A Kantar também pediu aos entrevistados brasileiros que citassem marcas e empresas que consideram inclusivas e eficazes em termos de práticas de diversidade.
A consultoria não divulgou os detalhes de todo o ranking nacional, mas adianta que, no País, O Boticário, Globo e Natura foram as mais lembradas pelos consumidores.
Já globalmente, os consumidores também foram instigados a responder sobre quais empresas consideram mais ativas e eficazes em relação às práticas dos pilares de diversidade, equidade e inclusão.
Nesse aspecto, o Google foi a empresa mais bem classificada, seguida por Amazon e Nike.
Veja, abaixo, o ranking das 10 marcas mais bem classificadas no Brand Inclusion Index da Kantar em 2024:
1.Google
2. Amazon
3. Nike
4. Dove
5. McDonald’s
6.Netflix
7. Coca-Cola
8. Adidas
9.Disney
10. Apple
Discriminação e oportunidades de melhorias
Outro aspecto destacado pela Kantar em relação ao recorte brasileiro da pesquisa é a oportunidade que as empresas ainda têm de aprimorar os pilares de diversidade e inclusão para, de fato, contribuir com a evolução da sociedade.
Entre os entrevistados brasileiros, 54% dizem já ter sofrido algum tipo de discriminação. Desse grupo, 70% afirmam que o ato aconteceu em seu próprio ambiente de trabalho ou em estabelecimentos comerciais.
Ao mesmo tempo, os brasileiros consideram que as marcas têm responsabilidade em ajudar a mudar esse quadro: para 76%, as empresas têm papel de ajudar a tornar a sociedade mais justa.
Segundo Maura Coracine, diretora de digital e mídia da Kantar Insights Brasil, a população percebe que as marcas trazem mais os temas de diversidade, equidade e inclusão em suas ações de comunicação, mas ainda existe uma distância entre aquilo que elas falam e o quê, de fato, fazem.
“As marcas mais bem sucedidas em DEI, na percepção dos brasileiros, são aquelas que não só comunicam suas ações, mas que de fato transformam a sociedade em que estão inseridas”, avalia Maura.
FONTE: (Meio e Mensagem)