Nos artigos que publicamos hoje, você vai ler sobre: O que você não pode perder no primeiro dia do Gramado Summit 2025, Campanha do Agasalho 2025 que a SPR assina para a Prefeitura de Porto Alegre destaca as doações como o sonho ainda de muita gente, Paulo Sant’Ana – O gênio indomável” chega às livrarias em julho, Imobi concorre ao Sustainability Award com projeto inovador de mídia em parceria com a The Led, O futuro da comunicação com o cliente está na inteligência artificial e O Elefante Branco da Diversidade Etária nas Empresas.
O que você não pode perder no primeiro dia do Gramado Summit 2025
Por Padrinho Conteúdo
Com abertura oficial às 9h desta quarta-feira, no início da oitava edição da Gramado Summit, o maior brainstorming de inovação da América Latina. O evento ocorre no Serra Park (rua Henrique Belotto – bairro Três Pinheiros), em Gramado. Com sete palcos à disposição, os mais de 20 mil participantes vão acompanhar as principais tendências do mundo em inovação e empreendedorismo. A programação completa pode ser conferida no site do evento .
Um dos pontos altos da abertura do evento será o vídeo de lançamento de Silva Lopes Advogados, que inveja sua marca ao espaço em ação que faz parte da campanha institucional da empresa.
Às 9h30, o CEO e fundador do Gramado Summit, Marcus Rossi, sobe ao palco da Arena Magalu para uma apresentação sobre sua história de empreendedorismo e uma visão geral sobre o evento – com anúncio de novidades. No mesmo espaço, às 10h, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, palestra sob o tema “Tecnologia e Inovação para Retomada Econômica e Resiliência Climática no RS”.
Já na Arena New Ventures, às 10h, será dada a largada na batalha de startups, com a primeira rodada. O segundo está marcado para as 13h e o terceiro ocorre às 16h. A condução fica por conta do sócio e diretor de Operações da Ventiur Smart Capital, Guilherme Kudiess.
Lições de empreendedorismo
Às 10h45, um dos momentos mais esperados: um bate-papo com a presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, capitaneado pelo âncora da CNN Brasil Phelipe Siani. O encontro não poderia ter outro endereço: a Arena Magalu, o espaço principal do Gramado Summit.
Pouco depois, às 11h, na Arena New Ventures, o arquiteto sênior de aplicações em nuvem da Amazon Web Services (AWS), Robisson Cardoso de Oliveira, explica “Como a Cultura da Amazon Impulsiona Novos Negócios”. Já no Palco Share, às 11h30, o tema é “Caminhos para o Crescimento: Como Estruturar uma Área de Crescimento”, com a head de Growth da PicPay, Manoela Brienza.
Conexões para o futuro
Como a Gramado Summit tem tudo a ver com conteúdos e conexões, é disso que falam a influenciada digital Mônica Salgado, a influenciada Lauren Pfeiff e a diretora de Relacionamento e Conteúdo da Padrinho Conteúdo, Alexandra Zanela. O painel “Quando o Conteúdo Vira Conexão Real” começa às 12h15, na Arena Magalu.
No Palco Geek, dedicado à cultura pop, games, quadrinhos e tecnologia, o assunto serão tomates marcianos. É isso mesmo: a astrobióloga Rebeca Gonçalves vai explicar como plantar no espaço pode salvar a vida na Terra, às 12h15. Nessa mesma batida, o futurista e chefe de Inovação da Ayoo, Luiz Candreva, sobre o Palco Divergente às 13h para falar sobre o fim das incertezas e traz sua visão em relação ao amanhã.
Computação Quântica
O dinamismo do mercado global tem espaço no espaço Magazord. É lá que, às 13h, o gerente comercial da J&T Express, Rogério Cancela, explica “Da Ásia para o Brasil: como o Investimento Chinês está Mudando a Logística no País”.
Às 13h30, no Palco Divergente, um painel que promete deixar o público com a mente em estado de efervescência. “Superposição de Tendências: Como a Computação Quântica, Hiper Longevidade e Inteligência Artificial Moldarão o Mundo” será o tema debatido pelo CEO da Tanto, Charles Schweitzer, o CEO da Plug and Play Brasil, Igor Mazaki, o CEO da Produtos com IA, Lucas Borges, e a head de Comunicação Institucional da iFood, Alessandra Ferrari.
