NOTAS DA SEMANA – 19.07.2024

anine

ENTREVISTA COM JANINE HORN

1. Quem é a Janine Horn?

Mulher que logo menina, se viu tendo que batalhar pelos seus sonhos. De família simples, que aos 11 anos perde o pai e precisa lutar junto com a mãe e irmã para conquistar seus objetivos.

2. Qual a sua trajetória?

Comecei a trabalhar aos 15 anos, mas somente em 1996 minha vida na publicidade começou sendo secretaria na ZIGON COMUNICAÇÃO, que representava a revista CARAS. Em 2000 recebi convite da CEVECOM para me tornar executiva comercial, lá tive meu primeiro contato com as agências e clientes representando revista Seleções, rádios e jornais do interior. Em 2003 fui para a mídia eletrônica, PAMPA TV que transmitia na época a RECORD, em 2007 novo convite, agora para integrar a equipe da BAND TV até o dia que a RECORD me chamou em 2010. Lá fiquei até 2019 quando recebi o convite desafiador do João Pedro de integrar o comercial da H Mídia e ter o desafio de entender a mídia exterior, produto que não dominava na época. Hoje posso dizer que estou no local certo, comercializando o produto que gosto e trabalhando numa empresa onde o gestor não tem medo de crescer. Quando fui para a H Mídia, só tínhamos front light e mídia móvel para comercializar.  Hoje nosso ativo é muito maior, resultado disso aumentar significativamente meu faturamento tanto para a empresa, quanto para minha satisfação financeira.

3. Família, amigos e lazer?

Minha família foi a base de quem me tornei hoje, meu porto seguro. Somos somente eu, mãe, irmã, sobrinha e sobrinho, família pequena. Mas nossos almoços são sempre divertidos e com muitas polêmicas e risadas.

Amigos? Não gosto de multidões, sou seletiva e tenho poucos mas importantes na minha vida, prezo pela qualidade e não a quantidade. Estar em casa, no meu refúgio, com meus filhos de 4 patas é o que amo fazer.

4. Atualmente qual é o teu caminho?

Tenho personalidade forte, como uma boa aquariana, mas aprendo todos os dias, pois estamos em constante evolução. Minha paz não tem preço, evito qualquer discussão ou disputa, sempre fui uma pessoa discreta, nunca gostei de exibicionismo, exijo respeito da mesma forma que tento sempre respeitar o próximos.

Depois de alguns tombos da vida, tento seguir uma frase que gosto “não faça aos outros o que não gostaria de fizessem com você”. Claro que vou errar muito ainda, mas de erros e acertos amadurecemos na vida.

DÚVIDA

Nenê, segue minha resposta.

“Em primeiro lugar, Nenê, te peço desculpas pela demora na resposta de teus contatos. Tenho passado cerca de 3 dias por semana em SC, tocando 5 projetos que desenvolvemos por lá desde as enchentes que nos afetaram por aqui.

Isso, inclusive, nos permitirá a abertura de um novo escritório local, já com data marcada para inauguração. Quanto à operação de outra empresa – me recuso a chama-los sequer de agência – reforço que, além de outro “modelo (como citado)”, trata-se de outro tipo de gente, outro tio de práticas legais, outro tipo de assédio, outro tipo de caráter e que, portanto, a e21 não tem nada a ver com essa operação. A não ser que ela grudou em nossos sapatos.

E, para retirar isso, estamos tomando medidas legais.”

MURO DA MAUÁ

Em homenagem aos gaúchos que salvaram inúmeras vidas e em favor dos gaúchos que perderam seus pertences, o Consórcio Novo Muro da Mauá lança o Muro dos Pedidos.

O Consórcio Novo Muro chama para participar da ação de entrega desta emocionante fase do Muro, no dia 25 de julho, quinta-feira, às 18h. O ponto de encontro é na Avenida Mauá, 1.050, no Centro Histórico de Porto Alegre.

A iniciativa conta com o apelo para vivermos juntos um momento de agradecimento, introspecção e encontro com um símbolo da rica cultura gauchesca, o Negrinho do Pastoreio, que vai guiar o Cavalo Caramelo pelos pampas em prol de nossos pedidos.

