NOTAS DA SEMANA – 25.10.2024

Foto Eduardo Rocha-0331 (1)

ENTREVISTA COM FERNANDO PUHLMANN

1. Quem é Fernando Puhlmann?

Sócio-cofundador da Cuentos y Circo e um dos principais especialistas em YouTube do país, com um olhar focado em possibilidades de faturamento na plataforma e uma larga experiência em relacionamento com grandes marcas do mercado de entretenimento. Além de Diretor de Novos Negócios da CyC, tenho também no meu currículo vários canais de sucesso no país, entre eles o do Escritor Augusto Cury, do Gov Eduardo Leite, Natália Beauty e do Grêmio FBPA, sempre atuando como responsável pela estratégia de crescimento orgânico dos canais. Já realizei diversas palestras sobre a nova comunicação juntamente com diretores do YouTube Brasil como a abertura do 28º SET Universitário da Famecos-PUCRS, o YouPIX/SP e o Workshop YouTube Gaming Porto Alegre. Desde 2013, ministro cursos, seminários e oficinas sobre YouTube, já tendo mentorado mais de 30 canais nos últimos anos.

Nos últimos anos estou tentando me tornar um escritor, tarefa que sempre me encantou e agora trabalho firmemente para realizar. Talvez tenhamos novidades nos próximos meses.

2. Cuentos y Circo é um multiplataforma que tem um foco principal nas marcas?

Somos uma empresa de estratégia com foco em conteúdo audiovisual multiplataforma. Desenvolvemos soluções criativas em vídeo para marcas e pessoas, além de criarmos produtos originais Cuentos y Circo para YouTube e TV.  Somos o resultado desta turbulência que move o mundo moderno da comunicação e das tecnologias. Uma mistura de agência, produtora e empresa de mídia. Planejamos, gerenciamos e criamos vídeos relevantes para serem distribuídos em todas as plataformas on e off-line de maneira inteligente e criativa. No mundo do vídeo digital, somos referência  em estratégia e produção de conteúdo para canais de YouTube.

3. O YouTube, que é uma super especialidade tua, será ou já é o grande salto da comunicação?

O YouTube é uma grande revolução. Talvez nós ainda não tenhamos noção do tamanho dele pois estamos no meio desse furacão enquanto ele acontece. Tenho certeza que daqui há 20, 30 anos, olharemos para trás e veremos como a plataforma mudou nossa forma de consumir e distribuir conteúdo. Tenho orgulho de termos feito parte do início da sua atuação na América Latina. Minha sócia, Giovanna Alvarenga, é uma das maiores referências em YouTube no Brasil e juntos construímos uma agência focada em aproveitar todo o potencial da plataforma para nossos clientes.

4. Fernando, seus amigos “bixos” e seu “gremismo”?

O Grêmio é minha paixão, meu terror, minha vida. Sou fanático pelo Tricolor, tive a oportunidade de trabalhar no Clube durante 2013, 2014 e uma parte de 2015. Foi uma experiência maravilhosa e que pretendo repetir em algum momento. Conviver diariamente com uma paixão assim, nos torna mais felizes.

Meus 13 gatos são minha vida, o que existe de mais importante hoje para mim. São minha família mais próxima e a razão principal para levantar todos os dias e querer um mundo melhor. Através desse convívio me entendi vegano e um militante da causa animal. Meu sonho é poder fazer cada vez mais por essa causa.

TOP DE MARKETING ADVB RS

Em sua maior edição, repleta de recordes e novidades, o TOP de Mkt ADVB/RS anunciou seus vencedores em cerimônia realizada nesta quinta-feira (24), no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. A premiação reafirmou seu status como o principal evento de marketing e vendas do Sul do Brasil, sendo sua 41ª edição marcada por recordes: 116 cases inscritos, um aumento de 16% em relação ao ano anterior, e mais de 180 horas dedicadas às avaliações dos cases.

“É uma satisfação imensa ver a relevância que o TOP de Mkt alcança a cada ano. Estamos orgulhosos de reconhecer empresas e profissionais que fazem a diferença no mercado, e os números históricos dessa edição comprovam o sucesso da premiação”, avalia Rafael Bicca Machado, presidente da ADVB/RS.

A edição de 2024 é marcada também pela criação da categoria TOP Inclusão à Diversidade, em parceria com a Conexão Diversa. O prêmio reconhece organizações que se destacam por promover a equidade e inclusão em suas práticas. “Essa categoria é de extrema relevância, pois convida a sociedade gaúcha e as organizações do Estado a se

engajarem em um tema urgente: a aceleração da diversidade e da inclusão como

pilares fundamentais para a construção de relações humanas mais justas e de uma gestão empresarial verdadeiramente humanizada”, entende Matheus Felippe, Fundador da Conexão Diversa.

Com uma equipe de 117 jurados e mais de 500 avaliações realizadas, o evento celebrou também a Personalidade de Marketing e Vendas de 2024. A homenageada foi Gabriela Schwan, CEO da Swan Hotéis, escolhida por sua contribuição ao desenvolvimento do setor no último ano. Com distinções Ouro, Prata e Bronze, entregues respectivamente a Som da Luz Tecnologias de Inclusão, Viação Ouro e Prata e Hospitalar Moinhos de Vento, a cerimônia premiou as empresas que mais pontuaram nesta edição.

Todas as etapas do processo de TOP de Mkt são auditadas pela Baker Tilly Brasil. “Acompanhamos todas as etapas, desde a inscrição dos cases até a apuração das notas e revelação dos vencedores, com a ADVB/RS mantendo uma metodologia transparente. Nós valorizamos a participação como auditores do prêmio, reconhecendo sua importância no mercado gaúcho”, detalha Sérgio Laurimar Fioravanti, Sócio-Líder da Baker Tilly no RS.

O evento possui apoio e acompanhamento Jurídico da Freire Saraiva Consultoria. “É uma experiência marcante contribuir para uma premiação tão tradicional e ao mesmo tempo tão inovadora como o TOP de Mkt. Foi inspirador ter contato e ter conhecido muitos dos projetos inscritos, os quais trouxeram o frescor da inovação e do pensar diferente para setores e temáticas tão relevantes”, comemora Leonardo Saraiva, Sócio-Fundador da Freire Saraiva.

