ENTREVISTA COM RAFA BANDEIRA
1. Quem é Rafa Bandeira?
Rafa Bandeira, porto-alegrense, 50, publicitário, analista sênior de Big Data. Criou, implantou e coordenou o posicionamento digital do único governador reeleito do RS, Eduardo Leite (em 2018 e 2022), dentre outras campanhas majoritárias vitoriosas. Além disso, auxilia instituições, empresas e governos a aprimorarem a qualidade das suas entregas com estudos de social listening, análise de sentimentos e curvas
de tendências obtidas através da observação e o refino de dados coletados._
2. Estás há 10 anos fazendo e atuando no mercado digital que muda diariamente. Como é viver assim?
Minha vida é uma grande análise de dados e tendências comportamentais.
3. Com a evolução da IA as coisas ficaram mais fáceis ou teremos mais dificuldades de entender?
Teremos que desaprender e reaprender tudo, sem apegos profissionais. Quem se apegar, morrerá.
4. Rafa em casa com os filhos, com os amigos e na Arena do Grêmio?
Apenas um rapaz latino-americano, simples e intenso ao extremo
CENPHUB PORTO ALEGRE
Na manhã desta terça-feira (12), a Casa Vetro recebeu CenpHub Porto Alegre com mais de 200 lideranças do mercado publicitário para uma discussão sobre o presente e o futuro da indústria da comunicação. Entre os convidados, o vice-governador do estado, Gabriel Souza, que ao lado de Luiz Lara, Dudu Godoy e Regina Augusto, do Cenp, reiterou a importância do setor no processo de recuperação da região, que ainda sofre o impacto das fortes chuvas que devastaram a região há pouco mais de seis meses.
“Obrigado por não desistir e manter o CenpHub no Rio Grande do Sul. É um momento desafiador para a comunicação, mas estamos trabalhando para promover, dar publicidade aos nossos produtos e fomentar os negócios”, sinalizou Souza.
A resiliência gaúcha esteve onipresente ao longo dos quatro painéis, assim como frentes que têm aderência do ecossistema publicitário como o uso cada vez mais frequente das métricas para o desenvolvimento do negócio. Mas, dessa vez, a eloquente defesa do uso de dados veio embalada por um contexto mais amplo: muitos painelistas convidados destacaram a importância da criatividade para que números e algoritmos estejam – de fato – a serviço do desenvolvimento das marcas.
A fragmentação da mídia e suas ramificações também foram discutidas mais de uma vez ao longo do CenpHub. Se por um lado todos reconhecem que a amplitude de pontos de contato é uma oportunidade para conectar mais consumidores e gerar mais tração para marcas, o excesso de dispersão é um desafio a ser vencido. Mais uma vez, o ponto de inflexão foi a criatividade para o uso racional e pertinente da mídia. Convidados falaram ainda sobre o papel estratégico das agências de publicidade, que olham para a construção de uma marca, seus valores e propósitos como um todo e não de forma tão fracionada.
Ao olhar para o futuro do mercado, a palavra de ordem é o equilíbrio. A discussão dentro do CenpHub passou por uma genuína reflexão sobre as relações entre os agentes da cadeia, o papel estratégico de agências, plataformas digitais, anunciantes e veículos. Ficou claro que a sustentabilidade e longevidade do mercado publicitário é interdependente e todos precisam advogar pelo seu sucesso.
“Foi uma grande experiência trazer o CenpHub para Porto Alegre num momento em que vivenciamos a essencialidade de nosso setor. Passamos por uma série de transformações, o Sul – em especial – está em plena revitalização, mas o DNA da publicidade e da comunicação segue inabalável: propaganda tem a missão de informar e transformar.”, diz Luiz Lara, presidente do Cenp.
O evento contou com o Apoio Master de grandes marcas como Globo, Kallas Mídia, Record, Samsung Ads, SBT e UOL. Conta ainda com o Apoio Institucional de Adobe, Clear Channel, Eletromidia, JC Decaux e MarketData, além do Apoio de Mídia da Exame, Grupo RBS, Meio&Mensagem e PropMark. O Sinapro-RS atuou como Parceiro Estratégico.