NTX

O famoso Jantar do Salão ARP será no NTX dia 5 de dezembro com capacidade de público para 800 pessoas.

AGOSTO

No dia 1º de agosto assume o novo gestor do SBT RS.

MOOVE

A excelente executiva Bárbara está voltando para a agência.

Luana que era sócia e o grande interface da agência está agora em voo solo contando as histórias das mulheres políticas e empreendedoras.

SBT

Karine Godoy que tinha saído da Band RS e que estava na H MÍDIA está no SBT como executiva comercial no lugar da Ana Jardim que foi para uma rede de rádios.

ARP

Os temas mais quentes dos principais eventos de inovação do primeiro semestre de 2024 realizados ao redor do mundo serão apresentados no ciclo de palestras Super Download, promovido pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP). O evento, direcionado a associados e convidados, será realizado no dia 23 de julho, a partir das 19h30, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

Nomes importantes do mercado, como a fundadora e diretora Criativa na Daterra Studio, Gabriella Bordasch; o diretor de projetos da Vox Haus, Matheus Gugelmim; e o fundador do Share, Rafael Martins, mostram os insights de cada conferência sob o ponto de vista da comunicação.

“Como os gaúchos tiveram muitos problemas de deslocamentos por conta das enchentes, resolvemos trazer para a Capital um pouco do que já está se falando mundo afora sobre tecnologia e inovação. Assim reunimos o melhor do SXSW (Austin), do MWC (Barcelona), da NRF (Nova York), do Cannes Lions (Cannes), do Web Summit (Rio de Janeiro), além do Gramado Summit (Gramado) e do South Summit (Porto Alegre)”, resume a diretora de Conteúdo e Eventos da ARP, Daniele Lazzarotto.
Interessados podem fazer a sua inscrição gratuita pelo e-mail arp@arpnet.com.br ou pelo WhatsARP (51) 99872-5567. A agenda tem apoio do Grupo RBS e Eletromidia.

ABOOH

Com o objetivo de conscientizar sobre o movimento atual e futuro promissor do mercado gaúcho de OOH, a Sinergy está apoiando uma campanha nacional, em parceria com a Associação Brasileira Mídia Out Of Home – ABOOH, para virar a chave e ajudar a mostrar para o Brasil que o Rio Grande do Sul está indo em frente e se renovando a cada pequena alegria. Trata-se da campanha “Rio Grande do Sul: Em Frente”. Ação voltada para o mercado publicitário, marcas e agências com tom de otimismo, firmeza e esperança com o futuro, enfatizando a força para recomeçar, reconstruir e renovar.

As peças da campanha, em vídeo, estão sendo rodadas em várias cidades, por meio dos equipamentos de mais de 70 associados. Em outras palavras, todas as empresas vinculadas a ABOOH estão retransmitindo o vídeo que fala de otimismo e renovação. Eduardo Ferreira, sócio-fundador e CEO da Sinergy e sócio-diretor do consórcio Novo Muro da Mauá, é preciso comunicar fortemente o retorno. “O povo gaúcho é forte e têm trabalhado muito na retomada. Em cidades como Porto Alegre, o consumo voltou e as marcas que estiverem presentes nesse recomeço serão lembradas com um carinho maior pelo consumidor local”, analisa o CEO.

“É um momento único para fortalecer o relacionamento com os gaúchos.” Grandes eventos também já estão na agenda como a Expointer, considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. A 47ª Expointer vai acontecer de 24 de agosto a 1º de setembro de 2024, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Outro grande evento é o Acampamento Farroupilha, a maior festa da tradição gaúcha que será feita de 7 a 22 de setembro, no Parque Harmonia, com 191 piquetes inscritos

Para a direção da ABOOH, apoiar as iniciativas faz parte do nosso compromisso como cidadão e como associação tendo inclusive empresas nativas, associadas. A realização dessa campanha do Rio Grande do Sul tem na avaliação da Associação, o objetivo de mobilizar não só a população, mas principalmente sensibilizar as marcas e produtos, que permaneçam em campanhas no Rio Grande do Sul. Agora é a hora da retomada, da reconstrução de um Estado. Forte momento onde o morador reconstrói sua vida, sua propriedade e que consequentemente é a retomada da economia local.

