NOTAS DA SEMANA – 26.01.2024

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ENTREVISTA COM CATIA BANDEIRA

1. Quem é Catia Bandeira?

É uma profissional que viu no jornalismo uma forma de contribuir para a liberdade e a independência das pessoas, pois, com informação correta e confiável, se pode escolher, tomar decisões para a vida. Ter liberdade, ser independente, exercendo o poder de escolha, é um dos caminhos para se viver melhor. Por isso, quis ser jornalista. E decidi cedo, aos 16 anos, quando passei no vestibular da minha querida UFSM. Muitos anos depois, na comunicação corporativa, procuro fazer esse mesmo exercício de informar e de estabelecer conexões construtivas.

2. Tua vida de 15 anos como jornalista/repórter te deu experiência significativa para empreender?

Com toda a certeza, pois ser repórter exige atitudes/posturas inerentes também ao empreendedorismo, como ser resiliente, determinada, organizada, flexível, ambiciosa, ousada, tudo isso temperado com aquela nossa dose de humanidade, que é ter medo e, mesmo com as inseguranças, procurar, a partir da prática do bom senso e da lucidez, seguir em frente, perseguindo os propósitos. Mas é claro que sempre estamos errando e aprendendo. Sempre há o que aperfeiçoar e melhorar. E, com 34 anos de vivência na comunicação, mais aumenta a certeza de que o aprendizado é infinito e necessário.

3. Como é dirigir uma empresa que atua em vários segmentos e tem que administrar boas e más noticias?

Tem sido possível porque não estou sozinha. Muito pelo contrário, porque, na CORE Comunicação & Relacionamento, além do sentido e do sentimento de equipe, somos quatro sócios. Cada um de nós complementa o outro seja na personalidade, no conhecimento e na habilidade – Ana Cássia Hennrich, parceira de quase duas décadas; Mariana Oselame e Rodrigo Rodembusch, que, embora com menos tempo de convívio, me despertam afeto e plena confiança e a convicção de que procuramos atuar com a máxima excelência independentemente do desafio e da demanda. A parte de administrar todo o tipo de notícia, lidando também com pessoas, seus temperamentos e suas expectativas, é onde entram o bom senso e a lucidez, aliados ao conhecimento técnico, que, ainda bem, aumentam com a maturidade. E é da vida, mesmo que eu tivesse outra profissão.

4. Catia na academia, com a filha, com o Inter e em casa?

A academia surgiu tardiamente, porque eu tinha preconceito com o ambiente fechado. Como uma sagitariana raiz, amo o ar livre, tanto que nado há anos em piscina aberta. No entanto, a consciência da passagem do tempo – e da fragilidade da minha coluna vertebral para ser sincera, especialmente da L4 e da L5 – me levam, além da natação, a três sessões semanais de exercícios, mantidas com um certo estoicismo.
O Inter é um dos legados do meu pai, José Anselmo, 85 anos, cuja paixão pela informação e pelo rádio em particular me influenciou em ser repórter.
A Marcella, com 20 anos, tem sido uma dádiva. Fui mãe com 32 anos em uma escolha totalmente consciente. Sou de Cruz Alta, a terra do Erico Verissimo, que já foi a Capital Nacional do Trigo. Então, a Marcella é aquela haste dourada que cresce em direção ao sol. E a casa é o meu reino, adoro estar em casa, onde me sinto abraçada por tudo que gosto e valorizo.

WT.AG

O CEO da WT.AG será jurado no Festival Dubai Lynx, Lucas Feltes irá avaliar trabalhos da categoria Digital and Social & Influencer em uma das maiores premiações da publicidade mundial.

A organização do Dubai Lynx divulgou a lista de jurados do festival, que será realizado entre os dias 5 e 6 de março, em Dubai, nos Emirados Árabes. Os 62 profissionais escolhidos são de 33 países. E apenas cinco deles são brasileiros. Entre os representantes do Brasil está Lucas Feltes, CEO da WT.AG, agência com 20 anos de atuação no mercado publicitário nacional.

