Renata Gomide estreia como palestrante no SXSW e mais artigos da semana – 10.03.2025

sxsw_2025

Nos artigos que publicamos hoje você vai ler sobre o primeiro dia de Austin, Renata Gomide, CMO do Grupo Boticário, estreia como palestrante no SXSW, Moove assina campanha de comemoração dos 25 anos do Diário Gaúcho com Junte & Ganhe, mulheres nos negócios: empreendedoras brasileiras superam barreiras de gênero e abrem seus próprios negócios, nem grandes eventos nem redes sociais: ranking das marcas mais desejadas pelos criadores de entretenimento, clientes novos, mudanças na equipe e uma nova sede marcam o início do ano na e21, dois terços dos consumidores não se arrependem depois de comprar produtos recomendados por influenciadores, mostra pesquisa, inclusão no atendimento é tema de capacitação na CDL Porto Alegre, idosa de 100 anos escreve diário desde 1936 e já tem mais de 32 mil registros, juntas pelo cooperativismo, como o recommerce está transformando o consumo de eletrônicos e Openstaff voando.

A Coluna do Nenê, com seus comentários, notas e opiniões voltará no dia 13 de março ou em alguma edição extraordinária. Até lá fique com os artigos que acreditamos serem os mais pertinentes ao mercado.

 

News direto de Austin, Texas.

Por Annie Müller para Protarget e Coluna do Nenê

 

A palestra de abertura do evento, ministrada por Kasley Killam, focou no importante tema de Social Health, a saúde social, que é o futuro da saúde segundo a pesquisadora: “a solidão no mundo tecnológico de hoje é um problema global e a saúde social será mais debatida que a saúde mental em breve”.

Como uma resposta a isso, eu assisti o lançamento de uma ferramenta de IA chamada “the future you”, que através de dados poderá cruzar o eu de hoje com a projeção do nosso eu de amanhã, criando uma ponte do presente ao futuro, que possibilitará pensarmos melhor nossas escolhas e atitudes.

Também assisti a uma Master Class em Strategic Foresight, em que vimos formas práticas de como melhorar previsões e cenários de futuro. Uma das trilhas do SxSw é a da inovação e tem 2050 como visão. Hoje eu busquei conteúdos neste sentido e o dia 1 foi cumprido com sucesso.

 

 

Renata Gomide, CMO do Grupo Boticário, estreia como palestrante no SXSW, maior evento de inovação e criatividade do mundo

Por Maria Beatriz Micele Icizuca

 

CMO do Grupo Boticário e Profissional de Marketing do Ano na Caboré 2024, Renata Gomide , palestrará pela primeira vez na edição deste ano do South by Southwest , com o tema: “ Beleza 2030: as 4 tendências que redefinem o futuro da longevidade ”. Ao lado de Carla Buzasi , CEO da WGSN, a executiva trouxe para Austin uma reflexão aprofundada sobre como as marcas devem olhar para a população madura, já que estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que até 2050 a população do planeta com mais de 60 anos deve chegar a mais de 2 bilhões de pessoas, redefinindo os padrões de beleza e autoestima .

Próximo ao Dia Internacional da Mulher e em linha com o posicionamento da empresa, que lidera a conversa sobre o ageismo na beleza e no mercado de trabalho, a mesa também foi usada para tornar público o anúncio do lançamento do Centro de Pesquisa Feminino do Grupo Boticário , que é o novo centro inovador dedicado a financiar e incentivar estudos e pesquisas sobre o bem-estar e os cuidados da mulher em todas as suas fases – da puberdade à menopausa e senescência.