FEEVALE

O Feevale Summit 2024, que seria realizado em maio deste ano e precisou ser adiado em função da tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul, acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro, no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições para o evento, que tem como mote Conexões que transformam pessoas. Pessoas que transformam o mundo, foram reabertas e podem ser feitas, gratuitamente, em summit.feevale.br. As pessoas que haviam realizado inscrições para a data anterior devem entrar no site e confirmar as atrações das quais desejam participar.

A principal atração do Feevale Summit 2024 será um talk com Nathalia Arcuri, fundadora da plataforma de educação financeira Me Poupe! A atividade acontecerá no dia 1º de outubro, às 20h, no Teatro Feevale. As inscrições, gratuitas, ocorrem por meio do site do evento. No acesso ao Teatro, os participantes deverão doar 2kg de alimentos não perecíveis, que, posteriormente, serão repassados ao Banco de Alimentos – Região do Calçado.

O talk terá como tema Quando nasce um empreendedor e abordará como aprender a investir e transformar a mentalidade para empreender. Nathalia Arcuri é Young Global Leader indicada em 2021 pelo Fórum Econômico Mundial, vencedora do prêmio Meaningful Business 2021, Empreendedora do Ano Ernest Young 2022 e tetracampeã do Prêmio iBest de Influenciadora de Investimentos por júri popular. Ela atua desde 2015 para democratizar o acesso ao letramento financeiro em todo o Brasil.

O Feevale Summit 2024 contará, ainda, com cerca de 100 especialistas em diversas áreas para apontar tendências, inspirar o público e fortalecer o ecossistema de inovação. Serão quatro palcos temáticos, que terão programação simultânea: Negócios Conscientes, Conexões, Carreiras e 360º.

Além dos palcos, integrarão o evento a Vila de Negócios Universitários, espaço dedicado à exposição e divulgação dos empreendimentos criados por estudantes durante a sua jornada na Feevale; Open Labs, abertura dos laboratórios da Universidade Feevale; Open Park, abertura do Feevale Techpark; e Vila Gastronômica, onde haverá opções gastronômicas e produtos de artesãos.

Já o Startup Posgraduate vai propor competições empreendedoras, inovadoras, criativas, práticas e transdisciplinares. Durante dois dias, os acadêmicos participarão de experimentações e terão mentorias especializadas, se conectando com as demandas do mercado e vivenciando todo o ambiente de imersão do Feevale Summit. A Feira de Empregabilidade, por sua vez, será uma oportunidade para oferta e busca de empregos, onde as pessoas terão acesso a diversas oportunidades. As demais atrações podem ser conferidas no site summit.feevale.br.

SXSW

Vamos bater um papo sobre os principais insights dos maiores eventos de inovação do primeiro semestre? SXSW (Austin), MWC (Barcelona), NRF (Nova York), Cannes Lions (Cannes), Web Summit (Rio de Janeiro),  Gramado Summit (Gramado) e South Summit (POA).

Essa é a Super Download, uma palestra que reúne importantes nomes do segmento no dia 23 de julho, a as 19h30, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

O evento vai receber a fundadora e Diretora Criativa na Daterra Studio, Gabriella Bordasch; o diretor de projetos da Vox Haus, Matheus Gugelmim; e o CEO e o fundador do Share, Rafael Martins.

GRUPO RBS

Um livro que documenta a criação do Grupo de Investigação (GDI) do Grupo RBS e sua consolidação como referência para a reportagem investigativa no Rio Grande do Sul e no país. Esta é a proposta de GDI: Bastidores e prática do jornalismo investigativo, que será lançado nesta segunda-feira (15), a partir das 18h30, no foyer do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, junto a uma sessão de autógrafos aberta ao público.

Já disponível para compra na Amazon e nas livrarias, a publicação aborda técnicas de apuração e bastidores de casos de investigação e denúncias que tiveram consequências práticas para a sociedade gaúcha. Com capítulos assinados por profissionais que têm como base qualidade técnica e responsabilidade em apurar a verdade dos fatos, o livro conta a trajetória e a consolidação do GDI, reafirmando o poder transformador do jornalismo profissional.

