Do total, 13,2 milhões são acessos TV por assinatura padrão, enquanto que 2,3 milhões são acessos Livre via satélite. No geral, o setor perdeu exatamente 144.391 clientes entre março e abril.
Em relação às principais operadoras de TV por assinatura que oferecem o serviço no mercado brasileiro, assim como no mês anterior à apuração da Anatel, a Claro mantém a liderança com 6,65 milhões de acessos, seguida da SKY/AT&T com 4,35 milhões. A Oi contabilizou 3,04 milhões ativos e Vivo com 1,05 milhões de clientes.
A participação de mercado continua sendo liderada pela Claro, que tem market share de 42,9%, mantendo a mesma porcentagem do mês de Março, assim como a Vivo que continuou na quarta posição tendo 6,8% de participação. O segundo e terceiro lugar continua sendo ocupado pela SKY e Oi, respectivamente, mas a SKY passou a ter 28,1% de mercado (ante 28% de março), enquanto que a Oi perdeu mercado, saindo de 19,8% para 19,6% em abril.
Vale ressaltar que a Oi vendeu sua base de assinantes da Oi TV para a SKY, sendo que em breve a Oi não fará mais parte desse mercado, possibilitando que a SKY ameace o posto de liderança da Claro.
A presença da fibra óptica no segmento de TV por assinatura ainda é bem tímida, tendo participação apenas 8,5% no mercado, sendo que a satélite domina o mercado com 57,9%, seguida da Cabo coaxial com 33,6%.
Assim como houve queda em todo o serviço, não seria novidade acontecer o mesmo nas regiões do Brasil. O destaque vai para o Centro Oeste que teve queda de 1,5%, saindo de 843 mil acessos em março para 830 em abril. Em seguida vem o Sul, com redução de acessos em 1,1%, saindo de 2,34 milhões para 2,31.
O Sudeste registrou 8,70 milhões de acessos em abril, ante 8,78 milhões em março, uma queda de 0,9%. Em seguida vem o Nordeste que teve redução de acesso em 0,8%, saindo de 3,05 para 3,02 milhões. O norte teve a menor queda, com 0,5%, tendo registrado 635 mil acessos em abril, contra 639 mil no mês anterior.