“Considero o SXSW o berço mundial da inovação e da criatividade, e estar presente no evento e poder contribuir com as conversas foi um destaque na minha carreira e, sem dúvidas, um marco no aprofundamento dos territórios do Grupo Boticário e na nossa capacidade de trazer à tona questões tão importantes para a sociedade, como a longevidade humana. Além disso, poder fazer um anúncio de alto impacto, como a criação do Women’s Research Center em um local com tamanha visibilidade, só reforça nossos compromissos e mostra a capacidade do Brasil de promover inovação e produção acadêmica de ponta, para o mundo inteiro”, afirma Gomide sobre a experiência.

 

O futuro da longevidade para o Grupo Boticário e WGSN

A palestra explorou como a “Economia da Longevidade ” está focada em viver melhor por mais tempo – estendendo a qualidade de vida e não apenas os anos vividos. Nesse sentido, as marcas da empresa estão investindo em produtos que promovem a longevidade, democratizando o bem-estar por meio de ferramentas, serviços e inovação tecnológica. Prova desse comprometimento do Grupo Boticário é a recente conquista do selo Age Friendly, concedido pelo Instituto Age Friendly, representado no Brasil pela Maturi – empresa dedicada à empregabilidade, empreendedorismo e inclusão de profissionais 50+ no mercado de trabalho.

O mapeamento realizado pela WGSN, em conjunto com o Grupo Boticário, identificou interconexões entre longevidade e outros segmentos paralelos, mostrando que o tema vai além do tempo vivido e atinge esferas como sustentabilidade, inovação e tecnologia, diversidade, entre outras . A partir dessa percepção, foram identificadas quatro macrotendências que impactarão a indústria da beleza e bem-estar até 2030, relacionadas ao tema. A primeira delas é a personalização por necessidade e não por idade , o que mostra que

as marcas devem começar a desenvolver produtos que atendam preocupações específicas da pele e do corpo, em vez de segmentá-las rigidamente por idade. A segunda tendência aponta para o impacto das mudanças climáticas , demonstrando que o aumento das temperaturas globais leva à necessidade de inovações em beleza.

O terceiro é acessibilidade e inclusão , reforçando que os produtos devem ser projetados para atender consumidores de todas as idades e com diferentes níveis de habilidades, promovendo um mercado mais acolhedor à maturidade. Por fim, a beleza para todos os ciclos da vida ganha destaque, com o crescimento da demanda por produtos desenvolvidos para momentos como menopausa e climatério, refletindo a necessidade de cuidados mais personalizados em toda a jornada do consumidor.

“ Hoje, a única constante é a mudança, que afeta o meio ambiente, a política, as relações sociais e a comunidade. Na WGSN, analisamos tendências comportamentais associadas à longevidade há muitos anos. Hoje, nossas previsões sobre como essas tendências evoluirão e impactarão a todos nós representam uma grande oportunidade para as marcas e, acima de tudo, para refletir o tipo de mundo e relacionamentos que queremos construir”, acrescenta Carla Buzasi.

O relatório de tendências é a consolidação de uma curadoria de outras pesquisas do WGSN e agora está disponível em plataformas exclusivas para clientes. Mais detalhes sobre o Women’s Study Center podem ser encontrados no site do Grupo Boticário.

 

Moove assina campanha de comemoração dos 25 anos do Diário Gaúcho com Junte & Ganhe

Por Tatiane Hickmann Flowers

 

 

A agência Moove é responsável pela criação da campanha “Junte & Ganhe 25 Anos”, desenvolvida para celebrar o aniversário do Diário Gaúcho. A campanha traz uma série de kits colecionáveis, que podem ser trocados por selos do jornal, além de um sorteio especial de um apartamento. A campanha, que acontece durante todo o ano, tem como objetivo engajar os leitores com produtos úteis e de qualidade, aliados a uma narrativa divertida e envolvente.

A estratégia de comunicação foi desenvolvida para manter o engajamento do leitor ao longo do ano, com o lançamento de três kits diferentes, cada um com seu próprio filme de TV, spots de rádio, conteúdo de mídia social e materiais impressos. As peças apresentam Cida e Genaro, um casal divertido que apresenta os kits de forma descontraída e relacionável ao público.