Principal reconhecimento das boas práticas de marketing e vendas no Sul do Brasil, o TOP de Mkt ADVB/RS contribui para a identificação, disseminação e valorização dos melhores cases na área, servindo de referência ao desenvolvimento da cultura do setor no Rio Grande do Sul há mais de quatro décadas

Confira os vencedores da 41ª edição do TOP de Marketing ADVB/RS 

AGÊNCIAS E CONSULTORIAS

Sun Business | Branding

AGRO

Cooperativa Santa Clara

BEBIDAS

Cooperativa Vinícola Aurora

BRANDING

Mercado Brasco

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos

CONSTRUÇÃO CIVIL

Construtora Jobim

CULTURA – TROFÉU EVA SOPHER

Som da Luz Tecnologias de Inclusão

EDUCAÇÃO

Univates

ENDOMARKETING

Instituto do Câncer Infantil

ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES

Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)

ESPORTES

040 Assessoria Esportiva

EVENTOS

Construtora Jobim

FINANCEIRO

Unicred Premium

IMOBILIÁRIO

Melnick Arcadia Urbanizadora

INDÚSTRIA

FIBERMEYER

INICIATIVAS EM ESG

Granjas 4 Irmãos

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Granjas 4 Irmãos

MARKETING DE CONTEÚDO

Planeta Atlântida (RBS)

MARKETING DE INFLUÊNCIA

HECTOR STUDIOS

MARKETING DIGITAL

Cooperativa Vinícola Aurora

MÍDIAS SOCIAIS

Cooperativa Vinícola Aurora

MODA

2nd Chance

SAÚDE

Instituto do Câncer Infantil

TECNOLOGIA

Viação Ouro e Prata

TOP ATITUDE SOLIDÁRIA – TROFÉU MARIA ELENA JOHANNPETER

Hospital Moinhos de Vento

TOP INCLUSÃO À DIVERSIDADE

Som da Luz Tecnologias de Inclusão

TOP INICIATIVAS EMPREENDEDORAS

Casa de Saúde Menino Jesus de Praga

TRADE MARKETING

Casa de Saúde Menino Jesus de Praga

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Universidade La Salle

TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Viação Ouro e Prata

DISTINÇÃO OURO

TOP INCLUSÃO À DIVERSIDADE

Som da Luz Tecnologias de Inclusão

DISTINÇÃO PRATA

TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Viação Ouro e Prata

DISTINÇÃO BRONZE

TOP ATITUDE SOLIDÁRIA – TROFÉU MARIA ELENA JOHANNPETER

Hospitalar Moinhos de Vento

GLOBAL/BADESUL

A agência Global foi a vencedora da licitação do Badesul Desenvolvimento e já está trabalhando para colocar a marca no mercado com a evidência merecida e necessária.

COMPETENCE

A agência que já foi uma das maiores do mercado está voltando com força e contratando profissionais do mais alto nível.

E21 40 ANOS

Com uma recepção aberta e muito concorrida pela presença de clientes, fornecedores e veículos de comunicação, a agência entregou um book contando sua trajetória no mercado brasileiro.

OPINIÃO

No momento que nossas fronteiras se abrem para o mundo com a operação do Salgado Filho e o incentivo e esforços do governo RS em incentivar o turismo das nossas histórias, belezas e culturas, a produtora OPINIÃO não para de realizar eventos com os maiores nomes nacionais e internacionais. Assim, fazendo do Araújo Vianna um templo de sucessos e entretenimentos.

SEMANA ARP

O momento de divulgar a sua marca no mais importante evento da publicidade gaúcha é agora. O plano comercial do Salão ARP já está disponível com diversas cotas de patrocínio e com novidades na parte de conteúdo da Semana ARP. O evento acontece no dia 5 de dezembro, na Casa NTX, em Porto Alegre.
“Neste ano, por exemplo, será possível patrocinar uma palestra e trazer alguém de fora para falar sobre algum assunto de interesse do trade e que reforce a troca de experiências tão tradicional já”, explica o presidente da entidade, Fernando Silveira.

Entre as possibilidades do Plano estão os Patrocínios Master e VIP, que incluem, entre outras inserções, a divulgação da marca em toda a programação visual do evento, da campanha e em convites do jantar – com cotas diferenciadas para cada modalidade. Além disso, há o Patrocínio Especial e o +Especial, com aplicação de marca no local do evento, vinheta de 30 segundos no telão, representante no palco para a entrega de prêmios e posts nas redes sociais. Sem contar com as ações personalizadas – ativação de marca, instalações/mobiliários, lounges, projeções multimídias, bar de drinks e outras.

Em outro formato, adaptada às mudanças que os últimos anos exigiram, a exposição será ampliada, com foco em temas e discussões relevantes para o mercado. Esta é a oportunidade de incentivar o debate sobre temas importantes ao mercado. No evento gratuito Zona Franca, haverá um espaço para discutir questões pertinentes de forma leve e gratuita. Para isso, tem os espaços nos quais profissionais respondem a perguntas sobre o tema em questão.
Nesse contexto, é possível criar a própria palestra, a partir de conteúdos que conversem com o ecossistema de comunicação e da economia criativa. “É possível também indicar a pauta e o nome do palestrante a oferecer o conteúdo, mediante aprovação da ARP”, salienta Silveira.

Evento que não pode ficar de fora, o Projeto Inspirações é conduzido por um dos nomes mais relevantes na história da propaganda gaúcha: Beto Callage. A ocasião reúne profissionais da Comunicação para ouvir convidados escolhidos pelo publicitário, que contarão tudo sobre seus processos criativos.
Interessados em conhecer mais detalhes do Plano Comercial devem entrar em contato com a área comercial da ARP pelo e-mail germano@arpnet.com.br ou pelo telefone (51) 99865-9909.

PLANETA ATLÂNTIDA

A próxima edição do maior festival de música do Sul do Brasil já tem data marcada: o Planeta Atlântida ocorre nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025 na sede campestre da Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Após um ano marcado pela superação devido as enchentes que atingiram todo o estado gaúcho, a campanha da 28ª edição tem como conceito “O Sul é o Nosso Palco”.

Uma realização Grupo RBS e DC Set Group, o festival celebra o orgulho em ter o RS como casa, exaltando a força, a união e a resiliência dos gaúchos, além das diferentes gerações que se encontram a cada ano na praia de Atlântida.

Em 2025, o Planeta Atlântida contará com um line-up repleto de artistas nacionais e locais. Além disso, os planetários podem esperar novas experiências e mudanças significativas na estrutura, como uma área inédita na Arena, que será ampliada para oferecer ainda mais atrações aos espectadores.

A pré-venda de ingressos será exclusiva para clientes Banrisul. Na quarta-feira (30), para clientes Mastercard Banrisul e, na quinta-feira (31), para usuários de todos os cartões de crédito Banrisul.

Para 2025, o festival pretende avançar em novas frentes, incluindo a gestão integrada de resíduos e a ampliação da acessibilidade, como com a integração de intérpretes de Libras nas apresentações do Palco Planeta, garantindo uma experiência mais inclusiva para todos os participantes.

