NOTAS DA SEMANA – 11.03.2022

fernando

ENTREVISTA COM FERNANDO GARBARSKI

1. Quem é Fernando Garbarski?
Amigo nenê, obrigado pela oportunidade de participar da prestigiada Coluna do Nenê. Teu trabalho é muito importante na publicidade gaúcha, sempre informando em primeira mão as notícias do mercado. Falar sobre mim é difícil, seria mais fácil pedir para as pessoas que estão a minha volta me descrever. Mas vou focar na minha formação e perspectiva profissional. Sou uma pessoa que sempre estudou bastante, estudei no Colégio Israelita que contribuiu muito para uma ótima formação, fiz faculdade de administração de empresas com especialização em análise de sistema. Nos últimos anos tenho me especializado em assuntos de macroeconomia e gestão de recursos financeiros. Trabalho na Impresul desde os 18 anos, empresa familiar da família Garbarski com nosso sócio Jairo Amaral. Foi uma trajetória vitoriosa, a empresa em 1988 quando entrei era muito menor que hoje. Tínhamos apenas máquinas monocolores e estávamos em desvantagem tecnológica em relação aos nossos dois principais concorrentes. Com muito trabalho e competência fomos crescendo e superamos essa desvantagem. Nos transformamos na principal gráfica do nosso estado, depois do Sul do país e mais adiante vieram várias conquistas nacionais. Podemos participar de grandes concorrências e conquistas de clientes de fora do estado. Tenho muito orgulho de onde chegamos, nossa sociedade sempre foi uma família, onde todos se respeitam muito e todas as decisões são discutidas de forma muito tranquila. Há uma admiração mútua entre todos. Assim foi a minha formação e desenvolvimento profissional, participando de todas as decisões estratégicas na empresa nos últimos 20 anos e sempre me envolvendo em todas as áreas do nosso negócio. Hoje com 52 anos acredito estar na minha melhor fase profissional.

2. A Impresul é um modelo de competência e excelência em qualidade de gráficas no Brasil. Ser grande e sólida é uma tarefa mais difícil?

A competência e excelência nos fez uma empresa grande e sólida para uma indústria gráfica localizada no sul do pais.
É Muito difícil chegar neste estágio , 99 % das empresas gráficas não tem mais do que 20 funcionários. E muitas fecham antes de completar 10 anos de vida. A Impresul foi fundada em 1968 , vai completar 55 anos ano que vem. Temos 120 funcionários e uma responsabilidade gigante. Hoje toda empresa tem que se preocupar com a sustentabilidade do seu negócio de forma mais ampla que no passado , sustentabilidade econômica , ambiental e social. Os desafios são grandes , as exigências idem e portanto hoje é bem mais difícil que nos anos 90. Tudo tem que ser cuidado, da origem do nosso papel que não agrida o meio ambiente até o último descarte das aparas de papel e resíduos químicos. Tudo é cuidado na nossa empresa para não causar dano ao meio ambiente. Por termos todos esses cuidados e processos documentados , temos a certificação FSC que é um carimbo internacional de respeito a natureza. Nos orgulha muito essa certificação que todo o ano precisa ser renovada depois de uma auditara externa. Assim estamos contribuindo para uma sociedade sustentável.

3. Como foram esses 2 anos de pandemia?

Esses dois últimos anos foram inacreditáveis. Nunca imaginamos em ter que fechar a empresa por semanas. E isso aconteceu em março de 2020. Estávamos sentados eu , Jairo e Ângelo quando ouvimos o comunicado de fechamento de todos os negócios que não eram essenciais à economia. O mundo estava sob uma ameaça invisível. Olhávamos na TV imagens nunca vista antes. Ruas e locais até então com milhões de pessoas circulando , vazias. Todo mundo em casa pra combater um inimigo chamado corona vírus. Graças a Deus sobrevivemos , a empresa voltou a operar e aos poucos o mercado foi retomando. Ainda estamos com menos produção comparado aos anos pre Covid mas acreditamos que com expansão para novos mercados , em 1 ou 2 anos alcançaremos nível de produção similar ao de 2019.