Festival irmão do Cannes Lions, realizado na França, o Dubai Lynx é uma premiação anual que celebra e reconhece a criatividade na indústria de publicidade e comunicação na região do Oriente Médio e Norte da África (MENA – Middle East and North Africa). Um dos maiores festivais do segmento no mundo, o Dubai Lynx serve como vitrine para o talento criativo da região, permitindo que agências, profissionais e marcas exibam seus melhores trabalhos.

Lucas Feltes será um dos jurados na categoria Digital and Social & Influencer, para campanhas de mídias sociais e com a participação de influenciadores. “A escolha do meu nome é um feito inédito e incrível para a WT.AG. Estar entre os melhores profissionais do mundo é muito importante para o movimento de internacionalização e crescimento da agência”, comentou Lucas, que terá Anna Qvennerstedt, da Forsman & Bodenfors, como a presidente do júri nesta categoria.

“A WT.AG sempre foi digital first, aliando criatividade a branding e performance. Vou ajudar a avaliar os melhores trabalhos de digital e social justamente em função do nosso portfólio e expertise”, ressaltou o empresário. O trabalho com clientes nacionais e internacionais foi fundamental para a escolha de Lucas para o júri do Dubai Lynx. “Nossa origem é o Rio Grande do Sul, mas há cinco anos estamos estabelecidos também em São Paulo. Temos nos destacado no mercado nacional como uma agência que nasceu fora do eixo Rio-São Paulo que tem feito trabalhos importantes com marcas nacionais e internacionais.”

Além de Lucas Feltes, os outros brasileiros que integram o corpo de jurados são: Matheus Gugelmim, diretor de projetos da produtora de áudio Vox Haus; Alexandre Vilela, vice-presidente e diretor de criação da agência BETC Havas; além de Ana Balarin, representando a Wieden+Kennedy da Inglaterra; e Rafael Rizuto, da agência Dentsu Creative dos Estados Unidos.

A WT.AG é uma agência de publicidade que atende clientes como Abicalçados, Arezzo&CO, Assist Card, Bairro Golden Lake, BarraShoppingSul, Carrano, Herval Móveis e Colchões, Macromix Atacado, Nomad Global, NürnbergMesse Brasil, Rissul, Tudo Pra Cabelo, Unicred, Unilever, Via Marte e Vicenza.

CICLONE SICREDI

A indústria da comunicação de veículos tradicionais, digitais, produção gráfica e eletrônica já começam a sentir os efeitos da mudança do Sicredi em marketing e publicidade.

As campanhas de fim de ano e a que está agora no ar já não tiveram produção gaúcha como sempre vinha acontecendo. Spots e locuções de comerciais cheia de gírias e sotaques brasileiros que não sejam gaúchos. O que acaba não combinando com os produtos oferecidos.

Qual será o tamanho do desempenho negativo destes segmentos?

PANVEL

Os planetários poderão viver as cores do maior festival de música do Sul do País junto com produtos da marca Panvel. A rede embarca mais uma vez no Planeta Atlântida com ações e experiências que acontecem antes e durante o evento. Enquanto a música não rola no palco, os Panvel Lovers podem aproveitar a atmosfera do festival preparando sua necessaire com os produtos de maquiagem da linha Panvel Make Up.

Através da linha Celebrate, a marca traz aos planetários opções com brilhos, cores e efeitos metalizados como grande destaque. São itens desenvolvidos para valorizar ainda mais a diversidade e a beleza de cada um. Entre estas opções estão a sombra líquida e os esmaltes metalizados, delineadores com glitter, máscara de cílios e os cristais adesivos. Tudo a ver com o astral de quem curte música, emoção e alegria.

