NOTAS DA SEMANA – 13.09.2024

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ENTREVISTA COM RAFAEL XAVIER

1. Quem é Rafael Xavier?

Um homem de 38 anos criado dentro da comunicação, com quase 15 anos de mercado e que tem a sorte de ser filho de uma das maiores referências e conhecedores de pesquisas no País – Domício Torres, ex-diretor do IBOPE – seguindo a carreira dentro de agência de propaganda, veículos de comunicação e institutos de pesquisa. Pai de 2 filhos, apaixonado por aviação e que gosta de brincar de cantar de vez em quando.

2. Tua formação profissional sempre te levou a fazer análises de dados?

Fui acostumado, desde criança e por influência do meu pai, a conviver com os resultados das pesquisas, tanto de mídia quanto de opinião pública.

Com meu crescimento e amadurecimento profissional, a parte analítica foi se desenvolvendo e se destacando dentro daquilo em que eu trabalhava. As partes mais “criativas” foram dando espaço a uma parte mais racional e lógica, definindo os caminhos da minha carreira, mais voltados para análise de dados. Hoje trabalho com o que eu amo e com produtos que posso ter a confiança de que os dados que apresento vão realmente dar um resultado útil e seguro para meus parceiros / Clientes.

3. O Instituto Reality de Pesquisas é uma realidade ativa do mercado em todos os segmentos da comunicação regional e nacional?

O Instituto Reality de Pesquisas foi criado sob uma demanda de mercado, promovendo pesquisas de audiência de Rádio em cidades menores, do interior do estado do Rio Grande do Sul.

Construímos nossas metodologias, processamentos e softwares em conjunto com os nossos clientes, suprindo com informações o que realmente eles precisavam e de forma plena.

Estamos em um momento de grande expansão, muito satisfeitos com os produtos que temos e tendo uma recepção muito positiva dos nossos parceiros / Clientes.

Começamos no mercado local, expandimos para outros Estados e hoje temos capacidade de atender demandas de qualquer lugar do País, utilizando metodologias e softwares próprios com soluções para Rádio, TV, Jornal e qualquer outro tipo de pesquisa quantitativa, seja para agências de propaganda, veículos de comunicação, sempre prezando pela excelência e transparência em todos os processos.

Somos uma realidade no mercado, mas nunca nos acomodamos, estamos sempre em evolução, buscando trazer para nossos Clientes as melhores e mais modernas ferramentas para as análises. Temos muitos desafios pela frente e muito trabalho a ser feito!

4. Rafael em família e com os amigos?

Sou uma pessoa bastante sociável, gosto de sair com meus amigos, adoro conversar, falar, trocar experiências e aprendizados. Uma conversa despretensiosa seja com amigos ou Clientes, numa cafeteria, tem o meu coração.

Tenho dois filhos, o Alan, com cinco anos, e a Laís, com dois anos, que são os grandes amores da minha vida. Eles me fizeram amadurecer e entender a vida de uma forma completamente diferente do que eu imaginava, com um brilho a mais.

SAÍDA HONROSA E SENTIDA

O mercado está perdendo a grande e excelente profissional de marketing do SBT, Eduarda Liz(famosa DUDA) que literalmente estará desenvolvendo seus predicados em outras terras.

Desejamos todo o sucesso a essa menina maravilhosa!

ESCALA

O Rio Grande do Sul gosta de cultivar suas tradições. Mas também sabe ser moderno. E o Banrisul também é assim. O banco dos gaúchos tem presença física, com atendimento humanizado, mas também oferece soluções digitais.

Para lançar a Conta Digital, que pode ser aberta pelo aplicativo, a Escala criou uma campanha com Luísa Sonza. Com linguagem moderna e cheia de personalidade, como a artista, a campanha conta com filmes para TV, vídeos para redes sociais, mídia online, rádio, mídia impressa e mobiliário urbano.