— Na RBS vemos o jornalismo investigativo como um dos fundamentos de qualidade do nosso trabalho. Por meio de investigações criteriosas e independentes, trazemos com responsabilidade problemas a serem corrigidos e, assim, com transparência absoluta, prestamos um serviço relevante ao nosso público e à sociedade gaúcha — destaca Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS, que assina o prefácio.
Marcando os 60 anos de Zero Hora, completados em maio, o livro materializa o papel da atividade jornalística para o combate à corrupção e a essência investigativa da RBS.

— Poucas redações do mundo investem em investigação – e que, muitas vezes, mesmo após meses de tentativas, não resulta em nada. Investe-se menos ainda em um grupo “blindado” de jornalistas investigativos. Ao mesmo tempo, a relevância e a credibilidade que a investigação confere a marcas jornalísticas é imensurável, pelo poder de transformar na sociedade aquilo que está errado e de contribuir efetivamente para as comunidades resolverem seus problemas — afirma a curadora da obra e diretora-executiva de Jornalismo e Esporte da RBS, Marta Gleich.
Inspirado no modelo consagrado pela equipe Spotlight, do jornal americano Boston Globe, o GDI foi criado em 2016.

Quase oito anos depois, o grupo soma centenas de investigações veiculadas, que motivaram a abertura de apurações por diferentes órgãos oficiais e conquistaram dezenas de prêmios estaduais e regionais. Além de Nelson Sirotsky e Marta Gleich, assinam a obra os repórteres investigativos Adriana Irion, Carlos Rollsing, Giovani Grizotti, Humberto Trezzi e Rodrigo Lopes; o atual coordenador da equipe e editor-chefe do Diário Gaúcho, Diego Araujo; jornalistas que já estiveram à frente do grupo, como Carlos Etchichury, Dione Kuhn, Jaime Silva e Rodrigo Müzell; a consultora jurídica Débora Dalcin; e o presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e membro do Conselho Editorial da RBS, Marcelo Rech.

— Mais do que abordar as reportagens que construíram a história do GDI, o livro se torna importante porque mostra o modo de produção, o método de trabalho e o sistema como o grupo se organiza para construir as matérias, checar as informações e editar conforme as peculiaridades de cada veículo. É um modelo que pode servir de subsídio ao estudo acadêmico e também para a montagem de novas equipes de investigação — ressalta Araujo, que assumiu a coordenação do GDI em junho de 2023.

Desde a sua concepção, a equipe mescla perfis complementares entre si, unindo repórteres com larga experiência em jornalismo de dados, outros que dominam as técnicas da infiltração jornalística, outros focados em fontes na área política e profissionais com maior trânsito na área policial. Formado por integrantes das redações de GZH, Zero Hora, Diário Gaúcho, RBS TV e Gaúcha, o GDI reforça a relevância e a contundência do jornalismo da RBS, abordando temas plurais e explorando diferentes formatos e plataformas.

WT.AG

Para movimentar a economia do Rio Grande do Sul após as enchentes, a Multiplan irá antecipar para 2025 a entrega das áreas comuns do bairro privativo Golden Lake, na Zona Sul de Porto Alegre. A medida deve gerar cerca de 4 mil novos empregos diretos e indiretos, priorizando contratações de empresas locais para a execução das obras.

Além disso, a Multiplan anunciou um plano de investimento de R$ 3,4 bilhões nos seus empreendimentos locais. Entre eles estão o BarraShoppingSul, ParkShopping Canoas, Cristal Tower, Diamond Tower e Résidence Du Lac. Juntos, esses empreendimentos geram 11 mil empregos.

A campanha foi desenvolvida pela WT.AG. A agência de publicidade é responsável pela estratégia de comunicação, criação de campanhas e operações de mídia do Golden Lake, do BarraShoppingSul e do ParkShopping Canoas. Os principais jornais e veículos de comunicação gaúchos publicaram as peças. A campanha também repercutiu nas mídias sociais e entre influenciadores.

O foco principal foi a antecipação das obras das áreas de lazer do Golden Lake. A entrega, antecipada para 2025, inclui o Beach Club, que terá uma praia artificial climatizada e uma raia olímpica de 50 metros. Também serão construídas as áreas de convívio ao ar livre, como churrasqueiras e lounge para festas, além de um night club e de um restaurante.

