ENTREVISTA MARCOS EIZERIK
1. Quem é Marcos Eizerik?
Alguém com dificuldade em aceitar rótulos, mas que busca conceitos. Como, por exemplo, “vá para o mundo de braços abertos” – conceito criado para uma campanha de desodorantes quando trabalhei em Manaus.
Filho de Berta e Pinheiro Eizerik, casado com Dauana Pitano Eizerik e pai de Gabriel Pitano Eizerik e Natália Pitano Eizerik, Marcos é um gaúcho da gema que trabalhou em Manaus, São Paulo, Lisboa e Barcelona. Hoje, de volta a nosso alegre Porto é CMO da PFC – cargo que, como ele gosta de explicar significa Chief Mistake Officer.
Continuando com suas explicações, a PFC – que nasceu Propaganda Futebol Clube, hoje é um verdadeiro Hub de Comunicação trazendo soluções e fazendo o meio de campo ao lado da Divex e da Santoro&Partners.
2. Começou a carreira profissional como diretor de criação apesar de vir de uma família de educadores, por quê?
Na verdade, comecei minha carreira como redator. Na jornada, tive o privilégio de trabalhar com grandes profissionais de direção de arte, mídia, atendimento, planejamento, pesquisa, produção e, claro, diretores de criação. Soma-se a isso, o convívio com vendedores, CFO, CMO, CIO, COO, CEO, conselheiros e fundadores de empresas. Em comum com todos, o privilégio de aprender com eles. Ou seja, mantendo a lógica de meus pais: somente pode estar apto a educar em algo momento que está sempre pronto a aprender.
3. Depois de algumas jornadas nacionais e internacionais você acabou criando a própria agência. A pergunta é: está sendo melhor empreender?
Antes de ir para Lisboa e Barcelona, recebi um grande elogio de um cliente em uma reunião realizada em São Paulo. Eu estava acompanhado do dono da agência e o presidente da empresa, ao agradecer nossa visita, se dirigiu a mim como proprietário da agência. Creio que sempre trabalhei assim: como se o negócio fosse meu. Outra experiência que me ensinou a ter esse pensamento, já como diretor de criação em São Paulo, foi quando perguntei ao dono de outra agência que trabalhei se poderia fazer uma ponte num feriado e viajar a Porto Alegre. A resposta foi a melhor das piores possíveis: “você que sabe…”. E é exatamente isso. Quando entendemos que a responsabilidade do negócio também é nossa e todos devem trabalhar como donos, estamos prontos a virar nuvem. Porque nuvem é como chefe: quando vai embora, o dia fica lindo. Agora, se está sendo melhor ser empreendedor? Não sei realmente: diria que está sendo ótimo ser um aprendedor.
4. Marcos como esportista, marketing de entidades e família?
Como esportistas, um conjunto de ex: ex-junior do Inter, ex-atleta do União São João de Araras, ex-capoerista com o Mestre assassinado, ex-boxeador que apanhava no Ibirapuera e, para deixar o ex no passado, integrante do único time campeão na categoria open de futebol de campo nas Macabíadas mundiais em Israel, parceiro de treino do meu filho no boxe (agora, pelo menos, apanho para quem conheço), dupla de Beach Tennis da minha filha (um treino por semana e seis dias de gelo) e corredor de esteira para tentar acompanhar o ritmo de minha proprietária e cuidadora, também intitulada de esposa.
Como marketing de entidades, isso foi uma grande novidade para mim. Hoje, estou diretor de marketing da Federação Israelita do Rio Grande do Sul – onde, entre outras ações, criamos o filme nacional que marcou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – e diretor de marketing da UIPA, onde criamos uma campanha que rejuvenesceu uma marca de mais de 100 anos: a União Israelita Porto-alegrense. Sem dúvida, o judaísmo é uma senhora entidade. Uma verdadeira, idishe mame.
Agora, a família. Bom, ela é tudo. Melhor: mais do que tudo. É o passado, presente e futuro. É procurar honrar nossos pais com eles em campo ou já na arquibancada superior. É se fingir de engenheiro em uma festa da farmácia para construir um relacionamento que curará nossa vida. É o que vale o dia e faz valer a pena ficar acordado de madrugada embalando um milagre. É ganhar um jogo principalmente perdendo para um valente competidor. É fazer a barba para ser maquiado por uma linda bonequinha. É saber que nada que você criou, cria ou criará, poderá, deverá ser melhor do que sua família. Por quê? Porque ela é tudo. Mais do que tudo.