SALÃO ARP
Com um número 71% maior de cases na comparação com o ano anterior e quase 180% a mais do que na edição de 2022, a estrela do Salão ARP ficou ainda maior em 2024. Ao todo, foram 411 inscritos – um recorde desde a nova proposta de formato. A partir desta sexta-feira, 8, o júri técnico será responsável por avaliar os trabalhos e definir os finalistas, que serão divulgados no dia 18 de novembro. A cerimônia de premiação ocorre no dia 5 de dezembro, na Casa NTX, em Porto Alegre.
O sucesso de participação no principal troféu da publicidade gaúcha é o resultado dos aprimoramentos implementados pela atual gestão. Para o presidente da entidade, Fernando Silveira, um dos motivos para a ampliação da credibilidade da disputa está na avaliação do júri composto por mais de 70 jurados de fora do Estado.
“Contar com a participação de nomes expressivos do cenário da comunicação nacional, terminando com aquele receio de amigos votar em amigos, traz uma transparência maior para as escolhas dos vencedores”, explica o dirigente. Além disso, a instituição revisitou e reorganizou todas as categorias, reduzindo e até eliminando a votação de associados em algumas segmentações.
Entre os nomes já confirmados, estão André Andrade Santos, gerente de Marketing da CIMED; Flaviane Bronner, gerente de Mídia no Grupo Boticário; Mariela Barreira, gerente de Marketing do Grupo Casas Bahia; Vanessa Pereira, gerente de Marketing Sênior na Livelo; Ian Black, Founder & CEO New Vegas | Council Member of ABAP; Renata Ucha Campos, Head de Marketing na Seguros Unimed; Adriana Felicissimo, VP de mídia da OpusMúltipla; Samuel Sabbag, diretor nacional de negócios da Editora Globo; Vanessa Lopes, Gerente de Relações com o Mercado CENP – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário e Alessandra Orrico, diretora de mídia Babel-Azza.
O foco da edição está voltado para a solidariedade e a valorização do povo gaúcho, em resposta à tragédia climática ocorrida nas enchentes de maio. As informações para aquisição de convites podem ser acessadas no www.salaoarp.com.br, a partir do dia 25 de novembro.
SURPRESA
O mercado de marketing e comunicação acordou com uma surpresa na última terça-feira (13/11) com a notícia da saída do carismático, competente e excelente profissional, Gerson Silva, que estava na liderança da Unimed POA.
Leia nos destaques e especial do site www.colunadonene.br
GRUPO RBS
Buscando se consolidar como referência em jornalismo e esporte no digital, a maior redação do Grupo RBS, que reúne Zero Hora, Gaúcha, GZH e Diário Gaúcho, implantará um novo modelo de atuação em dezembro. Contando com nova estrutura, novos processos e ferramentas, incluindo o uso de inteligência artificial, a produção de conteúdo será centrada em jornalismo de relevância e qualidade baseado nas necessidades do usuário e com uso de inteligência de dados, respeitando a linha editorial da RBS.
Integrando o novo ciclo digital do Grupo RBS, este movimento é resultado de um trabalho de diagnóstico e planejamento iniciado em abril deste ano. Em parceria com a consultoria espanhola Tric, que tem transformado várias redações do mundo em negócios digitais rentáveis a partir do conteúdo de qualidade, a nova operação foi concebida com o objetivo de assegurar a perpetuidade de marcas reconhecidas pelos gaúchos, ampliar e renovar públicos, alcançando novos patamares de audiência.
— O movimento que estamos realizando tem o objetivo de transformar a Redação Integrada em um ambiente inovador, realmente digital first, capaz de evoluir em formatos digitais e, ao mesmo tempo, qualificar os conteúdos da Rádio Gaúcha e dos impressos Zero Hora e Diário Gaúcho. Tudo o que estamos fazendo busca a perpetuidade do jornalismo de qualidade e a sustentabilidade do negócio digital — diz Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS.
