistência e resultados. Desde maio de 2023, a WT.AG já trabalha para otimizar e maximizar o desempenho da Assist Card.
“Estamos entusiasmados com a oportunidade de trabalhar com a Assist Card e enfrentar o desafio de trazer resultados consistentes de negócios, combinando inteligência de mídia e criatividade na criação de conteúdo”, afirmou Lucas Feltes, CEO e sócio-fundador da WT.AG.
“Passamos por um momento de grande aprendizado nos últimos meses e chegamos à conclusão que precisávamos de uma agência que entendesse que seu principal papel não é apenas gerar publicidade, mas sim fomentar vendas”, diz Alexandre Camargo, diretor-geral da Assist Card no Brasil. “Por isso, elegemos a WT.AG – mais do que agência online, estamos nos aliando a um grande parceiro comercial, que alavancará nossas vendas nos canais digitais.”
A WT.AG é uma agência de comunicação com escritórios em São Paulo e Novo Hamburgo/RS, que atua em diversas áreas, incluindo branding e performance. A agência trabalha com outros clientes renomados, como Unilever, Vicenza, Via Marte, Arezzo & Co, Unicred do Brasil, Abicalçados, Carrano, Capodarte, Multiplan, Supper Rissul, Macromix, FTD Educação e NürnbergMesse Brasil.
INSTITUTO CALDEIRA
Até o dia 1° de julho, o Instituto Caldeira e a Meta, empresa de tecnologia e inovação com foco em transformação digital, realizam um programa de imersão no ecossistema de inovação canadense. O Corredor Toronto-Waterloo é hoje o segundo maior cluster de tecnologia da América do Norte e abriga desde hubs de startups a gigantes da tecnologia, como IBM, Google e Microsoft. A Missão Canadá tem como objetivo conectar o ecossistema gaúcho às oportunidades, pluralidades e demandas locais. Para isso, uma delegação de 20 empresários se juntam ao Caldeira na viagem, destinados a fechar negócios e aprender com o ecossistema de inovação do país. O projeto recebe apoio do SEBRAE-RS, por meio de subsídios de 50% dos gastos no local, para que startups gaúchas interessadas em internacionalização participem do projeto.
O Canadá é conhecido pela diversidade de nacionalidades e culturas que se convergem em setores do mercado. Hoje, 25% da força de trabalho especializada no país é de imigrantes, e no total soma mais de 15 mil empresas de tecnologia. O que, segundo Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira, pode ser proveitoso. “A ideia é aproximar o ecossistema gaúcho dos players globais. Construir a ponte para facilitar e incentivar o acesso a novas tecnologias e práticas culturais que o país tem a oferecer.”
O programa de imersão inicia com a participação no Collision Conference, uma conferência de tecnologia sediada em Toronto, com estimativa de 40 mil participantes de 140 países. O evento conta com speakers e empresários que propõe ao público discussões sobre o futuro da inovação e insights de mudanças que estão por vir. Geoffrey Hinton, pioneiro da Inteligência Artificial, é um dos palestrantes confirmados. Para esta edição, dentre outros nomes estão Adam Selipsky, CEO da Amazon Web Services (AWS), Tara Bunch, head de operações global da Airbnb e Assaf Rappaport, CEO do Wiz.
A preparação para a missão acontece ainda no Brasil, como forma de tornar a viagem o mais efetiva possível. O Instituto Caldeira e a Meta desenvolvem um diagnóstico de alinhamento sobre as dores, estágio de tecnologia e expectativas de cada empresa participante do programa. Essas são as informações para o planejamento de conexão das soluções canadenses com o que os negócios brasileiros buscam.
PROTARGET
Às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, a Protarget, agência de comunicação liderada pelos sócios Annie e Ricardo Müller, lança campanha que valoriza os talentos e lideranças LGBTQIAPN+ que fazem parte do seu time e dá destaque à presença dessas pessoas em toda a indústria criativa publicitária. Além de também reafirmar seu posicionamento como uma agência que preza pela equidade e pluralidade entre os seus colaboradores.
Com o posicionamento “Crio com orgulho”, a Protarget define a importância de abraçar o processo criativo com confiança em suas habilidades e referências, incentivando a originalidade. Por isso, a campanha é idealizada, criada e protagonizada pelo próprio time, também modelos da campanha.: André Oliveira, Alexandre Tremarin, Hector Souza, Leonardo Vitorino, Mell Vitorino e Nicole Maciel, integrantes da empresa que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+.
Alexandre Tremarin, Head de Planejamento da Protarget, afirma: “sempre digo que quando crio, deixo um pouco da minha subjetividade e construção pessoal, então faz toda a diferença eu ser gay, sim! Estar em um lugar que me entende e tem muitos dos meus, genuinamente, sem interesses, me faz ser muito mais livre pra criar. Assim, deixo minha marca com muito orgulho, e jamais sozinho: sempre com quem me ajuda a ser quem sou!”.
Nicole Maciel, Atendimento da Protarget, compartilha conosco: Com essa campanha eu consigo oficialmente passar por cima de diversos obstáculos, tanto internos quanto externos. É sobre deixar a minha verdade. É sobre o que eu penso. É sobre quem quero ser e já sou. É sobre dizer com orgulho que sou uma mulher homossexual publicitária.
