NOTAS DA SEMANA – 01.09.2023

nadiayacoub

ENTREVISTA COM NADIA YACOUB

1. Quem é Nádia Yacoub?

A Nádia foi uma menina estranha… Na infância tínhamos muito menos telas do que temos hoje, eu ia pra frente da televisão e ficava encantada com os comerciais, sabia os jingles das propagandas de cor e quando acabava o “break” eu ia fazer outra coisa, eram raros os programas que prendiam minha atenção tanto quanto a publicidade.

Crescendo virei fã da tela grande, meu hobby era ir ao cinema, via de tudo, o blockbuster da hora e os ciclos de cinema europeu, estes últimos afastaram alguns pretendentes que não tinham paciência para ciclos intermináveis do Fellini, do Godard ou do Pasolini. A escolha da faculdade de comunicação acabou sendo simples, eu não me via em nenhuma outra profissão. Trabalhei na antiga Radio Cidade do Grupo JB, agências de propaganda, Publivar e SL&M, e em 1994 fui abduzida para o mundo da produção. Entrei logo na Zeppelin, fui assistente de direção, atendimento, coordenadora da finalização POA e SP e coordenadora geral. Hoje, depois da pandemia, faço muitas coisas mas acredito que a principal seja gerenciar projetos. Cada filme é um projeto, uma história que contamos, desde o roteiro que recebemos até o filme que entregamos. Nesses anos todos virei a Nádia da Zepp, trabalhando entre amigos, admirando e aprendendo com meus pares e sem rotina, cada dia é diferente, uns poucos tranquilos outros muito agitados e desafiadores. Também fui sócia da Area51 junto com a Zepp e a Perestroika e integrante por 03 anos de um coletivo chamado E2 Ecossistema Empreendedor que fazia dinâmicas de grupo para resolver problemas do mundo do empreendedorismo.

2. O que é mais encantador para uma produtora de videos: o desafio maluco ou a obra prima fazendo sucesso?

Encantador é participar do nascimento e do crescimento de uma idéia até ela virar um filme de 30 segundos ou de 3 minutos, ou um curta ou um longa metragem. Isso é sensacional pra mim, a decupagem, o trabalho do diretor, a equipe, a montagem e a finalização, são todos momentos muito importantes da construção de uma peça, seja publicitária ou cinema. Desafios malucos sempre tem, sejam os cronogramas apertados, seja trazer joaninhas vivas de São Paulo numa caixinha de papelão, mas isso não é o mais importante. A obra prima é consequência de uma idéia bem construída, muitas vezes atemporal, um diretor obstinado e uma equipe motivada e talentosa. Na Zepp eu considero que realizamos muitas obras primas ao longo da nossa história. Comerciais que ficaram na memória coletiva, são estudados nas universidades e até hoje encantam os aficionados e as novas gerações.

3. O mercado gaúcho ainda é talentoso e aposta nas produções locais?

Eu acredito que sim, temos muito talento por aqui, tanto na publicidade quanto no cinema. Somos um polo de talentos nessas áreas. Mas acho que infelizmente por tantas e variadas razões perdemos o protagonismo da criatividade que sempre tivemos frente a outros mercados. Muitos dos profissionais mais criativos que tivemos mudaram de cidade e até de país e hoje fazem sucesso pelo mundo afora. Quando penso em todos os profissionais com quem já trabalhei, é muito difícil citar nomes e não esquecer de alguém importante. Se eu fosse citar uma pessoa só pra simbolizar tanta gente que foi e é importante pra mim, citaria o Zé Pedro (José Pedro Goulart) a quem sou muito grata e que muito admiro pelo talento e pela genialidade na direção dos filmes e da produtora. Ele formou e inspirou muitos jovens diretores que hoje são referências no mercado nacional e internacional. Em Porto Alegre temos duas diretoras que cresceram nessa função tão importante, a Paula Jobim e a Fernanda Rotta. A Zepp, além da produção cuidadosa e responsável, sempre foi uma produtora que valoriza o trabalho e a visão do diretor.

4. Nádia com a família, amigos e vivendo a vida?

Sou filha e neta de imigrantes libaneses, somos uma família muito unida, cuidamos uns dos outros e esse cuidado é importante pra mim. Sou casada com o jornalista Alexandre Bach e tenho dois filhos, a Lara, cientista e estrategista e o Gabriel, estudante e estagiário de Economia. Como eu já disse lá em cima, adoro cinema e agora também séries, ando louca com tantos canais de streaming e com a quantidade de telas à disposição. Sempre disse que o meu hobby, cinema, é também a minha profissão, sempre me diverti trabalhando. E me divirto muito com os amigos que conquistei ao longo da jornada, os amigos de infância e adolescência, os da Zepp, os publicitários, os jornalistas, os que vieram como pais dos colegas dos filhos, os da academia, os do taekwondo, enfim, adoro uma boa mesa e uma boa conversa. E nem vamos falar das festas, as da Zepp sempre foram famosas! E pra terminar cito as palavras do escritor e velejador Amyr Klink: “Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens ou livros. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver.” Eu também adoro uma viagem!

