ENTREVISTA COM RAYANI TOLEDO
1. Quem é Rayani Toledo?
Sou uma profissional apaixonada por audiovisual, formada em Publicidade e Propaganda, com 12 anos de experiência em produção audiovisual. Minha carreira é marcada pela versatilidade, adaptando-me a diferentes equipes, demandas e desafios com facilidade. Acredito que essa flexibilidade é essencial para enfrentar a dinâmica intensa do setor e entregar sempre o melhor resultado.
Além da minha trajetória profissional, sou uma pessoa criativa e comunicativa, sempre aberta a conhecer novas pessoas e lugares. Valorizo muito a colaboração e o trabalho em equipe, pois acredito que o aprendizado contínuo e o compartilhamento de ideias são fundamentais para o crescimento em qualquer área. Fora do ambiente de trabalho, sou apaixonada por música. Sou baixista desde criança e toco em uma banda formada por mulheres.
2. Possuir DRT em produções áudio visuais te deu mais crebilidade mais no mercado?
O DRT é uma certificação que valida minha formação e experiência na área, abrindo portas para uma ampla gama de oportunidades, desde grandes produções até projetos independentes. Além disso, o DRT é um diferencial importante em um mercado competitivo, pois demonstra meu compromisso com a excelência e a conformidade com as normas da indústria, facilitando parcerias e novos projetos.
3. E a tua experiência de conhecimento no exterior também te abriram as portas para trabalhar com grandes clientes?
Conhecer um pouco das produções internacionais me proporcionou uma visão global e uma maior compreensão das tendências do setor, além de me expor a diversos estilos e métodos de trabalho. Foi uma bagagem importante para estabelecer conexões com grandes clientes, que valorizam não apenas a técnica, mas também a possibilidade de trazer uma perspectiva diferenciada e inovadora para os projetos.
Por que a Brava no RS?
Primeiramente, a produtora tem uma reputação sólida no mercado, reconhecida pela excelência em suas produções. Além disso, o Rio Grande do Sul possui uma cena criativa importante, com profissionais talentosas e uma grande diversidade cultura, isso proporciona um ambiente inspirador para a produção de conteúdo audiovisual.
4. Raiany com a família e amigos?
Sou uma pessoa que valoriza muito as relações pessoais e a conexão verdadeira e acredito que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é fundamental, por isso faço questão de dedicar tempo de qualidade para estar com as pessoas que amo. Gosto de criar memórias com a família e com os amigos, seja através de conversas, viagens ou simplesmente compartilhando uma refeição, já que gosto muito de cozinhar.
UNISINOS
A dúvida e a ansiedade típicas do momento da escolha da profissão deixam muitos jovens paralisados, quase como cágados – animais conhecidos por seus movimentos e reações lentas. Aproveitando essa analogia, a SPR propôs uma estratégia ousada e disruptiva no mercado da comunicação no Brasil para a campanha de vestibular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Com o conceito “Coragem é estar presente“, a campanha convida os jovens a se libertarem dessa referência aparente aos cágados, tirarem o peso das costas (semelhante a um casco, enorme e pesado) e terem coragem para se realizar em uma das melhores universidade privadas do país.
No filme da campanha, cágados com características humanas tentam viver suas vidas lentamente, até que um deles se liberta dessa imagem e inspira outros a fazerem o mesmo. Com ousadia e criatividade, a ação publicitária é um convite divertido e provocativo para que os aspirantes a uma vaga na universidade tirem o peso das dúvidas das costas e venham para um ambiente onde possam desenvolver a sua melhor versão. O principal desafio foi buscar uma comunicação que se conectasse profundamente com o público jovem, e que fosse autoral e verdadeira, capaz de ser notada em um mercado competitivo como é o da educação.
