ENTREVISTA COM ANDRESSA DE MEDEIROS BRUM
1. Quem é a Andressa de Medeiros Brum?
A Andressa de Medeiros Brum é uma menina/mulher de 28 anos, CEO da Happy, maior agência de endomarketing do país, noiva do Matheus Merolillo, mãe do pet Ike, filha do Radamés Ferraz Brum (falecido em 2019) e da Analisa de Medeiros Brum, a mulher que eu mais admiro no mundo.
Nasci em Porto Alegre, fiz administração na ESPM e comecei a trabalhar na Happy com 16 anos, quando ainda estava cursando o terceiro ano do ensino médio no colégio Leonardo da Vinci – Alfa. Fiquei em dúvida sobre se ia cursar Administração ou Publicidade e decidi levar meus cadernos para dentro da agência e entender como o negócio funcionava. Fiquei 1 ano apenas aprendendo a operação e depois comecei como Assistente de Atendimento. Durante esse período, entendi que a parte publicitária eu aprenderia dentro da agência e que gostaria de cursar Administração pela minha facilidade com os números e a minha vontade de um dia atuar na gestão da Happy.
Sobre a Happy, esse é um amor antigo. A Happy foi fundada pela minha mãe quando eu tinha 5 anos. No mesmo ano, ela se separou do meu pai e, muitas vezes, eu saía do colégio e ia brincar na agência até que ela finalizasse as demandas. Viajei com ela pela Happy, conheci vários lugar do Brasil, assisti várias palestras dela e fui me encantando pelo negócio.
Comecei pela área de Atendimento porque queria ter contato com os clientes e sempre fiquei encantada pelas grandes empresas que a Happy atende. Fiquei durante 5 anos na área de Atendimento e durante o meu TCC, fui para a área de Planejamento para colocar em prática a minha tese sobre Employee Value Proposition (proposta de valor ao colaborador) que depois virou um capítulo importante do livro Endomarketing Estratégico, escrito e publicado pela minha mãe.
Em 2018, após passarmos pela consultoria do Alexandre Assumpção, virei Gestora de Operações pela minha facilidade de gestão, de lidar com os números e de ter uma visão macro do negócio. Em 2019, após a saída de um sócio, virei Diretora e Sócia da agência. Ao mesmo tempo, vivi um dos momentos mais conturbados da minha vida: o falecimento inesperado do meu pai. Tive um pai presente e que sempre teve muito orgulho de mim, então vivi um dos momentos mais difíceis da minha vida, mas encontrei no autoconhecimento, na família e no trabalho a motivação para seguir em frente.
Durante a pandemia fui altamente desafiada como Diretora de Operações. Com o suporte dos meus colegas de Diretoria, colocamos toda nossa equipe em Home-Office e passamos a operar longe um dos outros. No primeiro momento, tivemos muito medo de como o negócio ficaria. Logo começamos ver o mercado se movimentando e intensificando seus investimentos em Endomarketing, algo que nos proporcionou um crescimento de quase 30% e, claro, vieram muitos desafios com um crescimento realizado à distância.
Além dos desafios, em 2020 abrimos a área de Employer Branding e a área de Tecnologia e Inovação, ambas com o meu apoio. Viramos parceiros do Facebook (atualmente Meta) para o licenciamento da plataforma corporativa deles, o que trouxe também muitos desafios de negócio para a agência.
Passada a pandemia, em 2022 assumi também a área de Negócios. Desde então, estive mais próxima dos novos clientes e das negociações de contrato, o que me preparou ainda mais para a próxima etapa com CEO.
Desde março de 2023, me tornei CEO da Happy e agora, no dia 01 de março de 2024, completei 1 ano nessa posição.
2. Essa tua experiência internacional na Europa e nos Estados Unidos agregaram confiança e determinação ou muito conhecimento?