4 O craque de futebol ainda resiste? Ou a vida te deu novas atividades?

Sou apaixonado por futebol. Adoro o Inter, vou a quase todos os jogos e tenho a parceria da minha filha Gabi (19 anos) e meu filho Gu (16 anos). Eles são fanáticos pelo Colorado. Querem ir sempre nos jogos do Beira-Rio, mesmo os do Gauchão. Mas jogar futebol, não mais. Ficam as boas lembranças do tempo do Macabi campestre, das Macabiadas nacionais (campeonato da comunidade judaica que reúnem as seleções de todos os estados do Brasil). Fica aqui meu registro que o Nenê foi um espetacular goleiro de futebol, um dos melhores que vi jogar no futebol amador. Hoje eu pratico o tênis e Beach tênis e quando vou pra praia adoro surfar. São momentos importantes pra saúde física e mental. Aprendi com Abilio Diniz que a velhice começa cedo. Temos que nos preparar para uma vida saudável na terceira ou quarta idade muito cedo. Então, sempre estarei praticando exercícios físicos.

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

Centro e SPR já estão atendendo a conta publicitária da Prefeitura de Porto Alegre.

SKY

As emissoras de TV, Bandeirantes e Pampa, continuarão apresentando a programação de São Paulo pela operadora SKY?

SAIU!

Marlise Nunes, mídia executiva da Dez e depois Brivia, está onde?

Dúvidas!

CÂMARA

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre é a única entre as capitais brasileiras que não tem verba de comunicação, por que?

FMP

No próximo dia 17 de março, às 19h, a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) vai realizar a aula online “Instrumentos Jurídicos de Combate à Escassez Hídrica” a partir da perspectiva do Direito Ambiental e Urbanístico. O evento gratuito contará com a presença do Coordenador da Pós EaD em Direito Ambiental e Urbanístico da FMP e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MP/RS), Daniel Martini, a professora do Curso de Graduação e Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico da FMP, Betânia Alfonsin, e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Tarcila Gomes. Para quem participar do encontro, a FMP vai disponibilizar condição especial na matrícula da Pós-graduação EAD em Direito Ambiental e Urbanístico da única Instituição de Ensino no Rio Grande do Sul com Graduação em Direito 5 estrelas pelo Guia da Faculdade do Jornal O Estado de São Paulo. A Instituição, que recebeu a nota máxima pelo terceiro ano consecutivo, figura entre as 12 melhores no ensino de Direito no Brasil. Para fazer a inscrição e ter mais informações acesse: conteudo.fmp.edu.br/webinar-aula-inaugural-ambiental-e-urbanistico-17-03

ARP

A nova diretoria da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), presidida por Fernando Silveira, que tomou posse neste ano, definiu recentemente seu conselho e diretores. O grupo tem como incumbência fiscalizar, orientar e compartilhar demandas extraordinárias relacionadas à entidade, bem como auxiliar nos objetivos junto aos sócios e ao ecossistema da Comunicação.

Seis conselheiros estão encarregados de atuar com diferentes áreas que atendam ao mercado atual. Os titulares são Alessandro Souza, da ESPM Sul; Fábio Bernardi, da HOC; e Louinne Dandara, da Live. Os suplentes também atuarão como diretores, cada um representando diferentes áreas da Comunicação. Alexandre Meurer, da Brava Filmes, é diretor de Conexão com Fornecedores; Cado Bottega, da Blend, diretor de Transformação do Salão ARP; e Priscila Barbosa, do Grupo Panvel, será Head de Conexão com Marcas.