Mantendo o compromisso com a sustentabilidade, o evento expandirá suas iniciativas focadas em ESG. Na edição de 2024, o festival contribuiu com 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Agora, o plano é abranger todos os objetivos.

Dentre as ações já implementadas e monitoradas pela Químea Inteligência Ambiental, destacam-se a distribuição gratuita de copos reutilizáveis, o gerenciamento de resíduos, o reaproveitamento de materiais e a doação de parte das receitas dos ingressos solidários para instituições que assistem famílias e crianças em situação de vulnerabilidade.

Apenas em 2024, o festival gerou mais de R$ 130 milhões na economia gaúcha. Isso significa que, a cada R$ 1 investido, outros R$ 0,94 adicionais foram gerados. Os dados são de uma pesquisa realizada pela PUCRS Consulting.

FMP

A Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) anuncia a abertura do processo seletivo para o curso de Direito, com o lançamento de nova campanha. Voltada ao público jovem, a campanha, que tem como mote “Viva, Inspire & Transforme”, busca atrair estudantes mais jovens interessados em Direito, oferecendo uma abordagem que o coloque como um agente transformador na sociedade, e incentivando-os a darem os primeiros passos na carreira jurídica.

Os candidatos interessados em ingressar na FMP podem optar por diferentes formas de ingresso, o que facilita o acesso ao curso. Além da prova de vestibular, que ocorre dia 12 de novembro, a Instituição aceita ingresso via nota do ENEM, priorizando essa modalidade como uma opção simplificada para os estudantes. Outras possibilidades incluem transferência de outras instituições de ensino superior e ingresso para diplomados. Essas alternativas tornam o processo mais flexível, permitindo que os futuros alunos escolham o caminho que melhor se adequa à sua trajetória acadêmica.

Com uma tradição consolidada na formação de juristas, a FMP oferece uma estrutura completa e moderna, além de um corpo docente composto por especialistas renomados. As inscrições para o vestibular já estão abertas, e podem ser feitas pelo site fmp.edu.br, ou via WhatsApp pelo número (51) 99651-0928.

MARCIA BUDKE E FRANCICE LUZ | DEZ ANOS DE BRAZO

A empresária e publicitária Marcia Budke ( co-founder da Brazo Mídia), com 25 anos de mercado, ex-professora da ESPM-RS, UNIRITTER e FEVALE em pós-graduação e graduação que tem como um dos segmentos de sua empresa mídia programática e aculturação digital e off line com 10 anos de experiência nesse mercado. Também temos como convidada a publicitária Francice Luz, publicitária formada pela FAMECOS-PUCRS,, pós graduada pela FGV-RS em marketing e teve 10 anos trabalhando na agência DC10 e hoje atua na Brazo Mídia, Nossas convidadas falaram de mídia programática, o processo de compra que em audiência, algumas vezes dá uma impressão de fechar negócios por partes  de encarregados como se fosse um um leilão. Além disso, falaram sobre um ecossistema da mídia programática auxiliando o algarismo nas campanhas para ser mais assertivas em focar no público alvo da marca. E complementam em temas como como a mídia offline não será extinta pela mídia digital e sim cada vez mais soma, entre vários outros temas interessantíssimos. Não percam.

A Coluna do Nenê está presente no Youtube através de um podcast que se torna uma conversa informal e descontraída com dirigentes e sócios de grandes empresas de comunicação, inovação, propaganda, tecnologia e marketing.

A parceria para a produção do canal Coluna do Nenê: Áudio e Vídeo é uma coprodução com a Gorilla ‘s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla ‘s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos,  Grupo RBS, SBT, BANRISUL, HOC e Clear Channel.

Clique em  inscrever- se e toque o sininho.

Nos siga nas redes socias:

Instagram –  https://www.instagram.com/colunadonene?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

Facebook – https://www.facebook.com/share/Lwq56acRuFwvTzEf/?mibextid=LQQJ4d

Site – https://www.linkedin.com/company/coluna-do-nen%C3%AA/

SICREDI

Com o slogan “Poupar para Realizar”, o Sicredi protagoniza uma campanha multiplataforma que une inovação e tradição ao alcançar todas as afiliadas da Rede Globo nos estados do Paraná e de São Paulo. Idealizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ, em parceria com a agência HOC, o projeto integra as oito emissoras em uma divulgação 360º, que abrange programetes, informes publicitários, propagandas em redes sociais e ações de ativação durante a programação da emissora. A ação está em desenvolvimento desde o início de setembro e terá duração de dois meses.

Com o propósito de mostrar como o hábito de poupar pode ajudar a realizar sonhos – além de desmistificar o produto poupança – a campanha entrega conteúdos relevantes de forma lúdica e descomplicada, adaptados a diferentes formatos conforme os programas e o público de cada regional. “Conscientizar as pessoas sobre a importância de poupar é uma grande bandeira da nossa instituição financeira cooperativa e a razão deste projeto”, afirma o gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério Leal.

Ao todo, 15 produtos audiovisuais estão sendo veiculados na televisão e nas redes sociais. “A força da mensagem ganha ainda mais credibilidade quando é transmitida com o sotaque local, e esse projeto busca exatamente isso”, ressalta o diretor de Negócios da Globo Regional Rio/Sul, Felipe Heimbeck. Em São Paulo, a participação engloba vários programas das 12 emissoras, como Tribuna Esporte, Mais Diário, Aqui é o Seu Lugar, Muito Mais, Mais Caminhos e near live no break comercial do Fronteira Notícias 1ª edição.

No Paraná, as principais atividades incluem programetes comerciais e a participação nos programas Estúdio C e Globo Esporte. “A forma como o conteúdo é integrado à nossa grade traz mais atratividade, permitindo que o público reflita sobre suas próprias finanças em um contexto familiar e cotidiano. Esse projeto é uma prova de que a integração entre Sicredi, HOC, Globo e RPC traz um olhar de renovação e estratégia criativa”, explica o gerente de Produtos da RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, Alexandre Gurtat.

Os conteúdos são apresentados pela gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França. Ela traz dicas simples e objetivas sobre a importância de poupar e como, de fato, é possível realizar sonhos e metas. “Com disciplina e estratégia, você pode transformar a poupança em um hábito, garantindo um futuro mais seguro e com mais oportunidades para realizar seus sonhos”, enfatiza Adriana em uma das veiculações da campanha.

Para a assessora de Comunicação e Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Valéria Ferreira, alcançar a aliança inédita entre as afiliadas foi um desafio necessário para entregar o conteúdo de forma assertiva. “Conseguir alinhar todas as afiliadas foi um desafio, uma vez que cada uma tem suas particularidades. Ao mesmo tempo que trazemos uma linearidade em cada programa, também investimos em adaptações conforme o público de cada regional, sempre com o objetivo de repassar a nossa mensagem da melhor forma possível ao público de cada cidade”, detalhou a assessora.