COLUNA DO NENÊ: ÁUDIO & VÍDEO – #Ep. 13 – 20 anos da WT.AG

Foi gravado o 13º episódio da segunda temporada do podcast Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo com o tema “20 anos da WT.AG” e será apresentada na segunda-feira (4) através do nosso canal do Youtube e do Spotify. Nesse episódio contamos com os participantes: Faberson Chequi, Diretor de Estratégia da WT.AG, Lucas Feltes, CEO da WT.AG e Sarah Feltes, Diretora de Conteúdo da WT.AG.

A parceria para a produção do canal é realizada junto com a Gorilla’s Play, produtora que está sempre em contato com o mercado publicitário ajudando nos projetos com muita dedicação e qualidade na entrega. Além disso, a Gorilla’s Play é a principal apoiadora do projeto da Coluna do Nenê: Áudio & Vídeo conjuntamente com o GAV RS – Grupo de Atendimento de Veículos, Grupo RBS e a ARP – Associação Riograndense de Propaganda.

OUT OF HOME

Presente em diferentes momentos da rotina dos brasileiros, a publicidade no meio é vista, principalmente, em estabelecimentos comerciais (72%), transportes (64%), mobiliário urbano (63%) e grandes formatos (59%). Independentemente do local, porém, o digital está em evidência. Entre pessoas que viram publicidade em OOH, 66% disseram ter contato com o meio em formatos digitais de exibição – alta de 14% nos últimos seis anos.

“A publicidade, em formatos digitais de Midia Exterior, abre diferentes possibilidades para uso de criatividade e interatividade por parte das marcas para alcançar o público de maneira efetiva. Isso pode ser percebido diretamente no impacto e na aceitação do público: 93% acreditam que anúncios de Midia Exterior em formatos digitais chamam mais atenção e 81% gostam de ver publicidades nesse estilo”, ressalta Paula Carvalho, Diretora de Media Owners na Kantar IBOPE Media.

Os anúncios em Midia Exterior permitem às marcas uma maior interação com seu público e, consequentemente, maior probabilidade de conversão. De um lado, 79% das pessoas que viram anúncios em Midia Exterior interagiram com uma propaganda desse tipo – 40% buscaram informações sobre a marca, 37% passaram a seguir a empresa nas redes sociais e 31% escanearam um QR Code. Por outro, 68% das pessoas que viram anúncios em OOH compraram algum produto ou serviço que estava na publicidade.

É válido destacar que a publicidade em Midia Exterior é amplamente utilizada por marcas para atingir o público em importantes data comemorativas. Prova disso é que, entre quem se recorda de ter visto anúncios em OOH, 57% responderam ações focadas para o Dia das Mães.

Segundo a Kantar IBOPE Media, as características mais marcantes dos anúncios em Midia Exterior são criatividade (57%), uso da tecnologia (32%) e atualização sobre novidades ou promoções de marcas e produtos (27%).

TRAMONTINA

Após unificar a comunicação de diversos itens para criar uma frente que reúne todos os produtos de Utilidades Domésticas (UD), a Tramontina se prepara para dar início a uma nova fase de conexão das linhas da marca com uma ação promocional chamada de ‘Efeito Tramontina na minha casa’.

Criada pela W3haus, agência do Grupo Stefanini que atende a marca há mais de 20 anos, a estratégia representa uma novidade tanto para os consumidores quanto para a Tramontina. É a primeira vez que a empresa aposta em uma promoção desse porte com o objetivo de intensificar e ampliar sua visibilidade no sentido da convergência de produtos domésticos, ferramentas profissionais, móveis plásticos e de madeira, cozinhas profissionais, porcelana, eletrodomésticos, entre outras categorias.

A promoção “Efeito Tramontina na minha casa” distribuirá R$ 500 mil em prêmios e contará com uma ampla variedade de conteúdos, incluindo peças digitais e inserções em rádios e programas de TV, como Mais Você, Domingão com Huck e Domingo Legal, além de presença nos pontos de vendas. “O nome escolhido é uma sequência natural da campanha anterior, que apresentou a frente de UD ao público, convidando-o a explorar novas experiências com o auxílio dos milhares de produtos da marca, enriquecendo suas vivências domésticas de forma significativa”, diz Clarissa Barreto, diretora de criação responsável pela campanha “Todos os nossos conteúdos serão impactados com a campanha ao longo dos próximos meses, para criar uma conversa consistente em todos os meios.”