Das áreas comuns, o Main Lake, maior lago artificial de águas cristalinas do País, com 5 mil m², já está pronto. Além disso, três quadras de tênis e quatro de beach tennis também estão finalizadas.

A campanha desenvolvida pela WT.AG enfatiza o compromisso da Multiplan com o desenvolvimento e a recuperação econômica do Rio Grande do Sul. E evidencia a importância do Golden Lake como um marco no cenário urbano de Porto Alegre.

As obras do Lake Victoria, primeiro dos sete condomínios do Golden Lake, seguem em ritmo acelerado. Ele será entregue em 2025 e já tem mais de 70% dos apartamentos vendidos. São quatro torres residenciais e 94 unidades, somando um Valor Geral de Vendas (VGV) de aproximadamente R$ 560 milhões. O próximo condomínio, chamado Lake Eyre, será lançado no segundo semestre deste ano.

A WT.AG é uma agência de publicidade que atende clientes como Unilever, Arezzo&CO, Assist Card, Lello Condomínios, Golden Lake, Pampili, Grupo Herval, NürnbergMesse Brasil, Rissul, Tudo Pra Cabelo, Abicalçados, Liz Lingerie, Via Marte e Vicenza.

SICREDI

No mês em que o Sicredi celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, a primeira instituição financeira cooperativa do País, com mais de 2,6 milhões de associados no Rio Grande do Sul, reuniu, em Porto Alegre, representantes de diversos setores, além de parceiros, formadores de opinião e imprensa gaúcha para avaliar os impactos das enchentes e o movimento de reconstrução do estado a partir da perspectiva do cooperativismo de crédito.

O evento, dividido em três partes, contou com apresentações do presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port; do diretor-executivo da Central, Leandro Gindri de Lima; e do economista-chefe do Sicredi, André Nunes de Nunes. Para Port, o evento ‘A reconstrução do RS e o papel das Cooperativas’ foi um importante momento para reforçar o trabalho coletivo em prol da retomada econômica gaúcha. “Existe um forte compromisso do Sicredi com o auxílio aos municípios atingidos, uma vez que é a única instituição financeira em quase 90 cidades do RS. Além disso, em 340 delas, mais de 50% da população economicamente ativa é associada ao Sicredi,” explica Port.

Entre as ações já realizadas pelo Sicredi que visam ao auxílio às regiões impactadas pelas enchentes, estão a atuação em centros de distribuição, doações via PIX, parcerias com entidades, como SEBRAE/RS, e prefeituras, e ampla oferta de recursos emergenciais. “Em torno de R$ 90 milhões já foram alocados para atender às áreas atingidas e, em liberação de crédito, cerca de R$ 3,5 bilhões foram cadastrados para intermediação do Sicredi”, conclui Port.

GLOBO

De acordo com a YouGov BrandIndex, o Grupo Globo foi o grande vencedor do ranking do Anunciante do Mês do Brasiil em junho, com duas marcas do grupo registrando crescimento em sua eficácia publicitária. A plataforma de streaming Globoplay e a rede de televisão TV Globo tiveram os maiores aumentos no indicador Consciência da publicidade, dentre os quase 450 produtos e serviços analisados. O indicador mede quantas pessoas se lembram de ter visto o anúncio de uma marca recentemente. De 26 de maio a 20 de junho, entre os dias de maior e menor desempenho, as marcas registraram aumentos de +9,75 e +8,8 pontos, respectivamente.

O terceiro lugar ficou a varejista de calçados esportivos Olympikus, com um aumento de +7,25 pontos em seu índice de Consciência da publicidade durante o período. O quarto lugar ficou com a rede social Instagram, com um aumento de +6,42, enquanto a companhia aérea Gol alcançou o quinto lugar com um aumento de +6,3.

Os demais Top 10 da lista do Anunciante do Mês foram a plataforma de streaming Amazon Prime Video (+5,37 pontos), a rede de restaurantes KFC (+5,25), a casa de apostas Betano (+5,18), a marca de fast food Burger King (+5,16) e a companhia aérea Latam (+5,08). Por outro lado, as linhas de produtos para cabelos Seda e Pantene se destacaram em junho por apresentarem as maiores quedas na Consciência da publicidade (-10 e -7,5 pontos, respectivamente).

