Nos artigos que publicamos hoje, você vai ler sobre: Como Bilionários Usam a Inteligência Artificial – nos Negócios e na Vida, Volkswagen firma patrocínio à Euro Feminina 2025, Adeus, Funil. Olá, Fluxos: Como o novo consumidor desafia o marketing tradicional?, O Boticário foi reconhecido como a agência mais eficaz da América Latina, BandNews comemora 20 anos em Porto Alegre com programação especial e fórum que conecta inovação, cultura e jornalismo, AMP/RS apresenta nova campanha institucional assinada pela agência Integrada Comunicação Total e O tempo passa rápido: alunos da geração Alpha criam o “museu dos millennials”.
Como Bilionários Usam a Inteligência Artificial – nos Negócios e na Vida
Por Phoebe Liu
Algumas pessoas se tornaram bilionárias graças à inteligência artificial (IA), incluindo mais de uma dúzia de estreantes na Lista Forbes Bilionários do Mundo de 2025. Outras a adotaram de formas mais incomuns: Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, chegou a criar um “gêmeo” virtual com IA de si mesmo, e conduziu uma sessão de perguntas e respostas com ele — intitulada “Eu, Eu Mesmo e (A)I.”
Alguns permanecem céticos, como o quase aposentado Warren Buffett, que comparou a IA a “um gênio fora da garrafa” que “me assusta profundamente”. Mas como a maioria dos bilionários se posiciona nesse espectro?
Para descobrir, a Forbes entrevistou as pessoas mais ricas do mundo (idade média: 66 anos) sobre como utilizam a IA em suas vidas pessoais e profissionais. Os resultados mostram que 65% dos bilionários entrevistados dizem usar IA em sua vida pessoal, enquanto 77% relatam usar em seus negócios.
“Não consigo passar o dia sem falar com o ChatGPT pelo menos cinco vezes”, diz Eric Lefkofsky, bilionário que cofundou o Groupon e hoje comanda a empresa de tecnologia em saúde Tempus AI. Sobre esta, ele comenta: “Tomamos a decisão, há alguns anos, de reorientar toda a nossa empresa para ser ‘primeiro IA generativa’. Isso foi um catalisador não apenas para o crescimento do nosso negócio, mas, mais importante ainda, para nossa capacidade de ajudar pacientes a viverem vidas mais longas e saudáveis”.
Dos 45 bilionários que responderam à pesquisa da Forbes, 43 responderam à pergunta sobre o uso da IA em suas vidas pessoais, e 40 responderam sobre como usam a tecnologia em seus negócios (todas as perguntas eram opcionais e podiam ser anônimas).
27 entrevistados disseram usar chatbots de IA, sendo que 23 especificaram usar o ChatGPT em particular. O bilionário por trás dele, Sam Altman, CEO da OpenAI, ou não respondeu à pesquisa da Forbes ou o fez anonimamente. 12 bilionários empregam assistentes virtuais com IA, o que pode indicar que Bill Gates estava certo quando previu, em 2023, que em cinco anos todos estariam usando um.
Gates, hoje com patrimônio estimado em US$ 117 bilhões (R$ 666 bilhões, na cotação atual), escreveu em seu blog que “o impacto mais empolgante dos agentes de IA será a forma como eles democratizarão serviços que hoje são caros demais para a maioria das pessoas.” O outro lado da moeda existe: enquanto os ricos podem pagar por assistentes pessoais, treinadores, chefs e terapeutas reais, os menos favorecidos talvez tenham que se contentar com substitutos de IA, vendidos como alternativas amplamente acessíveis.
Junto a cinco bilionários anônimos, também relataram o uso de robótica em seus negócios o magnata das telecomunicações Rob Hale, Anurang Jain, bilionário indiano de autopeças; Eric Hemar, empresário francês de logística; David Hoffmann, incorporador imobiliário da Flórida; e Charles Koch, o copresidente da Koch Inc.