Com o histórico e experiência das ações anteriores, a agência explorou todo o universo da centenária Tramontina para entregar aos consumidores uma promoção arrebatadora e fortalecer a identidade de marca unificada. “Com essa ação, estamos mostrando que somos mais que uma agência de comunicação da Tramontina, somos parceiros estratégicos na construção dos melhores resultados em um ano desafiador para todo o setor produtivo. Só com essa promoção, esperamos atingir mais de 160 milhões de impactos digitais”, comenta Michele Adolfo, diretora da conta na W3haus.

A promoção é válida para todo o Brasil, abrangendo todas as categorias dos mais de 22 mil produtos de Tramontina disponíveis tanto em lojas físicas quanto online. A cada R$ 100 em compras, o consumidor (pessoa física) já pode se cadastrar, concorrendo a dois prêmios mensais de R$ 50 mil, em certificado de ouro, a dez prêmios de R$ 30 mil em produtos Tramontina e ao grande prêmio de R$ 100 mil, em certificado de ouro, no sorteio final.

Para Rosane Mesturini Fantinelli, diretora de Marketing Corporativo da Tramontina, a primeira grande promoção da marca no Brasil vai muito além de uma campanha focada em vendas. Representa um movimento estratégico para estabelecer conexões com diversos públicos e chamar a atenção para o amplo portfólio de produtos e soluções apresentados pela empresa. “A Tramontina é uma marca que nutre forte conexão com os diversos consumidores ao longo de todas as etapas da vida, atravessando gerações. Através desta campanha queremos ampliar o Efeito Tramontina em cada experiência cotidiana e nos consolidarmos enquanto uma marca parceira, querida e presente no dia a dia dos brasileiros”, comenta Rosane.

ABRAMARK

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing elegeu João Carlos Saad como seu novo acadêmico. Presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação desde outubro de 1999, João Carlos Saad junta-se a outros 46 acadêmicos (4 in memorian), um seleto grupo de referências do mercado, empresários e profissionais que por suas iniciativas, ações e manifestações vêm contribuindo para a disseminação e institucionalização no Brasil de um marketing de excepcional qualidade.

Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Membro do Conselho da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, Membro do Conselho de Administração do Hospital do Coração – Hcor e Fundador da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), João Carlos Saad liderou importantes feitos do Grupo Bandeirantes, como a criação do BandNews TV, canal de notícias 24 horas, lançado no ano de 2001, hoje com mais de 10 milhões de assinantes; do BandSports, dedicado à cobertura esportiva com mais de 4,4 milhões de assinantes; expansão consistente da rede de rádios do Grupo, lançando a BandNews FM, hoje com 12 emissoras e presente nos principais mercados do Brasil; além do canal Terra Viva, importante plataforma de valorização do agronegócio em nosso país; para os que se alimentam de arte de excepcional qualidade, lançou o Arte 1, hoje com mais de 8 milhões de assinantes; na sequência, e mais recentemente, uma nova inserção nos negócios da terra com o canal por assinatura Agro+, outra novidade, a Vibra Digital, empresa especializada em inovação e tecnologia; e, em 2021, colocou no ar um canal totalmente voltado para o mundo da gastronomia, o Sabor & Arte.

E, desde o início de sua gestão, João Carlos Saad vem celebrando parcerias com grandes plataformas globais, como The New York Times, CCTV, NHK, Enex, TV Brics e Alianza.

“A Band faz parte de nossas vidas desde sempre. Das transmissões esportivas, das coberturas políticas, de alguns dos mais importantes momentos da Música Popular Brasileira, da excelência e qualidade de seu jornalismo, de sua rede espetacular de rádio e televisão cobrindo mais de 93% da população brasileira. Ao Johnny, nosso eterno reconhecimento pela monumental obra iniciada por seu pai, e que com sua competência, sensibilidade e talento, vem dando uma dimensão espetacular”, destaca Francisco Madia, presidente e fundador da Abramark.