“A liderança criativa desta campanha da Unisinos reflete a postura corajosa e inspiradora que a instituição assume ao convocar seu público a acreditar na força interior de cada um. Em um período marcado por angústias e medos, a saída do Ensino Médio e a entrada em uma nova fase é um grande desafio para todos”, pontua Fábio Henckel, diretor de criação da SPR, destacando que a Unisinos não floreia essas dificuldades; ao contrário, usa de uma analogia poderosa para demonstrar empatia com esse sentimento, sem medo, sem peso nas costas, com coragem de realizar. “Elogio a equipe de marketing do cliente, que se recusou a seguir fórmulas repetitivas, optando por um caminho de audácia e originalidade. Apostamos na ilustração como uma ferramenta capaz de contar uma história complexa e, ao mesmo tempo, inspirar através de um visual rico e artístico. A mistura inovadora de técnicas do 3D para o 2D, que simula proporções realistas e conecta-se à realidade da universidade, é um exemplo dessa ousadia”, ressalta Henckel.
O conceito central da campanha, que exalta a coragem de estar presente e de não se esconder atrás de desculpas, é ilustrado pela metáfora do casco, do peso das costas, de ‘não seja um cágado, tenha coragem’. “Essa comunicação é um passo audacioso, onde a Unisinos lidera a inovação no setor e inspira uma nova geração a acreditar em si mesma. Estou extremamente orgulhoso do que alcançamos juntos e acredito que a campanha ressoará profundamente com nossa comunidade e além”, complementa o diretor de criação da SPR.
Denis Alessandro da Silva, diretor de Marketing e Relacionamento da Unisinos e defensor da criatividade como diferencial estratégico das marcas, ressalta que a agência deve ser um parceiro estratégico, com a missão de promover a arte, provocar reflexões e conectar-se profundamente com o cliente e seu público. “Meu papel é sempre buscar um caminho que fuja do padrão do setor, e quando vi a proposta criativa apresentada, aprovei na hora. Lembro-me de uma campanha da SPR para a Meber Metais que também seguia essa linha inovadora. Para esta campanha de vestibular da Unisinos, acredito que conseguimos tocar os jovens em um momento crucial: a decisão de ingressar na universidade”, afirma.
Confira o filme e as peças da campanha no link.
SALÃO ARP 2024
Estão abertas as inscrições para a maior premiação da comunicação do Rio Grande do Sul. A partir desta segunda-feira (7), o Salão ARP 2024 passa a receber os cases de projetos e profissionais ao concurso através do seu site. O prazo se encerra no dia 4 de novembro.
Este ano, a cerimônia retorna à icônica Casa NTX, em Porto Alegre, e está marcada para o dia 5 de dezembro. O foco da edição está voltado para a solidariedade e a valorização do povo gaúcho, em resposta à tragédia climática ocorrida nas enchentes de maio.
“O Salão ARP 2024 vem com uma proposta inovadora, alinhada ao nosso compromisso de valorizar o mercado e também de reconhecer a força, a resiliência, a atitude e a criatividade do povo gaúcho no enfrentamento das enchentes. Inserimos categorias e iniciativas que não só reconhecem o talento da nossa publicidade, mas também apoiam a reconstrução e o fortalecimento das empresas afetadas pelas cheias, demonstrando que a solidariedade é um valor essencial na nossa atuação”, destaca o presidente da ARP, Fernando Silveira.
A categoria “Projetos de Agências” também sofreu alterações. Destinada exclusivamente a agências de publicidade e comunicação, ela premiará os cases e campanhas mais criativas com ouro, prata e bronze, reforçando a relevância dessas agências no mercado publicitário gaúcho. Além disso, essa categoria terá papel decisivo na escolha da Agência do Ano: além dos dois finalistas habituais, o terceiro finalista será a agência com melhor desempenho nos projetos inscritos, desde que tenha submetido pelo menos 10 cases. Apenas as cinco melhores notas serão consideradas para a premiação.