Certamente há muitos outros bilionários que não responderam à pesquisa, mas que provavelmente teriam dado respostas semelhantes — robôs circulam pelos depósitos da Amazon, de Jeff Bezos, há anos; a Nvidia, de Jensen Huang, ajuda a treinar robôs humanoides; e Brett Adcock, da Figure AI, entrou para a lista de bilionários da Forbes por causa de seus robôs de mais de um metro e meio de altura, sem rosto.
Embora tenham surgido temas comuns, também houve usos notáveis e específicos da IA. Por exemplo, Joe Kiani, bilionário de tecnologia médica que foi destituído de seu cargo, escreveu que utiliza IA para “imagens de alimentos.” Respondentes anônimos disseram usar IA para análise de negócios, elaboração de memorandos de investimento e resumo de artigos.
Ainda assim, como Buffett, nem todos os bilionários estão prontos para a IA ou adotaram a mudança. Nove deles disseram não usar IA em seus negócios de forma alguma. Esse grupo inclui Stephen Smith, magnata das finanças, Norman Braman, bilionário do setor de concessionárias de automóveis, Harsh Goenka, Patrick Neal e outros cinco entrevistados anônimos. Neal, que diz ter como único hobby a leitura, está mais preocupado com o que deixará no “ambiente construído”, como disse à Forbes no mês passado: “Uma casa é algo tangível.”
Volkswagen firma patrocínio à Euro Feminina 2025
Por Redação Máquina do Esporte
A montadora alemã Volkswagen firmou patrocínio à Euro Feminina 2025, que será realizada na Suíça, entre os dias 2 e 27 de julho.
Com o acordo, a empresa junta-se a Adidas, Amazon, AXA, Booking.com, EA Sports, Euronics, Grifols, Heineken, Hublot, Justeattakeaway.com, Lay’s, Lidl, Playstation e Visa, que também são patrocinadores globais oficiais do torneio.
O acordo da montadora com a União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) representa, na verdade, uma extensão da parceria feita em 2022, quando a Volkswagen também patrocinou a Euro Feminina, realizada na Inglaterra.
“A Uefa tem o prazer de receber a Volkswagen de volta como patrocinadora oficial da Euro Feminina. O apoio contínuo da marca demonstra uma crença compartilhada no poder e no potencial do jogo feminino. Como o torneio começa em breve em toda a Suíça, essa parceria nos ajuda não apenas a oferecer uma competição recorde, mas também a impulsionar investimentos significativos no crescimento do futebol feminino e criar mais oportunidades para mulheres e meninas em todos os níveis do esporte”, afirmou Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da Uefa.
O acordo garante à montadora a exibição de sua logomarca nas placas de led dos estádios da competição e nos painéis de entrevistas. Estão previstas também ativações e promoções feitas pela empresa.
A Volkswagen pretende usar a parceria para destacar sua linha de veículos ID, totalmente elétrica. Além do acordo com o torneio, a empresa também patrocina sete seleções que disputarão a Euro Feminina 2025.
“A promoção do futebol feminino e das mulheres no futebol é fundamental para o nosso compromisso com o empoderamento feminino e a igualdade no esporte. Por muitos anos, estamos comprometidos com isso com profunda convicção e em uma ampla base corporativa, tanto nacional quanto internacionalmente. Patrocinar a Euro Feminina é, portanto, mais um compromisso com a visibilidade, a justiça e a participação real”, disse Christine Wolburg, diretora de marca da Volkswagen Passenger Cars.
Adeus, Funil. Olá, Fluxos: Como o novo consumidor desafia o marketing tradicional?
Por Luiz Henrique Scaglione
O funil de marketing foi por muito tempo o modelo dominante para entender o comportamento do consumidor.
Tudo fazia sentido:
Atrair → Converter → Nutrir → Vender.
O consumidor entrava no topo, passava por etapas previsíveis e saía como cliente. Uma jornada linear, lógica e controlável.
Mas a verdade é:
O consumidor mudou. E o funil morreu. O novo comportamento: não-linear, despadronizado, imprevisível.