GRUPO RBS

A RBS Ventures, media capital do Grupo RBS, lança a Pulso.creators, empresa de marketing de influência com foco no sul do país. Somando a força da RBS à capacidade da Ventures de acelerar negócios e promover parcerias, a Pulso busca ser uma referência no mercado de creators.
Com proposta de valor única para conectar marcas e influenciadores, a empresa oferece projetos integrados multicanais, explorando formatos e possibilidades com a agilidade do mundo digital. Os clientes contarão com o casting de talentos da RBS e influenciadores relevantes da Região Sul, contemplando diferentes territórios, e ainda serviços como consultoria e pesquisa.
Já os creators terão à disposição estrutura de produção, operação e comercialização, além de mentoria e branding, gerando mais oportunidades de negócio.
–  A RBS Ventures nasceu com dois focos: investir e participar de negócios com alto potencial de crescimento e contribuir para que a RBS esteja conectada com tendências relacionadas ao seu core business. A Pulso.creators chega para nos posicionar ainda mais na esteira do marketing de influência e da creator economy – destaca Mauricio Sirotsky Neto, sócio-fundador da RBS Ventures e membro do Conselho de Representantes da RBS.
A partir da Pulso, a RBS ganhará maior relevância como marca produtora de conteúdo, explorando novos segmentos e ampliando sua presença no mercado digital e junto a diferentes públicos.
– A Pulso irá valorizar e incentivar atuais e novos criadores de conteúdo, impulsionando quem conta histórias com credibilidade e qualidade, um dos diferenciais da RBS. A creator economy é uma realidade e, nesse sentido, essa iniciativa terá papel relevante na estratégia de evolução digital da companhia – afirma Fernando Tornaim, sócio-fundador da RBS Ventures e vice-presidente do Conselho da RBS.
Com implantação faseada, a Pulso (@pulsocreators) inicia suas operações em setembro.

CENP-MEIOS

O mercado publicitário fechou o primeiro semestre de 2023 com R$9,14 bilhões em investimentos em mídia. Os dados foram captados pelo Cenp-Meios, entre janeiro e junho, com 319 agências de publicidade de todo o país. A nova leitura mostra um crescimento de 10%, frente ao mesmo período de 2022, quando registrou R$8,3 bilhões, numa aferição com 309 agências. No último ano, o volume de injeção totalizou R$ 21,2 bilhões.

“Fechamos o primeiro semestre com bons números e investimentos consistentes. Mercado vem melhorando com as medidas do novo governo, absorvendo novas diretrizes econômicas e nossa expectativa é que segundo semestre seja ainda melhor, tendo em vista a movimentação inerente ao período com picos de consumo como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que exigem comunicação com o consumidor”, sinaliza Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.

As informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores – que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais. As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.

SBT

Esta turma é brava! As bicicletas da gangue Pedalzera, grupo fictício da novela “A Infância de Romeu e Julieta”, saíram das telas e agora estão na vida real. O SBT e Nathor, a maior indústria de bicicletas infantis da América Latina, desenvolveram bikes temáticas com design da gangue Pedalzera que, na trama, é um grupo de meninos e meninas entre sete e doze anos que andam de bicicleta e aprontam pelo bairro. O bando é formado por Fê Dengosa [Antonella Dez], Muke [Gabriel Miller], Chilique [Miguel Trajano], Dimitri (apelidado como Crânio) [Samuel Estevam] e Trapaça [Zaira Harue]. São cinco modelos diferenciados com aros, ou seja, tamanhos diferentes, para garantir a diversão da criançada. Além das bicicletas, um capacete foi pensado para que os pequenos se sintam como um membro do grupo.

“Este lançamento reafirma o compromisso do SBT em proporcionar uma experiência completa para o público infantojuvenil e fãs da novela”, como explica a Carolina Scheinberg, gerente de novos negócios da emissora.

“A qualidade e a alta tecnologia dos produtos da Nathor proporcionam segurança e conforto. A inovação e criatividade da marca permitiram criar bicicletas que alinham com as características dos personagens da novela, traduzidos em cores, tamanhos e estilos”, define Jaqueline Bacheti, gerente de marketing da Nathor.

SBT POP

A partir de agosto, o digital do SBT lança uma nova vertical intitulada SBT POP. Agora, o público poderá manter-se informado a respeito de tudo o que é tendência pop no Brasil e no mundo. Disponível em todas as redes sociais, Facebook, Instagram, Kwai, TikTok e YouTube, a plataforma traz entretenimento de qualidade por meio de conteúdos exclusivos. Entre eles, destacam-se: reviews das séries que estão bombando, lançamentos de filmes, entrevistas com celebridades, cobertura de shows, bastidores de peças, dicas de moda e beleza e muito mais.
“Prepare-se para mergulhar de cabeça no universo dos filmes, séries, quadrinhos, músicas, animações e muito mais! Com o lançamento do SBT POP, estamos ampliando horizontes e criando um canal direto para os corações dos amantes da cultura pop de um jeito novo e viciante. O SBT Pop não é apenas conteúdo, é uma conexão com a essência dos fãs, redefinindo como interagimos com o entretenimento contemporâneo”, ressalta Carolina Gazal, diretora de conteúdo digital do SBT.
A programação já está no ar e estreia com três quadros: Curiosidade POP (às segundas), que abordará curiosidades sobre séries, filmes e celebridades; SBT POP Indica (às quartas), no qual os jornalistas da redação do SBT POP indicarão um filme, série ou música e farão uma avaliação do porquê o público deve assisti-lo e/ou ouvi-lo; e Viralizou (às sextas), que consiste em um giro das principais notícias da semana do mundo pop em apenas um minuto.
Toda a apresentação dos conteúdos será feita pelos jornalistas da equipe. Em breve, o site oficial do SBT POP também será lançado.