Apesar de terem sido experiências curtas, foram importantíssimas para que eu entendesse a dimensão do mundo, sair um pouco da minha bolha e como é possível fazer diferente. Sempre fui tímida, mas ao mesmo tempo quis me jogar em experiências diferentes que quebrassem essa barreira e que me trouxessem maior confiança e experiência.
Sigo com a vontade de viajar o mundo todo, de ir em outros eventos e experiências que me tragam conhecimento, mas sou uma fã de carteirinha do Brasil e, principalmente, do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre. Já quis fazer intercâmbios maiores, mas hoje sinto que esse aqui é o meu lugar e que ter para onde voltar, perto dos meus, é tão importante quanto ter novas experiências.
Sendo noiva do Matheus, um arquiteto, aprendi a viajar em busca de referências e somos apaixonados por Design. Mesmo quando estamos de férias, acabamos buscando lugares que aumentem o nosso repertório e que nos tragam um conhecimento diferenciado. Ano passado fomos para Copenhague, uma das cidades mais incríveis que já conheci, que respira de fato o design e a arquitetura.
3. Seguir e substituir a liderança da HappyHouse está sendo uma responsabilidade maior ou tudo está sendo desenvolvido naturalmente?
Com certeza é uma responsabilidade muito grande e que ainda dá frio na barriga, mesmo 1 ano depois do meu primeiro dia como CEO. Cada dia é um desafio diferente, mas tenho a sorte de ter a minha mãe ainda muito próxima de mim, me orientando, e uma Diretoria que está junto comigo nessa nova jornada.
Acredito que o segredo seja encontrar o equilíbrio entre a experiência deles e a minha vontade de fazer diferente e a minha sede por querer aprender mais e implementar na agência.
No início da gestão, acabei querendo colocar 100% do meu jeito e aprendi que uma sucessão não é feita de um dia para o outro. É uma construção junto com o antecessor, que deve ser passada aos poucos e as mudanças também não devem ser bruscas, sempre preservando a Cultura e o que trouxe a empresa até aqui.
Diria que não é uma missão fácil, mas é de muito aprendizado e cada passo se torna mais intenso. No início, me cobrei bastante pela responsabilidade de estar a frente de uma empresa de grande porte, liderando um time de 90 colaboradores. Hoje entendo que é preciso leveza e que o meu estado de espírito afeta diretamente o negócio. Por isso, tenho buscado, constantemente, o equilíbrio.
4. A Andressa em casa, com os amigos ou praticando algo?
Sou uma pessoa calma, que valoriza muito os momentos em família, com os amigos e que adora cozinhar. Ao mesmo tempo que sou calma, amo muito uma festa e, principalmente, dançar. Fui bailarina dos 8 aos 18 anos e tenho muito amor pela dança, mas hoje em dia a rotina ainda não me permitiu voltar a praticar.
Sou uma geminiana que vive na dualidade das coisas e me considero uma pessoa muito adaptável e fácil de lidar.
Com os amigos, sou aquela de riso fácil, uma característica minha desde pequena. Não sou a pessoa que se dedica muito aos amigos porque a maior parte do meu foco está na agência, mas tenho a sorte de namorar uma pessoa que valoriza as amizades como ninguém, então todos os finais de semana estamos envolvidos com um grupo de amigos. Quando estou com eles, me dedico e valorizo muito essas relações.
Sou uma colorada de carteirinha, paixão que herdei do meu pai e também uma fã de vários tipos de esportes. Ultimamente não tenho praticado, mas a minha TV de casa está sempre em algum esporte: futebol, basquete, fórmula 1, tênis, futebol americano… sei um pouco de cada um. Antes de fazer vestibular, pensei em ser jornalista esportiva, mas meu amor pela Happy falou mais alto
CENTRO
A agência Centro dos sócios Tadeu Valpiana e Alexandre Pradier é a única Agência que atende a SECOM RS e que ficou com as empresas privatizadas CEEE, agora EQUATORIAL e CORSAN, agora AEGEA.