Quando se pensa em uma celebridade gaúcha para uma campanha do Banrisul, Luísa Sonza pode não ser um nome provável. Mas fazer o improvável parece mesmo uma marca da Escala, que não à toa acaba de lançar um novo posicionamento onde se define como “o lugar dos inconformados”.

Segundo Roberto Lopes, Diretor de Criação da Escala, “é um privilégio participar desse momento do banco, renovando a sua imagem e abrindo conversas com outros públicos”.

CENP-MEIOS

Os investimentos em mídia via agências no primeiro semestre de 2024 registraram um crescimento de 16% frente ao mesmo período de 2023. A leitura do painel Cenp-Meios foi feita com 325 agências, que reportaram ao Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário sua movimentação nos últimos meses. No total, esse grupo atingiu a marca de R$ 10,6 bilhões, frente aos R$9,14 bilhões de janeiro a junho do ano passado.

‘A pujança e consistência dos investimentos em mídia via agências de publicidade, neste ano, confirmam a solidez dessa indústria. Como, historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com novas frentes como Rock in Rio, Black Friday e eleições fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio”, sinaliza Luiz Lara, Chairman do Grupo TBWA no Brasil e Presidente do Cenp.

Vale lembrar que, ao longo do ano de 2023, a taxa de crescimento dos investimentos aferida pelo Cenp-Meios indicou um primeiro semestre com alta de 7% e encerramento na casa dos 10%. Então, o registro de 16% neste período de 2024 se mantém acima da média do ano anterior, reiterando a aposta das marcas e dos anunciantes. E para tangibilizar a força do mercado publicitário, o IBGE acaba de divulgar o PIB do segundo trimestre que contabilizou um crescimento de 1,4%, dado este que levou analistas de mercado a ampliarem as projeções para o ano, que devem ficar na casa dos 2,5% e 2,7%.

As informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores – que reúne especialistas e dirigentes representantes de Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais. As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.

LEBES

A Lebes Life Store, filial icônica da rede de varejo Lojas Lebes, iniciou o mês de setembro com sua fachada decorada por bandeiras do Rio Grande do Sul e iluminada nas cores farroupilhas.

Localizada no coração do centro histórico de Porto Alegre, uma das áreas mais atingidas pela enchente, a filial da Rua Borges de Medeiros é mais um exemplo da força e da união dos gaúchos. Apesar dos danos causados pelas inundações, a loja logo reabriu as portas graças ao mutirão de voluntários, colaboradores e familiares unidos para retomar as atividades e superar os desafios impostos pela tragédia.

“Essa filial do centro se tornou um símbolo da resiliência e da garra dos gaúchos, de um povo que  nunca desiste . Ver essas bandeiras imponentes estampadas em nossa loja enche meu coração de orgulho e reforça minha determinação em continuar  lutando pela reconstrução e crescimento do nosso Estado”, afirma Otelmo Drebes, presidente do Grupo Lebes.

SBT RS

No segundo episódio da Temporada Farroupilha de “Na Beira do Fogo com El Topador”, o Mestre Parrillero Antônio Costaguta vai puxar a brasa e preparar uma rica e clássica “parrilada”, com os mais diversos e variados cortes. O programa de domingo também apresentará o quadro “Em algum setembro por aí”, que traz assuntos e curiosidades relacionadas ao mês mais importante para os gaúchos. Além disso, o programa terá a participação do Quarteto Coração de Potro, com um magnífico show realizado no Rancho Tabacaray, na zona sul da capital.

Em seguida, o “Masbah!” apresenta a 8° edição da “Batalha Gaudéria”, que vai trazer uma disputa entre os cantores sertanejos Bibiana Bolacell e Guilherme Mecca. Eles serão desafiados em provas emocionantes e divertidas, entre elas uma competição para ver quem descasca mais bergamotas. Lembrando que está em jogo o troféu da Batalha Gaudéria!