Outra mudança significativa está na categoria “Profissional de Atendimento de Veículo ou Representante de Veículo”. A partir deste ano, essa categoria será julgada exclusivamente por um júri técnico, sem votação pelos associados. O Grupo de Atendimento de Veículo (GAV), que antes indicava diretamente um finalista, optou por abrir mão dessa indicação em prol de um julgamento técnico mais apurado.
Além disso, a categoria “Professor do Ano” também será avaliada por um júri técnico, eliminando a votação dos associados e garantindo maior rigor na escolha. Agora, a premiação será restrita a professores de graduação e pós-graduação, desde que tenham vínculo com a graduação. Os três cases com melhor avaliação formarão o shortlist, e o mais bem avaliado será o vencedor. O júri deste ano será novamente composto por profissionais de fora do Estado, trazendo uma perspectiva mais ampla e diversa para a análise dos trabalhos.
A 6ª edição do ARP Academy – maior premiação estudantil da propaganda do Rio Grande do Sul – também está confirmada. Nesta edição, os participantes criarão uma campanha publicitária para o Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Em termos operacionais, uma nova funcionalidade foi implementada no sistema de inscrições. Agora, os participantes poderão criar login e senha para acessar o sistema e inscrever cases de forma gradual, sem a necessidade de submeter tudo de uma vez. Assim, as inscrições poderão ser feitas de forma mais prática e organizada, com a opção de voltar ao sistema e finalizar a candidatura quando todos os cases estiverem prontos.
Para conferir mais informações e o regulamento completo, acesse: www.salaoarp.com.br.
HAPPY HOUR
Um happy hour para troca de experiência e, ao mesmo tempo, preparação para o maior prêmio do mercado de comunicação gaúcho. Essa é a proposta da Associação Riograndense de Propaganda (ARP). No dia 17 de outubro, as campanhas que se destacaram e conquistaram medalha de Ouro no Salão ARP 2023 serão revisitadas na sede da TRINCA, em Porto Alegre.
“As cinco agências premiadas, junto com seus clientes, irão compartilhar os principais detalhes dos cases vencedores, proporcionando uma oportunidade de entender as estratégias e execuções que garantiram o sucesso”, ressalta o presidente da entidade, Fernando Silveira.
Participam do encontro representantes da Global, apresentando a campanha “Hub de Professores” (Sebrae-RS); da HOC, com “Prazooh” (Panvel); da Escala, com “Corrida” (Detran-RS); da Eyxo, com “Entrega Campeã” (Zé Delivery); e da Matriz, com a campanha “Natal 2022” (Zaffari).
O encontro inicia às 18h e conta com patrocínio da Clear Channel, ajudando a viabilizar mais uma entrega da ARP para os associados neste mês de outubro. Já o palco do evento será a sede da TRINCA, agência de tecnologia parceira da ARP e localizada no bairro São Geraldo, região fortemente atingida pela enchente de maio deste ano. A escolha faz parte de um movimento da associação de restabelecer a convivência nesses espaços da cidade e impulsionar os parceiros neste momento de retomada. E ainda, a gastronomia do happy hour fica por conta da Ohana Poke, marca de destaque na culinária oriental em Porto Alegre.
GRUPO IMOBI
Depois do sucesso da mega empena 3D, projeto que movimentou o mercado publicitário nacional e aproximou o conceito de grandes metrópoles mundiais ao Rio Grande do Sul, Imobi continua inovando, o seu caminhão de led tem colocado em movimento ações publicitárias em Digital Out of Home (DOOH) nas ruas de Porto Alegre.
Sua estrutura, composta por três grandes telas (duas de 6mx3m e uma de 2mx2m), proporciona uma comunicação diferenciada com visibilidade em todos os ângulos. A ação de mídia carrega forte impacto na divulgação ao permitir presença de marca e mobilidade em qualquer local e cidade.