Hoje, o consumidor:
- Descobre uma marca no Instagram sem nunca ter buscado por ela
- Compra antes de seguir ou engajar com conteúdo
- Volta a considerar outras opções depois da primeira compra
- Ou nem sequer passa por “etapas” como consideração ou comparação
E mais: ele age no tempo dele, com base em impulsos, recomendações de amigos, algoritmos, comunidades e creators.
Não existe mais um fluxo único — existem milhares de jornadas paralelas.
O que está guiando as decisões hoje?
Conteúdos de creators, não de marcas.
Comunidades fechadas, fóruns e grupos de WhatsApp.
Reviews, Reels e lives — e não anúncios tradicionais.
Interações casuais antes de qualquer intenção real de compra
Ou seja: o consumidor decide primeiro, racionaliza depois.
O problema de insistir no funil tradicional
Empresas que ainda pensam em “empurrar leads pelas etapas” correm o risco de:
Serem ignoradas por parecerem genéricas ou “fabricadas”.
Medirem sucesso por métricas ultrapassadas (MQLs, CPLs frios).
Construírem campanhas com base em um mapa que não representa mais o território.
O que vem no lugar do funil?
Fluxos. Ecossistemas. Presença contextual.
Em vez de empurrar, o novo marketing:
– Cria presença onde o consumidor está
– Gera conteúdo útil antes mesmo do lead existir
– Atua como “plataforma de descoberta” e não apenas canal de conversão
– Usa CRM e dados de forma inteligente, para impactar no momento certo.
E na prática?
Um lead pode converter no primeiro clique ou depois de 3 meses.
O inbound clássico precisa se misturar com performance, brand e comunidade.
Growth e CRM precisam trabalhar juntos para entender sinais e comportamentos.
O marketing precisa ser menos linear e mais responsivo.
Por fim,
O funil morreu — e isso é libertador.
A partir de agora, quem ganha é quem:
– Se adapta rápido
– Cria relevância contínua
– Abandona o controle e investe em contexto
– Pensa menos em etapas, mais em experiências
E aí,
Sua empresa ainda opera por funil… ou já entrou no ritmo dos novos fluxos?
Comenta aqui como você está lidando com essa transição — vamos trocar ideias!
O Boticário foi reconhecido como a agência mais eficaz da América Latina
Por Mundo do Marketing
O Boticário foi reconhecido como a agência mais eficaz da América Latina e a quinta mais eficaz do mundo, segundo o estudo Effie Index, divulgado na última quinta-feira (5). O resultado coloca a empresa brasileira à frente de gigantes globais como Burger King (6ª), Volkswagen (13ª) e Coca Cola (19ª).
Dois projetos da marca se destacaram na premiação. O primeiro é “Dia dos Pais: Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”, criado pela AlmapBBDO. A campanha levantou um debate sobre a licença-paternidade no Brasil, questionando se cinco dias são suficientes para o exercício pleno da paternidade.
O segundo é “Extinto: uma linha de perfumes que está ajudando a salvar paraísos pelo mundo”, também da AlmapBBDO, que promoveu a conscientização ambiental ao lançar fragrâncias inspiradas em aromas de ecossistemas ameaçados pela poluição e pelo descarte inadequado de resíduos sólidos.
Saiba mais AQUI!
BandNews comemora 20 anos em Porto Alegre com programação especial e fórum que conecta inovação, cultura e jornalismo
A Rádio BandNews FM 99.3 celebra 20 anos de presença em Porto Alegre com uma programação especial e presencial no campus da PUCRS, reunindo grandes nomes da comunicação, da inovação e da cultura em um ambiente de troca direta com estudantes, empreendedores, comunicadores e o público em geral.
O evento de aniverário reafirma o papel da BandNews FM como referência nacional em jornalismo de qualidade. “Nesses 20 anos no Rio Grande do Sul consolidamos uma rádio que informa com agilidade, profundidade e responsabilidade, sempre conectada com a realidade local e os grandes temas do país”, destaca Guilherme Macalossi, gerente de jornalismo das rádios.