ESCALA

Após a conquista da conta de um dos maiores lacticínios do país, a Santa Clara, a Escala ganhou a licitação da prefeitura de São Leopoldo e também conquistou a conta da Uniritter.

SIMERS

O Sindicato Médico do RS é o grande vencedor da categoria Entidades e Associações do Prêmio Top de Marketing da ADVB RS com uma equipe de profissionais de comunicação super dedicados e marketing que tem a frente o executivo Leandro Nazari de Melo liderando uma equipe harmoniosa e conquistadora.

UNISINOS

O esforço meticuloso e assertivo da equipe de competentes profissionais comandados por Denis D’alessandro conquistaram o prêmio da categoria Instituições de Ensino Superior – Top de Marketing da ADVB RS brilhantemente e merecidamente.

BANRISUL

O Banrisul lançou uma nova solução para os parceiros disponibilizarem os serviços bancários que são oferecidos à população. Por meio do Banriponto Digital, as empresas que tiverem interesse em atuar como correspondentes podem integrar os serviços prestados diretamente nos seus sistemas pela utilização de APIs.

O Portal do Desenvolvedor Banrisul (https://www.banrisul.com.br > Áreas Temáticas > Para desenvolvedores), disponibiliza as principais informações das APIs do Banco para viabilizar a integração de parceiros. Os correspondentes podem acessar APIs de serviços como crédito consignado, pagamento de títulos, arrecadação e Pix, entre outros.

Para mais informações sobre o Banriponto Digital acesse https://www.banrisul.com.br/queroserparceiro

TÁ NA MESA

A crescente preocupação com o impacto das apostas online na sociedade brasileira foi o tema central da reunião-almoço Tá na Mesa desta quarta-feira (16), promovida pela FEDERASUL no Palácio do Comércio, em Porto Alegre. O evento contou com as palestras do especialista em dependência química e diretor do Villa Janus, doutor em psiquiatria Carlos Salgado, do presidente da Federação Gaúcha do Varejo, Vilson Noer, e do economista-chefe da CDL-POA, Oscar Frank.

O presidente da FEDERASUL abriu o encontro ressaltando a importância de proteger a renda das famílias e a qualidade de vida da população. “O vício em jogos tem sido um problema crescente no Brasil, e acreditamos que é fundamental impor limites para que essa questão não se torne um problema de saúde pública”, afirmou. Ele destacou que a liberdade de empreender não pode ser alcançada às custas da dependência de jovens e chefes de família, reforçando a necessidade de regulamentação eficaz do setor de apostas.

Oscar Frank apresentou dados que revelam os efeitos financeiros das apostas online no Brasil. Segundo o economista, nos últimos 12 meses, R$ 45 bilhões foram movimentados em apostas no país, com um impacto líquido de R$ 25,7 bilhões após os ganhos serem retirados. “São valores que poderiam ser direcionados para outros setores da economia e estão sendo canalizados nas bets“, destacou.

Frank também alertou sobre o aumento expressivo nas transações via Pix para sites de apostas, que cresceram 200% somente em 2024. Ele ressaltou a importância da regulamentação, não apenas para a economia, mas também para a saúde pública. “Precisamos de vigilância junto ao poder público para mitigar os efeitos negativos das apostas’”, frisou, mencionando que 63% dos apostadores afirmam ter comprometido parte de seu orçamento com jogos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Além disso, o economista explicou que 48% dos apostadores afirmaram que reforçariam suas poupanças se deixassem de apostar.

O presidente da Federação Gaúcha do Varejo, Vilson Noer, elogiou a iniciativa da FEDERASUL em abordar o tema, que classificou como “grave e importante”. Noer citou o livro “Dependências Comportamentais”, da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), e alertou sobre a projeção de que o mercado de apostas pode movimentar R$ 700 bilhões até 2028, gerando graves desorganizações familiares e problemas econômicos. “A epidemia das apostas se instalou de maneira exponencial em 2024”, afirmou.

Noer também expressou sua preocupação com o incentivo às apostas em campanhas publicitárias protagonizadas por celebridades e influenciadores digitais. Segundo ele, os valores movimentados por essas empresas de bets, majoritariamente estrangeiras, não gerando empregos no país. A regulamentação, explica Noer, deve ser semelhante à do álcool e tabaco, que geram emprego e renda, mas não somente. “Tudo é muito legal, como a regulamentação, mas é inócuo se não haver fiscalização”, ressaltou o líder varejista.

O psiquiatra Carlos Salgado comparou o vício em apostas com outras dependências, como o alcoolismo e o uso de drogas, explicando que ambos os vícios compartilham mecanismos psicológicos semelhantes. “Como ocorre com drogas de ação intensa e curta duração, pessoas suscetíveis experimentam, descobrem uma gratificação ou prazer peculiar e repetem”, esclareceu.

Salgado enfatizou que o vício em apostas se torna uma prioridade na vida do indivíduo, causando sérios danos à sua vida pessoal e financeira: “Bet é droga pesada”. “Prevenir, prevenir, prevenir e, em última análise, infelizmente, tratar”, ressaltou. O psiquiatra lembrou do papel das “instituições que preservam a organização social”, como os empresários, para “confrontar e frear essa realidade”.

Antes do evento, a FEDERASUL também prestou homenagens a instituições parceiras: o CIEE-RS, que completou 55 anos, representado por seu presidente Marivaldo Tumelero; o SETCERGS, pelos seus 65 anos, cujo presidente Sérgio Gabardo esteve presente; e o SINDUSCON-RS, que completou 75 anos, representado por seu presidente Claudio Teitelbaum.

ATIVA

A Ativa, especialista em mídia OOH (Out of Home) e DOOH (Digital Out of Home), celebra 50 anos de atuação com o lançamento de sua nova marca. A nova identidade reflete o dinamismo, a evolução e a inovação que têm impulsionado a trajetória da empresa no mercado publicitário brasileiro ao longo dessas cinco décadas.

Com uma postura de vanguarda, e alinhada às constantes evoluções do mercado e do segmento de mídia exterior, a Ativa comemora 50 anos conectando marcas e público, por meio de soluções inovadoras e impactantes no ambiente urbano. Por isso, a empresa decidiu comemorar este marco com uma campanha especial, criada pela Integrada Comunicação Total, que vai se desenrolar em etapas reforçando a nova marca.