A produção de conteúdo da Redação passará a ser organizada em duas frentes, com focos distintos e complementares: Fidelização terá como objetivo atrair e reter assinantes a partir de conteúdos aprofundados e de análise; e Massivo, voltada a ampliar o número de usuários a partir de notícias de última hora, trends e virais.
A nova estrutura será liderada pelo gerente-executivo de Jornalismo Digital Rodrigo Müzell e contará ainda com as áreas Inteligência Digital (foco em estratégia de dados), Hub de Comunicadores (foco em amplificar o alcance e a relevância destes profissionais de grande conexão com o público), Hub de Impresso (responsável pelas edições diárias impressas de Zero Hora e Diário Gaúcho) e Multimídia (produção de vídeos, fotos, streaming e podcasts).
— As mudanças vêm para ajudar a nossa redação a responder com mais agilidade às notícias de última hora e produzir com mais qualidade o que pode ser planejado – em formatos digitais, na rádio e no impresso. Com mais clareza dos objetivos e resultados das matérias, queremos aumentar a capacidade de fazer um jornalismo cada vez mais adequado às necessidades do público gaúcho, o que é a nossa missão — destaca Müzell.
Esse movimento também garantirá avanços na integração entre áreas. Sob liderança da gerente de Jornalismo Andressa Xavier, a Gaúcha contará com maior volume de conteúdos exclusivos e entradas ao vivo de repórteres da Redação. Já a área de Esportes, que segue sob comando do gerente-executivo Tiago Cirqueira, adotará a mesma lógica de produção de conteúdo digital, organizada nas frentes Fidelização e Massivo, aprimorando a atuação baseada em dados.
BANRISUL
O Banrisul registrou lucro líquido de R$ 632,1 milhões nos primeiros nove meses de 2024, incremento de 11,5% em relação ao resultado do mesmo período de 2023. O desempenho reflete, principalmente, o crescimento da margem financeira, menor fluxo de despesa de provisão para perdas de crédito e o aumento das receitas de prestação de serviços.
De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, no terceiro trimestre do ano o Banco alcançou um lucro líquido de R$ 197,3 milhões, com forte aumento no comparativo anual. “A margem financeira permanece em trajetória de crescimento anualizado como reflexo da expansão da carteira de crédito, ficando as despesas com provisões de crédito dentro dos patamares esperados”, frisa o dirigente. Ele ressalta, ainda, que “os ativos totais cresceram 14,9% em 12 meses, atingindo R$ 142,0 bilhões em setembro de 2024, com contribuição de 9,9% da carteira de crédito, performando acima do teto de nossas projeções”.
Fernando Lemos destaca que a Conta Digital é um dos grandes lançamentos deste período para a Pessoa Física. “Desenvolvemos uma nova experiência, 100% digital, para abertura de contas pelo app. Rápida, simples e intuitiva.” Ele revela que “iniciamos de forma super controlada em junho, sem grande divulgação, testando e avaliando a jornada e performance. Agora em setembro, frente aos bons resultados do piloto, nós decidimos expandir, permitindo a abertura da Conta Digital em todo o Rio Grande do Sul e em algumas localidades de Santa Catarina”. O executivo afirma que, desde a expansão, foram abertas mais de 50 mil contas digitais, em linha com a estratégia de ampliar a base de clientes do Banrisul.
O presidente do Banrisul anuncia que, dentro do foco estratégico em retomar o protagonismo no segmento da Pessoa Jurídica, a abertura de conta empresarial 100% digital e integrada com soluções de pagamentos da Vero será um importante avanço. “Assim como na Pessoa Física, devemos lançar em breve na forma de piloto e ir avaliando os resultados antes de expandirmos para todo o mercado”, declara Fernando Lemos.
CRÉDITO
Em setembro de 2024, a carteira de crédito do Banrisul alcançou R$ 57,7 bilhões, com crescimento de 7,5% frente a dezembro de 2023 e 9,9% em 12 meses, refletindo a ampliação no saldo em crédito rural, crédito comercial, crédito imobiliário e câmbio. A maior carteira, de crédito comercial, totalizou R$ 35,4 bilhões, que corresponde a 61,4% do total de operações de crédito.