A EQUATORIAL demorou a se dar conta de que ter o marketing no Maranhão representava grande perda do vínculo e laços com o público gaúcho e finalmente tomou a medida correta. Acertaram todos.
ANNA QUADROS NO CDL
A excelente e experiente profissional, Anna Quadros, é a nova gerente de marketing do CDL, cargo esse que pela sua importância e relevância estará sendo dirigido com muita competência.
FMP
A experiência e a competência levaram Cláudia Maria Beretta a ser a nova coordenadora de marketing da Faculdade Ministério Público (FMP).
Desejamos todo o sucesso na nova jornada!
FENAC
A agência E21 foi a vencedora da licitação da entidade que realiza os grandes eventos empresariais da região do Vale dos Sinos.
Desde que entrou na captação e prospecção de negócios na agência essa é décima quinta conta que Samir Salimen agrega ao portfólio da E21.
ZAFFARI
Segundo fontes confiáveis, Alberto Freitas é o novo Diretor de Comunicação e de relações com o mercado do Grupo Zaffari.
A se confirmar essa nota desejamos todo o sucesso ao grande e experiente profissional nessa função tão importante.
COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – Ep. 30 “Um casal de sucesso”
Assista o 30º episódio do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo intitulado “Um Casal de Sucesso“. Nesse episódio contamos com as presenças dos publicitários e sócios da Monday Comunicação, Eduardo Axelrud (CEO) e Vera Schimanski (Diretora Geral).
Nesse episódio nossos convidados falam de suas trajetórias na televisão, publicidade, com a família, na agência de propaganda Monday com o desafio da comunicação digital x comunicação física atual, redes sociais, rádio e muito mais.
A parceria para a produção do canal Coluna do Nenê: Áudio e Vídeo é uma co-produção com a Gorilla ‘s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla ‘s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e Clear Channel.
@colunadonenepodcast @gorillasplay
GRUPO RBS
O Grupo RBS trabalha, diariamente, para levar informação de qualidade, com credibilidade e relevância, para que as pessoas possam consumir nossos conteúdos em qualquer lugar, a qualquer momento.
Com um portfólio robusto e diversificado, estão presentes nas principais redes sociais, como YouTube, Instagram e TikTok.
Através dos perfis de GZH, o grupo oferece quadros em vídeos e também webséries sob demanda. Seja com patrocínio recorrente ou em ações pontuais, as marcas podem estar presente em conteúdos dinâmicos e modernos, aumentando seu alcance e se aproximando ainda mais do seu público-alvo.
Além dos formatos já disponíveis, o Grupo RBS também atua como parceiro de negócio dos clientes para construir soluções customizadas de vídeos curtos que atendam as necessidades.
ONE HAPPY
Na terça-feira, 26 de março, acontece a primeira edição de 2024 do One Happy Hour.
Será a partir das 18h, no Swan Generation (Rua 24 de Outubro, 1611 – bairro Auxiliadora), em Porto Alegre. E sabe o melhor? A primeira rodada de bebida para associados da ARP será por conta da casa!
As inscrições estão abertas no site www.onehappy.tec.br e quem se inscrever até o dia 18 de março concorre a ingressos para o South Summit Brazil, que ocorre entre 20 e 22 de março, no Cais Embarcadero. Imperdível, né?
GRAMADO SUMMIT
A principal conferência de inovação, tecnologia e empreendedorismo do país – Gramado Summit – chega em sua sétima edição daqui a um mês. O evento está marcado para acontecer nos dias 10, 11 e 12 de abril, e pretende reunir mais de 500 empresas na feira de negócios, mais de 400 palestrantes nos palcos de conteúdo e mais de 15 mil visitantes por dia.
