NOTAS DA SEMANA – 06.04.2023

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ENTREVISTA COM LETÍCIA TODESCHINI

1. Quem é Letícia Todeschini?

A Letícia que poucos conhecem no mercado é mãe da Heloisa e esposa-namorada do Otávio, descendente de italianos, sangue quente e defensora da verdade.

2. A música, a família, os pets, os amigos fora do trabalho e quais outros amores?

Estudei música dos 6 aos 18 anos. Toco flauta transversa e amo de paixão cantar. Já fiz teatro amador e me apresentei no Teatro São Pedro nos tempos da querida Eva Sopher.

Gosto de preservar amizades antigas com a mesma intensidade com que gosto de criar novos laços.
Amo pets desde muito pequena. Se meus pais não me controlassem, teria levado uma matilha para um apartamento de apenas dois quartos.

Por influência da avó e das tias costureiras curto muito moda, acessórios, sapatos, etc…

Sou uma vendedora nata e desde os tempos mais remotos! Já vendi de tudo um pouco, ora para ter renda extra, ora somente pela “curtição”.

3. Como foi o começo da tua carreira?

Comecei em agências de publicidade ainda quando cursava a graduação na PUCRS, na famosa Famecos. Mas os melhores professores encontrei no mercado, na SLM, na Paim, na Dez Propaganda, entre outras.

Me “encontrei” como Atendimento de Contas, o que não poderia ser diferente. O atendimento consultivo sempre esteve no meu DNA, e daí parti para a área comercial, assim como em veículos que foram um pulo.

Estreei como executiva de veículo meio mais apaixonante: o Rádio, nas emissoras Pampa e Continental.

Depois passei por grandes aprendizados no Grupo RBS, na Rede Itapema, no Grupo Bandeirantes, assim como a saudosa Ipanema FM e Metro Jornal.

E então, foi a hora de resgatar um sonho antigo… Hora de empreender!

Aventurei-me, deixei a zona de conforto pela primeira vez e comprei uma Pet Shop. Aos amantes dos Pets, imaginem o deleite de trabalhar com esses peludos, nesses anos aprendi horrores. Já houveram situações que funcionários me deixaram na mão, portanto entendi mais sobre estar do outro lado do “balcão”, assim adquiri bagagem… Não foi moleza! Então, lembrei do meu querido mercado publicitário, que estava logo ali, e sempre de braços abertos para quem faz o que é certo, é honesto e deixa sua marca.

Vendi a Pet Parcão e fui para a H Mídia, dessa vez desbravar o segmento de OOH.

Depois dessa temporada, uma amiga de longa data, também vendedora, conhecedora da minha paixão por moda, propôs dividir sociedade em loja especializada em moda feminina.

Meu espírito empreendedor falou alto e com coragem abrimos o negócio que se manteve firme mesmo atravessando a pandemia da Covid-19.

Em 2022 voltei ao mercado publicitário a convite do Diretor Comercial, Carlos Toillier, em sua gestão na TV Record.

Hoje, retorno ao Grupo Band após 10  anos, novamente a convite do Diretor Comercial, Carlos Toillier, agora na Band RS, para resgatar uma parceria incrível, que tem tudo para evoluir!

4. Da empreendedora até a comunicação em vendas tudo foi muito bom… Mesmo com os perrengues circunstanciais?

Nesta trajetória fiz escolhas: empreendi, desviei rotas e depois retornei ao mercado. Me orgulho da caminhada, pois foi repleta de aprendizado, amizades e muita bagagem. Hoje sou mais segura, pois sei o onde devo estar e o que tenho a oferecer.

Empreendi em dois momentos fora do mercado de propaganda. Depois, voltei mais forte, com mais experiência através dos aprendizados da jornada. Que minha coragem, inquietude e otimismo sempre me acompanhem.