Mudanças e posses
Não basta olhar para o futuro. É preciso entender onde o mundo está indo e como se adaptar. Por isso, o vice-presidente de Plataformas da Magazine Luiza, André Fatala, palestra para explicar que “Transformar é Preciso: o Desafio de Inovar sem perder o Rumo”. A atividade é na Arena Magalu, às 14h30.
Depois de entender os rumores, é hora de entrar em ação. No Palco Insurgente, às 15h, o painel “Foi Lá e Fez” conta com o ex-jogador de futebol, empresário e investidor Rafael Sobis, o CEO da Orlla, Danilo Azambuja, a fundadora e CEO do Grupo FLF, Raphaela Sefton, e o vice-presidente de Mercado da Matriz Comunicação e Marketing, Carlos Toiller.
E como para muitos o futuro já chegou, o diretor do SeniorLab, Martin Henkel, explica sobre “Marketing e Vendas na Economia Prateada – Estratégias para Encantar o Consumidor 60+”. Ele fala no Palco Share, às 15h30. Ainda sobre vendas, no Palco Insurgente, às 16h, o diretor executivo do Magazine Luiza, Felipe Cohen, fala sobre “Omnicidade e o Novo Papel da Loja Física”.
Foco nas pessoas
Olhar para o outro e para si também é parte fundamental do processo de empreender. No fim, tudo se resume em gente. Nessa perspectiva, a Arena Magalu recebe, às 16h45, o painel “Moda que Aproxima: Humanização como Estratégia no Varejo”. Quem compartilha como experiências são o CEO das Lojas Renner, Fábio Faccio, a vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Relações Institucionais das Lojas Renner, Regina Durante, e a jornalista e apresentadora da Rádio Gaúcha Kelly Matos.
No Palco Insurgente, às 17h, uma oportunidade de encontro consigo mesmo. O escritor e diretor de Novos Negócios da Imobiliária Coliseu, Sérgio Canarim, promove uma atividade de “Meditação e Mindfulness para Alta Performance”.
Para encerrar, às 18h15, na Arena Magalu, uma reflexão que, de uma forma ou outra, se relaciona com os principais assuntos desse primeiro dia. “Conflito de Gerações: a Gente vai ter que se Entender” é o tema da palestra do professor e doutor em Comunicação Dado Schneider.
Enquanto rola tudo isso, diversos outros espaços também apresentam e debatem as principais tendências em inovação, tecnologia e empreendedorismo. As principais marcas e os maiores especialistas do Brasil se encontram no Gramado Summit nestes três dias de evento.
SOBRE A CÚPULA DE GRAMADO
A 8ª edição do Gramado Summit vai reunir mais de 200 palestrantes e mediadores de 4 a 6 de junho, no Serra Park. São mais de 600 expositores, que terão a oportunidade de apresentar suas soluções para um público de mais de 20 mil pessoas. Co-realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento é oferecido pelo Magalu Cloud. Os palcos do Gramado Summit contarão com a participação de grandes personalidades brasileiras, como Luiza Helena Trajano, Rodrigo Faro, Naldo Benny, Bob Burnquist, Cátia Damasceno, entre outros.
Campanha do Agasalho 2025 que a SPR assina para a Prefeitura de Porto Alegre destaca as doações como o sonho ainda de muita gente
Filme e peças da campanha trazem na mensagem um sono quentinho e confortável no aconchego do lar, mostrando que o sonho de quem está passando frio pode ser facilmente realizado com pequenos gestos de doações de roupas de cama, cobertores, agasalhos e toalhas de banho
Um simples gesto de doação e acolhimento ainda é o sonho de muita gente e pode transformar dias e noites gélidas em um inverno mais quentinho e confortável para quem mais precisa. Essa é a ideia central da Campanha do Agasalho 2025 que a SPR assina para a Prefeitura de Porto Alegre – lançada oficialmente nesta quarta-feira (28/05). A ação beneficente acontece anualmente, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama, e só não foi possível em 2024 em função das enchentes que tomaram conta da Capital e do Rio Grande do Sul e acabaram demandando outras prioridades e ações mais emergenciais. Neste ano, a campanha volta à tona com o propósito de arrecadar doações com foco principalmente em roupas de cama, cobertores e toalhas de banho, além de roupas e calçados em bom estado.