A galera também terá a oportunidade de participar de sorteios especiais no Instagram @panvellovers, espaço que reúne quem ama os produtos da marca e quer falar sobre eles. Basta acompanhar as ações no perfil para saber como concorrer a ingressos e entradas vips no camarote do festival, além de cupons de descontos para compras na rede.

No evento, a marca assina o espaço beauty no camarote, que contará com dois ambientes de beleza: um voltado para o público feminino e outro para o público masculino. No local, serão oferecidos serviços de make, penteados e barbearia. Tudo com os produtos da linha Panvel Make Up, Panvel Capilar, Panvel Homem e Panvel Acessórios.

O Planeta acontece nos dias 2 e 3/2, na sede da SABA, em Atlântida/RS. Você encontra na Panvel toda a solução para se preparar e arrasar no festival. Os produtos estão disponíveis nas lojas físicas, no site ou App da marca.

UMA GRANDE PERDA

Uma amiga fiel. Uma profissional exemplar e competente. Uma mulher participativa e envolvida com a propaganda gaúcha. Rita Costa, sentiremos sua falta querida amiga. Descanse em paz.

E21

A nova profissional de mídia da agência é a experiente e conhecida Irenita Boff que está de volta ao mercado como executiva e que muito agregará pelos seus conhecimentos.

POMPÉIA

A Ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões-postais de Santa Catarina, virou o cenário onde bolsas gigantes da Pompéia desfilam, em uma ação digital veiculada nas redes sociais da marca. A iniciativa, que une criatividade e efeitos visuais, integra a campanha de verão da marca, que possui lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Realizado pela Conexhub, empresa de produção de conteúdo tech, em parceria com a HOC, agência de publicidade da Pompéia, o vídeo utiliza os recursos de tecnologia e inovação. Para o desenvolvimento da ação de FOOH (Fake Out of Home) foi utilizado o CGI, ou seja, imagens geradas em computador, que mostram as bolsas laranja gigantes atravessando pela famosa ponte.

“O uso das novas tecnologias traz a possibilidade de uma divulgação dinâmica, aproximando a marca do público, criando uma experiência única e mostrando que o colorido da Pompéia chega em todos os lugares”, conta a diretora de marketing da marca, Ana Paula Ferrão Cardoso.

BAND RS

Dentro do seu Planejamento para 2024, o Grupo Band RS reforça o seu time com a contratação da Head de Marketing, Paola Vitaca. Paola é comunicóloga e publicitária com pós-graduação e MBA na área de marketing, mestra e doutoranda. Chega ao Grupo Band RS para construir oportunidades significativa unindo plataformas de mídia, eventos, experiências e dados .

A Head de Comunicação traz consigo a promessa de enfrentar desafios e explorar novos horizontes impulsionados pela comunicação, inovação e tecnologia nos próximos anos. A chegada da profissional celebra a fase de transformação e renovação da Band que a partir dos próximos dias se muda para o TecnoPuc.

Para a Head, trata-se de um retorno com as melhores perspectivas, já que iniciou sua carreira em veículos de comunicação: “É maravilhoso poder retornar a um Grupo de Comunicação que é protagonista em transformar o mercado, trazendo novos conhecimentos embasados em estudos de comunicação com a expertise das estratégias de marketing. Estou impressionada com o Ecossistema Band que une pay-tv, a maior rede de rádios do Brasil, TV Aberta e o Digital. Atualmente nenhuma plataforma funciona sozinha. Construímos cases de resultados unindo nossas forças tanto para clientes com foco no RS como nacionalmente.”

Para o Diretor Comercial e Marketing do Grupo Band RS, Carlos Toiller: “Já admirava o trabalho da Paola da época da RBS. Quando trabalhamos juntos no Grupo Record, percebi o quanto ela unia de forma inovadora e com excelentes resultados práticos a academia e a vida corporativa.”

KWAI

O Kwai, aplicativo de vídeos curtos parceiro oficial do Big Brother Brasil, lança uma aba exclusiva para concentrar conteúdos sobre o reality show da Globo dentro da plataforma. A atração, que estreou na última semana, já é o assunto do momento na web.

