Começa o South Summit Brazil 2025 e outros artigos da semana – 09.04.2025

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Nos artigos que publicamos hoje, você vai ler sobre: Com foco em resiliência e sustentabilidade, começa o South Summit Brazil 2025, Fábio Medvedovsky (Mendevas) assume a Direção de Criação da Integrada, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Punta del Este podem ficar submersas até 2100, Glocal: a estratégia que está redefinindo o crescimento das marcas em todo o mundo, Professor da Universidade Feevale recebe medalha da Associação Gaúcha de Imprensa, Páscoa 2025: estratégias para competir com os gigantes do chocolate,O uso de telas no varejo é mais que uma tendência, é uma oportunidade, Cresce a discussão sobre os limites entre entretenimento e apropriação indevida na cultura digital e Com mulheres pela primeira vez no conselho e maioria no conselho, Afonso Abelhão assume a presidência da APP Brasil

 

Com foco em resiliência e sustentabilidade, começa o South Summit Brazil 2025

Por Thales Moreira/Secom

 

Com foco em resiliência e sustentabilidade, o South Summit Brazil 2025 (SSB 2025), correalizado pelo governo do Estado, começou nesta quarta-feira (9/4), no Cais Mauá, em Porto Alegre. A cerimônia oficial de abertura ocorrerá às 17h, com a presença do governador Eduardo Leite.

Em sua quarta edição, o evento, considerado um dos maiores do mundo nas áreas de tecnologia e inovação, conta com sete palcos com painéis e apresentações. Entre eles, o RS Innovation Stage, espaço do governo estadual, que neste ano está com novidades.

Ao longo dos três dias de programação, o público poderá acompanhar mais de 200 painéis e palestras com especialistas em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. Somente no RS Innovation Stage, estão previstas mais de 50 apresentações, entre painéis e lançamentos, somando 23 horas de conteúdo exclusivo.

Pela primeira vez, toda a programação do palco do Executivo estadual será transmitida ao vivo pelo canal oficial do governo gaúcho no YouTube. O espaço também foi ampliado e agora conta com capacidade para 125 espectadores sentados, permitindo maior participação presencial. As discussões vão desde transformação digital e inteligência artificial até estratégias de resiliência e desenvolvimento sustentável.

O Marketplace do South Summit reúne expositores de diversas áreas, com foco na geração de conexões e na prospecção de novos negócios. O governo do Estado está presente com um estande global, voltado à apresentação de serviços e à interação com o público. O espaço também permite ao público conhecer soluções inovadoras em desenvolvimento pela administração pública estadual. Além disso, conta com outros 30 estandes menores, de dois metros quadrados cada, destinados à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), aos ecossistemas regionais de inovação, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs) e à Central Única das Favelas (Cufa-RS).

A imagem mostra o RS Innovation Stage em 2025, com um design moderno e arrojado. O espaço destaca iluminação vibrante, detalhes contemporâneos e uma ambientação que transmite inovação e dinamismo, características que refletem o espírito do evento.

Toda a programação do RS Innovation Stage será transmitida pelo YouTube – Foto: Mauro Nascimento/Secom

Outra novidade é o Viva o RS Boat, iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e a Wine Locals. A proposta oferece uma experiência imersiva e exclusiva para convidados no Cais Embarcadero, levando os sabores e terroirs do Rio Grande do Sul a bordo. Com o conceito Serra, Terra e Mar, o projeto apresenta uma identidade gastronômica que traduz a diversidade do Estado, com ingredientes regionais aplicados a um cardápio contemporâneo.

 

Agenda do governador

Leite cumpre uma série de compromissos ao longo do primeiro dia do South Summit Brazil 2025, dentro e fora do Cais Mauá, em Porto Alegre.

A agenda inicia-se às 14h, no Auditório Araújo Vianna, com a participação no South Generation – ação social promovida em parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape) e a Prefeitura de Porto Alegre. Em sua terceira edição, o evento reúne cerca de 3 mil estudantes das redes Estadual e Municipal de educação para debater temas alinhados aos pilares do South Summit Brazil.

Às 15h30, Leite se reúne com o vice-governador Gabriel Souza e representantes das entidades organizadoras do evento para uma conversa com a imprensa internacional. Na sequência, está prevista a realização da foto oficial do SSB 2025, com a presença de autoridades e realizadores.

Mais tarde, às 16h30, Leite participa de um painel na Arena Stage com o tema “Inovação para a reativação econômica e resiliência”, ao lado da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.