Se juntam ao time de diretores: Geferson Barths, da Uniritter, que atuará como diretor de Conexão com a Academia; Guilherme Valim, da Eletromídia, head de Conexão Young; Jonatas Abbott, diretor de Conexão Digital; e Rafael Guerra, da CDL Porto Alegre, diretor de Relacionamento com Entidades. “Essa gestão, que sucede o trabalho de Liana Bazanela e sua diretoria, prima pela organização, pelo planejamento, pela confiança, pelo alinhamento e pela liberdade para agir”, enaltece Fernando Silveira. 

O foco do trabalho, conforme o presidente, será no coletivo, buscando o desenvolvimento do mercado por meio dos profissionais e das empresas, em consonância com entidades e a história da propaganda gaúcha. Ainda de acordo com Fernando, a entidade estará voltada para profissionais e trade de forma ampla, valendo para todos que estão ligados à propaganda que gera negócios, empregos e resultados. 

Seguindo esta linha, a diretoria pretende atuar respeitando a história, mas focando no futuro. Aproximação e conectividade colaborativa, com conteúdo acessível e transformador a todos é um dos objetivos a serem atingidos. A atual diretoria da ARP ainda conta com Daniela Vargas, do Grupo RBS, Gabriel Casara, do SBT-RS, e Márcia Christofoli, do Coletiva.net,  na gestão.

E21

Proximidade, experiência, atenção, parceira e conhecimento. Essas são as definições que representam a participação do time da Agência e21 em uma das maiores feiras do agronegócio internacional, a Expodireto Cotrijal 2022, no município de Não-Me-Toque/RS. Entender o universo agro, suas personas, as diferentes culturas, detalhes das regiões onde se localizam, entre outros fatores, faz da e21 uma Agência com grande expertise e cases de sucesso na área, indo muito além de soluções de marketing, mas trazendo o verdadeiro valor de cada marca para o seu público.

Ao destacar a importância extraordinária do agro, o Sócio-Diretor Comercial da Agência, Ubiratan Fontoura, ressalta a diferenciação competitiva da e21 no segmento, lembrando que essa atuação existe há mais de 15 anos. “Qual a Agência que mobiliza 10 pessoas do seu time, com um grupo importante de diretores junto aos atendimentos, para estar em uma feira, ao lado dos clientes, dando atenção e buscando conhecimento para o desenvolvimento do seu trabalho? Quanto mais nós entendemos, melhor podemos atender os nossos clientes e maior fica o diferencial competitivo do nosso trabalho”, conclui.

A Diretora de Negócios e Operações da e21, Fernanda Kubiack, também destaca a importância de acompanhar in loco as atividades. “Chegar em uma feira de cinco dias, com milhões de recursos em investimento e um grande volume de tempo empregado para tudo se materializar, é muito decisivo. Esse acompanhamento da real aplicação e verificação da qualidade do trabalho desenvolvido é fundamental para todos nós”, pondera.

Já o Diretor de Criação, Fernando Garros, avalia que “nunca se falou tanto em tecnologia no agro e os experimentos e a própria comunicação feita também estão esperando que ocorra esse tipo de linguagem. Estarmos na ponta, acompanhando tudo, só qualifica a nossa atividade e a Expodireto é uma grande referência nesse sentido”, esclarece.

O Diretor de Criação, Daniel Ramos, considera, ainda, que “vimos muito a vida real dos produtores, dos crescimentos e aplicações no segmento. A questão da inovação, de novos insights, em quebrar limites entre produtores e a tecnologia também são um contexto primordial que não podemos deixar de lado e incluir em nossas comunicações”, finaliza.

CAMPO & LAVOURA

O público que acompanha o Bom Dia Rio Grande pôde perceber novidades na programação do telejornal – a volta do Campo & Lavoura. O quadro, anteriormente exibido no Galpão Crioulo, retornou à tela da RBS TV nessa quarta-feira (9). A iniciativa vai ao ar todas as quartas-feiras, por volta das 6h20, sob o comando dos apresentadores Simone Lazzari e Léo Saballa Jr. Com a atração, a RBS reafirma o seu compromisso em ser arena de pautas para o desenvolvimento econômico do Estado, como o agronegócio.