GRAMADO SUMMIT

A principal conferência de inovação, tecnologia e empreendedorismo do país – Gramado Summit – inicia em uma semana. O evento está marcado para acontecer nos dias 12, 13 e 14 de abril, e pretende reunir mais de 500 empresas na feira de negócios, mais de 350 palestrantes nos palcos de conteúdo e mais de 10 mil visitantes de 21 estados brasileiros.
O evento será sediado no Centro de Feiras Serra Park, em Gramado/RS. A estrutura do evento divide-se em uma feira de negócios e em diversas áreas de conteúdo, com programações simultâneas. Tradicionalmente, a feira reúne startups em estágio inicial e, ao mesmo tempo, marcas já consolidadas no mercado.
Nas plenárias, são abordados temas ligados à tecnologia, inovação, comunicação, vendas, indústria, transformação digital, liderança, investimentos e cases de empreendedorismo. Ao todo, serão sete palcos de conteúdo, sendo eles: Quebrada, Saúde, Startups, Finanças, Marketing, Inovação para o Setor Público e o tradicional palco principal.
Entre os palestrantes anunciados estão José Carlos Semenzato (Shark Tank Brasil), Washington Olivetto (W/Cast), Maju de Araújo (modelo internacional e primeira embaixadora com Síndrome de Down da L’Oréal Paris), Helena Bertho (head de Diversidade do Nubank), Monique Evelle (Inventivos), Pequena Lô (Influenciadora), Edu Lyra (Gerando Falcões), Carol Paiffer (Shark Tank Brasil), e Joel Jota (Treinador de alta performance). Todos os nomes podem ser conferidos aqui.
Além das palestras e da feira de negócios, o evento realiza algumas competições de cunho tecnológico para os participantes e expositores, como a tradicional Batalha de Startups (que premia a melhor startup da feira com um investimento financeiro) e o Código Aberto (que busca a melhor solução tecnológica para a rede hoteleira Laghetto). Também participam do evento centenas de investidores.
A programação com a grade de palestras pode ser conferida neste link.
“A Gramado Summit se consolida cada vez mais como um evento nacional, tendo participantes de praticamente todos os estados brasileiros. Bateremos recordes de público, de expositores e, com certeza, faremos um grande evento em termos de networking e geração de negócios”, comenta o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi.

SINERGY

Nessa semana se concretizou uma grande conquista para o departamento comercial da Sinergy, Simone Faccin, que estava na SetDoor, desempenhando um papel importantíssimo no mercado de mídia, passa a integrar a equipe de executivos comerciais dessa grande empresa que só cresce no segmento de OOH.

VERA BAVARESCO

Encerrou-se com honras e méritos o período de Vera Bavaresco como executiva comercial de alto nível nos renomados veículos da RBS.

O mercado está atento para com essa profissional que já está fazendo propostas e em breve divulgaremos as novidades.

DINAMIZE

A Dinamize, que há 23 anos se consagra no mercado de tecnologia desenvolvendo softwares voltados ao setor, acaba de lançar mais uma novidade que promete aumentar as chances de conversão e garantir leads e clientes engajados. A automação para WhatsApp é uma integração direta entre a companhia e a big tech Meta que vai proporcionar o envio de mensagens pontuais e automáticas em meio a um serviço totalmente flexível e integrado a e-mail, SMS, push e réguas de automação. A novidade deve incrementar em 7% a receita da empresa, que prevê atingir os R$ 28 milhões até o fim do ano.
Além disso, a estimativa é impactar 30% da base atual de clientes até julho, aumentando o ticket médio do grupo em 40%. A expectativa também gira em torno de conquistar 300 novos clientes em 2023 apenas com essa funcionalidade. Hoje, a Dinamize atende a cerca de 22 mil marcas.
O principal diferencial em cena é a flexibilidade de adesão ao serviço. “Em outras empresas, a automação de WhatsApp é liberada apenas com a contratação de pacote ‘fechado’, mas na Dinamize os clientes pagam pelo número de mensagens enviadas e de respostas. Com esse valor flexível, é possível decidir quanto investir de acordo com as demandas de relacionamento e vendas de cada mês”, explica Jonatas Abbott, sócio diretor executivo da Dinamize.
Clientes da plataforma de automação de marketing poderão criar mensagens para envio de WhatsApp considerando o comportamento dos contatos. Há variadas possibilidades, como mensagens de boas-vindas, recuperação de carrinhos abandonados, produtos recomendados, ações de recompra, campanha de aniversário, comunicações baseadas em atualizações cadastrais etc.
“Antes, o envio de WhatsApp não estava disponível entre as emissões automáticas; os envios pontuais também são novidade. Nesse caso, os clientes podem criar ações específicas para tentar recuperar o engajamento de contatos, ou mesmo ampliar as chances de conversão utilizando a mídia como complemento aos envios de e-mail marketing e SMS”, ressalta Abbott.
A funcionalidade integra a Dinamize Automation, plataforma de automação de marketing digital da companhia. A marca ainda oferece recursos que auxiliam a captação de novos contatos (integração de formulários do site, conexão com Facebook Lead Ads, pop-ups para o site, landing pages e outros), o relacionamento e a geração de vendas (e-mail marketing, SMS e notificações push) e a gestão de leads e clientes (relatórios de origem dos leads, funil de vendas, dados sobre campanhas de e-mail marketing, landing pages e disparos de WhatsApp, número de visitantes do site versus clientes conquistados e outras informações).
No mercado da tecnologia desde 2000, a Dinamize tem operações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Joinville e Curitiba. Além disso, conta com unidades nos Estados Unidos, no Canadá e em Portugal. São marcas de peso atendidas no Brasil e no exterior, como Unimed, XP Investimentos, Beto Carreiro, Speedo, Umbro, Kopenhagen, Bob’s, Pizza Hut, Jorge Bischoff, entre outras.

