A espanhola Airway Shields foi anunciada nesta sexta-feira (31/3) como a grande vencedora da competição de startups da segunda edição do South Summit Brazil 2023. As empresas Incentiv, Alana AI, Bankuish e Trashin ganharam nas categorias Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time, respectivamente. Das vencedoras, três startups são brasileiras.
A competição recebeu mais de 2 mil inscrições de projetos de diferentes setores e estágios de desenvolvimento — o dobro da primeira edição, realizada em maio de 2022. Com inscritas de 86 países, a iniciativa contou com ampla adesão de startups brasileiras, de 92% dos estados, com destaque para o Sul e Sudeste, com representantes de São Paulo e Rio de Janeiro.
Um comitê escolheu 50 finalistas, levando em consideração critérios como inovação, viabilidade do projeto, escalabilidade, equipe e potencial interesse de investidores. Separadas por setores de atuação (Indústria 5.0, Sustentabilidade, Enterprise, Saúde e Fintech), essas startups apresentaram seus projetos no primeiro dia de evento (29/3) e 10 foram selecionadas para concorrer ao prêmio.
Além das conexões criadas durante o evento, as startups campeãs vão receber mentorias para aprimorar o pitch. Na primeira edição, a grande vencedora foi a Yours Bank, banco digital para o público infantil e adolescente, que oferece um app e um cartão pré-pago para os jovens que pode ser acompanhado pelos responsáveis, com foco na educação financeira.