O caminhão digital circulou pela capital gaúcha durante a Semana Farroupilha, em setembro, passando em ruas e avenidas com grande concentração de pessoas, como shoppings e parques. Nesta ação, foram exibidos quase 20 horas de conteúdos de mídia contendo sete campanhas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
“O formato alia tecnologia e criatividade ao direcionar a comunicação a locais não esperados pelo consumidor e aumenta a curiosidade pelo conteúdo anunciado”, destaca Daniel Costa, fundador da Imobi. E há a programação de cobertura em grandes eventos, como Oktoberfest, Planeta Atlântida, jogos da dupla Gre-Nal, carnaval, entre outros.
Uma boa publicidade chama a atenção. É o que atesta a pesquisa recente da Kantar Ibope, quando afirma que 93% das pessoas preferem anúncios DOOH em relação aos estáticos. Outro dado importante revelado é sobre a interação, afirmando que 71% das pessoas que viram a publicidade acabam interagindo com a marca. Sendo que, deste público, 40% buscaram por informações sobre a marca, 37% seguiram as redes sociais e outros 31% escanearam o QR Code.
LOJAS POMPÉIA
Um dos maiores eventos de moda gratuito do RS, o Pompéia Fashion Weekend (PPFW), que há mais de 10 anos traz desfiles e muitas ações de moda, já tem data marcada: dias 17 e 18 de outubro. No dia 17, os desfiles, talks, espaços de relax e beleza serão realizados na Pompéia do Shopping Iguatemi; e no dia 18, a movimentação acontece na loja localizada na rua Vigário José Inácio, no Centro de Porto Alegre.
Nesse ano, o evento traz um viés social, apoiando a cadeia produtiva do Rio Grande do Sul e os atingidos pelas enchentes de maio. Entre as ações em destaque está o lançamento da coleção de camisetas com estampas inspiradas no Rio Grande do Sul, desenhadas exclusivamente pelo diretor criativo da HOC, Greg Leal. Os modelos serão vendidos em todas as lojas Pompéia do RS e no e-commerce da marca. Todo o lucro das vendas será revertido para projetos de reconstrução do estado.
Os clientes que forem ao PPFW também poderão adquirir as pulseiras de crochê do projeto Pulso RS, apoiado pela Pompéia e que promove renda para mulheres atingidas pela enchente. Além disso, a Pompéia cederá espaços no evento para que marcas parceiras.
“O PPFW sempre foi conhecido por democratizar a moda no Rio Grande do Sul. Nessa edição, estamos fortalecendo iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Acreditamos que a moda pode ser uma importante ferramenta para a solidariedade”, afirma Carmen Ferrão.
Apresentando as principais apostas da Pompéia para a Primavera Verão 2025, o Pompéia Fashion Weekend também terá um lançamento importante: a collab Duda Galvani para Pompéia. São quatro vestidos assinados pela renomada estilista Eduarda Galvani que trazem a alta-costura para os clientes Pompéia. O lançamento acontece dia 17 de outubro e a venda é exclusiva na Pompéia Iguatemi.
INSIDE AUDIO 2024
Essencial para a comunicação e o entretenimento, o áudio é tão prevalente no país que nove em cada 10 brasileiros escutam algum conteúdo em seu dia a dia, seja via rádio, seja em formato podcast ou plataforma de streaming. É o que aponta o estudo Inside Audio 2024, realizado pela Kantar IBOPE Media.
“A maior força do áudio reside na capacidade de engajar de maneira íntima e imersiva, por vezes com o apoio do vídeo, como ocorre em podcasts. De diferentes maneiras, o formato se faz presente na jornada das pessoas”, diz Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media.
O rádio se consolida como o principal meio de áudio no Brasil, alcançando 79% da população. Os brasileiros dedicam, em média, 3h55min por dia ouvindo rádio, e a mídia demonstra forte apelo local, com 69% gostando do meio pois ele traz informações sobre suas cidades. Além disso, sua agilidade é reconhecida por 77% dos espectadores, que o consideram uma fonte rápida, e 58% dos ouvintes confiando no rádio para se manterem informados.