SBT RS

O “Masbah!” deste sábado (08), vai até a Barra do Ribeiro conhecer a Fábrica de Gaiteiros, um projeto social e cultural do Instituto Renato Borghetti que reúne jovens apaixonados pela música gaúcha. Lá, eles aprendem a tocar gaitas e também produzem todo o instrumento, feito de madeira sustentável.

Em clima de Páscoa, a atração mostra uma novidade: as cucas, receita famosa entre os gaúchos, adaptadas como opção de ovos de Páscoa. O programa visita um ateliê de Porto Alegre, que serve mais de 20 sabores – entre doces e salgados – da receita.

A apresentadora Brunna Colossi também acompanha um dia de trabalho de uma turma cheia de energia e conhece pessoas da melhor idade que decidiram seguir trabalhando como modelos de campanhas publicitárias.

Também tem a dupla sertaneja Israel & Rodolffo, que esteve em Novo Hamburgo e participou do quadro “Diz Aí”, respondendo perguntas dos fãs gaúchos.

Em seguida, o programa “Anonymus Gourmet” apresenta uma receita especial para o feriado: a “Torta de Páscoa” e o amendoim cri cri.

Já no domingo tem “Na Beira do Fogo com El Topador”, com o Mestre Parrillero Antônio Costaguta. Ele traz um peixe com legumes na brasa, receita ideal para o dia da Páscoa.

CTX PESQUISA

Às vésperas de completar 25 anos como empresa, A ComTexto viu nesse momento uma oportunidade para reposicionar a marca: agora somos a CTX Pesquisa. Mais que apenas simplificar o nome, buscamos significado. O “C” é de Consumo, o “T” e de Tendência e o “X” representa a Experiência.

Quando nascemos, lá em 1998, longos textos analíticos eram muito valorizados. Assim, escolhemos esse nome, ComTexto, de comunicação+texto. E assim atravessamos as privatizações do governo FHC, a massificação da Internet, o surgimento vertiginoso das redes sociais, a Nova Classe Média dos primeiros Governos Lula, com o foco se dirigindo à base da pirâmide, além de termos visto o amadurecimento de duas gerações, a Y e a Z.

Mas o tempo passa, o ambiente muda e as reinvenções precisam acontecer. Aliás, a capacidade de reinvenção é uma característica da qual nos orgulhamos muito.

Já faz algum tempo que temos atuado em projetos essencialmente focados em consumo, tendência e experiência, trabalhando com as pessoas em seus ambientes reais e deixando um pouco de lado os ambientes controlados. São projetos que vão mais direto ao ponto, são mais ágeis, mais no ritmo dos dias atuais.

A motivação para mudar a marca também tem a ver com dois outros aspectos: nossa parceria internacional com a Trendsity Latam, de Buenos Aires, que nos levou a atuar em projetos de nível continental, e a necessidade de transmitir que nosso currículo é a base, é um patrimônio, mas que estamos com os olhos sempre voltados ao que vai acontecer em termos comportamentais e mercadológicos.

Assim, os 25 anos, o novo jeito de trabalhar, a internacionalização, o foco no futuro e a necessidade de incluir tudo isso na marca foi o que nos levou a adotar esse novo modo de comunicação com o mercado: CTX _para novos contextos.

Nós contamos com o apoio de dois profissionais: Vinícius Mano e Leo Ambros. Pelas mãos deles, passamos por um processo de rebranding, discutindo o nome, a forma, o conteúdo e como tudo isso deveria combinar com o que pensamos, com o que fazemos e com o que queríamos dizer.

Discutimos possibilidades de nomes, frases de apoio, cores e tipos de letra. Tudo! Demos esse presente à “firma” em seus 25 anos: um processo profissional para a construção de uma nova marca.

Fizemos conosco o que muitas vezes indicamos que nossos clientes fizessem. Um processo detalhado, cuidadoso, com início, meio e, agora, fim: a marca está mudada.

Pessoas jurídicas são como pessoas físicas: elas, hoje em dia, têm mais de uma vida ao longo de suas trajetórias. Estamos encarando esse momento como uma reinvenção da empresa.