Encerrando a agenda do dia, ocorre a cerimônia oficial de abertura do SSB 2025, às 17h, com a presença do governador, do vice-governador, de secretários estaduais e das demais autoridades envolvidas na realização do evento.

 

 

Fábio Medvedovsky (Mendevas) assume a Direção de Criação da Integrada.

Com mais de 25 anos de atuação no mercado, o publicitário traz em sua bagagem campanhas desenvolvidas para grandes marcas como Vivo, Samsung, Shopping Iguatemi, Paquetá, Volvo, Lojas Colombo, Unimed, entre outras.

Mendevas, como é conhecido, conquistou prêmios importantes ao longo da carreira, como o Grand Prix no Salão de Propaganda Gaúcho com uma campanha para o Colégio Anchieta, além de ter sido eleito Profissional do Ano pela Rede Globo com o comercial para a APAE.

Sua trajetória também passa pela sala de aula: entre 2011 e 2016, lecionou na Escola de Criação da ESPM/SUL, contribuindo para a formação de novos talentos da propaganda.

 

 

 

Rio de Janeiro, Porto Alegre e Punta del Este podem ficar submersas até 2100, aponta estudo

Por El Tiempo

 

Uma pesquisa da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), em Singapura, acendeu um novo alerta global sobre os efeitos do aquecimento global. Segundo o estudo, publicado em 29 de janeiro deste ano, o nível do mar pode subir até 1,9 metro nos próximos 75 anos, caso as emissões de carbono continuem em alta — um cenário que colocaria em risco cidades costeiras inteiras ao redor do mundo.

— A projeção máxima de 1,9 metro destaca a necessidade de que os responsáveis por decisões públicas planejem a infraestrutura crítica com antecedência — afirmou o doutor Benjamin Grandey, principal autor da pesquisa.

— Mais importante ainda, esses resultados reforçam a importância de mitigar as mudanças climáticas por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa — acrescentou.

Se essa previsão se concretizar, diversas cidades da América do Sul poderão ser engolidas pelo avanço do oceano, conforme indica a ferramenta de avaliação de riscos costeiros da organização Climate Central. Entre as mais vulneráveis estão:

Barranquilla, Colômbia – Situada na foz do rio Magdalena, enfrenta risco elevado de inundações frequentes.

Maracaibo, Venezuela – Localizada às margens do lago de mesmo nome, sofre com a erosão costeira e a elevação do nível da água

Rio de Janeiro, Brasil – Áreas litorâneas da cidade podem desaparecer diante do avanço constante do Atlântico.

Porto Alegre, Brasil – Próxima a corpos d’água, está sujeita a transbordamentos e erosão nas margens.

Punta del Este, Uruguai – Destino turístico tradicional, pode perder parte significativa de suas praias.

Entre Ríos e Buenos Aires, Argentina – Diversas áreas dessas províncias estão ameaçadas pelo aumento dos rios e pela erosão costeira.

 

Como enfrentar a crise climática

O estudo da (NTU), que pode ser conferido na íntegra, reforçam a urgência de medidas concretas contra o aquecimento global. A emissão contínua de dióxido de carbono é a principal causa do aumento das temperaturas globais e do derretimento acelerado das calotas polares.

Sem uma redução expressiva desses gases, futuras gerações poderão assistir à submersão de grandes centros urbanos.

— Esta pesquisa da NTU representa um avanço significativo na ciência do nível do mar. Ao estimar a probabilidade dos cenários mais extremos, ela destaca os impactos graves da elevação do mar nas comunidades costeiras, infraestrutura e ecossistemas, o que evidencia a necessidade urgente de combater a crise climática — disse o professor Benjamin Horton, diretor do Observatório da Terra de Singapura.

Segundo a organização ambiental Earth, embora a redução dos gases de efeito estufa seja essencial, ela não é suficiente. É igualmente necessário adotar medidas de adaptação.

Governos devem investir em sistemas de proteção contra inundações, planejar o crescimento urbano de forma sustentável e reforçar as respostas a emergências climáticas. Sem essas iniciativas, o mundo pode entrar em uma nova era marcada por migrações em massa provocadas pelo colapso ambiental.

 

 

Glocal: a estratégia que está redefinindo o crescimento das marcas em todo o mundo

Por  Guilherme Luchezi

 

Você já ouviu falar do termo “Glocal”? O conceito, que combina as palavras “global” e “local”, reflete uma tendência crescente no mundo dos negócios: marcas que operam globalmente, mas se adaptam às particularidades locais. Nos últimos anos, esse modelo se consolidou como um dos principais propulsores de crescimento e inovação para empresas de todos os portes.

