Pesquisa realizada entre o dias 05 e 12/12/22, com o objetivo de entender as expectativas do setor em relação a fluxo de visitantes, vendas, ticket médio, entre outros indicadores para o Natal (19 a 25 de Dez/22). O setor está otimista em relação ao Natal. As expectativas são positivas para 87% dos shoppings.
Para 79% dos respondentes, o fluxo de visitantes será superior em comparação à 2021. O aumento médio esperado é de 8%. Para incentivar o aumento do fluxo de visitantes, 83% dos shoppings funcionarão em horário diferenciado, sendo a maioria com abertura 1 hora antes e/ou fechamento 1 hora depois do horário de funcionamento normal.
A expectativa é que em 2022, o ticket médio seja superior a R$ 188,00. O que representa uma redução de 0,5%, em relação ao ticket médio registrado no Natal de 2021, de R$ 189,00.
Para o Natal de 2022, 67% dos shoppings investirão mais em relação ao valor total para movimentar a data, em comparação com o ano passado, a expectativa é de um aumento médio de 17%. Entre as campanhas promocionais mais citadas estão: Ganhe e Concorra (35%), Sorteio (35%) e Compre e Ganhe (24%), e os prêmios mais sorteados serão: Carro (42%) e Vale Compras (21%).
No período do Natal, é observado um aumento de quiosques e lojas pop up. Para esse ano, 54% dos respondentes esperam que a quantidade seja igual ao ano passado, enquanto 38% esperam que seja superior. Para os que esperam aumento, a média é de cerca de 14%. Entre as categorias em que se esperam aumento de quiosques e lojas pop up destacam-se: Perfumaria e Cosméticos, Doces e Chocolates e Telefonia.
De um modo geral, os shoppings estão otimistas em relação ao Natal de 2022. Entretanto, as preocupações com a Copa do Mundo foram citadas novamente por 58% dos respondentes, seguida inflação (54%) e do cenário econômico (52%), como fatores externos que mais devem limitar o consumo na data comemorativa.