“Poucas empresas chegam aos 50 anos jovens, modernas e pioneiras, e a Ativa sempre buscou esse caminho. Estamos em constante movimento, atentos às mudanças do mercado e prontos para as próximas cinco décadas com o mesmo espírito inovador que nos trouxe até aqui”, comenta Dannie Dubin, presidente da Ativa.

Segundo Régis Dubin, VP Comercial da Ativa, a mídia OOH se consolidou como meio estratégico para as marcas, impactando 89% da população brasileira. De acordo com pesquisas recentes, o segmento alcançou investimentos de R$ 515,9 milhões no primeiro trimestre de 2024, ou seja, 35 % a mais do que o realizado no mesmo período de 2023. ” É a mídia que mais cresce no país, especialmente pela constante evolução tecnológica que tem dado ainda mais visibilidade ao setor,” completa o executivo.

E para brindar os 50 anos e o lançamento da nova marca, desenvolvida pela designer Júlia Gerhardt, os sócios Dannie e Ana Karina, e o fundador, José Dubin, receberam amigos, autoridades,parceiros e clientes do mercado gaúcho e nacional, no dia 21 de outubro, na Cantina do Press, em Porto Alegre. Já no próximo dia 28, as comemorações serão com publicitários e mídias .Vale salientar que a presença no evento teve as principais Agencias do RS com seus presidentes, das entidades da comunicação , dos mais significativos anunciantes do mercado e de políticos representativos da capital e Estado

TERRITÓRIOS INOVADORES

O Projeto Territórios Inovadores, do Pacto Alegre, uma iniciativa que busca transformar Porto Alegre em um polo de inovação e empreendedorismo inclusivo, realizará a entrega oficial de 64 computadores doados pelo Banrisul e preparados pela instituição Pão dos Pobres para quatro comunidades da capital participantes do Projeto Territórios Inovadores. A ação é coordenada por Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do TECNOPUC e representante da Universidade no Pacto Alegre, e foi realizada nessa próxima passada segunda-feira (21), às 17h, no Café Coworking do Tecnopuc.

Em 2023, uma pesquisa inédita realizada em Porto Alegre sobre empreendedorismo em cinco áreas periféricas da cidade — Morro da Cruz, Restinga, Vila Planetário, Bom Jesus e Vila Cruzeiro — revelou que 80% dos empreendedores utilizam a internet em seus negócios, mas apenas 22% tiveram acesso a cursos de gestão ou empreendedorismo, devido à falta de recursos, equipamentos adequados e acesso à Internet de qualidade. Com base nesses dados, o Projeto Territórios Inovadores se comprometeu a suprir essas necessidades, ampliando o acesso à informação e capacitação com o apoio de entidades parceiras e promovendo ações como a doação de computadores, com apoio do Sicredi e do Banrisul, e provendo acesso de qualidade e gratuito à Internet, com apoio da Procempa.

“Estamos felizes com mais esta etapa do Projeto TI, que integra o Pacto Alegre e teve sua primeira fase marcada pela doação de computadores para o Hub Formô, no Morro da Cruz. Agora, com a entrega dos computadores a essas quatro comunidades, com o apoio do Banrisul e Pão dos Pobres, seguimos firmes na execução do projeto, com os hubs locais da Misturaí, Calábria,  Icea Malvina e CESMAR. Contamos também com o nosso consultor internacional de Medellín, Santiago Uribe, que nos apoia no desenvolvimento de uma metodologia de ação e escuta nas comunidades em pleno desenvolvimento”, afirma Audy.

Neste momento, as comunidades beneficiadas são: Vila Planetário, no Instituto Misturaí, que promove a inclusão social das periferias de Porto Alegre; Vila Cruzeiro, no ICEA-Malvina, que oferece atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; Bom Jesus, na Rede Calábria; e Mário Quintana, no Cesmar Marista, ambos oferecendo atividades socioassistenciais e educacionais. Todos os locais fazem parte do Territórios Inovadores e cada um receberá entre 14 e 18 computadores, que serão entregues diretamente no dia seguinte ao evento. Todas estas comunidade já foram atendidas com acesso gratuito à Internet, em pleno funcionamento.

O Banrisul, além de doar os equipamentos, desempenha um papel fundamental como sponsor de projetos do Pacto Alegre. Já o Pão dos Pobres, responsável pela preparação técnica dos computadores, garantiu que estivessem prontos para uso imediato.

“Espero que esse gesto contribua para a promoção de aptidões e crie oportunidades para as ações de empreendedorismo, criatividade e inovação em Porto Alegre. Tenho a convicção que a iniciativa ajudará no desenvolvimento de futuros talentos”, comenta o presidente do Banrisul, Fernando Lemos.

HILTON PORTO ALEGRE

No próximo dia 7 de novembro, o Hilton Porto Alegre inaugura oficialmente o seu novo centro de convenções. Originalmente previsto para maio, o evento foi adiado devido às chuvas e enchentes que acarretaram na maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul. De acordo com Rodrigo Colla, gerente geral do Hilton, o novo centro de convenções será mais um agente a desempenhar um papel crucial na retomada do Rio Grande do Sul, ao proporcionar um espaço que estimula o desenvolvimento de negócios e o fortalecimento de laços comunitários.

“Mais do que nunca, espaços como esse são fundamentais para a retomada econômica e social do estado. O setor eventos foi duramente atingido e aos poucos começa a se reerguer. Além de ser uma fonte significativa de renda e emprego, um catalisador de negócios e oportunidades, esse setor é também é um pilar da cultura local, que promove o turismo e a diversidade cultural. Nossa ideia é contribuir cada vez mais com a retomada desse segmento, tão importante na economia gaúcha”, afirma

Rodrigo explica que o novo espaço pode receber eventos com até 600 participantes. O projeto de reformulação foi desenvolvido pela Lubianca Arquitetos e demandou cerca de três meses para ser concluído. Conta com cinco espaços renovados para oferecer mais flexibilidade e adaptabilidade aos diversos tipos de eventos que o hotel recebe. “Foi pensado para atender a todos os formatos de eventos, sejam eles sociais ou corporativos. Os espaços podem ser conjugados ou separados, o que vai nos permitir atender melhor às necessidades dos organizadores em relação à estrutura de número de participantes”, explica.

A nova estrutura oferece também três salas business, cada uma com capacidade para até a 10 pessoas. Conta também com um foyer em um espaço lounge. O salão principal, batizado de Mercosul, possui uma área de 261 m2 e capacidade para até 300 pessoas sentadas em auditório.

PUCRS

A 6ª edição da Maratona de Inovação da PUCRS (MIP) está com as inscrições abertas. Realizada pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (IDEAR) e pelo Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc) em conjunto com as sete Escolas da Universidade, a Maratona é uma das iniciativas integrantes do Track Startups, a trilha de empreendedorismo da PUCRS. O objetivo é integrar alunos das Escolas de Negócios; Comunicação, Artes e Design; Politécnica; Humanidades; Ciências da Saúde e da Vida; Direito; e Medicina para pensar em soluções para desafios da sociedade.

