GRATIDÃO
Por José Maurício Pires Alves, Diretor Cultural da APP e CEO da Atalho Soluções em Comunicação
Há algum tempo venho desenvolvendo uma ação que muito me alegra: agradecer e reconhecer o valor dos que nos servem, nos atendem bem e satisfazem nossos desejos.
É muito bom ver o sorriso dos servidores quando vêm sua atenção e seu trabalho reconhecidos. Já penso naquela pessoa chegando em casa e contando para seus familiares que foi valorizado o seu serviço e o mérito de sua atuação.
O fato de agradecer a alguem faz com que as pessoas se sintam amadas, reconhecidas e valorizadas.
E não é bom só para elas, é melhor para nós também.
Tenho guardada uma receita que vi tempos atrás: “quando você é gentil com os outros, o seu cérebro produz hormônios e neurotransmissores como a serotonina que nos ajudam a construir relacionamentos com os outros, promovendo sentimentos positivos”. “A gratidão, quando alimentada todos os dias, serve como um estímulo que aumenta a resiliência e a persistência em hábitos saudáveis”.
Este é o pensamento do psicólogo americano Martin Seligman que criou o conceito de Psicologia Positiva e sugere o treino da gratidão diária que atua diretamente sobre programações cerebrais que atrapalham a nossa saúde emocional.
Então, gente amiga, vamos valorizar as pessoas que nos servem.
E nunca nos esqueçamos de agradecer aos poderes superiores pela vida e pela felicidade que nos proporcionam.