David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, analisa a atuação das duas marcas campeãs no ranking de Anunciante do Mês. Segundo ele, as redes sociais da TV Globo e do Globoplay têm uma composição semelhante: a grande maioria de suas postagens são destaques dos programas, filmes e conteúdos que transmitem ao público. Enquanto as contas da TV Globo tendem a ter um número substancialmente maior de postagens diárias, as plataformas do Globoplay têm um tom muito mais livre. Isso ocorre porque eles frequentemente compartilham memes, compilações e galeria de fotos.

“Ambas as plataformas também costumam anunciar novos projetos e adições ao seu catálogo com antecedência nas mídias sociais. A TV Globo compartilha todos os meses os programas, transmissões ao vivo e conteúdo em destaque em uma lista, além de promover eventos especiais com postagens exclusivas. O Globoplay faz o mesmo, geralmente por meio de listas de reprodução de vídeos temáticos, separando o conteúdo em vários vídeos de acordo com o gênero (por exemplo, novelas e documentários)”, acrescenta.

Além de sua estratégia de promoção igualitária, Eastman acredita que um projeto pode ter tido um peso especial no crescimento da classificação de Consciência da publicidade do Globoplay. Por ocasião do Mês do Orgulho LGBT+, a plataforma de streaming estreou o especial “Falas de Orgulho”, um experimento/documentário social que foi promovido agressivamente nas redes sociais durante todo o mês. O programa (bem como o conteúdo adicional relacionado) pode ter se beneficiado do interesse adicional no tema LGBT+ em junho, impulsionando a marca para o topo da classificação.

PUCRS

A poucos dias dos Jogos Olímpicos de Paris, parte do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da PUCRS já chegou à Capital Francesa para acompanhar a edição de 2024. “Paris já está em clima Olímpico! As instalações esportivas estão quase prontas e tudo está bem-sinalizado para que todos possam encontrá-las facilmente. Com toda a movimentação, a mobilidade urbana está um pouco limitada por conta das medidas de segurança reforçadas, afinal, as arenas estão nos principais pontos turísticos da cidade e a cerimônia de abertura vai ser no Rio Sena, a primeira vez fora de um estádio”, conta Luis Henrique Rolim, professor do curso de Educação Física na Escola de Ciências da Saúde e da Vida e pesquisador do GPEO.

O restante da equipe, composta por Nelson Todt, coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e vice-presidente do International Pierre de Coubertin Committee, Fernanda Faggiani, coordenadora da Especialização em Psicologia do Esporte, e os colaboradores do GPEO, Christian Kern, Laura Neuhaus e William de Oliveira, chega no dia 19 de julho.

“A participação da PUCRS nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris representa uma oportunidade ímpar para a Universidade se destacar em uma plataforma global. Ao integrar-se aos Jogos, a PUCRS ganhará visibilidade e reforçará sua reputação internacional, demonstrando seu papel como membro influente e autoridade no cenário Olímpico, através do GPEO”, destaca Nelson Todt.

O Grupo é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por integrar a rede de pesquisa em Estudos Olímpicos, oficialmente chancelada pelo Centro de Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional.
Entre as atividades realizadas pela equipe em Paris, está a participação no 16º International Symposium for Olympic and Paralympic Research, em Besançon – Université Franche-Comté, a participação no 4º International Colloquium of Olympic Studies and Research Centers, em Besançon – Université Franche-Comté e visita à sede do Comitê Olímpico Internacional.

DUXTEC

A turma de 2024 do programa DUXtec, da Fundação Gerações (FG), começa a se reunir neste sábado (20/07), às 9h, no Tecnopuc, em Porto Alegre. A meta global é formar empreendedores de impacto social não apenas equipados com as habilidades técnicas necessárias para o sucesso dos negócios, mas também motivados por um propósito, dispostos a enfrentar coletivamente problemas complexos e contribuir significativamente para a sociedade. “Introdução ao Empreendedorismo de Impacto Social” será o tema desenvolvido pela própria equipe da FG – até 30 de novembro muitas das conversas vão ter a condução de convidados especiais de diversos segmentos.