Nesta edição, que acontece entre 4 e 8 de novembro, a MIP tem como temática central Porto Alegre Resiliente e apresenta oito desafios com base no tema, confira:

  • Reativação econômica pós-desastre;
  • Infraestrutura resiliente a desastres;
  • Suporte psicológico para sobreviventes de desastres;
  • Educação e conscientização comunitária;
  • Restauração de ecossistemas – prevenção para desastres naturais;
  • Monitoramento climático e prevenção de desastres;
  • Plano de comunicação em situações de crise;
  • Desafios na comunicação de imigrantes – refugiados climáticos.

Cada grupo interdisciplinar receberá um desafio. Por meio de mentorias e conteúdos sobre empreendedorismo e inovação, os alunos desenvolverão novas soluções que, ao final, passarão pela avaliação de uma banca. Isadora Krob, aluna da Escola de Negócios, foi uma das participantes da MIP em 2023 e ressalta a importância da ação. “Logo que entrei no curso de administração tive a oportunidade de participar da Maratona de Inovação da PUCRS. Me conectei com diversos professores e alunos de outras escolas e juntos desenvolvemos uma solução para um problema existente no âmbito da saúde, a qual foi premiada e percorreu outras oportunidades que o ecossistema do campus e do Tecnopuc oferecem, como o Garage. Em 2023, já no fim do curso, experimentei novamente a Maratona, agora com um olhar mais voltado a negócios e com a bagagem que tinha construído ao longo da minha jornada acadêmica. Foram dois dias para ‘pensar fora da caixa’ e para discutir ideias com professores e colegas de outras áreas do conhecimento, permitindo explorar a minha ideia de outras maneiras”, conta Isadora.

A novidade desta edição é a parceria com a Columbus Association, associação que promove a colaboração entre universidades de Europa e América Latina. “Nesta edição, a MIP será realizada em formato híbrido, com o objetivo de transformar ideias em soluções práticas e inovadoras. Vamos juntos abordar a prevenção de desastres ambientais no Rio Grande do Sul, utilizando a metodologia Design Sprint. Através da criação de protótipos e testes com o público, buscamos resolver problemas de forma colaborativa e interdisciplinar, envolvendo estudantes da PUCRS e de diversas regiões da América Latina”, ressalta Gabrielle Kusther, assistente de projetos do IDEAR.

A 6ª edição destina 70 vagas aos alunos das universidades La Sabana (Chía, Colômbia); Uniminuto (Bogotó, Colômbia); Universidad Técnica Particular de Loja (Paris, Equador) e Instituto De Estudos Superiores e Tecnológicos de Monterrey (Monterrey, México). Mariane Martins, analista de inovação do Tecnopuc, destaca a importância da integração com outras universidades. “A parceria com as universidades internacionais, através da Columbus Association, traz maior diversidade e amplitude a Maratona de Inovação da PUCRS ao integrar alunos de diferentes culturas e realidades acadêmicas, para a construção de soluções de impacto cada vez mais criativas, inovadoras com base nas diferentes experiências e entendimento dos desastres climáticos, unindo os estudantes em prol de um problema Global”, reforça Mariane.

Os interessados em atuar na Maratona como mentores dos projetos podem realizar inscrições por meio do formulário. Entre os dias 04 e 09 de novembro, esses voluntários auxiliarão os alunos no desenvolvimento das soluções. Mais informações sobre a MIP 2024 estão no site pucrs.br/mip.

TODO DIA É DIA DA NATUREZA

Com importância histórica destacável, tendo sido um dos principais núcleos de povoamento do Estado do Rio Grande do Sul no século XVIII, sede do governo estadual entre 1763 e 1773, palco de operações militares na Guerra dos Farrapos (1835-1845), entre outros fatos memoráveis, Viamão mantém uma enorme relevância socioambiental no século XXI. O maior e mais biodiverso município da Região Metropolitana de Porto Alegre tem chamado a atenção de cientistas, ambientalistas, jornalistas e moradores que prezam pela preservação ambiental e pela busca de um modelo de desenvolvimento sustentável que preserve sua história e riquezas naturais.

Enquanto preparam o I Atlas Socioambiental de Viamão, sob a coordenação-geral do professor Rualdo Menegat, do Instituto de Geociências da UFRGS, membros da sociedade civil lançam a 2ª edição da Revista Todo Dia é Dia da Natureza com Viamão como território da publicação na qual se busca promover reflexão sobre cidadania, cultura e sustentabilidade. Com a idealização de Icco Feijó, morador da cidade, pedagogo de formação e ambientalista; e edição da jornalista Silvia Marcuzzo, que compõe também a coordenação do Atlas Socioambiental do município, a revista será lançada em 29 de outubro, às 18h, no auditório da Faculdade de Educação da UFRGS (Campus Centro). O evento é uma promoção da equipe da publicação em parceria com o Fórum de Educação Ambiental de Porto Alegre e do Atlas Socioambiental de Viamão. Na ocasião o coordenador do Atlas apresentará o que vem sendo feito para a construção do material.

O pensar global e agir localmente se materializa nas páginas da 2ª edição da revista que tem a cidade de Viamão (RS) como território das pautas abordadas, entre elas o tema da educação ambiental. “O momento histórico demanda regeneração ecológica, mais consciência e tecnologias focadas na busca de soluções para os problemas gerados por uma visão eurocêntrica”, explica Feijó. A área de Viamão é mais de três vezes o tamanho da Capital e seu território guarda riqueza multidimensionais reunindo história, distintas paisagens e biodiversidade únicas que podem ser (re) conhecidas na publicação. Entre elas, o Parque de Itapuã, áreas de resistência da etnia mbya guarani e quilombolas, a maior produção de arroz agroecológico da América Latina, entre outras singularidades.

O projeto de se construir um aterro sanitário para receber o lixo domiciliar de cerca de 50 municípios se encontra em fase de licenciamento na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e motivou a comunidade e especialistas para a construção do Atlas Socioambiental de Viamão. O Atlas está em pleno desenvolvimento e nasceu da mobilização contra o “lixão”. Com o foco em Viamão a publicação reúne artigos, reportagens, mapas e imagens que servem para a reflexão sobre o território. A revista tem também como propósito mostrar que Viamão e os desafios que o município enfrenta pode servir de exemplo a outras localidades que seguem a mesma lógica de um modelo de desenvolvimento predatório aos seres vivos, incluindo a espécie humana. “Esse projeto visa trazer à tona o quanto Viamão oferece possibilidades para se tornar um polo de empreendimentos e de conhecimento para práticas sustentáveis”, adianta a editora Silvia Marcuzzo.