Os telefilmes são um dos destaques da campanha, trazendo os dois personagens, casados ​​há 25 anos, em situações divertidas com os kits Junto & Ganhe, dando continuidade à história do casal até o final da campanha promocional.

 

Selo comemorativo

Os leitores poderão coletar 70 selos para trocar por kits. Além disso, para cada kit comprado, os participantes participarão de um sorteio para ganhar um apartamento de 2 quartos com garagem .

Assista ao primeiro filme para TV AQUI.

FICHA TÉCNICA:

CLIENTE: Gaucho Daily

CAMPANHA: Participe e Ganhe 25 Anos

APROVAÇÃO DE CLIENTES: Fernanda Alencastro, Flávia Correa e Mariana Brun

GESTÃO DE OPERAÇÕES: Karina Hermes

DIRETORA GERAL: Barbara Pufal

DIRETORA DO CENTRO: Laila Spadari

SERVIÇO: Larissa Guagnini

CHEFE CRIATIVO: Eugênio Lumertz

INTELIGÊNCIA CRIATIVA: Anderson Duarte, Antonio Soletti e Roberto Schmidt

PRODUÇÃO: Carla Bildhauer e Robson Albuquerque

ARTISTA FINAL: Christian Vieira

PRODUTORA DE FILME: Cubo Filmes

PRODUTOR DE ÁUDIO: Reclame Produtora

FOTOS: Studio Mythos – Zé Waxemberg

 

Mulheres nos negócios: empreendedoras brasileiras superam barreiras de gênero e abrem seus próprios negócios

Por Clarissa Perillo

 

Neste Dia Internacional da Mulher, as mulheres empreendedoras estão assumindo o centro do palco no mundo dos negócios e atuando como forças motrizes por trás de empresas inovadoras e bem-sucedidas. De empreendimentos individuais a conglomerados globais, as mulheres estão desafiando as probabilidades e construindo impérios. Suas jornadas são exemplos de resiliência, criatividade e sucesso, ecoando um chamado para que outras mulheres alcancem seus próprios feitos no mundo dos negócios.

Em um ambiente dominado por homens, as mulheres estão remodelando o cenário corporativo ao trazer uma perspectiva única e resiliente, juntamente com habilidades excepcionais de liderança. Essa influência crescente não reflete apenas uma mudança cultural, mas também um movimento poderoso em direção à igualdade de oportunidades no local de trabalho.

Segundo uma pesquisa intitulada “ Mulheres no Local de Trabalho ”, da consultoria McKinsey & Company , cerca de 81% das mulheres apresentam altos níveis de ambição corporativa por meio de promoções, o que as coloca em pé de igualdade com os profissionais do sexo masculino .

A pesquisa Women in Business afirma que 87% das empresas ao redor do mundo têm ao menos uma mulher em cargos de liderança. No Brasil, elas representam 39% do empresariado . Esse salto coloca o Brasil entre os dez países com maior número de mulheres em cargos de autoridade – subindo do oitavo para o terceiro lugar no ranking global desenvolvido pela pesquisa da Grant Thornton.

As mulheres também demonstram maior adaptabilidade às mudanças tecnológicas no ambiente corporativo, o que resulta em maior potencial de crescimento para suas empresas. Ao olhar para a pesquisa mais recente, é possível ver as pessoas que compõem esse número – que ainda tem muito espaço para crescer.

Entre elas está Samanta Carvalho Barros, 45 anos, cujo espírito empreendedor encontrou terreno fértil na costura, habilidade que usou para criar a Sam Motorclothes, marca que vende macacões de motociclista. Apaixonada pelo esporte, Samantha encontrou problemas nos macacões femininos: “eram desconfortáveis ​​e vulgares”. Disposta a mudar essa realidade, a primeira peça foi produzida em sala de aula durante o curso de especialização da Escola de Corte e Costura Sigbol . Desde então, a produção não parou mais; ela produz 15 peças por mês e atende mulheres de todo o Brasil.

