ANÁLISE DE DADOS – 27.01.2023

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Vivemos em um mundo onde tudo (ou praticamente tudo) é mensurável por conta das extensas bibliotecas digitais que armazenam dados dos mais diversos segmentos. Por mais que existam inúmeras ferramentas acessíveis para realizar a leitura dos dados, ainda é perceptível que muitas pessoas têm a mensuração de dados como a principal dor, especialmente quando falamos do marketing.
¨0 que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Essa afirmação traduz perfeitamente o que vivemos no marketing. É por meio de dados que conseguimos entender a jornada do cliente, trackear o lead desde o primeiro contato com a marca, analisar o mercado e suas mudanças, além de encurtar caminhos.
Mas embora pareça simples, mensurar dados no marketing pode ser bem complexo, principalmente porque estamos falando de uma área envolvida em iniciativas transversais com diferentes áreas, como por exemplo: comerciais, de produto, atendimento, entre outras. Além disso, no próprio marketing, são muitas frentes de atuação como branding, mídia, eventos, marketing de produto, conteúdo etc.
Existe muita gente olhando para muitos dados e no final não dando atenção para os que realmente importam. Lembrando que os dados que mais importam são os que são acionáveis, ou seja, que você pode ter um plano de ação. Outra dica importante é ter as ferramentas corretas para te ajudar nesse processo. Planilhas que precisam ser alimentadas de forma manual, além de tomar muito tempo, são passíveis de erros humanos, o que é muito comum.
Se a empresa tem um time focado em dados, o processo se torna mais fácil. Se não for possível, é importante que haja pelo menos um profissional que domine a área e, principalmente, as ferramentas de análise de dados do marketing, que são bem específicas.
Escolher metodologias e frameworks a serem trabalhados também é um passo importante, no entanto, mais importante ainda é alinhar o método e enraizá-lo à cultura empresarial da companhia. Justamente voltada à mudança do mindset do time e da empresa, buscando sempre pessoas que sejam orientadas e familiarizadas com dados. Somente desta forma é possível obter resultados satisfatórios com as ações de marketing.

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