OPINIÃO PRODUTORA
Em mais uma super iniciativa, o Auditório Araújo Vianna recebe no dia 03 de Abril às 20h30 o economista Paulo Guedes, com a palestra “ECONOMIA E FUTURO”.
GRAMADO SUMMIT
De 10 a 12 de abril, a conferência de inovação Gramado Summit promete realizar mais uma vez o maior brainstorming da América Latina, discutindo temas relevantes e apresentando ideias disruptivas. São esperados cerca de 400 palestrantes, 500 empresas expositoras e mais de 15 mil visitantes de todo o Brasil. Até agora, já foram anunciados mais de 160 nomes para os palcos de conteúdo.
Entre os palestrantes anunciados para a plenária principal do evento estão Mari Maria (influenciadora), Thelma Assis (ex-BBB), Marcos Piangers (Papai é Pop), Gilberto Silva (mentor de alta performance), Denílson Show (pentacampeão mundial), Fayda Belo (consultora jurídica), Otaviano Costa (apresentador), Romero Rodrigues (Headline), Natalia Beauty (NB Group), Monique Evelle (Inventivos), Christiano Faig (Microsoft), Jandaraci Araujo (Conselheira 101), Rafael Cortez (comediante), Leandro Ladeira (Venda Todo Santo Dia), Icaro de Abreu (IBM) e Yuri Mussoly (Tiktok).
Em outras trilhas de conteúdo do evento estarão nomes como Renata Petrovic (Bradesco), Guilherme Junqueira (Gama Academy), Carlos Bacchi (estilista), Thai de Melo (influenciadora), Dando Baumgartner (Way Model), Luciana Wodzik (Arezzo & Co), Giovana Duval (Bronze da GG), Jorge Hoelzel (Mercur), Paulo César Tinga (empreendedor e ex-jogador de futebol), Hugo Bethlem (Instituto Capitalismo Consciente Brasil), Deh Bastos (MAP Brasil), Eliezer Santos (Rider) e Felippe Guerra (Brasis). Todos os nomes anunciados podem ser conferidos aqui.
Os mais de 400 palestrantes serão distribuídos em sete palcos de conteúdo, que têm suas programações de forma simultânea. São eles a plenária principal, o palco startups, o palco hygia saúde, o palco share (de marketing e comunicação), o palco geek, o palco PUSH (de carreira e empreendedorismo feminino) e o palco negócios conscientes.
Além dos palcos de conteúdo, a estrutura do evento conta com uma feira de negócios, que reúne startups em estágio inicial e, ao mesmo tempo, marcas já consolidadas no mercado. Além das palestras e da feira de negócios, o evento realiza algumas competições de cunho tecnológico para os participantes e expositores, como a tradicional Batalha de Startups (que premia a melhor startup da feira com um investimento financeiro). Também participam do evento centenas de investidores.
FEEVALE
O médico e neurocientista Miguel Nicolelis, pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina, será o palestrante do Fórum de Inteligência Artificial, que acontecerá no dia 25 de março, às 20h, no Teatro Feevale. No evento, que é gratuito, ele abordará o tema Inteligência artificial e o cérebro humano. Os ingressos já estão disponíveis em feev.as/ia2024. É solicitada a entrega, no dia da palestra, de 2kg de alimentos não perecíveis.
Antes da palestra de Nicolelis serão realizados, no átrio do Teatro Feevale (4º andar), dois painéis: Inteligência artificial e a próxima fronteira dos negócios, voltado a empresários e empreendedores, e Inteligência artificial e educação: expandindo os limites do futuro, destinado a professores. As atividades acontecerão, respectivamente, às 16h e às 17h. Os ingressos também são gratuitos e podem ser retirados no mesmo site.
O reitor Cleber Prodanov ressalta que a intenção da Universidade Feevale em realizar o Fórum de Inteligência Artificial é fazer com que esse tema entre na pauta de discussões da Universidade, das empresas e da sociedade. “Esse é um tema novo, que temos que, necessariamente, ter coragem de enfrentar. Ele impacta a vida das pessoas, no nosso cotidiano e tem que ser discutido para que possamos entender, principalmente, essa relação entre o homem, o seu cérebro e a inteligência artificial”, afirma.
DINAMIZE
Está aberta a votação para a 9ª Edição do Prêmio ABComm e a Dinamize foi indicada como finalista na categoria de Melhor Ferramenta de Marketing do Brasil.
O prêmio é uma iniciativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Todos os anos, a ABComm reconhece marcas e profissionais ligados aos segmentos de marketing e vendas.