Sempre buscamos a excelência em cada etapa do processo: somos detalhistas na hora de ‘tirar’ o briefing, focados em adequação na hora de escolher as técnicas e desenhar a estratégia de pesquisa, quase obsessivos quando da operacionalização e incansáveis ao final, momento de gerar insights e desenhar caminhos estratégicos. Isso não vai mudar.

Nossa evolução envolve a inclusão de novas técnicas de coleta, fruto da parceria internacional, uma atenção cada vez maior a questões visuais, como a oferta de vídeo-relatórios e de relatórios sintéticos com os insights-chave, e a presença da tropicalização de tendências como oferta de linha em nosso portfólio.

Outra coisa que já está mudada é que a CTX tem presença e cadência nas mídias sociais. Isso é uma decisão estratégica e faz parte da nova forma de pensar, agir e comunicar da empresa.

Isso não é nada original: queremos crescer, mas sempre com qualidade.

Mas há uma questão que, para nós, é estratégica: voltar os olhos ao mercado local e mostrar quer podemos aplicar aqui tudo o que aprendemos nos últimos anos.

Por vários motivos, nossa atuação se tornou nacional e internacional ao longo da segunda década do século XXI, mas agora nosso principal objetivo é retomar o contato com a base. Queremos entrar em clientes novos e fidelizar ainda mais os de casa. Além disso, somos de propaganda, essa é a nossa origem, por isso queremos trabalhar nossa presença local, especialmente reforçando os atuais e estabelecendo novos laços com as agências, parceiras muito importantes nessa caminhada.

Além disso, queremos somar conceitos à imagem que já temos. Sempre fomos focados em negócios, em mercado, mas os últimos anos nos levaram a atuar com projetos de imagem, de comportamento e de causas – e queremos ampliar nossa atuação nesse sentido.

Também temos muito a falar quando o assunto são gerações: as que estão aí, a nova Alpha e os futuros 60+ digitalizados. E esse é um caminho que queremos que a CTX trilhe em conjunto com seus parceiros e clientes.

E, por fim, não podemos esquecer: para quem quiser trabalhar com a América Latina, somos um caminho para fazer isso em português e com contratação local.

TRAMONTINA

Com uma nova estratégia de marca, Tramontina apresenta campanha que unifica a comunicação de diversos itens para criar uma frente única para Utilidades Domésticas (UD). Para essa atual fase, a empresa escolheu a W3haus, agência do ecossistema Haus do Grupo Stefanini e parceira há mais de 20 anos, para assumir mais essa área. Com início agora em março, a ação sob o mote “Efeito Tramontina. Já experimentou?” convida os consumidores a terem novas experiências e encontrarem ajuda com o uso dos milhares produtos da marca para suas vivências domésticas.

A partir de social listening, a W3haus explorou a oportunidade de dialogar e interagir mais com os consumidores que precisam de apoio para testar pela primeira vez seus produtos, seja com uma nova receita, com um preparo diferente de um prato, uma organização e, por fim, mostrar como isso pode impulsionar novos hábitos e hobbies.

“Viver coisas novas é uma ótima maneira de expandir seus horizontes, descobrir novas paixões e aprender outras habilidades sobre si mesmo. Essa atitude pode incentivar o nosso dia a dia, e pode levar a descobertas e melhorias em nossa vida. Uma nova panela, por exemplo, pode despertar o interesse de cozinhar mais. Foi essa ideia que quisemos trazer para Tramontina e mostrar como a empresa é parceira nestes momentos”, comenta Clarissa Barreto, diretora de criação na W3haus. “Estamos animados com esse novo trabalho com a marca. São milhares de produtos que estarão conectados neste segmento de UD e que poderemos explorar”, completa.

Para “Efeito Tramontina. Já experimentou?”, o trabalho contará com diversos conteúdos, incluindo peças digitais e filmes, iniciando com o filme sobre a nova frente da marca e o conceito da ação, seguido por spin-offs focados nos itens antiaderentes, inox, facas e para churrasco. A campanha será uma iniciativa multicanal que visa cobrir diferentes plataformas e mídias, com foco em expandir o público-alvo usando dados e navegação personalizados. Além disso, o projeto conta a participação de influenciadores como Mohamad Hindi (@mohindi), Trisha Guimarães (@acasacomoelae), Bia Araújo ( @bia_araujobs), Rodrigo Bueno  (@bbqbueno), Patricio Carvalho (@patriciocarvalho21), que irão potencializar as conversas nas redes sociais.