Para os amantes de comidas mundo a fora, a apresentadora Brunna Colossi vai até uma lanchonete da capital para conhecer o “Shawarma”, comida típica do oriente médio que vai te deixar com aquela água na boca! O “Masbah” recebe ainda o humorista Fábio Porchat, que participará do quadro “Diz Ai!” respondendo perguntas dos telespectadores do programa.

C2

A C2 Content promoveu um evento que reuniu produtores de algumas das principais agências de publicidade do Rio Grande do Sul. O Happy dos Produtores ocorreu na sede da C2, em Novo Hamburgo, na noite desta quinta-feira (12/9), e contou com a presença de mais de 20 profissionais do setor.

A iniciativa foi promovida pela diretora de operações da C2, Luana Bier Hans, que ressaltou a importância de aproximar os profissionais da produção publicitária. “Já nos reunimos para confraternizar outras vezes e temos um grupo bem ativo onde trocamos experiências e insights diariamente. Pensei que neste ano seria bacana promover esse encontro aqui na produtora em comemoração à minha chegada. E aproveitando para todos conhecerem o espaço, que é maravilhoso. Estou muito feliz que todos toparam. Foi uma noite muito linda e cheinha de trocas”, comentou Luana.

O encontro proporcionou uma experiência de networking, acompanhada de hambúrguer artesanal e chope. Além da oportunidade de conhecer de perto as instalações da C2, que conta com um estúdio com estrutura completa para produções de conteúdo.

“Esse tipo de evento é fundamental para aproximar os produtores do que fazemos na C2 e, ao mesmo tempo, reforçar o networking em um ambiente descontraído. É sempre bom ver essa troca de experiências”, afirmou Cássio Caberlon, fundador, diretor criativo e fotógrafo da C2. Um dos destaques da noite foi justamente a oportunidade que os participantes tiveram para atualizar suas fotos profissionais através das lentes do Cássio.

A C2 Content é uma produtora especializada em soluções visuais completas para campanhas publicitárias e projetos de marcas. A empresa tem em seu portfólio clientes como BarraShoppingSul, Carrano, Golden Lake, Unicred, Via Marte, Rissul, Vicenza, Ipanema, NürnbergMesse e Abicalçados.

LATAM RETAIL SHOW

Luciano Deos, fundador e CEO da consultoria gaúcha de marca e experiência Gad, participa do Latam Retail Show 2024, o mais importante evento B2B de varejo e consumo da América Latina, que acontece em São Paulo, entre os dias 17,18 e 19 de setembro.

Um dos principais especialistas em branding do país e há 40 anos no comando do Gad, Luciano Deos vai apresentar, no dia 18 de setembro, a 5ª edição do Gad’ Insights 2024: um estudo proprietário realizado anualmente pela consultoria que analisa o comportamento das marcas ao longo do último ano e traz esta análise resumida em dez grandes insights.
Intitulado “A Era do Overbranding “, o report discute como os avanços tecnológicos potencializam o consumidor final e geram experiências ultrapersonalizadas. Também aponta quais são as fronteiras do público e do privado na construção de uma relação saudável entre marcas e pessoas.

“O ‘overbranding’ coloca o branding no divã. Neste contexto, o Gad’ Insights 2024 visa provocar reflexões profundas sobre o futuro do branding, incentivando uma abordagem mais consciente e sustentável para a construção de marcas. O estudo propõe novos caminhos para que os negócios se tornem ‘convidados’ na vida dos consumidores, ao invés de ‘invasores’”, comenta Luciano Deos, CEO do Gad.

O painel “Gad’ Insights 2024: a Era do Overbranding”, do CEO do Gad Luciano Deos, será realizado no dia 18 de setembro, das 15h50 às 16h10, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

TRAMONTINA

A Tramontina apresenta a promoção “Efeito Tramontina” que distribuirá R$1 milhão em prêmios em todo o Brasil. A cada R$50 acumulados em compras, o consumidor já pode concorrer a prêmios, basta fazer o cadastro no site oficial e enviar a foto do cupom fiscal.