O quê: lançamento 2ª edição da revista Todo Dia é Dia da Natureza

Quando: 29/10 – terça-feira

Horário: 18h

Onde: Auditório da Faculdade de Educação da UFRGS (Campus Centro) – Av. Paulo Gama, s/n.

AVON

A partir de outubro, a Avon, referência no mercado de beleza, mergulha na Inteligência Artificial (IA) para criar experiências visuais e sensoriais sem precedentes na empresa. A campanha de relançamento da linha de perfumaria Far Away, a mais vendida da marca, traz imagens que traduzem as fragrâncias de forma inédita, incorporando movimento e texturas gerados por IA.

A estratégia foi construída em parceria com a agência criativa, VML Brasil e a produtora Rise, marcando a primeira vez que a Avon usa essa tecnologia para otimizar a criação de conteúdo e proporcionar uma experiência imersiva ao público. A campanha contará com diversos filmes, que serão veiculados em diversas plataformas, como Instagram, TikTok e mídias OOH, refletindo a estratégia digital da Avon.

“Nestes mais de 60 anos da Avon no Brasil, sempre buscamos inovar em nossa comunicação com o que há de mais atual no mercado para nos mantermos relevantes. O uso da IA já é uma realidade e trazer esta tecnologia, de forma transparente, com verdade, faz parte do nosso DNA”, explica Juliana Barros, diretora de Marketing da Avon Brasil. “Essa campanha é um marco para nós e reflete nosso compromisso em continuar a democratizar a perfumaria internacional, mantendo a modernidade e qualidade que nos tornaram referência no mercado”, conclui.

O uso de IA no setor publicitário vem crescendo exponencialmente. Marcas de diferentes segmentos estão utilizando a tecnologia para personalizar campanhas e gerar conteúdos em escala. Além disso, a IA tem viabilizado a criação de imagens, vídeos e até interações dinâmicas, que podem ser adaptadas em tempo real com base nas preferências dos consumidores. Grandes empresas já utilizam a tecnologia para criar experiências que vão além do visual, trazendo um novo patamar de interatividade e imersão nas campanhas.

A Avon está diretamente inserida neste contexto, valorizando o poder que o cheiro tem de despertar sentimentos únicos. O objetivo é trazer para a tela as sensações vivenciadas ao sentir cada fragrância da marca. Para isso, a influenciadora Rica de Marré foi convidada a descrever o que sentiu ao experimentar cada uma das 5 versões de Far Away e isso é interpretado e ilustrado pela Inteligência Artificial. São cenas cheias de texturas, movimentos fluidos, além dos elementos mais marcantes de cada perfume, como flores e frutas. Esse recurso inédito, cria uma verdadeira imersão visual e sensorial, entregando uma nova forma de conhecer perfumes, que ressoa com o público jovem e digitalmente conectado.

“Com a IA, conseguimos ir além do que imaginávamos ser possível em termos de produção visual, inaugurando uma forma de contar histórias sensoriais que traduzem as fragrâncias e reforçam a identidade da marca”, detalha a diretora.

A adoção da IA reforça o compromisso da empresa em inovar continuamente. O relançamento de Far Away, uma linha com mais de 30 anos de mercado, junto a essa abordagem tecnológica, consolida a Avon como referência entre o público jovem, mantendo sua tradição e qualidade enquanto abraça as tendências globais de consumo.

“Estamos apenas começando a explorar o potencial da Inteligência Artificial em nossas campanhas e essa é a primeira de muitas inovações que virão. A IA vai continuar a nos permitir criar experiências cada vez mais personalizadas e imersivas, conectando de forma mais profunda nossos produtos ao público. O futuro da publicidade está na integração de tecnologia e criatividade, e a Avon estará sempre à frente nessa jornada”, finaliza Juliana.

AMX PROPERTY

Em atividade há 14 anos no mercado da construção civil do RS, a empresa adota práticas da arquitetura ética, que respeitam o meio ambiente e promovem a convivência em espaços saudáveis e sustentáveis, adotando em seus empreendimentos o chamado conceito “quiet luxury” ou luxo silencioso. Desta forma, primando pela qualidade e durabilidade dos materiais utilizados, a AMX Property, que tem sua sede na capital gaúcha, traz excelência em suas construções e consequentemente o bem-estar do cliente, com espaços que se destacam pela elegância discreta, sem ostentação. “Entendemos que o “quiet luxury” além de fundamentar-se em investir no que é bom, tem, em sua concepção, principalmente qualidade de vida no morar”, salienta Marco Burtet, um dos sócios da incorporadora.

Com todos os seus prédios tendo projeto arquitetônico desenvolvido pela arquiteta Maria Eduarda Kopper, conhecida por Duda Kopper – profissional que é referência na área da sustentabilidade e certificada com o Leed Green Building -, a empresa trabalha em suas obras com equipe própria de profissionais, buscando sempre diminuir ao máximo os transtornos durante o processo construtivo, com menos consequências possíveis para a vizinhança.

Novos empreendimentos – Previsto para ser lançado em novembro de 2024, o residencial Roca 815, em parceria com a MAPA Participações, conta com certificação de sustentabilidade na categoria Diamante, concedida pela Prefeitura de Porto Alegre. Com localização em área nobre da cidade, na Rua Artur Rocha, 815, Bairro Bela Vista, o empreendimento tem VGV estimado em R$45 milhões e previsão de entrega para final de 2027.

Serão onze apartamentos, sendo um por andar, com área de 203,56m². Entre as iniciativas sustentáveis que serão utilizadas no condomínio destacam-se aumento das áreas de drenagem natural através de áreas permeáveis como jardins, floreiras e telhados verdes, bem como pisos drenantes; uso de materiais atóxicos, com baixa emissão de compostos voláteis nocivos, garantindo alta qualidade do ar interno; além da adoção de redutores de vazão e arejadores para diminuir o desperdício de água potável e outros. A estrutura condominial do residencial será completa, ocupando os dois últimos andares com espaços diversificados de entretenimento e lazer e espera para carregador de carros elétricos.

Conforme salienta Duda Kopper, desde o primeiro traço do projeto seu desejo era criar um refúgio em meio à agitação da cidade, um lugar onde as pessoas pudessem desacelerar e reconectar-se com o que realmente importa. “Este edifício é mais do que um projeto arquitetônico, ele é uma resposta ao anseio humano por paz e acolhimento, por elegância na medida certa, que se revela em cada detalhe”, comenta a arquiteta.