A campanha tem como título criativo “Aqui deixo minha marca”, elucidando o processo criativo de um publicitário, que traz em todas as suas estratégias, campanhas, materiais e criações no geral suas referências de vida e de mundo. E, claro, afirmando que a originalidade e a verdade jamais serão apagadas ou invisibilizadas. A marca de uma pessoa aqui é representada pela sua digital, a forma mais precisa de identificar se ela esteve presente em um lugar ou como caminho de comprovar sua identidade.
A campanha é majoritariamente digital e possuirá veiculação em alguns pontos da região metropolitana de Porto Alegre. Siga a @protarget_ para acompanhar mais dos materiais criados para o Mês do Orgulho.
SOPRANO
A Soprano está entre os finalistas do prêmio Top Móbile, reconhecido como o principal do setor moveleiro no país. A Unidade de Componentes para Móveis concorre na categoria Fechaduras para Mobiliários, que estreia nesta 18ª edição da premiação.
Na pesquisa, foram 400 indústrias moveleiras consultadas em todas as regiões brasileiras. Elas indicaram qual é a primeira marca lembrada ao se falar em fechaduras para mobiliário. As respostas colocaram a Soprano, que tem o maior mix desses dispositivos do mercado, pela primeira vez como finalista do prêmio.
A ampla linha de produtos da marca inclui, além das fechaduras tradicionais, as fechaduras digitais para móveis que têm apelo inovador e tecnológico. É o caso das que oferecem fechamento e abertura com senha, cartão, tag e biometria. Estes produtos atendem a uma variada gama de necessidades dos clientes, incluindo armários de academias, vestiários de empresa, armários de bibliotecas e escolas, gavetas, gaveteiros e armários de escritórios, lockers, guarda-volumes e até móveis residenciais, como roupeiros.
“Ficamos muito contentes com a indicação, que é fruto de muito trabalho. A presença da Soprano entre os finalistas nos honra e indica que temos nos comportado de acordo com as necessidades do mercado”, comemora Fabiano Piccoli, diretor das Unidades Componentes para Móveis e Fotovoltaico.
A cerimônia de premiação do Top Móbile está marcada para o dia 18 de julho, no Espaço Milleniun/Secovi, em São Paulo.
W3HAUS
A W3haus, agência do Grupo Stefanini, é shortlist do Gerety Awards, uma premiação global composta por júri 100% feminino que reconhece o padrão de excelência criativa em comunicação. A agência já havia sido pioneira em 2019, como a primeira agência brasileira a ser considerada na premiação. Agora, mais uma vez, a agência entra no shortlist em 2 categorias, Health Cut e Innovation Cut com o case “Pele no glow, orgasmo no flow”, uma colaboração entre Quem Disse, Berenice? e pantynova.
Criada para celebrar o Dia do Orgasmo, a campanha ganhou destaque ao abordar as conversas crescentes nas redes sociais sobre cuidados com a pele (skincare) e bem-estar sexual (sexual wellness) – temas que tiveram um crescimento significativo durante e o pós pandemia. A ação normalizou o assunto, que ainda pode ser considerado tabu para algumas pessoas, colocando o orgasmo como um passo de cuidado com a pele, além de reforçar o posicionamento de Quem Disse, Berenice? como marca indisciplinada, empoderada e questionadora.
“A indicação da W3haus ao Gerety além de um reconhecimento ao talento criativo do time celebra a nossa capacidade de conectar as marcas com assuntos e estratégias de relevância global.” afirma Daniele Almeida, diretora executiva de Criação e Conteúdo da W3haus.
O júri, composto exclusivamente por profissionais criativas do gênero feminino, terá a importante tarefa de escolher os vencedores das categorias Bronze, Prata, Ouro e o cobiçado Grande Prêmio. Os resultados serão anunciados em 5 de setembro, juntamente com os vencedores gerais da rede e da agência do ano.
FEEVALE
A Universidade Feevale está com inscrições abertas para o curso “Saiba como melhorar o relacionamento com a imprensa”, cujo objetivo é auxiliar profissionais a criarem relações duradouras com veículos de comunicação e orientá-los a respeito da lógica jornalística que chama a atenção no momento de oferecer sugestões de pauta à imprensa. Destinada a integrantes de órgãos públicos e instituições privadas, jornalistas e estudantes de Jornalismo e de Relações Públicas, a qualificação acontece nos dias 22 e 29 de julho, das 9h às 12h e das 13h às 18h, no Câmpus II (ERS-239, 2755, bairro Vila Nova, Novo Hamburgo).
O ministrante será o jornalista João Víctor Torres Penso, que possui experiência como editor de Política e repórter no Jornal NH e no jornal O Diário da Encosta da Serra. Também foi assessor de imprensa nas prefeituras de Novo Hamburgo e Estância Velha e no Esporte Clube Novo Hamburgo. Interessados devem se inscrever em www.feev.as/73379f1, mesmo endereço onde estão disponíveis mais informações sobre o curso.