Segundo Gian Martinez , cofundador e CEO da Winnin , plataforma que utiliza IA proprietária para mapear tendências culturais com base no consumo de vídeos na internet , a estratégia glocal combina a visão de expansão global com a necessidade de personalização e adaptação ao mercado local.

“Marcas que utilizam os dados culturais da Winnin para essa finalidade conseguem manter uma identidade global consistente, ao mesmo tempo em que se conectam profundamente com as culturas e demandas regionais e locais. Em um contexto em que a atenção das pessoas está sendo disputada por marcas e criadores de todo o mundo, as marcas globais estão conquistando a atenção das pessoas. A Netflix é um ótimo exemplo disso”, afirma.

O modelo glocal tornou-se cada vez mais relevante no cenário atual, especialmente com a transformação digital, a globalização e a intensificação das expectativas dos consumidores por produtos e serviços personalizados. A ascensão da cultura sul-coreana exemplifica esse movimento. K-pop, K-dramas, K-beauty e K-food romperam fronteiras e se tornaram referências globais, impactando diversos setores.

As marcas podem explorar esse universo por meio de cocriações e ativações inspiradas no estilo de vida coreano, aumentando a inovação e o desejo. O “K” vai além das marcas, conectando moda, beleza, música, gastronomia e entretenimento. Essa fusão de tendências internacionais e identidades locais permite que as marcas expandam seu alcance de forma autêntica, transformando produtos em fenômenos culturais globais.

“Ao combinar a força de uma presença global com uma identidade local, as empresas têm a oportunidade de se conectar mais profundamente com seus consumidores e se adaptar rapidamente às mudanças nas demandas de cada região”, conclui Gian.

 

 

Professor da Universidade Feevale recebe medalha da Associação Gaúcha de Imprensa

Por Imprensa Feevale

 

A medalha Alberto André, principal premiação concedida aos jornalistas gaúchos, foi entregue pela Associação Gaúcha de Imprensa (Ari) nesta segunda-feira, dia 7. Entre os homenageados desta edição está o professor e coordenador dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Turismo e Gastronomia da Universidade Feevale, Alisson Coelho, que recebe o reconhecimento pelos mais de 15 anos dedicados à prática, ao ensino e à pesquisa do Jornalismo. Além dele, outros 10 profissionais receberam a medalha, em evento realizado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre.

A Medalha Alberto André reconhece a trajetória de jornalistas que contribuíram para a imprensa gaúcha em áreas como imprensa impressa, rádio, televisão, assessoria de imprensa e fotografia. O prêmio leva o nome do jornalista, professor, advogado, político e escritor que presidiu a Ari por 34 anos.

Formado pela Feevale, Coelho tem pós-graduações em áreas como jornalismo digital, economia política da mídia e jornalismo esportivo. É mestre e doutor em Comunicação, além de pós-doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). “É uma honra e uma responsabilidade receber esse reconhecimento. Amo jornalismo, sou um defensor dessa profissão e sou apaixonado por informação. Espero poder contribuir, ao menos um pouco, para o jornalismo gaúcho, seja na prática, no ensino ou na pesquisa”, afirma.

Anualmente, Ari homenageia profissionais que prestaram relevantes serviços ao jornalismo gaúcho. Além da carreira acadêmica, Alisson Coelho é cofundador do estúdio criativo Deixa a Vírgula. Em sua carreira, passou pelas principais redações gaúchas, entre elas os grupos RBS, Record e Sinos. Passou por assessorias de imprensa e agências de reputação, gerenciando projetos de comunicação nas áreas de negócios, esporte e cultura. Em 2015, recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, a mais importante premiação do país na área.

O presidente da ARI, José Nunes, ressalta que a homenagem a esses profissionais mostra o quanto seu trabalho é essencial para a valorização do exercício do jornalismo. “Em um cenário muitas vezes adverso, é animador ver que esses jornalistas continuam atuando de forma ética e profissional”, afirma.