A estratégia de mídia teve lançamento no Fantástico, conta com ações de Tik Tok e merchandising na Rede Globo e SBT. A criação da campanha é da W3Haus e a produção do filme é da Zepp com direção de Fernanda Rotta, arte de Bernardo Zortea, fotografia de Juliano Dutra e o áudio é da Clamp Music.

Link do Filme: https://vimeo.com/1006342432

KANTAR IBOPE MEDIA

A indústria de mídia está mudando em ritmo acelerado, seja por causa do Big Data, seja pela automação, IA generativa ou a próxima grande inovação que ainda não despontou no mercado. Para acompanhar esse movimento, 72% dos executivos globais dizem que estão remodelando significativamente suas empresas, em termos de colaboradores e habilidades, de forma a se adaptar às mudanças.

Os dados da pesquisa “As Competências que Moldarão o Ecossistema de Mídia de Amanhã”, conduzida pela Kantar IBOPE Media, líder em medição de audiência e insights, também apontam que 66% dos entrevistados acham importante recrutar pessoas de fora da indústria de mídia, para obter perspectivas de outros setores relacionados, com 90% dizendo que querem contratar quem desafie o que a organização está fazendo.

Nesse contexto, habilidades de comunicação e narrativa foram vistas como a experiência mais importante para adquirir um talento (83%), seguida por análise e interpretação de dados (85%) e capacidade de explicar técnicas complexas de forma simples (76%).

Por outro lado, 67% dos executivos relatam que é difícil competir com outras empresas para recrutar os melhores funcionários, com 77% dizendo que é complicado reter os próprios talentos.

Embora a maioria das organizações de mídia que respondeu a pesquisa da Kantar IBOPE Media indique que está se saindo relativamente bem em relação às prioridades atuais de talentos, elas preveem uma lacuna significativa em habilidades no tocante da Inteligência Artificial (IA). Quase metade dos entrevistados (49%) dizem que a IA já está tendo impacto em sua organização, com 73% ressaltando que as habilidades de IA serão essenciais para os candidatos.

“A indústria de mídia está mudando em um ritmo acelerado. Seja por causa de big data, automação, inteligência artificial generativa ou a próxima grande inovação – o que funcionou ontem não necessariamente funcionará amanhã”, diz Patrick Béhar, CEO Global da Kantar Media. “Agora, mais do que nunca, contratar e reter talentos que possam se adaptar e conduzir mudanças, desafiar o status quo e trazer novas perspectivas sobre o futuro da mídia e da medição, determinará quem ganha e quem fica para trás. Na Kantar Media, estamos investindo em nossos talentos e aproveitando a oportunidade para inovar e evoluir nosso negócio principal. Estamos entusiasmados em compartilhar essas descobertas hoje para apoiar nossos colegas de mídia na compreensão da lacuna de talentos e habilidades e iniciar uma conversa sobre as ideias concretas que eles podem implementar hoje.”

A pesquisa “As Competências que Moldarão o Ecossistema de Mídia de Amanhã” entrevistou executivos diretamente envolvidos com dados, pesquisas e insights. A Kantar IBOPE Media aplicou as avaliações entre abril e maio deste ano.

MARATONA INTERNACIONAL

A Maratona Internacional de Porto Alegre 2024 entra na reta final do período de inscrições. O maior evento de atletismo do Rio Grande do Sul e entre as maiores corridas de rua do Brasil será realizado nos dias 28 e 29 de setembro. A expectativa é que 20 mil atletas participem do evento esportivo, entre as provas de 42,195 km, 21,097 km, 10 km e 5 km, além da Maratoninha, a corrida para crianças de 3 a 14 anos.

Até o momento, a praticamente um mês para a realização do evento, mais de 90% do total de vagas foram preenchidas. A corrida para crianças já está com as vagas esgotadas, enquanto as corridas de 5 km e 10 km têm opção de inscrição com camiseta de outras modalidades, devido a grande procura dos atletas. As últimas vagas podem ser obtidas a partir do site oficial do evento: www.maratonadeportoalegre.com.br.