Em relação à Conta Única, produto de capital de giro para as empresas, foram contratados R$ 1,3 bilhão em limites de crédito, dos quais R$ 764,2 milhões já haviam sido utilizados pelos clientes até 30 de setembro de 2024.
No âmbito do Programa Re-Empreender RS do Governo do Estado, o Banrisul firmou convênio para promover e estimular a oferta de crédito a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, situadas no Rio Grande do Sul e sediadas em áreas atingidas pelo evento climático, com a criação do programa Pronampe Gaúcho Banrisul Reconstruir. Este programa, que conta com o subsídio do Governo do Estado de 40% sobre o valor da operação, já disponibilizou o montante de R$ 215 milhões às empresas atingidas.
RECURSOS CAPTADOS E ADMINISTRADOS
A captação e administração de recursos alcançou o saldo de R$ 112,0 bilhões em setembro de 2024, alta de 15,8% em 12 meses, influenciado, em especial, pelo crescimento dos depósitos, dos recursos em letras e dos recursos administrados. Entre os destaques, está o crescimento do depósito a prazo, de 22,2% frente a setembro de 2023.
CARTÕES DE CRÉDITO
O Banrisul conta com uma base de 1,2 milhão de cartões de crédito nas bandeiras Mastercard e Visa ao final de setembro de 2024. As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e com cartões BNDES somaram R$ 490,6 milhões nos nove meses de 2024.
No Banricompras, foi ampliado o limite diário para compras e a emissão desse cartão passou a utilizar a tecnologia de pagamento Near Field Communication (NFC), que permite pagamento por aproximação.
VERO
A Vero, rede de pagamentos do Banrisul, encerrou o período com 142,1 mil estabelecimentos credenciados ativos, com transações nos últimos 12 meses. Foram realizadas 408,7 milhões de transações, incremento de 10,5% em relação aos nove meses de 2023, sendo 289,2 milhões com cartões de débito e 119,5 milhões de transações com cartões de crédito.
O volume financeiro transacionado totalizou R$ 37,1 bilhões, refletindo crescimento de 10,3% frente ao mesmo período do ano anterior, sendo R$ 20,6 bilhões com cartões de débito e R$ 16,5 bilhões com cartões de crédito.
SEGURIDADE
Os produtos de seguridade, dentre eles seguros de pessoas, patrimoniais, rurais, planos de previdência e títulos de capitalização, são disponibilizados na rede de agências e também nos canais digitais do Banrisul. No período, foi implantada a comercialização do Seguro Paramétrico, aumentando o portfólio dos seguros do ramo rural e, no segmento empresarial, ocorreu a ampliação do limite de cobertura dos seguros patrimoniais.
A arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização alcançou R$ 2,0 bilhões nos primeiros nove meses de 2024. As receitas totais atingiram R$ 272,3 milhões e as operações ativas de seguridade totalizaram 2,3 milhões de contratos, em setembro de 2024.
CANAIS DIGITAIS
Os canais digitais do Banrisul, considerando todos os canais disponíveis, responderam por 86,0% das operações realizadas nos nove meses de 2024. Os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office Mobile) – acessados por meio do app – registraram, nos nove meses de 2024, 496,6 milhões de acessos, 12,6% superior ao mesmo período de 2023, média de 1,8 milhão de acessos diários.
O total de operações realizadas por meio desses canais cresceu 12,7%, enquanto a quantidade de transações financeiras foi 15,7% superior e o volume transacionado foi 8,5% maior, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
No terceiro trimestre do ano, foi entregue melhorias em segurança e transformação digital, dentre elas a implantação do cadastramento de biometria facial no aplicativo Banrisul. Ainda sobre transformação digital, são destaques a solução Trazer Meu Dinheiro, que possibilita ao cliente, por meio do Open Finance, trazer recursos de outras instituições financeiras para o Banrisul; e a ação de coleta de interesse para aderir à Banrisul Global Account no app do Banco.