Dentro deste contexto, a SPR idealizou uma campanha conectada com o foco das doações, em que o objetivo é trazer o público para a realidade de quem mais precisa e mostrar que dormir bem e sem passar frio ainda é um sonho para muita gente. Para amarrar toda essa construção, a agência criou o conceito “Sua doação é o sonho de muita gente” e levou todas as peças da campanha, literalmente, para uma cama. Sob o ponto de vista de quem está dormindo confortavelmente em sua casa, a campanha convida a todos a fazer uma reflexão e despertar para a realidade de quem está em situação de vulnerabilidade. Assim, a mensagem é apresentada de forma leve e empática, mostrando que o sonho de quem está passando frio pode ser facilmente realizado com pequenos gestos de doação de cada um.
O grande desafio, dentro do briefing trazido pela Prefeitura de Porto Alegre e da ideia concebida pela SPR, foi criar uma campanha com visual table top para produzir um filme todo em stop motion. O objetivo era fazer com que toda a ação acontecesse durante uma noite de sono, mostrando todos os passos para realizar uma doação.
A gerente de atendimento Barbara Vellwock lembra que, como o desafio era criar uma comunicação que incentivasse outros tipos de doação, além de roupas e calçados também roupas de cama, cobertores e toalhas de banho, a SPR adotou uma abordagem leve e sensível, usando o tema do sonho para transmitir a ideia de cuidado e a importância de doar peças em bom estado. “A campanha buscou chamar a atenção da população de Porto Alegre de uma forma lúdica, reforçando a solidariedade e o cuidado com as doações”, destaca.
O Secretário Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates, enfatiza que a Campanha do Agasalho deste ano é criativa, moderna e sensível. “Ela tem um forte apelo social e, tenho certeza, chamará a atenção dos porto-alegrenses para a importância de estendermos as mãos àqueles que mais precisam de um agasalho no nosso rigoroso inverno gaúcho.”
Confira o filme da campanha AQUI!
FICHA TÉCNICA
Campanha: Campanha do Agasalho 2025
Cliente: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Agência: SPR
Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann
Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel
Diretora de Operações: Giorgia Antunes Lorenz
Diretor de Criação: Fábio Henckel
Gerente de Atendimento: Barbara Vellwock
Gerente de Criação: Cléber dos Anjos
Atendimento: Lara Machado e Ritiele Medeiros
Direção de Arte: Cléber do Anjos
Assistente de Direção de Arte: Filipe Viero
Redação: Luciano Sobrosa
Arte-Finalização: Joel Nunes
Mídia: Adriana Baron
Produção: Luana Ramos
Produtora: Casa Átomo Filmes
Direção: Ftwo
Direção de Animação/Storyboard/Concept Art/Animatic: Alexandre Linck
Direção de Produção: Carlos Eduardo da Matta
Direção de Fotografia: Otavio Castedo
Direção de Arte: Tiago Retamal
Produção de Elenco: Yago Warren
Figurino: Daiane Senger Franceschini
Make: Valéria Pereira Oliveira
Assistência de Direção: Fernando Beretta Del Corona
Assistência de Produção: Stefania Geremia Curti
Assistência de Figurino: Vitor Alexander Pedroso
1° Assistente de Fotografia: Felipe Eduardo Giuriatti
Assistente de Arte: Paulo Ricardo Araujo Maciel
Técnico em Efeitos Especiais: Ederson da Silva Ramos
Contrarregra: Tiago dos Santos Alves
Assistente de Arte/Contrarregra: Rodrigo Dos Santos Alves
Equipamentos de Luz: Tesch Lighting
Produção de Set: Jamerson Porto e Raphael Vicente
Fotografia: Tom Silveira
Assistentes de Fotografia: Antônio Filipi
Pós-Produção: Alexandre Linck
Elenco: Kayane Rodrigues Horlle e Maria Fernanda Jeckel
Produção Musical, Trilha Composta, Sound Design e Finalização de Áudio: Jaft Produtora de Áudio
Produção Executiva e Atendimento: Daniel Accampora
Aprovação do Cliente: Valéria Leopoldino
Paulo Sant’Ana – O gênio indomável” chega às livrarias em julho
Tudo que se falava sobre o comunicador gaúcho Paulo Sant’Ana não era exagero. As 286 páginas do livro “Paulo Sant’Ana – O Gênio Indomável”, resultado de um ano de pesquisas do jornalista Márcio Pinheiro, chancelaram a possibilidade de tudo dito ou pensado sobre o excepcional comunicador e um dos maiores gremistas de todos os tempos, falecido aos 78 anos em 2017, ser absolutamente verdade.