A meia maratona, com seus 21,097 km, e as corridas rústicas, de 5 km e de 10 km, além da corrida infantil, serão realizadas no dia 28 de setembro. A maratona, com seus 42,195 km, será no dia 29 de setembro.

A icônica Maratona Internacional de Porto Alegre é tradicionalmente realizada no mês de junho. No entanto, os reflexos causados pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, em maio, obrigaram a organização ao adiamento neste ano. Ainda assim, a projeção se mantém no total de 20 mil atletas nos dias 28 e 29 de setembro. Dessa forma, o evento terá a maior edição da história.

“A resposta dos atletas, desde o adiamento, tem sido muito positiva. Nesta reta final de inscrições a procura tem sido elevada. E estamos muito próximos de chegar aos 20 mil atletas, limite técnico para a realização do evento. Além disso, iremos entregar uma experiência tão boa quanto, possivelmente até melhor, ao que havíamos projetado para a data original. Será uma grande festa das corridas e um marco na reconstrução do Rio Grande do Sul”, afirma Paulo Silva, diretor da prova e do Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA), organizador do evento.

Uma das novidades para a edição deste ano está no percurso da maratona. Um dos pontos simbólicos da capital gaúcha, que foi duramente atingido pelas enchentes, estará no trajeto de 42,195 km pela capital gaúcha. Os corredores vão passar pelo interior do Mercado Público, já na parte final da prova. Esta não é a única demonstração em prol da recuperação do Rio Grande do Sul. Após o adiamento, a organização reabriu as inscrições solidárias. Desde então, parte do valor de cada inscrição será destinado para a reconstrução do estado.

MONTENEGRO

Durante visita a um museu realizada pela escola, Nina, Marcos e Gabi entendem o porquê de as ondas de calor estarem mais intensas, de incêndios ocorrerem Brasil a fora e de as flores também florescerem fora de época em uma primavera adiantada. Eles são os personagens da revista “Turminha da Polo”, idealizada pela Polo Films em 2022 para falar sobre sustentabilidade.  Destinada a crianças de sete a 12 anos, a ‘Turminha da Polo’ alcança sua nona edição dedicada aos eventos climáticos extremos.

O material educativo é distribuído gratuitamente em todas as escolas municipais de Montenegro (RS), onde fica a fábrica da Polo, produtora de Filmes de Polipropileno Biorientado (BOPP) utilizados em rótulos, etiquetas, fitas adesivas e embalagens de bolos prontos, massas frescas, biscoitos, salgadinhos e outros alimentos. Muitos dos estudantes e suas famílias sofreram com as enchentes de maio. A Coordenadora do Comitê ESG da Polo Films, Tabata Quevedo, explica que a empresa tratou o tema com muita atenção: “A partir dos acontecimentos em maio, pensamos que seria importante trazermos uma explicação do porquê destes desastres, mas com muito zelo e sem citar diretamente enchentes, para não provocar gatilhos em crianças afetadas de alguma forma”.

Hoje, 475 alunos recebem a publicação. Para a secretária municipal de Educação de Montenegro, Ciglia da Silveira, a Polo Films tem se dedicado a olhar a educação com muita seriedade: “Em Montenegro, temos o privilégio de contar com a parceria da Polo que investe fortemente na EMEF Bernardino Luís de Souza, localizada em Porto Garibaldi”. A parceria com a escola Bernadino, iniciada em 2021, segue atendendo as necessidades da comunidade. A Polo Films já reformou o local, equipou e distribui auxílio constante às famílias das cerca de 80 crianças matriculadas, além de promover atividades de educação ambiental.