A credibilidade do meio é reforçada pela percepção de que as informações veiculadas não são falsas, o que é destacado por 50% dos consumidores. Ainda vale destacar que, entre ouvintes de rádio, 78% estão habituados a sintonizar conteúdo das emissoras nas estações AM e FM, 28% acessam pelo YouTube (seja apenas em áudio, seja via programação ao vivo e com imagem) e 12% declaram acompanhar por meio dos serviços de streaming de áudio.
O rádio combina a força do tradicional com a conveniência do digital. O consumo online já ultrapassa o tradicional em alguns horários e, entre as 10 maiores emissoras, o digital agrega 54% de alcance. Essa mudança no hábito de consumo, citada por 38% dos brasileiros, reforça a característica de mobilidade do rádio, permitindo o acesso a qualquer hora e lugar.
Os podcasts também ganham espaço; 43% dos ouvintes de rádio escutaram podcasts nos últimos três meses, com 48% consumindo semanalmente. Os conteúdos mais populares nos podcasts e no rádio são: comédia (31%), música (31%), esportes (24%), educação (22%) e notícias (22%).
Projeções de investimentos apontam que, para o segundo semestre de 2024, 74% dos líderes de marketing apostarão no áudio como um todo, já que 61% criarão ações para rádio e alocarão verbas para podcasts, e 60% investirão nas plataformas de streaming. No primeiro semestre deste ano, o mercado brasileiro veiculou mais de 1 milhão de minutos de publicidade no rádio.
Os consumidores atestam a eficácia da propaganda em suas diferentes modalidades. 83% dos ouvintes de rádio escutaram campanhas ou outras ações publicitárias em algum formato de áudio. Entre quem ouviu propagandas em rádio, 54% foram impactados por comerciais veiculados entre os programas e músicas, e 25% em ações feitas por locutores.
O poder de conversão do meio é notável: 38% dos que ouviram propaganda por áudio já compraram ou pesquisaram o produto ou serviço divulgado; 57% gostam do formato como as propagandas são apresentadas nas emissoras de rádio e nas plataformas de streaming e 55% dizem prestar atenção.
“Uma boa campanha para áudio dificilmente é uma ideia adaptada de outros meios. Mesmo que faça parte de uma comunicação integrada, uma peça destinada ao áudio produz mais impacto se pensada especificamente para o formato”, conclui Adriana.
PROTARGET
Protarget completa 42 anos e mira expansão de mercado – No dinâmico universo da comunicação e da publicidade, a Protarget se destaca como um exemplo notável de como empresas familiares podem construir e manter confiança e respeito ao longo das gerações. Em 2024, a agência gaúcha celebra 42 anos de atuação e está em plena expansão para novas regiões e segmentos, solidificando ainda mais sua posição no mercado.
Fundada em 1982 por Maria Helena e Osvaldo Müller, a Protarget iniciou sua trajetória com uma visão clara de construir marcas fortes e impactantes. Com uma abordagem inovadora e personalizada, a agência rapidamente se tornou uma referência no setor, especialmente no mercado calçadista, responsável pela construção de marcas calçadistas, como Ortopé, Via Marte, Pegada e Mississipi. Annie Müller destaca a importância dessa trajetória: “Nosso objetivo sempre foi impulsionar marcas e gerar resultados. A expertise que estabelecemos no Rio Grande do Sul, mas com clientes de atuação nacional, nos encoraja a olhar para outras regiões”, diz ela, referindo-se ao mercado de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Hoje, a Protarget é comandada pelos filhos do casal fundador, Annie Müller, Diretora de Relacionamento e Novos Negócios, e Ricardo Müller, Diretor de Criação e Estratégia. A transição para a segunda geração tem sido marcada pela continuidade dos valores fundacionais e pela adaptação às novas demandas do mercado. Essa combinação de tradição e inovação tem sido fundamental para o crescimento contínuo da agência. “Iniciamos há mais de quatro décadas e o mercado era outro. Hoje, nossos filhos conduzem o negócio sob o olhar atento às provocações de um mercado pulsante. Mesmo assim, seguimos na retaguarda porque amamos o nosso trabalho”, diz Maria Helena, que ajudou a fundar a agência e hoje atua na estratégia das contas públicas da agência e no conselho.