O quadro conta com entradas ao vivo de lavouras, feiras ou agroindústrias, com um entrevistado e um repórter da região, além de previsão do tempo especial. No “Giro do Campo”, os telespectadores se atualizam sobre as principais notícias do agronegócio com boletins informativos de repórteres localizados em diferentes pontos do Estado. No “Minuto do Agronegócio”, a colunista de GZH, Gisele Loeblein, traz comentários semanais sobre o assunto. O público ainda pode interagir com o tema por meio do WhatsApp da RBS TV – (51) 99388-5555.

A marca Campo & Lavoura também estará mais presente nos demais telejornais da RBS. A partir da próxima segunda-feira (14), por exemplo, o RBS Notícias vai percorrer por duas semanas o Rio Grande do Sul para mostrar o impacto da estiagem no interior do Estado. A série Caravana Campo & Lavoura vai trazer histórias de pequenos e médios produtores das regiões mais atingidas pela seca que assola o Estado. Aos sábados, o telejornal irá exibir reportagens especiais da repórter Cristine Gallisa sobre perspectivas e possíveis soluções em relação à estiagem. Comandado por Daniela Ungaretti e Elói Zorzetto, o programa vai ao ar a partir das 19h10.  

SPR

Nos primeiros meses de 2022 a SPR comemora duas grandes conquistas: a gestão das contas da Artecola e da Prefeitura de Porto Alegre. Na Artecola, o trabalho começou com uma imersão intensa com as lideranças da empresa, que tem sua matriz em Campo Bom/RS, sobre as principais necessidades de comunicação da marca, em um período em que a Artecola reformulou sua marca e readequou seu portfólio de produtos para um novo e desafiador momento. Com estratégias avançadas de internacionalização, a marca está se posicionando como multilatina, com forte presença em toda a América Latina.

Com sete décadas de história, a Artecola é uma empresa química especialista e referência em adesivos e laminados especiais para os mais diversos segmentos de mercado, como calçadista, moveleiro, automotivo, construção civil, papel e embalagem. Destaca-se pela inovação, sustentabilidade e internacionalização, possuindo atuação em 18 países da América Latina. A empresa, que passou recentemente por um profundo rebranding, agora conta com a SPR como full agency para a expansão e descommoditização da marca e reorganização das suas marcas de produtos.

Na Prefeitura de Porto Alegre, a SPR é uma das duas agências que venceram o edital para atender a conta na modalidade full service. Com essas importantes conquistas, a SPR passa a atender mais duas grandes contas: uma da iniciativa privada e outra do setor público.

“Essas duas conquistas evidenciam a estratégia da SPR, que se baseia em atuar em grandes players da iniciativa privada e nas gestões públicas protagonistas. As duas recém-chegadas simbolizam bem isso. Tanto Artecola, uma empresa absolutamente fora de série, como Porto Alegre, a grande cidade e a capital dos gaúchos, contarão com o know-how de comunicar com excelência e fazer da estratégia e criatividade o grande norte da gestão de marca, independentemente de sua constituição ser privada ou pública”, destaca Juliano Brenner Hennemann, diretor-executivo da SPR.

BRIVIA

Com mais de 15 anos de atuação no mercado, Maurício Wiklicky é o novo head de Capital Humano da Brivia, uma das mais completas operações de estratégia, experiência e comunicação do Brasil. Em sua trajetória, o administrador de empresas com especialização em RH acumula passagens por grandes corporações, como General Motors, AGCO, Alstom Group e West Coast.

Nessas companhias, Wiklicky esteve à frente de ações como avaliação de cenários, planejamento de processos de reestruturação, coordenação de recrutamento e condução de projetos estratégicos. Especialista em análises técnicas e táticas de futebol, é autor de dois livros sobre o tema.