No mercado de franquias, as mulheres ganham força e espaço a cada dia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres já são maioria nas redes de franquias, e sua participação aumentou de 46% para 57% entre 2015 e 2024. As empreendedoras Mafalda Ramos e Luana Horn, franqueadas da TZ Viagens , são um excelente exemplo da participação feminina no franchising. Mafalda trabalha meio período em sua unidade home-based da rede , equilibrando suas atividades como empreendedora com seu segundo emprego. Ela se destaca entre as demais franqueadas por ter uma unidade que já faturou mais de 1 milhão anualmente. Na mesma época, Luana inaugurou a 250ª filial da franqueadora, e hoje conta com duas filiais na região do Mato Grosso. A paixão pelos negócios é o que move sua carreira, além da vontade de vestir a camisa da empresa.

E mulheres nos negócios também são sinônimo de resiliência e trabalho duro. Meire Medeiros, fundadora do Grupo MM – agência especializada em organização de eventos – também atua como CEO do negócio há mais de 30 anos. A empresa, que é referência no mercado de eventos, live marketing e brand experience, não só é liderada por uma mulher, como cerca de 60% de seus funcionários são do sexo feminino.

Neste Dia Internacional da Mulher, histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras estão redefinindo o cenário empresarial e destacando sua resiliência, criatividade e sucesso. Elas não estão apenas ocupando posições de destaque, mas também estão abrindo caminho para maior igualdade de oportunidades no mundo empresarial, inspirando outras mulheres a perseguir seus sonhos e atingir seus objetivos com determinação e coragem.

 

Nem grandes eventos nem redes sociais: ranking das marcas mais desejadas pelos criadores de entretenimento é dominado pelos serviços de streaming

Por Gabriela Cardoso

 

Os criadores brasileiros estão cada vez mais conectados ao consumo de conteúdo on-demand. Segundo pesquisa exclusiva da BrandLovers , os serviços de streaming dominam o ranking das marcas mais desejadas pelos nano e micro criadores do segmento Entretenimento e Cultura Pop. Das dez primeiras posições, sete pertencem a plataformas de streaming, entre elas Netflix, Spotify, Amazon Prime Video, Disney+ e HBO .

Os resultados do estudo mostram uma mudança significativa no conceito de entretenimento para criadores de conteúdo: se antigamente grandes eventos e experiências presenciais eram o principal desejo, hoje o consumo digital e personalizado ganha destaque, refletindo a forma como o público interage e compartilha cultura na internet. Não é surpresa que o ranking seja composto em grande parte por empresas que oferecem experiências digitais, com apenas um evento de grande porte mencionado (Rock in Rio) e apenas uma rede social presente (TikTok).

Para Rapha Avellar, CEO e fundador da BrandLovers, a presença massiva dos serviços de streaming serve como um alerta para empresas que atuam no setor de entretenimento. “Festivais e eventos presenciais ainda têm seu lugar, mas o digital se consolidou como o principal território de influência. Para os criadores, estar alinhado a uma plataforma de streaming significa acesso direto a tendências e a uma audiência global”, afirma.

O CEO destaca ainda o fato de três marcas brasileiras se destacarem no ranking: Globo, Rock in Rio e Multishow, respectivamente em 6º, 7º e 10º lugar na lista. “Globo, Rock in Rio e Multishow provam que o entretenimento nacional tem força para competir com gigantes internacionais. O segredo é criar conteúdos e experiências que realmente se conectem com os criadores e seus públicos.”