Para escrever os 20 capítulos sobre toda a sorte de assuntos – da trajetória da comunicação ao divã e do cigarro ao Viagra – Márcio considerou a miríade de sentimentos que Sant’Ana provocava: amor, paixão, amizade, respeito, admiração, parceria, ódio, rancor, medo, ciúme, inveja, ressentimento. O lançamento pela Editora AGE será no dia 22 de julho, na livraria A Página, no Shopping Praia de Belas.
No início de 2024, Márcio foi desafiado pelo empresário Fernando Ernesto Corrêa a se debruçar sobre a vida do homem que, na infância e juventude, foi entregador de jornais, vendedor de balas no “Programa Maurício Sobrinho” no Cinema Castelo e até feirante. Amigos durante quatro décadas, eles foram companheiros na RBS, um como comunicador e o outro como executivo.
Para contar sobre a “lenda”, Márcio leu e releu milhares de crônicas na Zero Hora, até porque a contabilidade de Sant’Ana acusava 16 mil textos. “Fui aos textos, conversei com mais de 30 colegas, parentes, chefes, médicos e confrades. Foram unânimes em ressaltar a inteligência e a rapidez de raciocínio, da mesma forma que flagravam o temperamento mercurial, as inseguranças e a infinita necessidade de se afirmar e de ser reconhecido”, detalha Márcio.
O autor é filho do já falecido Ibsen Pinheiro, jornalista, advogado e político, que também, por alguns anos, participou do “Sala de Redação”, na Rádio Gaúcha, como voz do Internacional. Esses dois talentos mantiveram debates históricos no programa; Sant’Ana como gremista e Ibsen como colorado. Além disso, como observa o autor, a coluna diária do Sant’Ana na Zero Hora era um organismo vivo, ia se formando e se constituindo ao longo das 24 horas que separavam uma da outra. Daí, Sant’Ana viver em um looping incessante.
Fernando Ernesto acertou ao referir outra das particularidades reveladoras do biografado. “O Sant’Ana superinteligente também era muito vivo. Quando estava comigo, dizia que o Rio Grande tinha apenas três gênios. Ele, o Jayme Caetano Braun e eu. Quando estava com o Nelson Sirotsky e com outros poucos amigos que respeitava, dizia a mesma coisa, só mudando a terceira pessoa do vértice do triângulo.”
Quatro anos antes de morrer, Sant’Ana, conhecido por dormir pouco à noite e tirar cochilos à tarde, de preferência nas salas de executivos da RBS, cunhou o que poderia estar em uma lápide: “Do sono até a morte o passo é pequeno. A natureza pode ter criado o sono para treinar as pessoas para a morte”.
Serviço
Lançamento: 22/07/2025 (quarta-feira), das 18h às 22h
Local: Livraria A Página no shopping Praia de Belas – Porto Alegre
Pré-venda: Disponível AQUI!
Preço de capa: R$ 95 e R$ 76 (na pré-venda)
Mais informações : www.editoraage.com.br
Imobi concorre ao Sustainability Award com projeto inovador de mídia em parceria com a The Led
Por Marcia Pilar
World Out of Home Organization é uma das principais premiações mundiais do setor; Ricardo Silveira está no México para representar a empresa
A Imobi participará do Sustainability Award da World Out of Home Organization (WOO), que ocorre no México, entre os dias 04 e 06 de junho, com o case Empena 3D de Porto Alegre, desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia The Led.