Segundo Rosane Mesturini Fantinelli, diretora de Marketing Corporativo da Tramontina, a nova ação é mais um movimento a fim de conectar a marca com diferentes públicos e dar visibilidade ao amplo portfólio de produtos da marca. “Hoje podemos dizer que somos uma empresa centenária que respeita o passado, mas conectada com o presente e preparada para o futuro. Seguimos nos renovando, respondendo às demandas dos consumidores e ditando tendências. A partir da criação da frente de comunicação focada em Utilidades Domésticas, queremos inspirar mais pessoas a conhecerem a infinidade de soluções oferecidas pela Tramontina e convidá-las a experimentar com a garantia de qualidade e segurança que nossos produtos oferecem”, completa Rosane.

A nova conta de UD soma-se às frentes de ferramentas profissionais, móveis plásticos e madeiras, cozinhas profissionais, porcelana, eletrodomésticos, entre outras já atendidas, transformando a W3haus na única parceira de publicidade da marca.

GBOEX

“GBOEX: planos para sua vida.” Esse é o mote do novo conceito de comunicação lançado pela empresa, a qual revisitou a sua linha de comunicação e procurou atualizar seus projetos para traduzirem as alterações e inovações estabelecidas nos últimos meses. Em evolução intensa, a marca renovou processos, implantou funcionalidades digitais e adaptou-se às tendências de mercado e às exigências de consumo.

“Para representar esse momento de forma equilibrada, tanto graficamente como por meio de ações – nossa expertise, produtos, serviços e benefícios -, foi necessário inovar”, esclarece Ana Maria Pinto, superintendente Comercial, Comunicação e Marketing. Com plano de comunicação elaborado pela agência Integrada, a linguagem carrega os valores da marca, reafirma a qualidade do que é oferecido, valoriza os diferenciais da empresa e impulsiona o cenário positivo, uma realidade da entidade. As artes dão destaque às imagens, que retratam o afeto e o cuidado das famílias, e o projeto gráfico dá fluidez ao material ao trazer fontes que remetem para a continuidade e para o futuro.

“Para criar a linha, partimos da ideia de que pensar no amanhã e preparar-se para ele é a melhor alternativa para encarar as surpresas da vida. Por isso, traz uma comunicação leve, contemporânea e institucional, que gera empatia com o público”, resume o CEO da Integrada Comunicação, Fernando Silveira. Pensar no futuro, cuidar da família, evoluir, proteger quem você ama, celebrar com amor: são alguns dos princípios que envolvem as rotinas de atuação e que constam nas peças.

Redes sociais, mídia tradicional e canais com foco personalizado – como o WhatsApp – estão na lista de espaços a serem utilizados pela empresa. A proposta também busca intensificar a divulgação nas regiões das unidades de negócios e pontos de atendimento. “O GBOEX completará 110 anos em maio e está presente nacionalmente. Essa experiência centenária permite dinamicidade e nos coloca em um lugar sólido do mercado, mas também nos faz querer sempre a busca pelo propósito da evolução”, conclui Ana Maria.