Confira abaixo as 10 principais marcas dos sonhos no nicho de entretenimento e cultura pop :

Netflix

Spotify

Amazon Prime Vídeo

Disney+

Cinemark

Globo

Rock in Rio

TikTok

HBO

Multishow

Dos 1.000 entrevistados, 47% eram nano criadores (com até 10.000 seguidores), 46% eram micro criadores (com 10 a 100.000 seguidores), 5% eram criadores médios (de 100 a 500.000 seguidores), 1% eram macro criadores (de 500.000 a 1 milhão de seguidores) e 1% eram criadores celebridades (com mais de 1 milhão de seguidores). Entre os participantes, 61% tinham entre 25 e 40 anos; 27% tinham entre 18 e 25 anos; e 10% tinham entre 40 e 60 anos. Apenas 2% tinham menos de 18 anos. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2024.

 

Clientes novos, mudanças na equipe e uma nova sede marcam o início do ano na e21

Por Assessoria e21

 

2025 começou com força na e21. São 7 novos clientes que entram na carteira da agência desde o final do ano passado e no início desse ano.

São 10 novos profissionais que chegaram em diferentes áreas, fortalecendo a base de operações.

E, por fim, a certeza de que a agência mudará sua sede, para um lugar ainda mais ampliado e 100% concebido para novas necessidades operacionais da agência.

Novos clientes

1.Gota Limpa – Tradicional marca gaúcha de produtos de Higiene & Limpeza volta esse ano para a agência, focando na construção de um novo momento de crescimento da empresa;

2.Escola da Saúde – La Salle-Santa Casa – Essa iniciativa de absoluta qualificação na área da saúde, reunindo 2 das maiores instituições da área no estado, entregou para a e21 a divulgação e marketing de performance da pós-graduação Médica, além da pós-graduação Multiprofissional;

3.Superbac – Mais uma empresa de alta tecnologia do agro chega na e21, essa com a atuação no segmento de defensivos biológicos;

4.Satis – Outra empresa do agro que chega, essa com atuação no segmento de nutrifisiologia e adjuvantes;

5.VBS – O mais completo sistema de gestão de agências de propaganda inicia uma discussão estratégica de branding, com a e21;

6.Denteck – Uma das maiores empresas de solução em ar-condicionado do país iniciou os trabalhos com a e21 no final de 2024, revisando toda sua identidade corporativa e comemorando os 15 anos da empresa;

7.RCorrea – A e21 ficará responsável pela campanha digital de performance para um dos empreendimentos da empresa.

“Crescemos 25% no ano passado. Esse ano, nossa nova carteira nos faz prever outros 30%.” – Comenta Luciano Vignoli, Diretor-Presidente da e21

 

Reforços

A e21 estra trazendo para o time 10 novos profissionais, com destaque para novas lideranças na área de conexões e atendimento.

“Todas as áreas da agência, praticamente, receberam reforços. Criação; Social Media; Conexões/Mídia;

Atendimento; Financeiro; RH; Enfim, é um grande momento de oxigenação na equipe.” – Enfatiza Daniel Ramos – Sócio-Diretor de Criação e Operações da agência.

 

Conteúdo

Após ter lançado, no ano passado, um livro comemorativo dos seus 40 anos de mercado e um novo número de sua revista-portfólio criativo, agora a e21 prepara mais uma publicação. É o número inaugural de uma série de conteúdos de planejamento da agência. O primeiro vem com o sugestivo título de “Pequeno manual de sobrevivência na selva da irrelevância” e trata do cenário de absoluta hipercompetição por atenção no “novo” universo da comunicação digital. Vale aguardar.

“A e21 tem a reputação de ser uma das agências que faz do planejamento um de seus fundamentos mais estratégicos. E isso não se altera ao longo do tempo. Promovemos seguidas evoluções em nosso modo de pesar e agir. E vamos dividir isso mais uma vez com o mercado.” – Comenta Samir Salimen – Diretor de Relações com o Mercado da agência.

 

Mudança

A e21 segue apostando num modelo de atuação que valoriza a integração entre suas equipes, através de um modelo de atuação basicamente presencial. Para tanto, a agência fará uma mudança em sua sede, incorporando novos recursos físicos em sua operação.