O evento será sediado no Centro de Feiras Serra Park, em Gramado/RS. A estrutura do evento divide-se em uma feira de negócios e em diversas áreas de conteúdo. Tradicionalmente, a feira reúne startups em estágio inicial e, ao mesmo tempo, marcas já consolidadas no mercado.
Os palcos confirmados para o evento são divididos por diferentes temáticas. São eles a plenária principal, o palco startups, o palco hygia saúde, o palco share (de marketing e comunicação), o palco geek, o palco PUSH (de carreira e empreendedorismo feminino) e o palco negócios conscientes, além de outras trilhas de conteúdos que acontecem em estandes interativos.
Entre os palestrantes confirmados estão Mari Maria (influenciadora), Mari Saad (influenciadora), Thelma Assis (ex-BBB), Marcos Piangers (Papai é Pop), Gilberto Silva (mentor de alta performance), Denílson Show (pentacampeão mundial), Fayda Belo (consultora jurídica), Otaviano Costa (apresentador), Romero Rodrigues (Headline), Natalia Beauty (NB Group), Monique Evelle (Inventivos), Christiano Faig (Microsoft), Jandaraci Araujo (Conselheira 101), Rafael Cortez (comediante), Leandro Ladeira (Venda Todo Santo Dia), Icaro de Abreu (IBM) e Yuri Mussoly (Tiktok).
Além das palestras e da feira de negócios, o evento realiza algumas competições de cunho tecnológico para os participantes e expositores, como a tradicional Batalha de Startups (que premia a melhor startup da feira com um investimento financeiro). Também participam do evento centenas de investidores.
A programação com a grade de palestras já foi divulgada e pode ser conferida neste link.
SBT
A partir desta segunda-feira, 11 de março, o SBT no Rio Grande do Sul terá novidades na programação, seguindo as estreias nacionais. Depois da novíssima revista Chega Mais (9h30), com Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias, o apresentador Marcelo Chemale chega primeiro para as notícias do fim da manhã no Rio Grande do Sul. O SBT Rio Grande começará mais cedo, às 11h30, e ganhou até slogan: “aqui tem notícia antes do almoço”.
O jornalístico será mais dinâmico, coloquial e interativo. Na sequência, estreia o programa de esportes: Glauco Pasa e Jeremias Wernek comandarão o SBT Sports RS a partir das 13h, com muita resenha, notícias quentinhas sobre a dupla Grenal e convidados. Para a premiere, uma entrevista exclusiva com Renato Portaluppi sobre o atual momento do Grêmio. Neste mesmo dia, também estreia o novo SBT Brasil (19h45), com Cesar Filho, em um cenário novo, muito mais dinâmico, direto dos estúdios do SBT em Osasco (SP).
Na segunda-feira seguinte, dia 18 de março, tem mais novidades no jornalismo local. Estreia o Tá na Hora Rio Grande, com Andre Haar. A atração substitui o SBT Rio Grande 2ª Edição, terá mais tempo e começa mais cedo, às 18h30. O programa seguirá o Tá na Hora nacional, com Marcão do Povo e Christina Rocha, com uma pauta mais popular, com denúncias, problemas da comunidade, curiosidades, mobilidade urbana e interação.
Andre Haar também terá convidados no estúdio. O programa apresenta outra novidade. O experiente repórter Guilherme Rockett assume como videorrepórter para trazer agilidade à apuração dos fatos e situação do trânsito do fim de tarde na Grande Porto Alegre. O Tá na Hora Rio Grande terá ainda a coluna do Jeremias com bastidores da dupla.
“O SBT no Rio Grande do Sul nunca teve tanto espaço para o jornalismo local como agora. Serão 3h15min diárias de notícias para os gaúchos”, explica o gerente comercial Luís Cruz.
“A redação cresceu, teremos mais espaço tanto no local, quanto nos produtos nacionais, o mercado terá mais possibilidades de falar com os gaúchos, e o público, muito mais informação. Mas muito importante é a mudança de linguagem. Nós vamos falar com mais simplicidade e emoção aos telespectadores”, explica o editor regional, Israel de Castro Fritsch.