Há três anos trabalhando com gestão de pessoas na Brivia, Maurício Wiklicky utiliza a palavra “conexão” para resumir o novo desafio. “Meu foco será conectar os projetos da área de Capital Humano com o planejamento estratégico da empresa. Conectar com o tempo do amanhã, nômade, do trabalho assíncrono e de como fazer perceber as ações e culturas da Brivia em um mundo diverso”, afirma.

O administrador celebra o avanço na organização, após a decisão de atuar em um setor completamente novo. “Depois de anos na indústria, passei a lidar com tecnologia e publicidade na Brivia. Foi praticamente um recomeço de carreira. Sabia que toda minha experiência serviria como algo completo para a companhia em algum momento — e esse momento chegou”, ressalta Maurício.

O CEO Marcio Coelho destaca o capital humano como fator essencial para os avanços da Brivia — que, em 2021, teve um crescimento de 80% na receita, além de contratar em torno de 150 pessoas em mais de 60 cidades e países. “Somos uma operação intensiva em gente, que hoje está espalhada pelo Brasil e pelo mundo, graças à nossa cultura nômade. O Maurício tem uma rica bagagem, tem alinhamento de valores e contribuirá muito na busca dos nossos objetivos”, aponta Coelho. 

A empresa conquistou três vezes o certificado de Great Place to Work® Brasil, além de ser listada pelo Gupy Destaca  — que seleciona as iniciativas mais inspiradoras em capital humano — como um dos melhores RHs do Brasil.

MULHERES EM AÇÃO

A sexta edição do “Mulheres em Ação”, evento de trocas de experiências e estímulo à conexão profissional e pessoal com o objetivo de gerar negócios e aprendizados, já tem data marcada: 17 de março. Desde 2017, os encontros já reuniram mais de 400 mulheres empreendedoras da capital. Idealizados e promovidos pelas amigas Ali Klemt, apresentadora de tv e comunicadora da TV Pampa, Géli Vida Leve, nutricionista e empreendedora e Lanzi Dolabela, advogada e fundadora da Via Absolutta Corretora de Seguros, os eventos estimulam o poder realizador do feminino com foco em novas parcerias, trocas de vivências e inspiração mútua. 

A proposta é oportunizar o dobro de vagas da última edição, desta forma será realizado no auditório do The Place Moinhos, das 14h às 19h, deixando o bairro Central Parque, onde se originou. A Delegada Chefe de Polícia do RS, Nadine Anflor será a convidada especial e a psicóloga Fernanda Dalla Coletta fará dinâmicas de grupo. O público estimado é de 120 mulheres e as inscrições são pelo link: https://www.sympla.com.br/mulheres-em-acao__1487261, no valor de R$100,00.

GEXPERIENCE

Almoçar em pleno “Caminho das Índias”, ter um gol narrado por Galvão Bueno, entrar no confessionário do “Big Brother” e se preparar para uma entrevista no “Lady Night”: experiências que antes viviam no imaginário de milhões de espectadores agora se tornam realidade no gexperience, espaço temático de conteúdos e canais Globo que abre as portas ao público no dia 9 de março. Na segunda-feira, dia 7, astros como Marcos Mion, Cauã Reymond, Astrid Fontenelle, Deborah Secco, Galvão Bueno, entre outros, participaram da inauguração do complexo.

Localizado em São Paulo, no shopping Market Place, o gexperience vai proporcionar uma verdadeira imersão em conteúdos que fazem parte da memória afetiva dos brasileiros em um espaço de cerca de 3 mil m², reunindo conteúdo de todo o portfólio da Globo: TV Globo, canais por assinatura, Globoplay e produtos digitais. Será possível, por exemplo, almoçar em um estúdio de gravações, relaxar em um rooftop com o clima do canal OFF e do Multishow, atender o big fone do BBB, interagir com personagens, entre outras possibilidades de diversão para todas as idades. As experiências serão renovadas constantemente, e além das atrações fixas, o público poderá acompanhar lançamentos de novelas, transmissões ao vivo do “estúdio gexperience” e gravações na “cozinha GNT”. Durante o período de soft opening, o espaço terá capacidade reduzida a 400 pessoas.