Nessa área, visível ao usuário logo ao entrar no app, é possível encontrar o perfil oficial do reality repleto de conteúdo sobre o programa, além de acompanhar perfis oficiais dos brothers no Kwai, alimentados pelos adms e pelas torcidas de cada participante.

Neste ambiente, o usuário poderá conferir um ótimo resumo do que rolou e do que está rolando – e é trending – no programa: os memes, as provas, as tretas e as movimentações do jogo são alguns exemplos de conteúdos especiais na aba do BBB 24. Há também atividades para que os usuários possam interagir e postar seus vídeos, como filtros exclusivos do reality show.

CDL PORTO ALEGRE

Durante a abertura do Pós NRF 2024, o presidente da CDL POA, Irio Piva, apresentou o posicionamento institucional 2024 da Entidade. Com o mote “Conexões que Transformam Negócios”, a campanha, criada pela equipe de marketing da CDL Porto Alegre com apoio da agência Abajur para produção do vídeo, reflete a essência da Entidade que é fomentar o crescimento dos negócios, promovendo conexões entre empresas, empreendedores, consumidores e a comunidade. A temática também se refere à importância das conexões que unem toda Rede de Entidades Parceiras à Boa Vista, uma empresa subsidiária da Equifax, enfatizando a transformação dos negócios, alinhando-se às tendências e necessidades atuais.

BETO BOTTEGA

Beto Bottega, brilhante jornalista, está de volta no mercado. Com a venda da Carris, ele deixou a Área de Comunicação e está a procura de novos desafios na comunicação.

Para falar com o Beto, favor entrar em contato por telefone/whatsapp: (51) 99148-4344

FULL SERVICE MEDIA TECH

Em um mercado onde as transformações são cada vez mais rápidas e visíveis, duas grandes empresas de comercialização de publicidade no Brasil somaram esforços para oferecer aos anunciantes e às agências melhores experiências e a oportunidade de conhecer e testar novas ferramentas. A integração deu origem a uma terceira empresa totalmente focada em inovação. A Full Service Media Tech, é especializada em soluções integradas de mídia, conteúdo e tecnologia e atua na aquisição e consecutiva expansão de plataformas que estão chegando ao Brasil. Nossa estrutura é dividida em núcleos especializados e a equipe é formada por profissionais locais que literalmente respiram a realidade de cada praça. Atualmente temos executivos próprios em Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Fortaleza. Mais de 40 pessoas compõem a operação. O Grupo FTPI é referência na comercialização de importantes veículos de comunicação do país. A empresa se consolidou ainda mais no mercado digital com a aquisição da boo-box em 2012. São 42 anos dedicados à inteligência em regionalização. A Media Plus traz o DNA de uma geração dos melhores profissionais brasileiros de planejamento e mídia. Com escritórios em várias praças, tem o propósito de gerar valor e maximizar resultados por meio de estratégias criativas e análise de resultados para entrega de comunicação efetiva. Nossa cultura de gestão horizontal impulsionou a expansão da empresa de forma orgânica. Precisamos dar significado, influência e autonomia para todos os que trabalham na organização. Assim, passamos a construir uma cultura horizontal e colaborativa que permite que a gente dê um outro impulso no crescimento, adentrando em praças não muito óbvias com o objetivo de democratizar a educação no mercado publicitário.

REDE PAMPA

Diretamente do litoral norte do estado, a Rede Pampa de Comunicação promove o VIII Fórum Rio Grande do Sul – Novos Horizontes para o Desenvolvimento, uma ação em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, Banrisul, BRDE, Corsan, Icatu Seguros e Rio Grande Seguros. Com a apresentação e mediação de Paulo Sérgio Pinto, vice-presidente da Rede Pampa, o evento acontece no dia 8 de fevereiro, das 14h30 às 18h30, na Sociedade Amigos do Balneário de Atlântida, na Avenida Central de Atlântida, nº 5, em Xangri-Lá.