Segundo Lisiane Russo, diretora-geral da Band RS, marcar duas décadas da emissora com um evento como esse é símbolo da sua relevância institucional. “É uma celebração do nosso papel como veículo de credibilidade, que acompanha as transformações do mundo e conecta a notícia com a vida real das pessoas. Estamos falando com quem constrói o futuro — dentro e fora das universidades”, afirma.
O destaque do dia é o Fórum BandNews – Inovação e Tecnologia, que acontece às 11h30, no Prédio 99A da PUCRS, com mediação dos jornalistas Sheila Magalhães e Vicente Medeiros. O painel contará com José Renato Hopf, CEO da BHub Benefícios e fundador da 4all, e Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS. A proposta é discutir uma visão sobre os próximos vinte anos, e como a tecnologia pode impulsionar o desenvolvimento do Brasil, conectando práticas inovadoras com responsabilidade pública.
Ao longo do dia, três programas serão transmitidos ao vivo e com participação do público universitário direto do Tecnopuc 99A: o Jornal BandNews (7h às 9h30), com Sheila Magalhães, Carla Bigatto e Luiz Megale, que será transmitido ao vivo para todo o Brasil; o BandNews Porto Alegre (9h30 às 11h), com Bruna Suptitz, Gustavo Fogaça e Gilberto Echauri; e o BandNews Happy Hour (17h às 18h), com Vicente Medeiros e Ana Cássia Hennrich. A proposta é transformar o estúdio temporário da Band em um espaço de interação com alunos, professores e profissionais da comunicação.
Para Vicente Medeiros, chefe de reportagem, levar esse debate para dentro da universidade representa uma extensão natural do papel do jornalismo. “É uma forma de provocar reflexão, dar visibilidade ao que transforma e aproximar quem pensa e quem faz. O tema do fórum tem tudo a ver com o DNA da BandNews: relevância, atualidade e impacto social”, explica.
A integração entre comunicação, educação e cultura será simbolizada pela apresentação da Orquestra Villa-Lobos, um premiado projeto de educação musical desenvolvido desde 1992 na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, na periferia de Porto Alegre. Sob a regência e coordenação de Cecília Silveira, a orquestra já realizou mais de 1,4 mil concertos no Brasil e na América do Sul, impactando mais de 360 mil pessoas. Em 2024, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Alegre, e estará presente no evento reforçando o poder transformador da arte.
Acompanhe a programação especial – 11 de junho
PUCRS/Tecnopuc – Prédio 99A, Porto Alegre
7h às 9h30 – Jornal BandNews
Com Sheila Magalhães, Carla Bigatto e Luiz Megale
9h30 às 11h – BandNews Porto Alegre
Bruna Suptitz, Gustavo Fogaça e Gilberto Echauri
11h30 às 12h30 – Fórum BandNews – Inovação e Tecnologia
Mediação: Sheila Magalhães e Vicente Medeiros
Convidados: José Renato Hopf e Jorge Audy
Apresentação especial da Orquestra Villa-Lobos
17h às 18h – BandNews Happy Hour
Com Vicente Medeiros e Ana Cássia Hennrich
Saiba como participar
Inscrições gratuitas pelo link:
https://www.sympla.com.br/evento/forum-20-anos-bandnews-fm/2984158
Data: 11 de junho de 2025
Horário: A partir das 7h
Local: PUCRS – Prédio 99A, Porto Alegre
️ Evento presencial | Vagas limitadas
AMP/RS apresenta nova campanha institucional assinada pela agência Integrada Comunicação Total
Nesta segunda-feira, 9 de junho, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) lançou uma nova fase da sua comunicação institucional. Com a campanha “AMP/RS – A voz em defesa de quem defende a sociedade”, a entidade reafirma seu compromisso com os membros do Ministério Público e valoriza o trabalho de quem atua diariamente em defesa da justiça.
Mais do que uma nova identidade visual, a ação marca um reposicionamento estratégico, que busca fortalecer o sentimento de pertencimento entre os associados e dar ainda mais visibilidade ao papel essencial que desempenham na sociedade. “Comunicar com clareza é fortalecer nossa missão. É pela palavra firme e pela escuta atenta que a AMP/RS se consolida como a voz ativa em defesa da valorização dos membros do Ministério Público”, afirma o presidente da entidade, Fernando Andrade Alves.