A Conta Global Multimoedas permite operações em até cinco moedas estrangeiras e tem o objetivo de atender as necessidades dos clientes para viagens, compras e negócios em mercados internacionais. O produto também traz soluções para profissionais da economia digital, possibilitando o recebimento da monetização em plataformas digitais sem o pagamento de taxas adicionais.
INOVAÇÃO E INVESTIMENTO
A transformação digital, inovação tecnológica, aprimoramento da infraestrutura, atualização do parque de equipamentos das agências e áreas administrativas, além da contínua busca por qualidade e segurança da informação seguem sendo uma das prioridades do Banrisul. Nos nove meses de 2024, os investimentos em modernização tecnológica, que contempla todos os investimentos em TI, autoatendimento, Datacenter, transformação digital, atendimento e relacionamento com clientes, sistemas de informação e segurança patrimonial, bem como em reformas e ampliações, totalizaram R$ 368,7 milhões.
Em relação à participação do Banrisul no Piloto do Real Digital (DREX), o Banco permanece atuando na cooperação técnica com o Serpro na área de Blockchain, com a expectativa de avançar sobre casos de uso reais baseados na rede Hyperledger Besu, que foi desenvolvida durante o primeiro semestre. Também a instituição faz parte do grupo de trabalho sobre o Central Bank Digital Currency – Real Digital, da Febraban, integrando os squads de negócio e técnico.
SUSTENTABILIDADE
O Banrisul conquistou em agosto, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol, reconhecimento que considera a elaboração do inventário completo de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na instituição, referente às emissões de 2023, e está divulgado na plataforma de Registros Públicos de Emissões da Fundação Getulio Vargas (FGV). A elaboração do inventário de GEE permite entender a pegada de carbono em relação às atividades diretas e de consumo de energia do Banrisul. Dentre as iniciativas para redução de emissões está a migração do consumo de energia para fontes 100% renováveis e a compensação é realizada pela aquisição de créditos de carbono e certificados de energia renovável de projetos localizados no Rio Grande do Sul.
Para reduzir o impacto ambiental e o risco social, o Banco reaproveita os equipamentos, quando adequados, e realiza o descarte responsável dos materiais eletrônicos obsoletos, em linha com o Projeto Sustentare. Nos nove meses de 2024, foram doados 9.385 computadores usados a 980 entidades públicas, em sua maioria escolas estaduais e municipais.
MOOVE
Dois brilhantes e competentes profissionais incorporam o time da agência Moove, são eles: Tiago Dimmer, Head Institucional e de Negócios e Marlise Nunes como Head de Performance que lidera as áreas de digital, mídia e produção.
SBT
O SBT tem nova estrutura organizacional, que será comandada por Daniela Abravanel Beyruti.
A ideia com essa reformulação é aumentar a agilidade e a competitividade da emissora, de olho na inovação e no desenvolvimento de seu pessoal.
Junto com Fernando Justus Fischer, CCO da empresa, Daniela coordenará três superintendências: criação & produção de conteúdo, liderado por Leon Abravanel, negócios & comercialização, que terá Vicente Varela à frente, mais distribuição, tecnologia & serviços, com Alfonso Aurin no comando. Com isso, além de fortalecer o ecossistema do SBT, buscam consolidar o legado de Silvio Santos.
Daniela Abravanel pretende reforçar o investimento em tecnologia para chegar ao melhor conteúdo multiplataforma para o público da emissora.
Fernando Fischer, que possui experiência em gestão e liderança, quer oferecer um ambiente de trabalho ágil e colaborativo, priorizando o desenvolvimento dos colaboradores – ou, como diria o criador do SBT, Silvio santos, dos colegas de trabalho. Para Fischer, a tendência é alinhar as operações às tendências de mercado, ampliando a presença em plataformas digitais.