O objetivo do encontro é analisar cenários e trazer discussões em prol do desenvolvimento econômico do estado, debatendo estratégias e fomentando ações de investimento, sempre em busca de inovações tecnológicas e soluções para os desafios enfrentados pelos mais diversos segmentos. A iniciativa visa também unificar questões de interesse público e da área empresarial, para impulsionar o mercado e abrir novas oportunidades para a população gaúcha.

Além da participação de diversos representantes de conceituadas entidades do Estado e do setor privado, o Fórum conta com a presença do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza, que conduzirão a abertura e o encerramento do evento. A Rede Pampa oferece cobertura completado do encontro, ao vivo, através da Rádio Liberdade, do canal da Rede Pampa no YouTube e das redes sociais.

As inscrições são gratuitas e limitadas, até o dia 06/02, através do site www.forumnovoshorizontesrs.com.br.

SINAPRO RS

O Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) lançou, neste mês, a Lista Referencial de Valores 2024. O documento – que passa a ser chamado de Lista e não mais de Guia – é um balizador para todas as agências que atuam no Rio Grande do Sul, servindo como referência para os serviços e os preços praticados pelas empresas do setor no Estado. A atualização anual é realizada tendo como base os valores praticados e a inclusão de novos itens e serviços que fazem parte do portfólio das agências. Todos os itens constantes no documento foram revisados e tiveram atualizações, especialmente no tocante às peças e serviços digitais.

Além do documento no formato tradicional digital, a versão para importação direta no Publi, software de gestão para agências, também já está disponível a partir de 2 de janeiro. Esse recurso traz ainda mais praticidade às agências no atendimento, formatação de propostas e negociação com clientes.

Com o objetivo de preservar a qualidade técnica dos trabalhos produzidos pelas agências gaúchas, a Lista deste ano traz como novidade a recomendação de que o desconto máximo dos custos internos não ultrapasse os 50%, mesmo nas situações de negociações de valores por circunstâncias especiais, a exemplo do montante da verba publicitária. O Sinapro-RS entende que essa conduta é muito importante para a manutenção e o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados pelas agências de publicidade gaúchas, uma vez que descontos muitos elevados sobre os preços referenciados pela Lista têm o potencial de afetar negativamente a qualidade e o ritmo dos serviços prestados, fragilizando, a longo prazo, o mercado publicitário e prejudicando clientes e agências.

A Lista Referencial de Valores é utilizada essencialmente no atendimento de contas licitadas, mas também serve de referência para o mercado privado. Esse é o segundo ano consecutivo que o Sinapro-RS entrega o documento ao mercado no primeiro dia útil do ano.

Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro-RS, destaca que, mais uma vez, lançar a Lista Referencial de Valores 2024 já no primeiro dia útil do ano exigiu um grande esforço do Comitê responsável por essa temática. “Isso demonstra a dedicação e o comprometimento desta gestão com todo o trabalho desenvolvido pelo Sinapro-RS em prol do aprimoramento, qualificação e fortalecimento do nosso mercado. Assim, as agências que trabalham com contas públicas, essencialmente, já têm acesso à tabela atualizada, pois ela é uma importante base orientativa e de apoio na formação de preços e negociação de valores”, complementa.

O documento pode ser solicitado pelo e-mail sinaprors@sinaprors.com.br.

IN.PACTO

A agência in.Pacto, sediada em Brasília, anuncia uma mudança significativa em sua liderança, com Danielle Zanchetta assumindo o papel de CEO. Klécio Santos, sócio da in.Pacto, concentrará sua atuação como CEO da holding in.Pacto, liderando o conglomerado de seis empresas de comunicação em conjunto com o sócio e CFO do grupo, Vitor Fortes.