GRUPO RBS

A RBS Ventures, media capital do Grupo RBS, vai investir na rede de cuidados em saúde Salute. O aporte de R$ 10 milhões, uma combinação entre recursos financeiros e investimento em mídia, foi anunciado em primeira mão na última sexta-feira, durante a realização do South Summit Brazil. A negociação foi fechada a partir da crença de que a comunicação, expertise da RBS, pode impulsionar o crescimento do negócio, contribuindo na ampliação da base de assinantes e consolidando o modelo de negócio da rede de saúde, além de fortalecer a marca. A parceria prevê à Ventures, empresa liderada pelos sócios-fundadores Mauricio Sirotsky Neto e Fernando Tornaim, uma cadeira no board da Salute.
Com uma receita anual de mais de R$ 50 milhões, a Salute conta com nove clínicas que oferecem consultas especializadas a mais de 60 mil pessoas na Região Metropolitana de Porto Alegre – e previsão de abertura de outras duas unidades em breve – e também um clube de assinaturas para atendimento médico de alta qualidade com foco principal em quem não possui cobertura de planos de saúde. O investimento da RBS Ventures, que contou com assessoria financeira da Píer Partners, terá papel fundamental para apresentar o serviço a novos públicos, ajudando a atrair associados e a potencializar a rede de clínicas físicas.
– Vemos um valor muito grande na parceria com a Ventures para o nosso plano de expansão. Acreditamos que não só a exposição em programas e horários qualificados, mas toda a expertise em comunicação e performance do Grupo RBS vão ajudar muito neste momento em que estamos chegando a várias cidades que ainda não conhecem o nosso trabalho, que é diferenciado. Por fim, as pessoas envolvidas no negócio, em especial Mauricio e Tornaim, tenho certeza de que têm muito a nos ajudar, agora como nossos sócios – destaca o fundador e presidente executivo do Conselho da Salute, Rafael Sá.
Por ter na mídia seu principal ativo para potencializar negócios, a RBS Ventures diferencia-se dos fundos de venture capital tradicionais, podendo oferecer a suas investidas a visibilidade e a expertise de um dos maiores grupos de comunicação do país. Em operação desde setembro, a media capital busca expandir a atuação do Grupo RBS para outros segmentos e ampliar o alcance e a liderança da empresa a partir da força da comunicação, em digital, rádio, TV e jornais, contando com grandes índices de audiência e alta penetração em diferentes públicos e mercados. Entre as empresas investidas pela RBS Ventures, está uma das principais plataformas de games do Brasil, a Player 1 Gaming Group, em sociedade com a Globo Ventures, além da exclusividade comercial na Arena do Grêmio e no Estádio Beira-Rio.
– A RBS Ventures tem a missão de contribuir com nosso Estado por meio do empreendedorismo e da inovação. Então, estamos muito empolgados com a oportunidade de investir em uma empresa gaúcha, com um modelo de negócio inovador e atuação em um setor tão relevante para a sociedade. Tenho certeza de que esta parceria será um sucesso e que, juntos, vamos conseguir levar atendimento médico a um preço acessível a ainda mais pessoas, aumentando a capilaridade e o impacto da Salute no Rio Grande do Sul – afirma Mauricio Sirotsky Neto.
A exemplo de outros players nacionais, como a Globo Ventures, a RBS Ventures também vai lançar novos modelos de negócio em comunicação e experiência. Um dos primeiros, já em fase de concepção e lançamento previsto para os próximos meses, trata-se de uma aposta no mercado de creators. Com mais de 150 negócios no pipeline para avaliação, a RBS Ventures está presente em grandes fóruns e eventos de inovação, como ocorreu South Summit, e aproximando-se de ecossistemas locais, como o Instituto Caldeira, e polos tradicionais de desenvolvimento de negócios, como os parques Tecnopuc, da PUCRS, e Tecnosinos, da Unisinos, para aumentar sua visibilidade e capacidade de prospecção. Também atua em conjunto com outros fundos para avaliar possibilidades como parceiro de media capital, com foco em iniciativas que façam sentido para o core business do Grupo RBS e que, nesta primeira etapa, estejam voltadas ao público gaúcho.
– A partir do anúncio de mais um investimento da RBS Ventures, seguimos consolidando um modelo sustentável de investimentos em série, equilibrando com a capacidade de acompanhamento e desenvolvimento de cada um dos negócios investidos. Ainda neste ano, teremos o anúncio de relevantes negócios que estejam alinhados às nossas premissas de investimento – diz Fernando Tornaim.
Para o futuro, o objetivo da RBS Ventures é consolidar uma atuação nacional, buscando conexão com outros ecossistemas. A partir desta frente, o Grupo RBS, com seus 65 anos de história, passa a ocupar uma posição única e privilegiada de investidor no sul do país. Além da media capital, a empresa conta hoje com a RBS TV, afiliada da Globo, e suas 11 regionais, cinco rádios, três jornais, e diversos veículos digitais. Recentemente, o grupo também iniciou um novo ciclo de expansão para o interior do Rio Grande do Sul, com o lançamento de GZH Passo Fundo, que pretende gerar conteúdo hiperlocal e ser o embrião de outras iniciativas semelhantes de aceleração de projetos no ambiente digital.