“Teremos uma área com um estúdio de produção para gravação de podcasts/videocasts, além de edição especial de vídeos. Teremos ambientes de integração, amplos, redefinidos. Seguimos valorizando o olho- no-olho e a discussão estratégica-criativa em equipe.” – Complementa Daniel.

 

Dois terços dos consumidores não se arrependem depois de comprar produtos recomendados por influenciadores, mostra pesquisa

Por Lucas Siciliano

 

Uma pesquisa realizada pela Youpix, em parceria com a Nielsen, mostra que dois terços dos consumidores não se arrependem de comprar produtos recomendados por influenciadores digitais. Entre o outro terço que ficou decepcionado, 61% se arrependeram da compra porque o produto era ruim, enquanto 38% disseram que o criador do conteúdo mentiu na propaganda.

O relatório “The Effect of Influence on Consumption” também revela que 45% dos compradores sempre têm suas expectativas superadas quando confiam na recomendação de um criador, enquanto apenas 20% discordam. Segundo Fabio Gonçalves, diretor de talentos internacionais da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência, essa alta satisfação do consumidor com os influenciadores reflete a confiança construída por meio de conexões autênticas.

“Quando um criador recomenda um produto, ele o faz de forma personalizada, compartilhando suas próprias experiências e mostrando como ele pode ser aplicado no seu dia a dia. Essa proximidade cria uma sensação de credibilidade muito maior do que a publicidade tradicional, que muitas vezes parece impessoal”, explica. A análise está em linha com outros dados da pesquisa da Youpix e da Nielsen, que mostram que conteúdos relacionados a aplicações de uso do produto incentivam compras. Dicas de uso e tutoriais, por exemplo, foram identificados como os principais conteúdos que incentivam a compra de um produto recomendado por um influenciador.

“Além disso, os influenciadores conhecem bem seus públicos e entendem suas necessidades e preferências. Essa afinidade permite que eles selecionem produtos que realmente tenham potencial para agradar seus seguidores, aumentando a chance de satisfação após a compra. Outro ponto importante é que, diferentemente das campanhas convencionais, os criadores costumam responder comentários, tirar dúvidas e interagir com seu público, aumentando a segurança na hora da compra”, continua o profissional.

Fabio também diz que a transparência tem se tornado uma prática cada vez mais comum no mercado de influenciadores. Segundo ele, quando os influenciadores deixam claro que o conteúdo é patrocinado, mas ainda assim fazem uma recomendação sincera, os seguidores valorizam essa honestidade. Essa combinação de autenticidade, proximidade e relevância explica por que tantos consumidores se sentem satisfeitos com suas compras, segundo o especialista.

Por fim, Gonçalves afirma que é essencial que as agências incentivem seus talentos a serem autênticos com seus seguidores, contribuindo para um mercado de influenciadores cada vez mais confiável e com alta satisfação do consumidor: “Na Viral Nation, por exemplo, instruímos nossos talentos a manter conexões reais com o público priorizando autenticidade, transparência e relevância nas parcerias. A agência incentiva os influenciadores a aceitarem apenas campanhas com marcas que façam sentido para seus públicos, evitando promoções incoerentes”.

“Além disso, aconselhamos que sejam transparentes sobre o conteúdo patrocinado, usando tags claras como #publi ou #ad e compartilhando experiências honestas com os produtos. Ter um agente experiente é essencial nesse processo, pois propostas muitas vezes parecem impossíveis de recusar, mas cabe a nós aconselhar o criador a dizer não se não acredita no produto ou se a empresa exigir uma postagem antes que o produto realmente faça efeito. Essa orientação ajuda a evitar campanhas precipitadas, garantindo que as recomendações sejam genuínas. Fazer uma curadoria cuidadosa de parcerias e incentivar um relacionamento próximo com os seguidores fortalece a confiança na publicidade feita por influenciadores”, conclui.