A apresentação oficial da holding in.Pacto ocorreu no final do ano passado, com o anúncio da incorporação de cinco empresas ao grupo. Entre as incorporações estão a agência de PR Santafé Ideias e a agência de publicidade e propaganda Euro, impulsionando as projeções de faturamento do grupo para R$ 100 milhões em 2024.

“É imperativo agora dedicarmos nossa atenção a esse ecossistema de comunicação, aproveitando a sinergia entre as empresas e buscando a expansão de novos negócios”, afirma Klécio Santos.

Danielle Zanchetta, jornalista e pós-graduada em Gestão de Comunicação nas Organizações pelo UniCEUB (Centro Universitário de Brasília), anteriormente ocupava o cargo de COO na in.Pacto. Ela desempenhou um papel crucial, juntamente com Klécio e Vitor, na reestruturação da empresa iniciada em 2020. Durante esse período, a in.Pacto, tradicionalmente focada em PR, expandiu notavelmente sua presença digital, conquistando contas importantes, como o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e Embratur. O cargo de Danielle Zanchetta será ocupado pelo jornalista Diego Queijo, anteriormente responsável pela Diretoria de Estratégia e Novos Negócios.

Esta mudança é parte de uma reestruturação abrangente da Holding, que agora conta com CEOs dedicados para cada uma de suas empresas subsidiárias: Santafé Ideias e Sta.live (Rodrigo Saccone), Euro (Arthur Lencina), Movie App (Cristiane Pinto) e Listening (Flávia Lima).

PERSE

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Produção Cultural e Entretenimento; a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo – Frentur; a Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo – FPE; e a Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira vem por meio deste manifestar-se em louvor ao Programa Emergencial de Retomada dos Setores de Eventos e Turismo (PERSE) instituído pela Lei n⁰ 14.148, de 3 de maio de 2021.

Tal Lei veio para resgatar os setores mais impactados durante a pandemia de COVID-19, para que diversas empresas não viessem a fechar as portas, em retribuição os setores abrangidos pelo PERSE devolveram para sociedade brasileira como muita diversão, alegria e principalmente com trabalho e renda para o povo.

Dados do IBGE e do Ministério da Previdência e do Trabalho que mostram que os setores de eventos culturais, entretenimento e turismo emergiram como os maiores geradores de empregos do Brasil em 2023. No saldo acumulado entre janeiro e outubro deste ano, testemunhamos um notável crescimento de 46,6%, um feito verdadeiramente extraordinário, muito superior a outras categorias, como a agropecuária e a construção civil que registraram decréscimo de 9,1% e 12,4%, respectivamente.

Podemos demonstrar a amplitude dos resultados como por exemplo em outubro, os turistas estrangeiros injetaram na economia nacional US$ 650 milhões. O valor corresponde a R$ 3,19 bilhões, se consolidando o melhor mês de outubro para o setor nos últimos 10 anos, somente neste período o turismo foi responsável pela criação de 20,7 mil postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

No acumulado do ano, já são mais de 150 mil novas vagas de emprego. 04 em cada 10 empregos gerados no ano vieram dos setores de turismo e eventos, consolidando esses segmentos como os maiores geradores de empregos do país.

Os números mostram a resiliência e a importância estratégica desses como impulsionadores fundamentais da nossa economia. O parlamento brasileiro não virou as costas para os segmentos mais penalizados pela pandemia e aprovou o Programa; derrubou o veto presidencial sobre as isenções tributárias; reorganizou os CNAEs beneficiários reduzindo de 88 para 44 e com redução do custo na ordem de 84,544%; e manteve o período de 5 anos de benefício na MP 1147, de 2023. O PERSE é fruto da legítima representação do povo brasileiro por meio de seu parlamento.