Desenvolvida pela agência Integrada Comunicação Total, a campanha tem como elemento central a voz — símbolo de autoridade, conexão e presença. “Nada mais forte e representativo do que a voz. Ela amplifica sentimentos, ideias e ações. Com a assinatura ‘A voz em defesa de quem defende a sociedade’, traduzimos o papel fundamental da AMP/RS como porta-voz legítima de uma categoria essencial ao país”, explica o CEO da agência, Fernando Silveira.
Com identidade visual renovada, o projeto traz também um conjunto de materiais de apoio para os canais da entidade — como banners, templates, assinaturas de e-mail, fundos de tela e peças para redes sociais. Editorias temáticas como “Voz que Cuida”, “Voz que Conecta”, “Voz que Valoriza” e “Voz que Representa” reforçam o engajamento diário com os associados e com a sociedade.
A nova campanha já está no ar nas redes sociais e no site da AMP/RS, convidando os associados a se reconectarem com a missão que os une: atuar pela justiça, pela cidadania e por uma sociedade mais justa e democrática.
O tempo passa rápido: alunos da geração Alpha criam o “museu dos millennials”
Por Fast Company
É oficial: a cultura millennial agora faz parte das aulas de história.
Recentemente, uma professora do sétimo ano de uma escola nos EUA transformou sua sala de aula em um museu dedicado a objetos típicos da geração millennial (pessoas nascidas entre 1981 e 1996), com a ajuda dos pais de seus alunos da geração Alpha.
Pelos comentários no vídeo que ela postou no TikTok, é possível ver que os millennials ainda estão em dúvida se acham isso incrível ou simplesmente assustador.
Malinda Nichols (@hipsterhistorywithmrsn) compartilhou o vídeo no início do mês, apresentando aos alunos o que chamou de “artefatos históricos dos anos 1990”. Entre os itens expostos estavam celulares flip, Game Boys, câmeras descartáveis e CDs do Boyz II Men. “Essa coleção deve valer uns bons trocados”, brincou. “Mas o valor sentimental é inestimável.”
Em um segundo vídeo (que até o fechamento deste texto já contava com quase 800 mil visualizações), ela mostra a reação dos alunos ao “museu dos millennials” , como batizou a atividade. As crianças jogaram tazo e tentaram descobrir como funcionavam os botões de um celular antigo da Nokia.
Os pais também participaram, aparecendo de surpresa para uma “aula de história ao vivo”. Entre as perguntas dos alunos estavam: “como vocês combinavam de sair com os amigos antes do celular?” e “quais jingles ou comerciais ainda lembram da infância?”.
Para encerrar a atividade, os alunos criaram seus próprios nomes de usuário da AOL – para ter a experiência completa de como era viver nessa época.
“Criei o ‘museu dos millennials’ para mostrar aos meus alunos que a história vai além dos livros – ela é viva, pessoal e está acontecendo o tempo todo”, contou Nichols à Fast Company.
“Ao convidar os pais a compartilharem objetos de quando eram crianças nos anos 80 e 90, os alunos puderam ver, na prática, como as pessoas que os criaram – inclusive eu, uma millennial orgulhosa e mãe de um dos alunos – ajudaram a moldar a era digital, mesmo sem perceber. Porque, para nós, aquilo era apenas viver.”
Para uma geração que tantas vezes foi alvo de críticas, ver sua cultura ser reconhecida e valorizada foi, no mínimo, reconfortante. Durante anos, os millennials foram acusados de “gastar demais com comidinhas” e hoje ainda viram motivo de piada para a geração Z por causa da sua paixão por Harry Potter.
Mas o vídeo da professora também trouxe um choque de realidade: a infância dos millennials agora faz parte das aulas de história. “Artefatos históricos?”, escreveu um usuário. “Me senti pessoalmente atacado.”