PUBLYA

Publya anuncia nova identidade visual para marcar os 10 anos de atuação no mercado. A empresa, situada em Florianópolis, foi uma das primeiras Trading Desks do mercado brasileiro a atuar com operação de campanhas de mídia programática, atualmente opera campanhas em todas as plataformas de mídia digital, além de oferecer tecnologias como o dashboard em tempo real e soluções de análise e atribuição de campanhas.

A renovação da identidade visual da marca vem para reforçar o comprometimento da Publya em entregar uma solução completa e unificada para agências e anunciantes, além de transmitir seus valores: Pioneirismo, Inovação, Confiabilidade, Data-Driven, Excelência e Transparência.

“O mercado de mídia vem evoluindo e modificando a forma como marcas e consumidores se relacionam. As marcas têm o desafio de construir estratégias de comunicação diversificadas e que integrem os diferentes momentos, canais e plataformas que os consumidores estão. Construir uma estratégia de mídia não se resume a veicular campanhas em um único canal ou plataforma, mas sim, trabalhar um conjunto de soluções para que uma marca possa se perpetuar na jornada dos consumidores.”, comenta Luana Cevei, Diretora Comercial da Publya.

Com cerca de 50 colaboradores no back office e 45 na área comercial, a Publya atua em nível nacional e já realizou a veiculação de mais de 15 mil campanhas de mídia digital para mais de 7 mil anunciantes. No Rio Grande do Sul, quem atua como escritório de comercialização é a Brazo Mídia.

Outra vertente da empresa é o Publya Advertising Academy, braço educacional com treinamentos e conteúdos online, que visa compartilhar as melhores práticas para agências e anunciantes atuarem no ambiente digital.

“Esse novo momento vem para reforçar o nosso comprometimento com a inovação e a adaptação à dinâmica de mercado. Somos uma empresa que oferece uma solução completa para os anunciantes alcançarem a excelência nos resultados das ações de marketing e publicidade. Esse é o papel da Publya, agregar a nossa experiência em mídia programática e mídia digital à necessidade das agências e anunciantes que desejam atuar no digital.”, comenta Alex Andrade, Diretor de Operações da Publya.

GRUPO LINS FERRÃO

Formado por duas grandes marcas de moda do Brasil, Pompéia e Gang, o Grupo Lins Ferrão comemora nesta segunda-feira, dia 28, uma década de história. Com mais 3.300 colaboradores e 141 lojas físicas, sendo 130 no Rio Grande do Sul e 11 em Santa Catarina, o Grupo Lins Ferrão está entre os 200 maiores varejistas do Brasil, segundo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), subindo 23 posições em relação ao ano passado.
Atualmente, o Grupo Lins Ferrão possui sede em Porto Alegre e Camaquã e atua fortemente nas questões ligadas ao ESG. Através do Instituto Lins Ferrão, pilar de responsabilidade social e de meio ambiente, o Grupo Lins Ferrão, busca fazer a diferença nas comunidades nas quais está inserido. Por meio de projetos e ações, sempre envolvendo a mão de obra social e a preocupação com a sustentabilidade, o Instituto Lins Ferrão busca contribuir para fazer a diferença por meio da inclusão e da cidadania.
Na área de sustentabilidade, a pauta da economia circular está presente em diversos projetos das marcas. Uniformes e peças que não seriam mais vendidas, são ressignificados e transformados em fio novamente, dando origem a novos produtos. Além disso, todos os materiais usados em endomarketing, desde o kit de boas-vindas, até mesmo o prêmio de jubilados e brindes de final de ano são sustentáveis e usando mão de obra social.
E aproveitando a comemoração dos 10 anos, será lançada nesta segunda a página oficial no Linkedin, a maior rede social corporativa, com o objeto de estreitar o relacionamento com o público, apresentar as novidades do Grupo Lins Ferrão, além de divulgar as oportunidades de emprego.

TERMOLAR

A Termolar e o Internacional oficializam parceria para a comercialização de linha licenciada de produtos alusivos a ídolos da história colorada. A centenária e vencedora história do Clube do Povo é a inspiração para a coleção, que propõe trazer para as artes jogadores que marcaram época, conquistando o coração dos colorados e se mantendo vivos na lembrança de todos, prolongando nas memórias a grandeza dos seus feitos.