CLARO
A Claro está entre as Marcas Mais Valiosas do País, segundo o estudo Kantar Brandz, divulgado na quarta-feira (13). A operadora ocupa a quarta posição no ranking geral e é a primeira marca em serviços de telecomunicações.
O estudo ouviu 10.800 entrevistados, que opinaram sobre 396 marcas em 27 categorias. A Claro subiu uma posição em relação ao levantamento anterior, de 2022. No top 5 do estudo deste ano estão Itaú, Brahma, Skol, Claro e Nubank. Essas 5 marcas têm valor estimado superior a 30 bilhões de dólares. A Claro tem valor de marca estimado pelo estudo de 5,708 bilhões de dólares.
Com mais de 100 milhões de clientes, a Claro conecta mais de 10 milhões de domicílios em todo o País, é líder em banda larga e em distribuição de conteúdo, com a Claro tv+, que é o maior hub de conteúdo, que une o melhor da TV e do streaming. Na telefonia móvel, a Claro é líder em clientes conectados na tecnologia de quinta geração, segundo a Anatel, e conta com o 5G mais rápido da América Latina, de acordo com o Speedtest by Ookla.
O destaque no estudo BrandZ coincide com o lançamento da nova campanha da Claro,que traz o mote de “Com a Claro você se conecta +” e apresenta clientes seconectando com suas paixões, como a família, a diversão, o esporte, entre outros. Tudoacompanhado de frases como “eu amo maratonar”, substituindo o “amo” pelo “Sol” daClaro, mostrando a conexão entre a marca e tudo que os consumidores mais gostam ou que mais diferença faz na vida deles, seja para trabalhar, estudar ou se divertir.
“Em casa ou no celular, na fibra ou no 5G, clientes da Claro se conectam mais e melhor com tudo que o mundo digital oferece, inclusive o melhor conteúdo em todas as telas e lugares”, reforça Marcio Carvalho, diretor de Marketing da Claro.
Tudo através de uma marca que valoriza inclusão e sustentabilidade. E que busca permanentemente construir um futuro sustentável, por meio de programas como o Energia da Claro, de geração de energia através de fontes renováveis, ou o Claro recicla, que recolhe equipamentos e baterias que não são mais utilizados pelos clientes.
GLOBAL
Agora é oficial, a Atitus Educação é a mais nova cliente da Global. Ao lado da CNEX, empresa do ecossistema Atitus, a agência embarca numa jornada de construção e crescimento dessas 2 marcas que estão à frente de um modelo pioneiro na educação no Sul do Brasil: radicalmente conectado com o mercado e ecossistemas de inovação e focado em formar líderes protagonistas de seus futuros.
LOJAS POMPÉIA
Depois de colocar bolsas gigantes na Ponte Hercílio Luz, em Santa Catarina, a Pompéia dá mais um passo em direção à inovação e traz a inteligência artifical para dentro da loja. Desta vez, a unidade do Shopping Iguatemi, inaugurada em setembro de 2023, ganhou painéis com imagens desenvolvidas por IA.
São quatro PDV’s, de dois metros de altura cada, que são encontrados nos setores feminino, masculino e infantil.
Com imagens distintas, impactam pela estética realista e retratam o público de um jeito leve e alegre, representando a essência da Pompéia. Para isso, foram utilizados modelos generativos, ou seja, sistemas de inteligência artificial treinados para criar imagens de forma programada.
O projeto, desenvolvido pelo time de criação da agência HOC, integra as inciativas de inovação da Pompéia, que vem implementando ações de tecnologia no centro de distribuição, no desenvolvimento de produtos sustentáveis, no e-commerce e dentro das lojas, a partir de propostas de arquitetura modernas e diferenciadas.