O projeto se destaca por oferecer uma solução de publicidade Out of Home (OOH) de alto impacto visual, aliando inovação tecnológica à redução significativa de consumo de energia e resíduos.
O case surgiu da necessidade de encontrar uma alternativa sustentável ao modelo tradicional, historicamente marcado por altos custos operacionais e forte impacto ambiental.
Comprometida com a inovação e responsabilidade socioambiental, apostou na tecnologia LED PRO+ da THE LED para revolucionar sua forma de comunicar no espaço urbano.
Principais resultados do projeto:
- Redução de 22,7% no consumo energético, economizando 4.545 kWh por mês, o que evitou a emissão de 5.017 kg de CO₂ por ano – o equivalente à preservação de 36 árvores ou à retirada de 1.200 carros das ruas.
- Eliminação de 1.800 kg de resíduos plásticos por ano, com a substituição de lonas por tecnologia LED, evitando o descarte de materiais equivalentes a 90.000 garrafas PET ou 360.000 sacolas plásticas.
- Otimização do espaço publicitário, com a exibição de até 10 campanhas simultâneas, sem aumento de consumo energético.
“Com o projeto, provamos ser possível inovar e crescer com responsabilidade. Nosso compromisso com a sustentabilidade está presente em cada etapa, desde a escolha dos parceiros até os resultados concretos entregues ao meio ambiente e ao mercado”, afirma Ricardo Silveira, sócio da Imobi.
A candidatura ao Sustainability Award marca um passo importante para a Imobi no cenário internacional, reforçando sua posição como referência em práticas sustentáveis no setor de mídia OOH. A parceria com a The Led foi fundamental para a empresa unir tecnologia de ponta, eficiência operacional e compromisso ambiental em uma solução que pode inspirar o mercado todo.
O futuro da comunicação com o cliente está na inteligência artificial
Por Caio borges
Imagine abrir uma conversa no ChatGPT e dizer: “Preciso de uma mala nova para uma viagem de três dias a trabalho, o que você sugere?” Em segundos, a IA não apenas entende o que você quer, como recomenda marcas, compara preços, responde dúvidas sobre tamanho da bagagem e, se você quiser, conclui a compra — tudo dentro do mesmo bate-papo.
Esta é a proposta do novo recurso de compras integrado ao ChatGPT, anunciado recentemente pela OpenAI. Ele marca um passo importante rumo ao que chamamos de comércio conversacional inteligente: jornadas fluidas, personalizadas, contextualizadas e cada vez mais naturais.
Mas esta mudança não acontece apenas no laboratório da OpenAI. Empresas em todo o mundo já se movimentam para acompanhar o consumidor que prefere conversas a cliques, e menos mensagens.
A jornada do cliente começa e termina numa conversa
Hoje as pessoas querem resolver suas necessidades do mesmo jeito que conversam com amigos. Isso significa que canais como WhatsApp, RCS, Apple Messages for Business e chat in-app deixaram de ser suporte e se tornaram centros de relacionamento, venda e fidelização.
De acordo com o mais recente relatório Messaging Trends, da Infobip, o tráfego de mensagens no WhatsApp cresceu 53% em 2024, enquanto o RCS teve um salto de 5x, impulsionado pela adoção da Apple ao protocolo. O comportamento fala por si: os consumidores estão aderindo a canais que combinam inteligência, contexto e agilidade.
Além disso, os negócios que conseguem unir isso a soluções de IA realmente autônomas — como a Agentic IA, que decide, aprende e age sozinha, estão um passo à frente.
A diferença entre gerar conteúdo e resolver o problema
A nova função do ChatGPT pode gerar respostas envolventes, sugestões úteis e até compras completas. Mas quando pensamos em negócios que precisam escalar isso para milhões de pessoas, entramos em outro patamar de complexidade. É preciso orquestrar canais, proteger dados, conectar sistemas e garantir respostas em tempo real com segurança.
Ao integrar os canais conversacionais com ferramentas de IA e automação, marcas conseguem conversar com seus clientes de forma fluida, contínua e personalizada, com total controle sobre segurança, compliance e integração com sistemas legados.