A iniciativa homenageará três grandes ídolos: os ex-atletas Fernandão (in memorian), Rafael Sóbis e Clemer. Eles representam a liderança e a força para conquistar, a torcida dentro de campo e a raça, característica presente no clube desde a sua fundação. A partir do dia 25 de agosto, os produtos estarão disponíveis no site da Termolar (www.termolar.com.br) e, ao longo dos próximos dias, as peças também serão comercializadas nas Lojas Inter Store e site oficial do clube (www.lojadointer.com.br). Em breve, iniciará a comercialização em pontos de venda de todo o Brasil, incluindo supermercados e bazares.

“A coleção, chamada Nada vai nos Separar, traz das arquibancadas a frase de uma das músicas mais entoadas pelos torcedores, que representa um amor que não cede, que se propõe a permanecer para sempre, inclusive passando de geração para geração. E isso está alinhado, também, ao nosso conceito, que é o de prolongar bons momentos”, afirma Roberto Wickert, Gerente de Marketing e Produto da Termolar.

A linha licenciada contará com quatro produtos voltados para soluções térmicas, incluindo a garrafa R-Evolution com a tecnologia de acionamento Clickmate, a Cuia Tupi com design exclusivo Termolar, o Copo Pub, além da tradicional Magic Pump com sistema de jato forte e que não pinga. Os produtos trarão momentos emblemáticos dos atletas em suas passagens pelo Internacional, como o de Fernandão levantando a taça do Mundial, conquistado no Japão, eternizado nos traços em stencil criados exclusivamente para a coleção.

Rafael Sóbis aparece representado de forma artística carregando o bandeirão em frente à torcida colorada, gesto que marcou o título da Libertadores, conquistada pelo Clube em 2006, e repetido por ele na conquista do bicampeonato do principal torneio de clubes da América, em 2010. Já a imagem criada para o ex-goleiro, Clemer, retrata a cena do ídolo com a bandeira brasileira amarrada como uma capa, enquanto beija a taça do título do Mundial conquistada após a final contra o Barcelona, no Japão.

“É uma alegria podermos anunciar uma parceria tão importante para a história da Termolar e que irá proporcionar ao torcedor colorado a chance de levar para casa muito mais que soluções térmicas, mas itens que simbolizam pequenos troféus desta trajetória vitoriosa personalizados com os ídolos do Clube”, destacou o Gerente de Marketing e Produto da Termolar. “O objetivo é que possamos eternizar momentos e memórias afetivas para a torcida, que tem Fernandão, Rafael Sóbis e Clemer como jogadores marcantes de sua história. Os produtos foram pensados com muita atenção e carinho para que sejam itens de valor sentimental e que os acompanhem na hora de consumir suas bebidas preferidas”, completa Wickert.

Segundo a diretora executiva de Marketing do Inter, Liana Bazanela, a parceria com a Termolar é mais uma forma de levar o Clube até os seus torcedores. “O Inter vive em cada um dos colorados e coloradas. E proporcionar produtos de qualidade que destacam ídolos do clube, possibilitando que a nossa torcida viva e relembre a nossa história no dia a dia”, ressalta.

LOJAS LEBES

A nova coleção Primavera – Verão 23/24 da Lojas Lebes traz a versatilidade, conforto e beleza em looks para todas as ocasiões. Com o mote “Moda Lebes – Com você em todos os momentos”, a Lojas Lebes aposta em peças democráticas para toda a família. Os looks da nova coleção se unem para criar um guarda-roupa que atenda às necessidades do cliente Lebes.

Da formalidade do ambiente de trabalho a um passeio cheio de energia no parque. Não importa a ocasião, as peças da Moda Lebes se encaixam perfeitamente em cada momento da jornada diária. A Moda Lebes quer acompanhar o dia a dia, sendo uma aliada do estilo que cada um quiser ter e proporcionando conforto e beleza em todos os momentos. A campanha e os novos looks poderão ser vistos nas lojas físicas e nas redes sociais da rede.
Veja o fashion filme aqui: https://youtu.be/_kUyr-M85_o

PUCRS

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição da Feira de Carreiras da PUCRS, um dos maiores eventos de carreiras do Sul do país. Gratuita e aberta ao público, a feira acontece nos dias 3 e 4 de outubro, das 9h às 21h, no Campus da PUCRS.
Neste ano, o evento promoverá diálogos sobre carreira através de uma imersão para recolocação no mercado de trabalho; trilhas para desenvolver hard e soft skills, oportunizando networking e conexão com as empresas de diferentes segmentos.
As inscrições podem ser feitas pelo site pucrs.br/feira-de-carreiras. Confira a programação:
3 de outubro
• 09h: Abertura da feira
• 9h30: Pocket Talk: Projeto de Vida e Carreira
• 10h: Talk sobre Carreira & Futuro do Trabalho | Compartilhando trajetórias de pessoas “midiáticas”
• 11h: Talk Soft Skills: como alavancar a sua carreira por meio das soft skills?
• 14h: Bootcamp de Empregabilidade | Aprenda a criar um currículo impactante e conquiste a atenção dos recrutadores
• 15h: Bootcamp de Empregabilidade | Descubra como otimizar o seu perfil no LinkedIn e se destacar profissionalmente na maior rede social profissional
• 17h: Bootcamp de Empregabilidade | Adquira as habilidades necessárias para se destacar em entrevistas e dinâmicas de grupo
• 18h: Trilhas do Bootcamp: Conheça as melhores estratégias para encontrar as oportunidades ideais para você
• 19h: Atividade Cultural
4 de outubro
• 9h: Abertura da feira
• 10h: Talk sobre geração prateada
• 11h: Talk: ESG
• 16h: Talk: O futuro do trabalho com a IA: o que esperar e como se preparar?
• 17h: Talk: Empreendedorismo e inovação: quais as competências de um empreendedor de sucesso?
• 19h: Palestra de encerramento com Luciano Santos