Entre os empreendedores inscritos, estão os seis negócios apoiados desde março na primeira chamada do Fundo Comunitário Porto de Todos (FCPT), idealizado pela FG – Agência Formô (Morro da Cruz), Agência Compromisso e Persépolis Escola Livre (Bom Jesus), Amplitude Luz e Lar e Sua casa mais limpa (Restinga) e Redecriar (Ilhas). “O DUXtec visa criar uma geração de empreendedores de impacto conscientes, inovadores e responsáveis, preparados para causar um efeito positivo e duradouro no mundo”, detalha a coordenadora-geral da FG, Karine Ruy.

Durante os próximos meses, os encontros quinzenais ocorrerão sempre aos sábados a fim de priorizar e dar oportunidade a quem possui restrições de horários. Autoconhecimento e Jornada do Empreendedor, Finanças Aplicadas a Empreendedores de Impacto, Comunicação e posicionamento de marca, Posicionamento Digital e Comunicação de Negócios de Impacto, Modelos de Negócios e rodas de conversas sobre experiências de empreendedorismo também integram os temas que serão abordados.

No RS, o DUXtec foi uma das três iniciativas selecionadas no primeiro edital da Coalizão pelo Impacto, também uma das apoiadoras do programa.

SECALE

Retomando as operações 50 dias após ter a sua sede no Bairro São Geraldo, na capital gaúcha, inundada devido ao desastre climático no RS, a empresa Secale, conhecida por seus produtos orgânicos e veganos, foi premiada na Bio Brazil Fair 2024, pelo seu inovador Pão de Hambúrguer de Cenoura e Açafrão. De acordo com a diretora Rosângela Cabral, o reconhecimento reflete o compromisso da empresa com a saúde e a sustentabilidade, além de destacar a importância de dar protagonismo ao pão no universo dos hambúrgueres e chega num momento importante de reconstrução. O produto conquistou o 1º lugar na categoria Inovação, entre 400 inscritos.

No período em que a Secale ficou sem faturamento e teve suas entregas interrompidas, o foco foi unir a equipe rapidamente para superar a crise. “Recebemos apoio de clientes e prorrogações de prazos dos fornecedores, todos foram e estão sendo fundamentais nesse processo”, revela Rosângela. “Esse esforço conjunto permitiu que a empresa mantivesse a participação na Bio Brazil, já que marcamos presença desde a primeira edição, há 18 anos, e se fortalecesse para a nova fase que começou agora com a retomada da produção”.

O prêmio de inovação foi julgado por um júri composto por nutrólogos e nutricionistas, que avaliaram critérios como qualidade da embalagem, perfil nutricional e lista de ingredientes, cadeia produtiva, origem dos ingredientes, embalagem e comunicação clara e de fácil entendimento para o consumidor, entre outros. “Este prêmio é um tributo à dedicação e ao trabalho árduo que nasceu do meu apreço por cozinhar, experimentar sabores e da intenção de oferecer produtos saudáveis, o chamado alimento de verdade”, afirma a diretora. “Começamos fazendo pão de centeio e com o tempo a produzir com o trigo, mas desde o início trabalhamos com orgânicos e privilegiamos produtos da agricultura familiar”.

A consultora de design estratégico da Secale, Augusta Medeiros, destaca que a empresa estava prestes a dar um salto em termos de expansão, alinhando questões logísticas para conquistar novos parceiros comerciais pelo país. “Temos produtos com muita aceitação no mercado e prontos para atender uma demanda maior de consumidores como a linha infantil que tem o hamburguinho, e os bolinhos sem açúcar, adoçados com suco de maçã, lançados no início desse ano”, reflete. “Nosso desafio em termos estratégicos agora ficou ainda maior, já que temos que equilibrar as finanças da empresa, devido à perda total de matéria-prima, embalagens e de muitos equipamentos na enchente de maio”.                           

Os pães de hambúrguer da Secale, todos de fermentação natural e veganos, foram desenvolvidos em quatro sabores: Tradicional com Gergelim, Australiano, Beterraba, e Cenoura com Açafrão. Estes pães não apenas oferecem uma alternativa saudável, mas também elevam o papel do pão no hambúrguer, trazendo-o para o protagonismo da receita.

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