“Somos um ambiente para toda a família, para todas as idades, onde todos poderão sentir a emoção. Aqui o público vai viver e reviver momentos marcantes da nossa história. Nós, que sempre entramos na casa das pessoas, agora temos uma casa para que as pessoas venham nos visitar. E tudo isso representado por todas as marcas que fazem parte do nosso portfólio. Esperamos que todos possam viver aqui uma experiência emocionante como a que levamos para todas as telas”, disse Manuel Falcão, diretor de marca e comunicação da Globo.

“O gex tem a experiência como seu elemento central. Ele é um espaço para viver a Globo nos seus infinitos e memoráveis conteúdos de uma maneira completamente diferente de tudo o que todos estavam acostumados: mais imersiva e interativa. O gexperience traz a Globo para uma nova plataforma, algo que no Brasil é absolutamente inédito”, afirmou Fernando Tornaim, sócio-fundador da Tornak Holding. “Quando a gente envolve emoção, a gente consegue uma conexão em outro nível, muito mais verdadeira entre as pessoas, e também entre marcas e conteúdos”, continuou.

No “globoplay experience”, por exemplo, uma cápsula 9D inédita no Brasil, permitirá que o público possa viver diferentes sensações a partir decenas de novelas e séries como Verdades Secretas 2, Sessão de Terapia, Desalma e Arcanjo Renegado, entre outras produções originais. Já no “talent mirror” será possível escolher personagens de tramas como Um Lugar Ao Sol e Nos Tempos do Imperador para tirar uma foto ao lado do seu talento preferido. Na experiência “você em cena”, o visitante vai se divertir no famoso fundo verde em chroma key e se colocar como protagonistas em cenas de Aruanas e D.P.A.- Detetives do Prédio Azul. O espaço ainda conta com uma réplica do confessionário do Big Brother Brasil e o cenário do Lady Night.

Já a “arena gexperience”, que vai receber mais de 300 eventos por ano em seus 200 m², será inaugurada com a exposição sobre os 70 Anos das Telenovelas Brasileiras. Com instalações imersivas e interativas, a mostra vai exibir os principais aspectos das novelas, como seu papel social e impacto cultural. Entre os destaques da exposição estão instalações multitelas, com televisões novas e antigas com imagens do público, a ativação “Espelho da Sociedade”, com cenas marcantes e temas sociais abordados nas produções, quadro com jogos de bordões que marcaram época, telões com as aberturas mais icônicas e figurinos emblemáticos, com elementos de caracterização e produção de arte. A exposição fica em cartaz até o final de abril.

Tem muito esporte na área também! Na quadra “sportv experience”, equipada com sensores digitais e muita tecnologia, os visitantes poderão jogar futebol, basquete e vôlei, com a narração dos ícones do esporte da Globo. Na modalidade futebol, o público pode cobrar faltas e pênaltis. No basquete, a disputa é em lances livres e o vôlei vai testar o saque dos participantes. Nomes como Galvão Bueno e Cléber Machado narram as partidas. Ao final, os jogadores podem gravar sua entrevista pós-jogo e postar em suas redes sociais, claro.

Para as crianças, a diversão é garantida no “gloob experience”. Os pequenos terão um espaço com um circuito interativo com os principais personagens do Gloob e do Gloobinho: Miraculous: As Aventuras de Ladybug, D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, Senninha, Ursinhos Carinhosos, Alice e Lewis, Bugados e Escolas de Gênios. O espaço de dois andares conta com jogos, escorrega, escalada, área para aniversários e outras brincadeiras.

