Como você define quem é Luiz Lara?
Eu diria que sou um leitor voraz, apaixonado pela comunicação e por sua capacidade de gerar impacto positivo na sociedade e na economia. Minha trajetória sempre foi orientada pela crença de que a publicidade é uma força motriz para as indústrias e para o desenvolvimento de marcas, ao mesmo tempo em que desempenha um papel fundamental na cultura e na inovação. Hoje, como presidente do Cenp, encaro a missão de fortalecer o mercado publicitário como um compromisso coletivo, reunindo anunciantes, agências, veículos e elos digitais para que todos avancem de forma alinhada e em sintonia com as transformações da indústria.
A posição das entidades como Abap e regionais perderam força e prestígio no mercado de comunicação? Por quê?
As entidades, como a Abap e suas representações regionais e o mercado com um todo, têm enfrentado desafios, devido hiperfragmentação das mídias e sua consequente mudança no comportamento de consumo de conteúdo por parte dos consumidores, mudando a dinâmica da comunicação e o negócio. No entanto, não vejo perda de força, a entidade se revitalizou e permanece essencial ao promoverer o diálogo entre as partes interessadas e defende os interesses do setor institucionalmente. A Abap é uma das entidades mantenedoras do Cenp desde sua fundação há 26 anos. Como tal, trabalhamos conjuntamente para fortalecer e modernizar a governança da atividade publicitária, que passa por uma grande disrupção, com uma visão que integra todas as regiões e fomenta a competitividade.
Qual a finalidade dos CenpHubs regionais, unir mais ou trazer novos conteúdos?
As edições do CenpHub têm o propósito de reunir o mercado publicitário em cada localidade e trazer conteúdos que dialoguem diretamente com as necessidades e desafios regionais. Nossa proposta é criar um espaço onde profissionais de marcas, veículos, agências e elos digitais possam discutir questões que afetam o mercado de forma local, sem perder a conexão com o que acontece em âmbito nacional e global. É uma oportunidade para fortalecer laços, compartilhar insights e trabalhar juntos para resolver desafios comuns, promovendo assim um mercado mais conectado.
As agências perderam muito com os veículos sendo cada vez mais influentes e tendo comerciais mais completos e buscando soluções para os anunciantes?
É verdade que os veículos de comunicação têm explorado novas frentes para abordar os anunciantes diretamente, mas isso não significa necessariamente uma perda para as agências. Ao contrário, isso exige que as agências se adaptem e fortaleçam seu papel estratégico. Hoje, elas precisam oferecer não apenas criação e planejamento, mas também consultoria completa e insights de negócios que ajudem os anunciantes a navegar em um cenário midiático mais complexo e conectado. No Cenp, incentivamos uma integração entre todos os elos do mercado para que juntos possam maximizar as oportunidades, somando forças ao invés de competir isoladamente.
O CENP pode e vai conseguir ser mais representativo nos mercados regionais?
Sem dúvida, esse é um dos nossos maiores objetivos. O Cenp tem trabalhado intensamente para se aproximar dos mercados regionais e torná-los parte importante da nossa atuação. Temos cerca de 1.100 agências certificadas pelo Cenp em todo o Brasil que funcionam como dínamos das economias locais. A criação do CenpHub, que está na sua 4ª edição, agora em Porto Alegre é uma demonstração desse nosso olhar para o mercado local. Além disso, acabamos de lançar o Cenp Educa, uma plataforma de educação totalmente remota, que tem como foco principal ajudar na capacitação e formação dos profissionais dos mercados regionais. Costumo dizer que nossa sede está na Avenida Paulista, em São Paulo, mas nossa atenção está no Brasil todo, apoiando e reconhecendo as particularidades e a força de cada estado e região.