 

METODOLOGIA

O estudo foi realizado entre 30 de setembro e 7 de outubro de 2024, com 1.000 respondentes de diferentes perfis demográficos. Entre os participantes, 65% são mulheres e 29% são homens. A pesquisa completa está disponível AQUI.

 

 Inclusão no atendimento é tema de capacitação na CDL Porto Alegre

 

Entidade busca quebrar barreiras para inclusão de pessoas com autismo no varejo gaúcho

Com a capacitação “Seu atendimento está realmente preparado para todos os clientes?”, a CDL Porto Alegre busca fortalecer a inclusão e acolhimento de clientes com autismo no varejo gaúcho. A palestra acontecerá no dia 12 de março (quarta-feira), das 18h30min às 20h, na sede da CDL Porto Alegre.

O objetivo é oferecer uma nova visão aos comerciantes para entender o autismo. A gestora de Recursos Humanos e Capacitação para o Varejo, Elisa Pesa, destaca que “pessoas autistas e suas famílias ainda enfrentam desafios no atendimento no varejo. No entanto, pequenas adaptações podem transformar significativamente a experiência de compra e fortalecer a fidelização do cliente. Por isso, é essencial que o varejo compreenda essas necessidades e se prepare para oferecer um atendimento mais inclusivo e acolhedor.”.

A capacitação abordará seis tópicos:

  1. Conceitos;
  2. Características – O que é o autismo (transtorno do espectro autista)?
  3. Como identificar?
  4. Como atender de uma forma mais inclusiva?
  5. Legislação e boas práticas de atendimento
  6. Cases positivos e negativos

Os facilitadores são Igor Bueno e Ana Carolina Rodrigues, criadores da ‘Causa Nobre’, empreendimento especializado em desenvolvimento de projetos sociais, e produtores do livro ‘Diário Azul – Uma Jornada Através do Autismo’.

A capacitação é aberta ao público e gratuita para associadas da CDL POA e alunos da Faculdade do Comércio. Para mais informações, entre em contato pelo whatsapp (51) 98021-9515. O evento acontece no dia 12 de março (quarta-feira), das 18h30 às 20h, na sede da CDL Porto Alegre (Praça Oswaldo Cruz, 10 – Centro Histórico – Porto Alegre).

 

 

Idosa de 100 anos escreve diário desde 1936 e já tem mais de 32 mil registros

Por O Povo

 

Pouco antes de completar 11 anos, Evie Riski foi presenteada pelo pai com algo que mudaria sua rotina pelo resto da vida: um diário. Ao presenteá-la, ele esperava que a filha desse início a tradição de registrar os eventos cotidianos vividos por ela. Desde então, passaram-se 90 anos, e Riski já acumula mais de 32 mil registros diários.Todas as noites, a senhora de 100 anos de idade mantém o hábito de escrever no diário desde aquele 1º de janeiro de 1936, quando foi presenteada pelo pai.

Idosa tem o hábito de escrever em diário há 90 anosAntes de dormir no apartamento em que vive no estado da Dakota do Norte, nos Estados Unidos, Riski sempre abre o diário e relata nas páginas um pouco do que ocorreu ao longo do dia.

O hábito da centenária fez com que ela não tenha deixado de fazer o registro de nem um dia sequer desde a primeira vez em que começou a escrever no diário, em 1936.

É claro que 90 anos de relatos cotidianos não caberiam em um único exemplar. Riski mantém, guardados em um baú, dezenas de diários, nos quais há registros que vão desde atividades da fazenda e romances escolares no começo de sua vida até o nascimento dos três filhos e o falecimento do marido em 2010.