A secretária de Educação destaca, ainda, a relevância da promoção da sustentabilidade por meio da Educação Ambiental: “A revista tem caráter educativo e traz conteúdos de estudos e aprendizados de diferentes formas. Ressalta a importância de cuidar do planeta com conceitos significativos e ligados à vida das crianças. Os temas vão ganhando enfoques importantes para que os alunos dos segundos anos construam sua consciência ecológica.

DAIKÔ

Com a ideia de seguir inovando e surpreendendo seus clientes, o Grupo Daikô buscou no Japão inspirações e peculiaridades para produzir uma nova carta de drinks. As bebidas, que trazem os componentes perfeitos para harmonizar com os pratos clássicos da cozinha japonesa, já podem ser apreciadas nos restaurantes Daikô Higienópolis e Daikô Assunção, este último, inaugurado no início de agosto.

A carta apresenta dez coquetéis desenvolvidos exclusivamente para os restaurantes Daikô e trazem elementos da gastronomia japonesa entre os ingredientes. Entre eles estão o Yugen, composto pelo xarope de Ponzu e molho à base de limão, e seu nome significa “misterioso”; O Mono no aware possui soda de Yuzu, uma fruta cítrica, e seu nome é oriundo de uma expressão emocional do japonês em relação ao meio ambiente. Baseado na convicção da necessidade de se co-existir com a natureza, pois dela nascemos e para ela retornaremos; Já o Komorebi é produzido com sake dourado, com aroma fresco e frutado, e seu nome traduz o exato momento que raios de sol passam pelas folhas das árvores, capturando a beleza e serenidade desta luz natural. O Torii é produzido com Umeshu, licor de ameixa, e é o nome de um portão sagrado e símbolo de respeito religioso. Por último, o drink Omikuji conta com a Umeboshi, cereja japonesa, e seu nome refere-se ao “papel da fortuna” ou “papel da sorte”, muito apreciado pelos japoneses e turistas. Tradicionalmente, os dizeres escritos no papel são tratados como um conselho (ou um aviso) dos próprios deuses.

O Daikô Sushi está aberto todos os dias da semana, sempre à noite, na rua Marquês do Pombal, 1846, no bairro Higienópolis, e na rua Chavantes, 672, no bairro Assunção. Mais informações sobre horário de funcionamento e telefone para contato podem ser obtidas no site https://daikosushi.com.br.

ST. TROIS

Bate-papos entre amigas, taças de espumante e saborosas iguarias fizeram parte do badalado e descontraído evento, mostrando que as criações da Coleção Origines SS25 trazem a natureza para o conjunto da obra. Inspirada nos elementos terra e barro, os lançamentos da St. Trois para a estação solar e das altas temperaturas apresentam características que remetem a estes componentes, expressando em suas modelagens a conexão com a força da ancestralidade.

Atemporais e permanentes, os matizes terrosos conversam com as criações em couro e em peças totalmente produzidas em linho, uma novidade da marca. Primando pelo minimalismo em seu conceito, os modelos trazem suavidade ao toque proporcionando o frescor imprescindível para a estação.

Modelos e cores – São mais de 60 modelos entre saias, vestidos, camisas, tops, calças, jaquetas, bermudas, pantacourts, entre outros, em uma harmonização que propicia a entrada do linho neste jogo cadenciado. Sempre permitindo variadas combinações de looks, atributo da St. Trois, nas produções em couro são evidenciadas as texturas planas e perfuradas, dando personalidade e leveza às peças. A paleta de cores de ambos os materiais se comunica perfeitamente. Nuances como mamão, serenity, sorbet e off white estão presentes no linho e no couro e se aliam aos tons camelo, rosé, rattan, olive e preto, em modelos confeccionados em couro.

Detalhes – A Origines SS25 traz acabamentos em fechos, abotoamentos e cordas do mesmo material da roupa. As peças em linho se apresentam ligeiramente amplas e com contornos, trazendo, na versatilidade dos detalhes, que diferentes tipos de corpos desfrutem desta coleção. Também são observados elementos como bolsos e fendas em determinadas peças, bem como uma variedade de mangas e decotes.

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