No primeiro semestre de 2024, a Protarget registrou um crescimento de 10% em comparação ao mesmo período de 2023. A agência está mirando a expansão para novos segmentos, incluindo moda e indústria, ampliando seu alcance e diversificando seu portfólio de clientes. Este movimento estratégico não só fortalece a posição da agência no mercado nacional, mas também solidifica sua reputação como uma agência de “Brand Makers” – ou, em português, Construtora de Marcas.
Conduzida pela segunda geração de uma família que tem a publicidade e a propaganda no seu DNA, a empresa marca presença, também, no setor público, atuando ao lado das cidades de Gramado e Caxias do Sul, para quem desenvolve campanhas estratégicas. Recentemente, criou e produziu o vídeo institucional de Gramado, com a participação inédita da Orquestra Sinfônica da cidade.
A história da Protarget representa como empresas familiares podem construir e manter confiança e respeito ao longo do tempo. A continuidade familiar oferece uma base sólida de valores e experiência, enquanto a capacidade de adaptação e inovação permite que a empresa continue a crescer e a se destacar em um mercado competitivo. “Ficamos orgulhosos em combinar a expertise de 42 anos com a sede em descobrir o que vem pela frente”, afirma Annie Müller.
ORQUÍDEA ALIMENTOS
Oficialmente incluída no calendário de eventos de Caxias do Sul, a segunda edição da Corrida Orquídea será realizada no dia 20 de outubro. Sucesso de público em 2023, as inscrições para a prova deste ano se esgotaram em menos de sete horas. Ao todo, há 608 adultos inscritos nas modalidades de 3km, 5km e 10km, e 232 crianças inscritas na modalidade kids, um aumento de 40% em relação a 2023.
As atividades iniciam às 7h, com a abertura dos portões da empresa, no bairro Forqueta, para os atletas e público que for acompanhar a corrida. A largada está prevista para às 8h, no pátio da Orquídea Alimentos. O percurso seguirá pela redondeza e voltará para o ponto de partida, com previsão de término às 10h30, quando será realizada a premiação.
Ao longo da manhã, o público também poderá aproveitar atrações gastronômicas, como massas, pizzas, cachorros-quente e brownies feitos com produtos da marca, além de um show com a banda Mr. Joy, de Porto Alegre. Além disso, o Imama estará presente com a sua loja em um espaço alusivo ao Outubro Rosa, em que toda a venda será revertida para a instituição.
A Corrida Orquídea possui selo eco de evento consciente, certificando que toda gestão de resíduos produzidos neste dia será feita de maneira correta. Unindo esporte e sustentabilidade, a corrida irá oferecer ações concretas, como caixas coletoras para descarte das garrafas pet, separação e destinação correta dos resíduos orgânicos, compostáveis e rejeitos e embalagens compostáveis da linha Orquídea Eco (produzidas a partir do coproduto farelo de trigo) para servir os alimentos. Esta é uma parceria com a empresa Casulo Sustentável.
Para a edição deste ano, a entrega dos kits dos atletas será realizada no Shopping Villagio Caxias, dia 19 de outubro, e contará com uma programação especial, das 10h às 17h. Haverá, também, um pocket show com a banda Mr. Joy, aulas de alongamento e mobilidade, aulas de dança e uma equipe de trancistas que estarão fazendo tranças nos cabelos das atletas. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
AMPLISOUND
Em comemoração ao Dia das Crianças, a Amplisound, empresa gaúcha de aparelhos auditivos, lança uma iniciativa especial que une inclusão e literatura infantil. Inspirada nas experiências de crianças usuárias de aparelhos auditivos, lança o livro “Amélia quer ouvir o mundo”, que celebra as descobertas e as emoções que o som proporciona. A obra será distribuída em escolas infantis, ONGs e estará disponível nas redes sociais da empresa para quem quiser receber. Além disso, os alunos da musicalização infantil do Projeto Orquestra Jovem Theatro São Pedro e da Rede Calábria receberão exemplares gratuitamente. A iniciativa inclui ainda a entrega do livro para os filhos dos colaboradores da empresa, reforçando o compromisso com a inclusão e o bem-estar infantil.