NAT
Uma imersão em um universo lúdico para apresentar uma cadeia sustentável e o sabor único da carne de frango de uma marca que, da granja à mesa, é sinônimo de saúde e qualidade há 15 anos. É desta forma que a Nat, marca da Vibra Foods, vai envolver o público a partir deste mês de novembro em uma jornada na Fantástica Natland. Além de fortalecer o posicionamento já consolidado “Naturalmente saudável”, a campanha assinada pela Agência Escala, agrega, ainda, uma nova camada com o mote “Maravilhosamente Nat”.
Com uma proposta diferenciada das tradicionais campanhas do segmento, o filme, com 60’’, traz uma mulher em casa, pronta para almoçar um saudável prato de frango e salada. Com a primeira prova, a personagem é transportada para um universo fantástico – o maravilhoso mundo Nat.
Lá, ela conhece um pouco mais sobre a forma inovadora e responsável que a marca atua, com carinho e cuidado nas diferentes etapas do processo. Criados em granjas familiares, os frangos da Nat recebem uma alimentação especialmente selecionada, em um processo rastreado, com garantia de origem e segurança.
Com abrangência nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a campanha será veiculada em canais de televisão, rádio e mais de 120 pontos de mídias off line (como outdoors e painéis digitais) em cidades-chave, como Porto Alegre e Florianópolis. Além disso, haverá ativações especiais em 400 diferentes pontos de venda. Nas mídias sociais, a campanha estará reforçada com o trabalho dos influenciadores digitais.
Segundo a gerente de Marketing da Vibra, Andrea Pozzebon Medeiros, a nova campanha é parte de um planejamento estratégico da empresa, que busca evidenciar o cuidado da marca nas diferentes etapas do seu processo produtivo, historicamente sustentado nos pilares do bem-estar animal e da sustentabilidade ambiental e socioeconômica. ”A Nat é uma marca que busca construir uma conexão genuína com o consumidor. Com esta campanha, apresentamos um universo que traduz nossa essência e compromisso com a inovação e a saudabilidade. Desde as embalagens cuidadosamente projetadas até a comunicação que valoriza nossa qualidade e responsabilidade, temos paixão por fazer bem feito”, explica Andrea.
OPINIÃO
A vontade é tão grande dos artistas nacionais e estrangeiros de se apresentar no Araújo Vianna que teremos em Porto Alegre grandes espetáculos em janeiro do ano que vem, em pleno verão, algo que não acontecia há muito tempo na cena cultural da cidade em época de alta temporada de verão.
Além disso, nos 365 dias de 2025 a agenda estará lotada.
CONEXÃO GOVTECH
Lajeado é o último município a receber o Conexão GovTech, evento que percorreu o Estado para apresentar soluções de transformação digital destinadas ao setor público. O encontro será realizado no dia 2 de dezembro, a partir das 8h15min, no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado – Labilá.
A iniciativa do GovTech Lab, que já teve edições em Passo Fundo, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Rio Grande e Santa Maria, promoveu discussões construtivas sobre soluções GovTech disponíveis aos profissionais, às lideranças e aos gestores da administração pública. O objetivo é demonstrar como a cultura de inovação torna os governos mais eficientes, transparentes e inteligentes, além de contribuir para o desenvolvimento dos municípios.
A fundadora e CEO do GovTech Lab e Head do GovTech Summit, Téo Foresti Girardi, destaca que a programação do Conexão foi idealizada para compartilhar práticas que podem ser implementadas pelos governos no enfrentamento dos principais desafios do setor público. “Com uma gestão pública inteligente e inovadora, temos a capacidade de identificar soluções rápidas e eficazes No caso de Lajeado, essas inovações podem minimizar o impacto de catástrofes climáticas, como as recentes enchentes nos Vales, integrando tecnologia e planejamento estratégico para buscar alternativas sustentáveis e preventivas”, enfatiza a CEO.
STIHL
A STIHL, empresa líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, anuncia ao mercado que o narrador e empresário, Galvão Bueno, é a nova estrela da marca para a campanha Show de Jardinagem, desenvolvida pela marca e que está oferecendo condições de pagamento especiais e descontos exclusivos até março de 2025. Para o ano que vem, o icônico locutor esportivo também irá figurar na campanha de agronegócio da empresa. Desta forma, a imagem e a voz de Galvão Bueno estarão vinculadas à STIHL e serão responsáveis por apresentar as principais condições e lançamentos, além dos benefícios que os equipamentos oferecem, tanto nos pontos de venda como nas campanhas de mídia online e offline.