 

Os homenageados

Os 11 profissionais que receberam a medalha em 2025 são:

– Alisson Coelho, coordenador dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo da Universidade Feevale

– Ana Amélia Lemos, jornalista e ex-senadora da República

– Analice Bolzan, diretora do Departamento de Relações Públicas do TJRS

– Antônio Oliveira, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS)

– Elmar Bones, editor-chefe e proprietário do Jornal JÁ

– Fernando Zanuzo, jornalista apresentador da Rádio Bandeirantes

– Gabriela Mendonça, gerente de comunicação da Aegea Regional Sul

– Ricardo Chaves, fotojornalista

– Mary Silva, repórter da RBS TV

– Romar Beling, gerente de conteúdo multimídia da Gazeta

– Tânia Moreira, secretária de Comunicação de Santa Maria

 

Páscoa 2025: estratégias para competir com os gigantes do chocolate

Por Carolina Cristina

 

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o varejo, com projeção de crescimento de 8% nas vendas em relação a 2024 e uma produção estimada de mais de 45 milhões de ovos de chocolate no Brasil. Diante de um mercado altamente competitivo, dominado por grandes players como Nestlé, Mondelēz e Cacau Show, como pequenas e médias empresas podem se destacar? A Walks, agência de branding especializada em varejo e e-commerce, revela estratégias criativas e acessíveis para marcas de todos os portes aproveitarem o potencial emocional e comercial da data.

Enquanto grandes marcas investem em marketing de massa, empresas menores podem conquistar seu público com personalização, interatividade e conexão emocional. “A Páscoa é mais do que apenas chocolate; é uma época especial do ano que reúne famílias e amigos. Marcas que entendem isso e criam experiências memoráveis, mesmo com orçamentos apertados, podem se destacar e fidelizar clientes”, afirma Igor Santos, cofundador e COO da Walks.

 

Estratégias que atraem o público

Lojas físicas

A ambientação temática é um diferencial comprovado. Além de decorações com elementos como coelhinhos e ovos, investir em estímulos sensoriais – como o aroma de chocolate usado pela Americanas em campanhas anteriores – aumenta o tempo de permanência do cliente na loja em até 30%, segundo estudo da Retail TouchPoints. Outra tendência são as vitrines interativas, com telas sensíveis ao toque que permitem ao consumidor montar seu ovo de Páscoa virtual antes da compra.

Comércio eletrônico

A adaptação visual é apenas o primeiro passo. Dados da ConversionXL mostram que e-commerces com identidade visual temática têm 15% mais conversões em datas comemorativas. “A Páscoa é uma data visual e emocional e, por isso, é preciso haver um compromisso em criar experiências para os clientes, mesmo que online. Criar ‘abas’ específicas para presentes para pais, mães, filhos e amigos é uma ideia que concretiza a venda e cria uma jornada memorável para o consumidor”, afirma Igor Santos, COO da Walks.

Promoção e gamificação

Além de cupons como “PÁSCOA2025”, estratégias como descontos progressivos (ex.: 10% em 1 ovo, 20% em 3) e kits surpresa (com produtos limitados) aumentam o tíquete médio. Outra estratégia que impulsiona as vendas no ambiente digital é a gamificação. Ações como sorteios ou brindes temáticos geram engajamento orgânico.

Mídias sociais

Todo mundo adora responder a quizzes personalizados que criam uma identificação única e pessoal. Ações como “Qual ovo de Páscoa combina com você?” geram até 3x mais interações do que postagens convencionais, de acordo com a Socialbakers.

“Essas estratégias, quando bem executadas, permitem que empresas de qualquer porte possam competir em um mercado tradicionalmente dominado por grandes players, criando não apenas vendas, mas relacionamentos duradouros com o cliente”, conclui o cofundador da agência.

 

 

O uso de telas no varejo é mais que uma tendência, é uma oportunidade

Por Renata Viezzer

 

Nos últimos anos, o varejo passou por uma transformação digital significativa, e um dos recursos mais impactantes nesse cenário é o uso estratégico de telas digitais. Seja para exibir promoções, fortalecer a identidade da marca ou oferecer informações relevantes, a sinalização digital se tornou uma ferramenta essencial para atrair consumidores e aumentar as vendas. Segundo o estudo Inteligência Artificial no Varejo, realizado pela Central do Varejo no ano passado, 47% dos varejistas já utilizavam Inteligência Artificial, enquanto 53% ainda não haviam implementado essa tecnologia. Esse cenário pode representar uma oportunidade para o mercado aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente.