Em 2019 e 2021, a Dinamize foi finalista nas categorias de “Melhor Ferramenta de Marketing Digital” e “Melhor Profissional de Marketing Digital” – com a nossa diretora de integrações, Carolina Branchi.
KWAI
O Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, anunciou, nesta sexta-feira (23), uma parceria com o time de futebol do Flamengo, maior campeão carioca da história, octacampeão brasileiro, tricampeão da América e campeão mundial. Mais novo patrocinador oficial do time, a plataforma será a rede social prioritária da equipe.
Com mais de 6,4 milhões de seguidores em seu perfil oficial no aplicativo, o Flamengo passará a produzir conteúdos exclusivos para seus torcedores na plataforma. Os fãs do time poderão encontrar vídeos semanais com atletas, os momentos “Bom pra Kwai”, que mostrarão os melhores lances e jogadas da equipe, bastidores dos treinamentos e viagens, além de proporcionar, a usuários do Kwai, uma experiência singular de matchday, permitindo acesso privilegiado ao estádio antes da partida, ao explorar as instalações e conhecer os bastidores e até mesmo o gramado.
O acordo permanecerá em vigor até o final de 2024 e incluirá a exibição da marca nas mangas da camisa de jogo da equipe e nos uniformes de treino, além da menção no ônibus da delegação e no backdrop das entrevistas. A estreia da parceria será no próximo clássico contra o Fluminense, marcado para o dia 25 de fevereiro, válido pela décima rodada do Campeonato Carioca.
“Nossa parceria com o Kwai retrata bem o que pretendemos com todos os nossos patrocinadores: ir além da simples exposição nos uniformes. Ao lado da plataforma, vamos buscar novos públicos e diversificar estratégias nas redes sociais, que são um ativo importantíssimo e muito valioso para o Flamengo. A Nação Rubro-Negra sempre dá um show de engajamento e, agora, com os conteúdos exclusivos no Kwai, vai ter ainda maior presença por lá”, disse Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Rubro-Negro.
No anúncio oficial da parceria, Kwai e Flamengo prepararam um vídeo especial nas redes sociais para os torcedores checarem como ficou o Manto Sagrado já com a marca do novo patrocinador. A publicação contou com a participação do mascote oficial do time, além dos jogadores De Arrascaeta, Everton Cebolinha, De La Cruz e Wesley.
SUMMIT ONE
Idealizado pelo CEO da One Imóveis de Luxo, Cristiano Cruz, e pela nova diretora de Marketing da empresa, Vanessa Flick, o encontro ocorrerá na capital gaúcha, de 27 a 29 de fevereiro, e tem como palco o auditório do prédio JBZ, um dos edifícios comerciais mais sustentáveis do Brasil. Na abertura, o analista financeiro do BTG Pactual, Álvaro Frasson, falará sobre as tendências econômicas no mercado financeiro e imobiliário, com foco nas implicações da queda da taxa Selic.
Na sequência e nos dias seguintes, reconhecidas incorporadoras, como Cyrela, Melnick, Plaenge e outras, apresentarão seus lançamentos para este ano, destacando a inovação e a sustentabilidade em seus projetos. E encerrando os três dias de evento, os participantes terão a oportunidade de ouvir o CEO do Green Building Council (GBC) Brasil, Felipe Faria, que abordará a essencialidade da sustentabilidade no mercado imobiliário.
Conforme pontua Cristiano Cruz, terá destaque no encontro a queda da taxa Selic, que tem papel significativo no cenário do mercado imobiliário em 2024, especialmente no segmento de alta renda. “A redução nos juros básicos da economia brasileira traz vantagens para o mercado imobiliário, o que possibilita acessibilidade ao financiamento e atratividade do investimento imobiliário, influenciando decisivamente as expectativas e o comportamento tanto de compradores quanto de investidores”, observa o CEO da One Imóveis de Luxo.
O Summit One, além de se posicionar como uma plataforma de networking para os participantes, possibilitará a troca de ideias, bem como insights estratégicos para integrar práticas sustentáveis no coração do mercado imobiliário. O encontro busca também promover um horizonte mais sustentável definindo a direção futura do morar de luxo.
Durante o evento deverá ser lançado significativo volume de prédios de ultra luxo, o que quer dizer imóveis com o m² acima de R$ 25.000,00, nos bairros porto-alegrenses Bela Vista e Moinhos de Vento. Há ainda a expectativa da presença de grifes de renome internacional referendando os prédios na Capital e na Serra Gaúcha. Além das assinaturas de arquitetos reconhecidos globalmente presentes nestes futuros lançamentos.