Combinar IA generativa e Agentic IA com uma estrutura sólida de compliance, integração e automação conversacional funciona. Para o usuário, o que importa é resolver, seja rastreando um pedido, acionando a garantia ou recebendo recomendações personalizadas. Para a empresa, o que importa é fazer isso com eficiência e controle total. Neste cálculo, todo mundo sai ganhando.
A IA deixa de ser moda e vira utilidade
Estamos diante de um novo tipo de consumidor, que pesquisa no Google, compara no TikTok e compra pelo no WhatsApp. Tudo isso enquanto espera ser bem atendido. E isso exige mais do que palavras da moda exige ação.
Esse é o ponto central. A IA não substitui a estratégia, ela potencializa o impacto de uma boa comunicação. Para isso, é preciso mais do que tecnologia, é necessário estrutura, governança e um parceiro com experiência comprovada.
Ao transformar interações em experiências contínuas e conectadas, a IA conversacional deixa de ser tendência e passa a ser infraestrutura de relacionamento. Um pilar de competitividade.
Como mostrou o caso do ChatGPT, a conversa já é interface de compra. Agora cabe às marcas decidirem se vão apenas acompanhar ou liderar esta transformação.
O Elefante Branco da Diversidade Etária nas Empresas
Por Wilians Fiori
Falar de diversidade virou moda. Toda grande empresa tem seus squads: de gênero, de raça, de orientação sexual, de acessibilidade. São causas nobres, legítimas — e que geram engajamento, palmas em eventos, likes nas redes e até selo ESG. Mas tem um tipo de diversidade que raramente entra na roda. Não é sexy. Não vira pauta de campanha publicitária. Não emociona o marketing. E, ainda assim, está ali: escancarada, urgente… e ignorada.
Falo da diversidade etária — o verdadeiro elefante branco na sala das organizações.
Hoje temos, no Brasil, mais de 57 milhões de pessoas com mais de 50 anos. Isso representa quase 30% da população. E sabe quantos estão nas empresas, trabalhando, criando, liderando, gerando valor? Muitos. Mas quase nenhum deles está incluído nas conversas sobre inclusão. É como se envelhecer descredenciasse a pessoa de contribuir — justo numa era que grita por experiência, sabedoria e visão estratégica.
Enquanto isso, os mais jovens chegam com força. A faixa dos 20 a 30 anos soma cerca de 32 milhões de brasileiros — jovens que cresceram em um mundo conectado, veloz, multitarefa. Já a faixa dos 31 a 50 anos representa aproximadamente 56 milhões de pessoas — o grosso da força produtiva do país. Em resumo? As empresas estão sendo geridas, alimentadas e movimentadas por três grandes blocos etários. Mas seguem tratando isso como se fosse detalhe, e não estratégia.
Vejo empresas fazendo malabarismo para entender a Geração Z. Fazem workshop, contratam consultoria, criam campanhas “cool”. Mas ignoram a riqueza que existe em promover encontros profundos entre as gerações. Gosto de dizer que focar em gerações isoladas é olhar pelo buraco da fechadura. O que precisamos é abrir a porta e cultivar conexões intergeracionais, não apenas políticas multigeracionais.
Eu mesmo venho, há anos, provocando corporações sobre isso. Batendo na tecla de que não basta mapear gerações. É preciso decodificá-las. Traduzir seus códigos. Criar laços. Porque o tempo, quando bem trabalhado, vira ponte — não muro.
A ausência de squads voltados à diversidade etária revela uma verdade incômoda: não sabemos lidar com o tempo. Temos medo dele. Fingimos que ele não nos afeta. Mas o tempo está dentro de cada sala de reunião. Está nas diferenças de ritmo, de vocabulário, de valores. E ignorá-lo é, no mínimo, um erro estratégico.
Quer inovar de verdade? Misture um analista de 23 anos com uma gerente de 58. Dê um projeto a eles. E observe o que acontece. Porque a potência não está na idade — está no encontro. O que falta nas empresas não é juventude ou experiência. É diálogo real entre o ontem, o agora e o amanhã.
O futuro não é feito apenas de tecnologia. Ele será moldado pela inteligência de quem sabe ouvir e aprender com o outro. E o “outro”, nesse caso, pode ter nascido nos anos 50 ou em 2005. Importa pouco.
Entender e decodificar as gerações é a grande força emergente atual