Escrito por Leonardo Norato, com ilustrações de Amanda Dias e realizado pela agência Co.Lab, o livro traz à tona o cotidiano de Amélia, uma menina curiosa que começa a explorar o mundo ao seu redor após ser equipada com um aparelho auditivo. O projeto foi pensado como uma homenagem às crianças atendidas pela Amplisound, mostrando que todas têm o direito de vivenciar plenamente os sons que as cercam.
Karen Lessa, fonoaudióloga e diretora da Amplisound, ressalta a importância da iniciativa: “Para nós, na Amplisound, é fundamental mostrar que a tecnologia auditiva pode transformar vidas. O livro é uma celebração das experiências únicas que nossos pequenos usuários vivenciam diariamente. É mais do que um livro; é uma mensagem de inclusão e de esperança para todas as crianças.”
Giovanni Felipetto, sócio da Co.Lab, destaca o impacto do projeto: “É uma honra poder trabalhar em algo tão significativo como ‘Amélia quer ouvir o mundo’. A sensibilidade de Amanda nas ilustrações e a criatividade de Leonardo na narrativa resultaram em uma obra tocante e inspiradora. Agradecemos à Amplisound pela parceria nesse projeto que, sem dúvida, faz a diferença na vida dessas crianças”.
Para solicitações de exemplares do livro, entre em contato pelo fone/whats 0800 100 0070.
LONGEVIDADE
No Brasil, 9 em cada 10 pessoas dizem ter algum conhecimento sobre o conceito de Longevidade, mas apenas 38% declaram saber exatamente o seu significado. Este cenário é um dos achados da recém-lançada pesquisa pelo Grupo Bradesco Seguros, em parceria com o Instituto de Pesquisa Locomotiva e o especialista em envelhecimento Alexandre Kalache, que avaliou o Indicador de Longevidade Pessoal (ILP) dos brasileiros.
“Temos um compromisso de longa data com a longevidade e buscamos sempre novas formas de trazer o tema para o nosso dia a dia. Pensando nisso, desenvolvemos o ILP, uma metodologia inovadora, que aborda diferentes aspectos que contribuem com a longevidade”, explica Alexandre Nogueira, diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros.
Em uma escala de 0 a 100, que avalia parâmetros desde saúde física e mental a interações sociais e educação financeira, a média da população brasileira é de 64 pontos – ressaltando que há espaço para melhorias em termos de conhecimento e atitudes para uma vida mais longeva. Apesar de apenas 46% avaliarem o tema como uma prioridade pessoal, 8 em cada 10 pessoas têm interesse em adquirir mais conhecimento sobre longevidade.
“Sabemos que ainda existe um grande caminho para o brasileiro seguir quando o assunto é longevidade e planejamento de vida, por isso o ILP se torna ainda mais relevante, ao proporcionar uma visão holística de qualidade de vida e sua manutenção com o passar da idade”, completa a superintendente de Comunicação do Grupo Bradesco Seguros, Regina Macedo.
Segundo o estudo, a sociedade ainda não atribui aos idosos conceitos como como vida social ativa, com 80% dos respondentes associando-os a conceitos conservadores. Em contrapartida, 71% declararam que as pessoas mais velhas são fontes de inspiração e 89% concordam que elas têm muito a ensinar aos mais jovens.