Considerando toda a importância que o PERSE representa para a economia brasileira, recebemos com perplexidade a edição da Medida Provisória 1.202, de 2023 que dentre os objetivos venha suprimir os benéficos fiscais do Programa, negando tanto a importância da efetividade da política pública em tela quanto todo o processo negocial que o parlamento brasileiro enfrentou para modular o formato atual do programa sinalizando forte insegurança jurídica para os setores beneficiados.

Salientamos que este prazo de 5 anos dos benefícios fiscais, bem como sua existência, foram debatidos, analisados, negociados e por fim apreciados em 7 votações do Congresso Nacional (aprovação do projeto de lei, derrubada do veto presidencial e aprovação da MP 1.147), o que demonstra inequívoca vontade do Parlamento.
Entendemos que o Governo Federal deve buscar medidas para equilibrar as contas públicas, mas os dados apresentados pela exposição de motivos são superdimensionados, não havendo como o programa passar do R$ 5 bilhões por ano, muito abaixo da faixa entre R$ 17 bilhões e R$ 32 bilhões alegados. Também entendemos que o próprio PERSE, na parte que disciplina a possibilidade de recuperação de débitos com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN, já recuperou mais de R$ 20 bilhões, ou seja, o programa na sua completude se paga e fomenta a geração de empregos no Brasil.

Destacamos que o Programa consistia em adequar todo o passivo do setor como o já citado R$ 20 bilhões de dividas junto a PGFN sendo que ainda tem mais 10 anos negociados, da mesma forma o setor precisou tomar crédito para a manutenção dos empregos existentes por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – PRONAMPE e pelo Fundo Geral do Turismo – Fungetur, a retirada do incentivo fiscal sufocaria
novamente o setor para arcar com estes passivos provocando inevitável agravamento das condições.
Somos contra qualquer excesso em relação a atividades econômicas que eventualmente estejam recebendo incentivos de forma equivocada – o que definitivamente não acontece nos setores em discussão. A título de conhecimento o Brasil incentiva na ordem de R$ 456,09 bilhões todos os anos como os mais diversos setores, demonstrando que é imprescindível manter a maior e única conquista daqueles que nunca antes na história tiveram qualquer incentivo, dada a sua tamanha relevância na geração de empregos e no PIB do nosso Brasil.

Ante o exposto, os investimentos que o PERSE representa são devolvidos para sociedade brasileira gerando emprego e renda e promovendo cultura e entretenimento, assim a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Produção Cultural e Entretenimento; a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo – Frentur; a Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo – FPE; e a Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira manifestam-se em defesa do PERSE contra o retrocesso promovido pela MP 1.202, de 2023, assim entendemos como imperiosa a necessidade devolução da Medida Provisória pelo Presidente do Congresso Nacional Rodrigo Pacheco. Caso a devolução não venha a acontecer conclamamos os nobres parlamentares do Congresso Nacional rejeitarem a referida matéria e manterem a integralidade do PERSE.

CALORÃO

O calorão previsto para os próximos meses e a economia mais favorável ao brasileiro devem aquecer as compras de bebidas durante o verão. É isso que aponta um novo estudo da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

O consumo fora de casa de bebidas vem se recuperando gradativamente dos impactos da pandemia. Entre o verão 2021/2022 e a estação 2022/2023, houve alta de 26% no gasto médio, passando de R$ 90 para R$ 113. Os destaques do aumento de consumo em unidades ficaram para os energéticos (+64%) e a água mineral (+37%). Os principais motivos para o consumo, por sua vez, foram sabor (47%) e matar a sede (17%).

Os responsáveis por impulsionar as compras da categoria foram os jovens adultos, entre 18 e 29 anos (+41%), as classes A, B e C (+15%) e os residentes da região Nordeste (+20%). As aquisições foram feitas, sobretudo, nos hiper e supermercados (+34%), com ambulantes (+24%) e em bares (+21%).