O diretor de Marketing da STIHL, Rafael Zanoni, justifica a escolha do novo garoto-propaganda como um movimento mercadológico imponente, condizente com a grandeza da empresa, que, por meio de mais de 5 mil pontos de venda, está presente em todo o Brasil. “Um nome como o do Galvão Bueno ecoa em todos os estados e municípios brasileiros com reconhecimento e credibilidade. Ter a defesa da qualidade, tecnologia e tradição da STIHL nesta popular e famosa voz ressalta uma estratégia da organização em alcançar e conversar com todos os clientes de forma igual, de qualquer lugar que sejam, tanto na rede concessionária como pelo e-commerce”, pontua Zanoni.
Já Galvão Bueno afirma estar honrado em iniciar este trabalho com a STIHL. “Estou fazendo este novo trabalho com muito prazer. A STIHL é mundialmente conhecida, uma marca centenária, faz os melhores produtos e quem mexe com jardinagem sabe disso. Qualidade e competência são características da empresa”, destacou o narrador. Galvão Bueno nasceu no Rio de Janeiro em 1950. Começou a carreira no rádio esportivo. Ingressou na Globo em 1981 e participou de grandes coberturas de esporte na emissora, entre elas, diversas edições de Copas do Mundo e Olimpíadas. Hoje, além do seu contrato com a Globo, ainda produz conteúdo para suas redes sociais e seu canal no Youtube – Canal GB -, e se dedica à produção de vinho com a Bueno Wines.
A Campanha Show de Jardinagem apresenta condições especiais de pagamento, promoções e benefícios exclusivos aos clientes. Destaca-se a linha de produtos a bateria, que está há mais de 10 anos no Brasil e cresce o portfólio anualmente, com ênfase para produtos como o podador de arbustos HSA 26 e a mini motosserra GTA 26. Além de produtos como as lavadoras de alta pressão com acessórios para diferentes aplicações, roçadeiras e motosserras.
PROJETO DE LEI 104/15
O projeto de lei 104/15, aprovado nesta semana pela Comissão de Educação, propõe uma mudança significativa nas escolas brasileiras ao sugerir a restrição do uso de celulares e dispositivos eletrônicos, inclusive durante os intervalos. A medida surge em resposta à crescente preocupação com os efeitos da exposição precoce às telas, principalmente com o público infantil.
Formada em pedagogia e pós-graduada em neuropsicopedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andriélen Kochem aponta que o uso excessivo de telas na primeira infância pode trazer prejuízos ao desenvolvimento neurológico e comportamental das crianças. ‘Nos primeiros anos de vida, o cérebro infantil ainda está em formação, especialmente o córtex pré-frontal, responsável por funções como controle de impulsos e atenção. Redes sociais e jogos digitais, com suas recompensas rápidas e estímulos constantes, atuam nesse sistema de forma intensa, aumentando o risco de dependência tecnológica. Os efeitos prolongados desta exposição ainda incluem menor interação familiar, aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e impacto na socialização e no desenvolvimento linguístico”, avalia.
Com a restrição, o projeto coloca em destaque a relevância do incentivo à leitura, que fortalece a capacidade de atenção e de retenção de informações, além de gerar conexões emocionais que vão além da simples absorção de conteúdos. Ao explorar histórias e temas impressos, as crianças desenvolvem empatia, imaginação e criatividade, habilidades fundamentais para um crescimento emocional equilibrado e para uma compreensão mais profunda da realidade.
Para a especialista, o brincar também deve estar integrado à leitura. “Leitura e brincadeira são essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças. Quando combinamos esses elementos, estamos promovendo um aprendizado que vai além dos conteúdos curriculares, estimulando habilidades socioemocionais como empatia, comunicação e colaboração”, explica Andriélen Kochem.