O “tv globo bistrô”, restaurante do gexperience, terá mesas temáticas de Amor de mãe, Avenida Brasil, Chocolate com Pimenta, Órfãos da Terra e Caminho das Índias, com pratos no cardápio que remetem às tramas, para que os noveleiros se sintam dentro das histórias por meio de verdadeiras experiências gastronômicas.

No “Receitas Café”, um acervo de itens que fizeram parte de produções queridas pelo público estará em exposição compondo a cenografia. Entre eles, o vestido usado por Paulo Gustavo no casamento de Minha Mãe é uma Peça 3, a tesoura da Nazaré de Senhora do Destino, a flor de Jorge Tadeu de Pedra Sobre Pedra, o grifo da Griselda de Fina Estampa, entre outros. A memorabilia disposta no espaço será sempre atualizada.

Já o happy hour é no rooftop, uma área a céu aberto de 400m² com dois ambientes: um desenvolvido no conceito do Multishow, com elementos coloridos e divertidos e outro com o clima do Canal OFF, inspirado no lifestyle da marca.

Para completar, os visitantes ainda podem garantir na loja gex produtos sobre suas produções preferidas, que também estarão à venda no e-commerce, com entrega para todo o Brasil. O gexperience ainda conta com um app, disponível para Android e iOS, com agenda de eventos, fila digital e recebimento dos conteúdos personalizados gerados a partir da visita de cada frequentador.

O gexperience tem como empreendedor a Tornak Holding, responsável por projetos experience pelo país e patrocínio da Ambev, Banco Bmg, Claro, Diageo, LG, Orfeu Cafés Especiais, 99 e Coca-Cola.

Ingressos gexperience

Canal de vendas oficial: www ﹒eventim﹒com﹒br

Formas de pagamento: cartão de crédito

AMBEV

Tecnologia e inovação têm sido o braço direito do pilar de Consumo Moderado na Ambev. Para a companhia, uma de suas principais prioridades é incentivar, cada vez mais, uma relação equilibrada e responsável no consumo de bebidas alcoólicas. Para trazer novas soluções e produtos aos consumidores, e engajar a comunidade para debater o assunto em um movimento que vai antecipar tendências no setor, Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais, participa, neste sábado (12), do South by Southwest (SXSW 2022), um dos principais eventos de inovação e tendências no mundo, que acontece em Austin, no Texas.

Presente na trilha Health & MedTech, Moccia, que foi o responsável pela criação da plataforma de Moderação da Ambev no Brasil e idealizador de diversas iniciativas para reduzir o uso nocivo de álcool, implantadas em parcerias com órgãos públicos e organizações multilaterais, vai discutir como a tecnologia pode otimizar a saúde individual e coletiva, ao lado de Alaa Murabit, Alta Comissária das Nações Unidas para Saúde e Diretora da Fundação Gates, e Olivier Oullier, neurocientista, especialista em comportamento, e membro do Comitê Executivo do Fórum Econômico Mundial. O painel terá, ainda, mediação de Bettina Grajcer, médica especializada em prevenção e saúde pública.

Na ocasião, eles analisarão caminhos para repensar a mudança de comportamento e hábitos saudáveis atrelados à tecnologia na indústria e o quanto esse fator pode contribuir para aceleração de inovação em produtos. “Estamos animados em poder falar sobre moderação e tecnologia em um evento como o SXSW. A companhia evoluiu muito nos últimos anos, o que inclui nossa plataforma de consumo moderado. Criamos, no ano passado, um time multidisciplinar que busca inovações e fomenta pesquisas para criação de produtos que façam o brasileiro moderar em um novo patamar, com tecnologia. Os projetos são diversos e muitas pesquisas ainda estão em etapas iniciais, mas é um novo território de atuação para a indústria que deixa de fazer apenas campanhas de conscientização para, em breve, integrar a causa ao seu portfólio”, conta Moccia.