É o que acontece na prática: a atenção do consumidor está cada vez mais competitiva e métodos tradicionais, como cartazes e displays estáticos, muitas vezes perdem sua eficácia diante da natureza dinâmica do ambiente digital. Com telas digitais, os varejistas podem oferecer uma comunicação mais atrativa e personalizada. Isso é corroborado por um estudo da Rakuten Advertising e do RetailX Consumer Observatory, que revela que 37% dos consumidores brasileiros realizam compras imediatamente após verem publicidade na forma de anúncios segmentados. As telas digitais permitem uma experiência mais interativa e envolvente, na qual a exibição de conteúdo dinâmico, como vídeos promocionais e depoimentos de clientes, pode despertar o interesse do público de forma mais eficaz do que materiais impressos. Além disso, a integração de telas com sistemas de gestão permite mensagens e ofertas personalizadas, criando uma comunicação mais segmentada e aumentando as chances de conversão.

O uso de telas também traz benefícios aos custos da empresa, pois diferentemente da sinalização tradicional, que exige reimpressão e custos adicionais para qualquer atualização, as redes digitais permitem alterações instantâneas no conteúdo exibido, garantindo que promoções sazonais, alterações de preços e campanhas institucionais sejam comunicadas de forma rápida e eficiente, otimizando a estratégia comercial do varejista. Outro aspecto relevante é a possibilidade de monetização, muitos varejistas já estão transformando suas redes em espaços publicitários, permitindo que marcas e fornecedores anunciem seus produtos diretamente no ponto de venda. Essa estratégia não só gera uma nova fonte de receita, como também enriquece a experiência do consumidor ao oferecer informações relevantes sobre produtos e tendências de mercado. Dados do Market Analysis Report informam que o mercado global de sinalização digital foi estimado em US$ 26,76 bilhões em 2023, e deve crescer a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,1% de 2024 a 2030.

Os avanços tecnológicos permitem a integração de displays digitais com diversas ferramentas de marketing e análise de dados. Sensores de presença, inteligência artificial e sistemas de CRM podem ser utilizados para segmentar melhor o público e exibir conteúdo personalizado com base no perfil e comportamento do consumidor. Essa abordagem aumenta a eficácia da comunicação e aprimora a experiência de compra. Portanto, o uso do digital no varejo vai muito além da estética. Representa uma estratégia poderosa para aprimorar a experiência do cliente, aumentar as vendas e criar novas oportunidades de receita em um mercado cada vez mais competitivo. Investir na digitalização da comunicação visual não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para quem deseja se destacar e crescer no varejo.

 

 

Cresce a discussão sobre os limites entre entretenimento e apropriação indevida na cultura digital

Por Adriano Santos

 

Nos últimos meses, a internet tem sido palco de uma tendência crescente: ilustrações e animações inspiradas no estilo do Studio Ghibli, um dos estúdios de animação mais influentes do mundo. A estética suave, as cores vibrantes e a atmosfera nostálgica dessas criações encantaram milhões de pessoas nas redes sociais. No entanto, a popularização desse formato levanta questões importantes sobre direitos autorais e os limites entre inspiração e apropriação indevida.

Para Adriano Santos, sócio da Tamer Comunicação, essa tendência evidencia uma prática comum na cultura digital, em que estilos consagrados são reinterpretados e disseminados por novos criadores. No entanto, ele ressalta que há uma linha tênue entre homenagem e uso indevido de propriedade intelectual. “A influência de um grande estúdio é inevitável, e o impacto do Studio Ghibli na animação global é inquestionável. O problema surge quando essa inspiração se torna cópia direta ou quando há uso comercial sem autorização”, explica.

O debate sobre direitos autorais na era digital tem se tornado cada vez mais complexo. Muitos artistas que adotam esse estilo argumentam que suas criações são uma forma de homenagem, enquanto outros apontam para a necessidade de regras mais claras sobre o uso de estéticas estabelecidas. “É essencial estabelecer diretrizes que protejam os criadores originais sem sufocar a criatividade e a liberdade artística”, acrescenta Santos.

O especialista também observa que a solução para esse impasse não deve passar por uma cultura do cancelamento. “Muitos dos que produzem esse tipo de conteúdo não pretendem prejudicar os autores originais. O caminho ideal seria educar e criar padrões mais objetivos para garantir um equilíbrio entre inovação e respeito à propriedade intelectual”, ressalta.

À medida que o debate prossegue, a tendência para ilustrações no estilo Ghibli continua a ganhar força, destacando a influência duradoura do estúdio e, ao mesmo tempo, a necessidade de um debate mais aprofundado sobre direitos autorais no cenário digital. O desafio reside em encontrar um meio-termo que favoreça tanto a proteção de obras originais quanto a liberdade criativa das novas gerações de artistas.