BAND RS
Quem acompanhou a programação da Band nesta segunda-feira (11), percebeu que o Grupo Bandeirantes de Comunicação RS (Band RS) está de casa nova. No início desta semana, a empresa começou a produzir seus programas jornalísticos no Prédio 50, da Escola de Negócios, local que agora passa a ser sua sede. A iniciativa integra o Tecnopuc Business, projeto que une o Parque Tecnológico e a Escola para potencializar o ecossistema de inovação e empreendedorismo da PUCRS e o ensino nesta área do conhecimento.
Em um espaço de 780 m², a Band construiu dois estúdios de rádio (Band News FM e Rádio Bandeirantes), três estúdios de TV, de onde diariamente serão transmitidos três programas ao vivo (Donos da Bola, Boa Tarde RS e Band Cidade), e uma redação integrada, além de espaço para toda a equipe administrativa.
A Band é o terceiro veículo de comunicação presente no Tecnopuc, que conta, ainda, com uma operação da Globo e com a Box Brazil.
O evento oficial de inauguração da nova sede da Band RS acontece na segunda-feira, 18 de março.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA
A Cordão, consultoria especializada em estratégia para marcas, está mergulhando no mundo da Inteligência Artificial Generativa (IA). Com o tema em alta globalmente, a consultoria está conduzindo uma pesquisa autoral para entender como esta tecnologia está sendo percebida e adotada pelos profissionais de marketing no Brasil.
A pesquisa já passou por uma fase qualitativa, na qual especialistas em IA Generativa para marketing foram entrevistados e algumas tendências foram mapeadas. Agora, a Cordão dá início à etapa quantitativa, convidando profissionais de marketing de todo o Brasil a participarem.
“A Inteligência Artificial Generativa é uma tecnologia que tem potencial para mudar drasticamente a forma como as empresas interagem com seus públicos. O marketing é, portanto, um dos setores mais impactados. Por isso, entender como o mercado brasileiro está encarando estas novas tecnologias é crucial para que marcas, empresas e profissionais possam desenhar estratégias para seguir competitivos, afirma Daniele Lazzarotto, estrategista de marca e fundadora da Cordão.
O link para a pesquisa estará disponível de 11 a 25 de março, e profissionais de todos os níveis hierárquicos que atuam em negócios de marketing (como agências de propaganda, marketing empresarial, consultorias e freelancers) são incentivados a contribuir para essa iniciativa. A Cordão promete revelar os resultados em primeira mão para os respondentes. Posteriormente, o relatório será disponibilizado ao mercado através dos canais oficiais da consultoria.
A pesquisa é uma iniciativa da Cordão com o apoio do E-commerce Brasil, Grupo de Planejamento, Pmweb e Padrinho Assessoria. Juntos, eles buscam fornecer dados nacionais de qualidade sobre a IA Generativa, capacitando as marcas brasileiras a desenvolverem estratégias inovadoras neste novo contexto tecnológico.
Para participar e contribuir com a pesquisa, é preciso acessar o link https://pt.surveymonkey.com/r/iacordao.
SPERINDE
Com transação que representa expansão de 30% na base de clientes atendidos, bem como igual percentual de aumento de sua receita, a Sperinde Imóveis concretizou recentemente a aquisição da carteira de sete mil clientes da Comerlato, exclusivamente das áreas de administração de imóveis (aluguéis) e de condomínios. Assim, a Sperinde passa a atender cerca de 31 mil clientes, projetando para 2024 o volume de R$315 milhões no total de boletos emitidos.
A empresa completa, em julho, 46 anos de atuação no mercado imobiliário do RS e, com a negociação possui, agora, sob sua administração, um total de ativos cujo valor estimado soma R$2,6 bilhões. “Nós estamos sempre atentos a oportunidades como esta para nos consolidar como um dos principais players do mercado imobiliário do estado e ajudar, também, o desenvolvimento da economia do RS”, salienta o diretor da empresa, Cezar Sperinde.