Tendo a sustentabilidade no centro de toda concepção do Roca 815, a profissional comenta ainda que o empreendimento convida à serenidade, como se dissesse: ‘Aqui, você pode respirar’. “Não é apenas uma preocupação técnica, mas uma filosofia que abraça cada etapa, da construção à operação. Pensamos em cada detalhe para que os moradores sintam que estão vivendo em um espaço atemporal, que não só se adapta ao presente, mas também cuida do futuro”, realça a arquiteta.

Vale ressaltar ainda que além do Roca 815, o próximo empreendimento da AMX Property, que ficará na Rua Vítor Meireles, no Bairro Rio Branco, também já tem a certificação Diamante, concedida pela prefeitura da Capital. Esta obra tem previsão de início para meados de 2025 e contará com 18 apartamentos.

Envolvimento com a comunidade – Também entre as premissas da incorporadora está o envolvimento com as comunidades dos bairros nos quais se localizam suas edificações. Desta forma, por conta da construção do Artus, que fica na Rua Artur Fabião Carneiro, 145, no Passo d’Areia, em Porto Alegre/RS, e que será entregue em outubro de 2025, a AMX Property já desenvolveu o “Guia do Bairro”. O material apresenta todas as facilidades e conveniências do Passo d’Areia, e mostra o quanto o Bairro está em desenvolvimento e em curva de valorização.

Também relacionado ao Artus, a empresa fez doações para o projeto “Jari é Tri”, que tem como objetivo a revitalização da Praça Davi Rosemblit, conhecida como “a Praça da Jari”. A iniciativa visa a instalação de quadras de beach tennis, espaço pet, revitalização do espaço infantil, criação de canteiro no entorno de toda a praça e de áreas com mesas e bancos, bem como nivelamento da pista para caminhada e outras melhorias. A obra está sendo feita através de doações privadas e públicas, e aguarda previsão de conclusão.

NATURA

A Natura anuncia o lançamento de sua nova linha de cuidados corporais, Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida com base em pesquisas envolvendo mais de duas mil mulheres. A nova linha, testada em mais de 120 variações de tons de pele, traz ingredientes como Niacinamida, Pantenol, Óleo de Gergelim e Vitamina E, ativos inéditos nas fórmulas da linha Tododia. Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju será pré-lançada em 2024, com uma gama exclusiva de produtos que inclui desde esfoliação suave até nutrição profunda e uniformização do tom de pele.

Além das inovações cosméticas, Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju se destaca por sua fragrância marcante, que combina notas de frutas tropicais em uma explosão vibrante e autenticamente brasileira, com um corpo floral envolvente. Criada por Jerry Padoly em parceria com a Natura, a fragrância reflete a experiência do perfumista em Salvador. De origem franco-caribenha e único perfumista negro da indústria da beleza, Padoly explica que sua inspiração foi remeter-se à cultura afro-brasileira, celebrando a riqueza cultural do Brasil e da América Latina em cada detalhe olfativo. “Esta viagem foi mais que uma inspiração, me conectou diretamente com minhas raízes, aos meus valores e propósito como perfumista”, lembra Padoly.

O Projeto Dandara, estudo que fundamenta o lançamento da nova linha, realizou um mapeamento sobre o bem-estar da mulher negra por meio de abordagem psicossocial. O objetivo foi gerar indicadores e insights para a marca, além de identificar oportunidades de intervenção que contribuam para a ampliação do bem-estar desse público. Dividido em fases qualitativas e quantitativas, o estudo mapeou detalhadamente hábitos e comportamentos, apontando necessidades específicas de cuidado para peles ricas em melanina. A pesquisa científica confirmou tendências como a propensão à hiperpigmentação e à descamação acelerada.

“A representatividade tem um papel fundamental na construção da autoestima. Além das nossas iniciativas para ampliação de pessoas pretas e pardas em nossa organização, o lançamento da linha amplia o portfólio de produtos que respeitam as especificidades de diferentes tipos de pele, também promovendo a inclusão”, destaca Aline Lima, Head de Diversidade e Inclusão da Natura.

Tatiana Ponce, vice-presidente de marca e inovação da Natura, destaca que a oferta global de produtos específicos para pele preta ou parda ainda é extremamente limitada. “Embora todas as nossas linhas de cuidados pessoais possam ser usadas em todos os tons e subtons de pele, a linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju foi especialmente desenvolvida para proporcionar mais radiância a peles pretas e pardas, além de oferecer uma performance superior em peles com maior concentração de melanina. Assim, a Natura reafirma sua posição no movimento de ampliação da representatividade cosmética na categoria de cuidados corporais”, pontua.

Conheça os produtos da nova linha Natura Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju:

  1. Esfoliante Nutritivo Suavizante: com textura cremosa e fórmula emoliente que combina Óleo de gergelim, Pantenol e Vitamina E com micropartículas de sementes de damasco, elimina as impurezas e esfolia a pele sem agredir, auxiliando na prevenção de pelos encravados;
  2. Óleo em Creme Ultranutritivo Restaurador: Com textura surpreendente que derrete na pele, reforça a barreira de proteção e promove um brilho radiante. Sua fórmula, que combina Óleo de gergelim, Niacinamida e Pantenol com a Tecnologia Prebiótica, uniformiza a textura da pele e ajuda no reparo de áreas mais ressecadas e na redução da aparência de estrias, além de entregar 72 horas de hidratação intensa;
  3. Manteiga Uniformizadora de Tom: Com textura cremosa e amanteigada, fortalece a barreira cutânea em apenas duas semanas de uso. Garante um filme protetor às áreas de maior ressecamento, como cotovelos e joelhos, enquanto restaura a luminosidade da pele. Sua fórmula reduz em 64% a produção de radicais livres e ajuda a recuperar a uniformidade do tom da pele, além de acelerar a renovação celular, deixando-a visivelmente mais uniforme e radiante;
  4. Creme Corporal Nutrição Radiante: nutre até 2x mais e protege sua pele das agressões do dia a dia com efeito uniformizador, promovido pela Niacinamida presente em sua formulação. Proporciona o dobro de hidratação imediata para sua pele, mantendo-a hidratada por até 72 horas. Pele restaurada em apenas 2 semanas, radiante e com brilho;
  5. Geleia Iluminadora Corporal: com partículas acobreadas que promovem brilho elegante para uma pele instantaneamente iluminada, a Geleia Iluminadora Jambo Rosa e Flor de Caju promove “efeito glow”, enquanto hidrata profundamente a pele com Óleo de gergelim, Pantenol e Vitamina E. Entrega 72h de hidratação, sendo também capaz de potencializar a hidratação do Creme Corporal Nutrição Radiante, quando usado de maneira combinada.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.