G5

Para o G5, ecossistema empresarial da Competence, é inquestionável que a comunicação offline, segue sendo importante. Televisão, rádio e principalmente a mídia OOH são supereficientes. Como é óbvio o poder das redes sociais, mídia programática e tudo mais que se possa fazer na internet. Ações de relacionamento, em especial, o marketing neural vai crescer muito nos próximos anos. O conteúdo é hoje mais importante de tudo, e isso exige muito conhecimento para não ficar sempre os mesmos dando likes.
O G5 está se estruturando cada vez mais para atur naquilo que é valor para os seus clientes: ser uma marca com reputação e destino; vender muito; vender rápido, vender com preços acima da média do mercado. Para tanto está diversificando sua atuação, assim como reposicionando a própria Competence, e fazendo da Sun business & branding uma consultoria mais qualificada, com um corpo de profissionais diversificado de alta competência.
No nosso entendimento não existe mais espaço para “espuma”, ou seja, uma relação agencia – cliente, superficial, sem capacidade de transformar a realidade do cliente. Para começo de conversa a própria expressão agencia tornou-se ultrapassada, mas isso não é o mais relevante, e sim entender o cenário no qual os clientes estão inseridos e de que forma contribuir naquilo que eles não podem fazer através das suas estruturas, nós, G5 podemos fazer a diferença.
As house agencies vieram para ficar, o erro é torna-las gigantes, a ponto da empresa não ter verbas para contratar empresas de ponta quando sentir necessidades. No nosso entendimento a questão se estabelece em dois níveis de complexidade:
Mercadológica & Criativa. Aqui são dois aspectos:
1. Contribuição estratégica efetiva ao negócio do cliente, e não apenas a marca. Nesse patamar é necessário um outro perfil de profissional, não se trata apenas de conhecer marketing, e sim de compreender a dinâmica do mercado, dominar modelos estratégicos e identificar as fronteiras, ou seja, os limites de respostas das empresas (cliente) em construir respostas (entregáveis) que a tornem destino às pessoas. Não se consegue gerar essa contribuição sem processo, profundo conhecimento, disciplina, por isso desenvolvemos a metodologia SUN business & branding – 3 Cs. Consciência, Coerência, Consistência são as três verticais que conduzem a marca de A para B.
2. Contribuição estratégica criativa à marca. Uma vez definido o caminho e alinhada internamente a organização, é necessário compor o storytelling (conteúdo & forma). Sem perder de vista, uma profunda compreensão do Brand Equity ( forças da marca). O perfil desses profissionais passa por planejamento e criação de conteúdo e design. Aqui o que nos move é fazer o sucesso, colaborar efetivamente para que os stakeholders consigam se sentir atraídos e comprometidos com a marca.

Essas duas contribuições sintetizam as entregas da SUN e da Competence, que por sua vez contam com vários parceiros para compor os squads necessários, de acordo com as demandas de cada projeto.

Tática e Operacional. Aqui é o universo do always on operacional, sim, um mundo importante onde requer agilidade, proximidade, e muito familiaridade com as áreas comercial e operacional da empresa. Acreditamos que a melhor alternativa para os clientes seja a implantação de pequenas unidades internas, basicamente para fazer o desdobramento dos Key Visual, e as demandas recorrentes internas. Por mais que as agencias queiram fazer esse dia a dia acaba sendo caro e lento para os clientes, e não raro deficitário para as agências.

A Competence dentro desse contexto vem sendo cada vez mais procurada para projetos de folego, sendo que nos propomos a atuar com alta intimiade e elevada contribuição aos clientes. Nossos recentes lançamentos imobiliários feitos para a Melnick foram campeões de venda dentro do portfólio da incorporadora, por um simples motivo: vamos muito além do briefing. Já a SUN se transformou em uma das principais consultorias de negócios e branding do país, atuando para empresas no Sudeste, Centro Oeste, e em breve no Nordeste.
Sem conhecimento e compromisso com o sucesso dos clientes, não se constrói nada de relevante.

HRM MULTIMÍDIA

A HRM Multimidia estabeleceu uma parceria para o Mercado do Rio Grande do Sul com a Contato Brasil, empresa de renomada experiência em mídia exterior no Brasil.

A empresa está animada com essa nova representação para oferecer aos clientes as melhores soluções em mídia exterior com toda expertise da Contato Brasil, uma empresa de muita credibilidade com 45 anos de atuação no mercado nacional.

Ao mercado anunciante do Rio Grande do Sul – agências e clientes – estamos à disposição no e-mail hermano@hrmmultimdia.com.br

Abiaxo pode-se conferir o link com os produtos/projetos da Contato Brasil:

https://drive.google.com/drive/folders/1vXdYN72nJRN6-MfUjEfQGUyhkwUOaP5D?usp=sharing

RÁDIO

A Kantar IBOPE Media anuncia novidade na análise de dados sobre rádio. A partir de março deste ano, a empresa deixou de oferecer reports sobre o consumo realizado em locais específicos e passará a trabalhar com momentos e contextos do dia a dia das pessoas.
A medida tem como objetivo oferecer maior detalhamento sobre o consumo dos ouvintes – passando de cinco para oito opções de respostas. Também visa reportar novos comportamentos e refletir a mudança de hábitos relacionados ao meio vivida nos últimos anos.
Na prática, agora será possível acompanhar diferentes contextos do dia do ouvinte. São eles: em casa (realizando atividades cotidianas ou lazer); em casa trabalhando (home office, remoto ou autônomo); no local de trabalho presencialmente; no carro ou moto particular (como motorista ou carona); no carro ou moto como prestador de serviço (como motorista ou passageiro); no transporte público; na rua; e em outros lugares.
“O maior desafio da medição é sempre refletir o atual comportamento das pessoas na forma de consumir os meios. O rádio passou e tem passado por grandes mudanças nos últimos anos. Por isso, atualizações são necessárias para entregar uma fotografia mais nítida a respeito de seu consumo”, explica Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.

PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS

Considerado o maior reconhecimento do segmento no País, o Prêmio Exportação RS está em constante evolução. Há mais de 50 anos reconhecendo para inspirar, a premiação lança o seu Processo Seletivo 2023 com muitas novidades. As principais etapas do projeto foram revisitadas e a entrega será um processo ainda mais transparente, com regulamento, critérios mais claros na seleção das empresas vencedoras e revisão das categorias. As inscrições voluntárias ocorrem entre os dias 03 de abril e 12 de abril, de forma gratuita e online pelo formulário https://bit.ly/InscricoesPERS. O evento de premiação está previsto para 17 de agosto, em Porto Alegre.
Promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS*, que é formado por dezesseis das mais importantes entidades ligadas ao segmento exportador gaúcho, a premiação certifica empresas em oito categorias: Destaque Setorial (Indústria, Serviços e Agro), Destaque Inovação Tecnológica, Destaque Branding Internacional, Destaque Serviços de Suporte a Exportação, Destaque Empresa Comercial | Exportadora e Trading Company, Pequeno Desbravador Internacional e Economia Criativa.
O Prêmio Exportação RS é o reconhecimento à competência de mercado e à visão de negócios das empresas que buscam novas fronteiras e contribuem para o fortalecimento socioeconômico do estado e do País. Em sua 51ª edição, o projeto objetiva reconhecer narrativas de sucesso de empresas que, com inovação e estratégia comercial eficiente, contribuem para consolidar a presença do Rio Grande do Sul no mercado internacional.
Edmilson Milan, CEO do Prêmio Exportação RS, destaca as novidades de 2023: “Nesta edição teremos novidades no Prêmio Exportação RS: novas categorias, uma especialmente dedicada a um case de exportação. Buscamos premiar as iniciativas empresariais de sucesso que exportam num contexto global bastante complexo e desafiador.”
Em paralelo, o Conselho do Prêmio Exportação RS está trabalhando na etapa de inscrições através de suas indicações. Neste momento são aplicados critérios e justificados a cada um deles, sempre com o objetivo de qualificar a cada ano as empresas que participam e que serão avaliadas na próxima etapa.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp (51) 51 98447-5227,pelo e-mail atendimento01@premioexportacaors.com.br ou através do site https://advbrs.com/premio-exportacao/.

DUCATTI ENGENHARIA

A Ducatti Engenharia, empresa de Porto Alegre, especializada na execução e administração de obras e que atua há 35 anos na construção civil, irá executar as obras do Complexo do Cristo Protetor, na cidade de Encantado (RS), a partir de abril. Com investimento estimado em R$ 15 milhões, o local, que fica aos pés do Cristo, terá uma capela de vidro, o caminho dos Salmos, uma fonte com 13 jatos de água que representarão Jesus e os apóstolos, além de lojas, praça de alimentação, sanitários e espaço médico.

Conforme salienta o CEO da Ducatti Engenharia, Dilson Ducati, “entregaremos um novo complexo de compras e entretenimento que estará em harmonia com o seu entorno, em meio à natureza. É uma obra relevante para o desenvolvimento econômico e socioambiental de Encantado”. Além do Complexo do Cristo Protetor, a Ducatti Engenharia também já está executando o Boulevard Encantado, espaço que fica um pouco mais abaixo do complexo e que contará com um Centro Comercial com 23 lojas de diversos segmentos, solarium gastronômico e praça de alimentação ao ar livre, além do Espaço Multiverso.

Neste Espaço Multiverso do Boulevard Encantado terá cinema, galeria de artes, espaço de eventos festivos, corporativos e educativos e será instalado um sistema de energia fotovoltaica (painéis solares) em todo o telhado do prédio e que vai gerar energia para todo o complexo. Já para as áreas de lazer e contemplação estão previstas as construções de uma escada para o infinito, uma ponte com vista para a Lagoa da Garibaldi e o Vale, assim como uma passagem subterrânea para acesso e visitação à reserva nativa.

O valor investido no Boulevard Encantado, até o momento, é de R$ 16 milhões. A soma deste montante com os R$ 15 milhões do Complexo do Cristo Protetor chega a R$ 31 milhões. A entrega das duas obras está prevista para Novembro de 2023.

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