AFYA

A Afya, maior hub de educação e soluções digitais médicas do Brasil, lançou no mercado a sua nova estratégia de marca. Com nova arquitetura e proposta de valor, a companhia integra seus produtos e serviços para se consolidar cada vez mais como referência em medicina e grande aliada de estudantes e médicos. Uma das grandes mudanças é que a unidade de educação continuada IPEMED, agora passa a se chamar Afya Educação Médica. A denominação já está sendo adotada na unidade de Porto Alegre, inaugurada em 2022, e nos seus canais com a comunidade – site, redes sociais e comunicação com os alunos.

Todas as unidades de graduação, pós-graduação e especializações, assim como as soluções digitais, trazem Afya em seus nomes, visando integrar e construir uma marca forte. Com isso, facilitar o conhecimento e entendimento do hub Afya como líder e referência em medicina. As instituições de ensino superior focadas em saúde passam a se chamar Afya Faculdade de Ciências Médicas. Já as unidades de educação continuada e saúde passam a assinar como Afya Educação Médica, enquanto as healthtechs adotam Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Assim, os cerca de 300 mil estudantes de medicina e médicos que atualmente utilizam alguma das soluções da Afya passam a se conectar em um único e grande ambiente.

A novidade chega para reforçar o compromisso da Afya com o médico em todas as fases de

sua carreira: desde a graduação, suas sucessivas especializações e até a rotina diária, por meio da oferta de ferramentas digitais que agregam produtividade, assertividade e atualização de novos protocolos e tratamentos. Dessa forma, consegue gerar valor e também age para facilitar pontos de pressão nas etapas da vida destes profissionais, pensando inclusive em saúde mental, já que a medicina é uma área com muitos desafios.

“A Afya é norteada por três grandes forças: Medicina, Educação e Tecnologia. E, ao unir esses três universos de maneira sinérgica, criamos uma nova categoria – MedTech -, que coloca os médicos no centro do processo e integra soluções para toda a sua jornada. Revisamos nossa missão, propósito, valores e posicionamento e identidade da marca, com o intuito de levar essa categoria para um alto patamar, em relevância, credibilidade e potencial de crescimento”, explica Stella Brant, VP de Marketing e Sustentabilidade da Afya.

Na cidade de Porto Alegre(RS), a Afya Educação Médica funciona na Rua Anita Garibaldi, 841, Bairro Mont’Serrat, com uma estrutura premium. São 7 salas de aula, 18 consultórios e 1 sala de pequenos procedimentos. A instituição oferece cursos de pós-graduação médica nas áreas de Endocrinologia, Nutrologia, Psiquiatria, Cardiologia, Medicina Preventiva, Ginecologia e Dermatologia. Mais informações podem ser obtidas pelo (51) 2042-0079 ou no site www.educacaomedica.afya.com.br

CANAL RURAL

Entre os dias 26 de agosto a 3 de setembro, acontecerá no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) um dos maiores eventos agropecuários da América Latina. O Canal Rural, principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio, estará presente na 46ª edição da Expointer. O evento reunirá expositores do Brasil e do mundo, apresentando ao setor as principais novidades, feira de agricultura familiar, palestras, entre outros.
Neste ano, a Casa Canal Rural está de cara nova e traz novidades. A tradicional cobertura do evento conta agora com uma gama de novos formatos gravados diretamente de um estúdio preparado no local. Serão ao todo, cinco dias de produção audiovisual incluindo, palestras, videocasts, programas de entrevistas, reportagens, conteúdo para redes sociais, quadros de curiosidades e agenda da feira.
“A Expointer é um evento tradicional e muito importante para o setor. O Canal Rural já faz a cobertura da feira há anos, mas por meio da ‘Casa Canal Rural’ entregaremos uma experiência única para os visitantes e as marcas durante os nove dias de evento e, consecutivamente, entregaremos muito conteúdo relevantes e notícias em primeira aos nossos telespectadores”, salienta Julio Cargnino, presidente do Canal Rural.