Dentro do lar, também se notou crescimento de 19% no gasto médio no período estudado pela Kantar, indo de R$ 183 para R$ 218. As bebidas em destaque foram os energéticos (+41%) e os chás prontos (+27%). Vale ressaltar que a cesta de bebidas é bastante relevante no e-commerce, onde 2 milhões de lares compraram as categorias no canal online no último verão (alta de 4% na comparação com a temporada 2021/2022).

As compras foram realizadas, principalmente, nos canais porta a porta (+34%) e atacarejo (+21%). Moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (+26%), pessoas acima de 50 anos (+14%) e classes A e B (+12%) foram destaques em crescimento na comparação entre o verão 2022/2023 e o período anterior.

A expectativa da Kantar para a temporada 2023/2024 é de que a categoria cresça 5% ou R$ 1 bilhão em faturamento. “No último verão já houve importante retomada no consumo de bebidas, o que deve se intensificar neste ano. Fora do lar, hiper e supermercados avançam, mas mercadinhos/ mercearias ainda contribuem negativamente. Para esses canais, importante trabalhar a exposição em geladeiras, uma vez que os produtos devem estar prontos para o consumo”, afirma Luisa Teruya, Gerente de Marketing, da Kantar.

GRUPO PEREIRA

O Radicci e toda a família já garantiram sua vaga no Fort Atacadista. O mais novo garoto-propaganda da rede de varejo marca presença antes mesmo da inauguração da loja. O personagem que melhor representa a população da Serra Gaúcha, especialmente de Caxias do Sul, já pode ser visto no muro da loja localizada no Bairro Exposição, em uma arte executada pelo muralista Rodrigo Capovilla que homenageia os símbolos da cidade, e em um cubo gigante, com toda a família do Radicci, no Parque dos Macaquinhos.

“Ao inaugurar o primeiro Fort Atacadista da Serra Gaúcha, buscamos um personagem que fosse carismático e amado por todos. Ninguém melhor do que o Radicci, com toda a sua família – Genoveva, Guilhermino e o Nôno -, para convidar aos caxienses a conhecer a Compra Fort”, destaca o gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista, Gustavo Petry Custódio.

Durante este ano, como embaixador do Fort Atacadista, o personagem também estará presente na comunicação digital, em outdoors e com imagens estampadas em uma caravana que desfilará pela cidade. Carlos Iotti, o criador do Radicci, também é presença confirmada na inauguração da loja, no dia 31 de janeiro, e deve aparecer em outros eventos da marca ao longo do ano.

O Fort Atacadista conta ainda com Neto Fagundes, parceiro da marca que participou da chegada da marca no estado do Rio Grande do Sul nas inaugurações de Canoas e Viamão, e que segue como embaixador da marca.

“Preparem-se, porque vocês podem encontrar a Genoveva na área de frutas e verduras e o Radicci nos vinhos e cervejas”, brinca Iotti, que há mais de 40 anos criou esse símbolo da cultura de Caxias e região.

SUNSET SUMMER

O concorrido evento no espaço St. Trois Plage, na tarde de sábado, na praia de Atlântida, reuniu convidadas e imprensa que foram conferir novidades e peças de outlet das marcas St. Trois, Legitimi (bolsas e rasteirinhas) e Tarella (confecção multimarcas), grifes que integram a loja. As anfitriãs Gabriela Trois, Mylene Siegmann, Caroline Milan e Audrey Hoefel, e Erica Vivian receberam a todas com belo e gostoso coquetel.

O badalado encontro reuniu amigas e clientes que estão no Litoral Norte Gaúcho para um momento descontraído de confraternização e ótimo bate-papo. Em meio à música, diversão e muitas conversas e risos, looks e acessórios cheios de estilo eram apreciados e escolhidos. Seguindo o conceito simple & chic da St. Trois, a moda casual, atemporal e ao mesmo tempo ousada da label proporcionou combinações elegantes e irreverentes envolvendo bolsas, rasteiras e acessórios da Legitimi, tanto em couro como python, e peças de design diferenciado da multimarcas Tarella.

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