“O ILP veio para desmistificar algumas percepções. Dados da pesquisa mostram que as pessoas mais velhas são mais ativas e exemplares que os jovens em diversos aspectos. 65% do público 50+ afirmaram estar satisfeitos com suas relações pessoais, enquanto os jovens de 18 a 29 anos, comumente associados a uma vida social ativa, mostraram que, na verdade, têm mais frustrações nessa área: 19% não estão satisfeitos com suas relações pessoais”, destaca Alexandre Kalache.
De modo geral, as finanças se mostraram o aspecto mais desafiador da longevidade para os brasileiros: somente 4 em cada 10 entrevistados possuem reserva financeira para a aposentadoria. Ainda assim, quase metade (49%) considera que suas atitudes financeiras contribuem para a longevidade.
Ganhando cada vez mais espaço nos debates, a saúde mental também foi um pilar com baixo desempenho. Apesar de 61% das pessoas considerarem que suas ações com a saúde mental contribuem muito para a longevidade, apenas 29% afirmam ter muitas oportunidades para realizar atividades de lazer.
O brasileiro demonstra preocupação com os cuidados com a saúde, comumente associados a longevidade, mas alguns recortes se destacam negativamente: 52% dos brasileiros entre 18 e 29 anos buscam atendimento de saúde apenas quando estão com muito incômodo/problemas graves de saúde; menos de 1/3 da população come 3 ou mais porções de frutas, legumes ou verduras por dia; e, nas classes D e E, 10% não costuma consumir estes alimentos.
“Mais do que uma pesquisa, o ILP é um legado para a população, colocando a longevidade em pauta com mais profundidade e cuidado”, finaliza Regina Macedo.
CONEDI
A capital gaúcha será novamente palco do CONEDI, o maior congresso de empreendedorismo digital do Brasil, que chega à sua 8ª edição em 2024. O evento, que tradicionalmente ocorre no inverno gaúcho, neste ano será realizado nos dias 1 e 2 de novembro, devido às cheias que atingiram o Rio Grande do Sul e inviabilizaram sua realização. O Novotel, no bairro Três Figueiras, receberá cerca de 20 palestrantes e 10 workshops dedicados ao universo digital, com foco em tecnologia, inovação, marketing, criatividade e empreendedorismo.
Entre alguns dos destaques já confirmados desta edição estão Natália Torres, CEO e fundadora da Ads Rocket, conhecida por sua expertise em estratégia e tráfego pago. Com mais de oito anos de experiência, já gerenciou mais de R$ 9 milhões em investimentos, alcançando resultados expressivos para grandes lançamentos no Brasil. Outro nome de peso é Rafael Magalhães, autor dos textos e administrador das redes sociais do “Precisava Escrever”, que conta com uma audiência de 4 milhões de leitores em todo o mundo e está entre os três escritores brasileiros mais seguidos na internet.
O evento também contará com Catarina Leal, referência mundial em poses e a sexta infoprodutora mais bem-sucedida da Hotmart, que já vendeu seu livro para mais de 30 países, acumulando um faturamento de mais de R$ 3 milhões somente com a obra. Allan Barros, CEO da Pulse e fundador da Aceleraí, a primeira plataforma global de conteúdo publicitário compartilhado com celebridades, também está confirmado.
Produzido pela AJE-POA (Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre), o CONEDI é um evento multidisciplinar que abrange diversas áreas do empreendedorismo digital. Este ano, entidade comemora 40 anos de história, representando e desenvolvendo as jovens lideranças da capital desde 1984. “Estamos muito entusiasmados em realizar o CONEDI neste ano, especialmente em um novo período, o que traz um desafio adicional e ao mesmo tempo uma nova perspectiva. Nosso objetivo continua sendo proporcionar dois dias de muito conteúdo, networking e conexões essenciais para os empreendedores que utilizam o meio digital para alavancar seus negócios,” comenta Willian Assis, presidente do Conselho da AJE e idealizador do Congresso.