ALHO PAN

A receita de pão de alho da família de Hamilton Zettermann e Carla de Oliveira foi parar no Paraguai. E se não bastasse cruzar a fronteira, hoje, é uma das marcas que mais vende no mercado do país vizinho e se prepara para conquistar a liderança por lá em 2024. Trata-se da Alho Pan, uma indústria de Porto Alegre (RS), que nasceu nos fundos de casa e hoje se destaca na exportação. São 24 mil pacotes por mês entregues ao distribuidor – a maior empresa do Paraguai – que busca o produto em logística refrigerada. Os embarques para o país começaram em 2021. Até então, a venda se concentrava no varejo da capital gaúcha.

Juntos, Carla e Hamilton se dividem nas funções de gestão executiva e operacional para dar conta da produção sempre pontual ao parceiro estrangeiro e para os atuais 13 clientes de diferentes cidades gaúchas que terceirizam a produção na fábrica. A empresa ainda vende com marca própria para alguns mercados da Região Metropolitana de Porto Alegre e cidades do interior do Rio Grande do Sul.

Criada em 2016, a Alho Pan começou vendendo as primeiras fornadas com a divulgação pelo Facebook. Uma das comprovações de seu crescimento e que valem a história de empreendedorismo é que neste mês de agosto recebeu reconhecimento institucional com a entrega do Prêmio Exportação RS ADVB 2023, na categoria Pequeno Desbravador Internacional. Além disso, a inserção da Alho Pan na atividade de comércio exterior está tendo uma dedicação permanente com planejamento para ampliar mercados de exportação. Eventos que envolvem a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e instituições empresariais estão no radar de atividades da empresa.

“Empreender com pão de alho foi a resposta que encontramos para o questionamento sobre aquilo que sabíamos fazer bem. Sabor, no nosso caso, é tudo. Mas, chegar ao Paraguai e, hoje, ver a empresa ativa com 19 pessoas comprometidas e vibrantes é uma enorme alegria”, comenta Carla. Com experiência profissional anterior na carreira de administração de empresas e cargos em multinacionais, ela e o parceiro, que era até então consultor de vendas, temiam perder suas posições a cada instabilidade econômica. Viram uma oportunidade de negócio, justamente, na receita da família. Estudaram o mercado e a concorrência, batalharam para a aquisição de máquinas e equipamentos e constituíram o que hoje é uma fábrica que produz desde os pães até os recheios e que está prestes a bater a casa de R$ 10 milhões de faturamento ao ano.

“Em 2023, temos a expectativa de crescer 15% por conta de novos clientes e de novos produtos, como massas pré-prontas de pizza, farofas e, adiante, com linha de bolos, panetones e massa folhada”, entrega Carla. Ela ressalta ainda que a trajetória empreendedora ensinou a dar passos seguros e cautelosos, sem endividamento e respeitando a demanda do mercado. Dividindo a empresa entre 60% para produção terceirizada e 40% para a marca própria, os pães de alho abastecem indústrias tradicionais no Rio Grande do Sul, como Massas D’ Itália, Massas Milano, Massas Famigliare, Massas Di Napoli e Perte Alimentos.

A negociação com o cliente paraguaio se deu por indicação. Há três anos, o pão feito com alho de verdade e sem aromatizantes e conservantes, chegou à Assunção por meio de um distribuidor experiente, o Grupo Vierci, de mais de 50 anos. Esta empresa é a maior atacadista e varejista do Paraguai. Para chegar à liderança pretendida, a partir de 2024, a estratégia comercial vai agregar, em parceria com o Grupo Vierci, ações promocionais com brindes e degustações e incluir, novamente, a participação no programa de maior audiência da TV aberta, o El Conejo, do canal Telefuturo. Em 2021, o apresentador Palo Rubín, popular como se fosse o “Faustão” do Paraguai, vibrou com a crocância da casquinha e o farto recheio cremoso. “Pesquisamos e preparamos os produtos que vão para lá com o sabor mais acentuado, tanto no alho, quanto na versão com pimenta, que é mais picante, para estar de acordo com o paladar local”, observa Hamilton.

A fábrica localizada em Porto Alegre tem capacidade de produção de 240 mil pães ao dia. Na marca própria e para os clientes há versões com queijo, com pimenta e com bacon. “Nosso diferencial está nos ingredientes. Tudo de verdade, sem saborizantes ou aromatizantes, uma delícia!”, orgulha-se a diretora. As embalagens são de 400g, com cinco pães, em bandejas plásticas e prontos para assar. Especialmente para o Paraguai, há também versões de embalagens menores, de 240g. Servem para petisco e para acompanhamento de churrasco.

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