Além de iniciativas e projetos de moderação em andamento, a companhia tem o compromisso de impactar 2,5 milhões de pessoas para o consumo moderado até o final de 2022 — já passou de 1,3 milhões de pessoas. Além disso, conta com uma plataforma pioneira e interativa para que as pessoas ampliem a consciência sobre seus hábitos de consumo e melhorem sua relação com as bebidas alcoólicas. Na plataforma, as pessoas são convidadas a fazerem um raio-x do seu consumo para gerar autoconhecimento, calcular as doses com dicas de especialistas e planejar seus momentos de consumo personalizados, sempre respeitando seus limites e recomendações de saúde.

A Ambev atua fortemente no pilar desde 2009 e, desde então, apoiou a criação de diversas iniciativas responsáveis, entre elas a criminalização da oferta de bebida alcoólica para menores de 18 anos, parcerias com órgãos públicos e privados para o desenvolvimento de projetos de segurança viária, campanha para impactar o público final e, agora, dá mais um passo para repensar o tema com inovação.

O painel “Hack Your Body – Optimize the Future”, que faz parte da trilha Health & MedTech, acontecerá neste sábado, 12, às 16h (horário de Brasília). Para quem não estiver no evento presencial, os trechos de destaque serão compartilhados nas redes da AMBEV ON.

IRPF

A seguir, o diretor Operacional da Fortus Group, contador Evanir Aguiar dos Santos traz, além de algumas novidades para este ano, os principais questionamentos dos contribuintes.

Novidades:

– Facilidade de indicar o número do PIX para que o contribuinte possa receber sua restituição. Porém, nesse caso só é válido indicar a chave do CPF.

– Indicar se o dependente reside com o titular e, em caso negativo, é necessário sinalizar o endereço do dependente.

– Será obrigatório informar o Renavan do veículo, caso o contribuinte possua automóvel.

– Se o contribuinte enviar a Declaração até 10 de abril poderá solicitar débito automático da 1ª quota.

– Possibilidade de declaração pré-preenchida com a senha gov.br senha prata e ouro, para todos contribuintes a partir de 15 de março.

– Os boletos de darfs virão com QR Code para pagamento via Pix.

– Serão cinco lotes de restituição: 31/05, 30/06, 31/07, 31/08 e 30/09.

Principais questionamentos:

Quais os documentos que são necessários passar ao contador para fazer a Declaração e quais despesas podem ser deduzidas?

Essa informação varia de pessoa para pessoa, mas geralmente os documentos são os seguintes:

– Declaração do ano anterior

– Informações de Mudanças Cadastrais, como por exemplo de endereço

– Informações de dependentes, como nome, data nascimento e cpf

– Informes de rendimentos de todas as fontes pagadoras, inclusive de seus dependentes

– Informações e documentos referentes a processos judiciais que tenha recebido valores no ano anterior (especialmente cálculo de liquidação)

– Dados de Rendimentos Recebidos Acumuladamente – RRA

– Informes de rendimentos financeiros

– Dados de doações recebidas – informar os dados do doador

*Se Declaração Completa – despesas médicas, odontológicas, psicólogos, psiquiatra, planos de saúde e despesas com Educação.

*Variação patrimonial – compra venda de bens; saldos em contas bancárias, poupanças etc.

*Informações sobre dívidas.

– Aposentados devem declarar IR? Quem é isento neste caso? Ou tem algum tipo de isenção?

Os aposentados que se enquadrarem nos itens de obrigatoriedade devem declarar normalmente. Porém, o que os aposentados que têm mais de 65 anos possuem é uma parcela da sua renda que é isenta, mas se a diferença ultrapassar o limite de obrigatoriedade ele deve declarar.

– É necessário declarar valores enviados ao exterior? Existe um valor mínimo?

Sim, estando na lista de obrigados a declarar, será exigida a informação de todos os bens e direitos. Há campo próprio na declaração para informar contas mantidas no exterior.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.