 

Com mulheres pela primeira vez no conselho e maioria no conselho, Afonso Abelhão assume a presidência da APP Brasil

Por Mariana Cruz

 

A Associação dos Profissionais de Publicidade (APP) elegeu Afonso Abelhão, CEO da agência de publicidade BigBee, como presidente pelos próximos dois anos. A Assembleia Geral Ordinária registrou virtualmente a posse da nova diretoria na segunda-feira, 31, com a participação de associados e diretores. Abelhão substituirá Silvio Soledade, consultor de negócios e sócio da PlanoGestão. Entre as novidades da nova gestão está a transformação da Diretoria de Diversidade e Inclusão em Diretoria ESG, que será liderada por Cris Pereira Heal. Além disso, pela primeira vez, mulheres ocupam assentos na diretoria e são maioria nas vice-presidências.

Membro do conselho de administração da APP desde 2021, Afonso Abelhão sempre esteve à frente do planejamento estratégico de projetos e trazendo movimento com temas que apoiam o propósito da APP Brasil. “Busquei me cercar das pessoas que mais acredito no mercado, principalmente para estarmos juntos, para que possamos construir um bom espaço para o conselho, presidência e diretoria, e todos sabem que o meu propósito é muito claro aqui dentro deste grupo, que é dar mais visibilidade a todo o trabalho que temos feito”, destaca.

“O Abelhão já era membro e se tornou membro do conselho durante o meu primeiro mandato. E, desde então, ele tem trabalhado intensamente com a área de comunicação. Eu entendi que ele seria um bom nome para continuarmos. Ele foi minha indicação”, diz Silvio Soledade, ex-presidente da APP Brasil, consultor de negócios e sócio da PlanoGestão.

Na atual gestão, a APP Brasil conta com Afonso Abelhão como presidente, acompanhado por Silvio Soledade como vice-presidente de Expansão e Mercados Regionais, Luciana Schwartz como vice-presidente de Conexões e Relações com o Mercado, Luiz Carlos Corrêa como vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Profissional, Cris Pereira Heal como vice-presidente de ESG e Mariana Cruz como vice-presidente de Comunicação, Inovação e Tecnologia. Além disso, a Diretoria Financeira é liderada por Deniane Bezerra.

Pela primeira vez, mulheres conquistam cadeiras no Conselho, com três representantes, e ocupam a maioria das vice-presidências, com um total de 12. O Conselho Financeiro e Fiscal é composto por André Porto Alegre, Antonio Calil Cury, Dilma Campos, Luiz Lara, Melissa Vogel e Rita Almeida.

“Uma mudança que fiz e que considero importante é, primeiro, deixar claro que era muito importante criar a vice-presidência para diversidade e inclusão, que eram temas muito importantes”, afirma Afonso Abelhão. “E agora estamos dando um passo adiante, estamos transformando essa vice-presidência em ESG, que considero ser o tema mais urgente e abrange todos os temas que a APP busca abordar. Sabemos o quanto isso será importante daqui para frente. E pela primeira vez nos 88 anos de história da APP, agora que ela completa 2019, três mulheres se juntam ao Conselho.”

Na Diretoria Executiva, diversas áreas estratégicas são representadas por profissionais do mercado publicitário, garantindo uma gestão ampla e integrada. Em Comunicação, Inovação e Tecnologia, a equipa conta com Adão Casares, Anne Liz, Caroline Zaine, Deh Bastos, Elisangela Peres, Filipe Crespo e Lucio Shimana. Na Educação e Desenvolvimento Profissional, os responsáveis ​​são Alexandre Toledo, Amadeu Nogueira, Fernando Dinelli, Lucia Faria, Luiza Fraga, Maria Teresa Arbulu, Melissa Moura, Reginaldo Andrade, Renata Alcalde e Vanderlei Postigo.

A Diretoria ESG é composta por Bento Andreato, Carolina Ignarra, Dani Mozer, Henriane Marelli, Jeferson Martins, Lina Moreira e Marta Gucciardi, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis ​​e sociais. Em Conexões e Relações Institucionais, Andre Vinícius, Antonio Izidoro Filho, José Maurício Pires Alves e Marcos Braga atuam promovendo relacionamento com o mercado. Na área de Expansão e Mercados Regionais, a equipe conta com Josué Brazil e Patrícia Cordeiro, fortalecendo a presença e as oportunidades da APP em diferentes regiões.

 

 

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