O diário acompanha a idosa por todo lugar“E toda noite, quando termino de escrever, sempre olho para trás um ano para ver o que eu estava fazendo no ano anterior”, afirmou a senhora em entrevista ao jornal estadunidense The Washington Post.O diário a acompanha aonde quer que ela vá, inclusive quando viaja. A exceção é quando Riski é submetida a internações hospitalares. No passado, quando deu à luz os filhos também se afastou um pouco do diário, ainda assim não deixou de escrever no caderno um dia sequer.Caso esteja longe do diário, a idosa escreve os relatos em qualquer papel como rascunho e, ao chegar em casa, transcreve tudo para o diário. “Realmente, não havia desculpa para eu não escrever nele”, disse a centenária.

 

                                                                       Inspiração para a família e conhecidos

Para a família de Riski, a persistência na dedicação da senhora em escrever diariamente sobre eventos da própria vida ao longo das décadas é algo surpreendente.“Todas as noites, quando eu era criança, ela se sentava à mesa da cozinha, não importava o que acontecesse, e escrevia naquele diário”, relatou ao jornal estadunidense a filha de Riski, Michelle Locken, de 59 anos.

Para ela, a mãe serviu de inspiração para que a filha também começasse o próprio diário, prática que segue há duas décadas. “Ela me comprou um diário quando eu tinha 10 anos, mas eu estava mais interessada em andar de bicicleta e correr com meu cachorro”, disse Locken. Somente aos 30 anos ela decidiu retomar o hábito.

“Não importa onde você esteja na vida, é divertido escrever o que você está fazendo para que você possa olhar para trás.”

Longe de serem apenas um monte de escritos no papel, os relatos diários de Riski têm uma inegável importância documental e já até auxiliaram na resolução de discussões familiares, além de, segundo Locken, a centenária ter uma ótima memória.

Evie Riski tem residido no centro de vida independente Good Samaritan Society de Lakota. Além da família, a idosa serve de exemplo e inspiração para os outros moradores do local.

 

Juntas pelo Cooperativismo

Por Márcio Port via Linkedin

 

O Sicredi inaugurou Monumento “Juntas pelo cooperativismo” em homenagem as mulheres cooperativistas.

A escultura simboliza a presença, a luta e a contribuição histórica das mulheres para o cooperativismo e para a sociedade. Este marco físico convida à reflexão sobre o papel essencial das mulheres na construção de movimentos mais fortes e sustentáveis, inspirando futuras gerações a promoverem mudanças e ampliarem espaços de participação e inclusão.

A obra apresenta três mulheres de etnias diferentes, de braços dados em um ato de sororidade, homenageando a diversidade dos povos e a importância da união. As figuras representam a ancestralidade das mulheres indígena, europeia e africana, refletindo a pluralidade do nosso país. Inspirada em nomes como Eliza Brierley, Tereza de Benguela, Rosa Parks e Sônia Barbosa (Ara Mirim), a escultura traz elementos que dialogam com os valores e princípios cooperativistas: Um livro simbolizando a educação, formação e informação; Uma mão levantada remetendo à participação democrática; Uma flor de lótus representando força e resiliência; Braços dados expressando união e cooperação.

Gratidão a todas as mulheres que contribuem diariamente para o fortalecimento do cooperativismo e para a construção de uma sociedade mais próspera e justa!!

 

Como o recommerce está transformando o consumo de eletrônicos

Por Meio&Mensagem

 

A projeção é que, globalmente, o valor da indústria de eletrônicos de consumo cresça de US$ 110 bilhões, em 2025, para US$ 476 bilhões, em 2035. Para se ter uma ideia, o setor produz mais de 2,5 bilhões de dispositivos por ano, incluindo 1,3 bilhão de smartphones e 240 milhões de equipamentos vestíveis, o que gera um grande desafio ambiental devido aos ciclos de vida curtos.

 

Painel sobre recommerce no MWC

Um dos painéis do Mobile World Congress (MWC) juntou líderes de fintech e e-commerce para analisar o papel da tecnologia, sobretudo com o avanço da inteligência artificial (IA), na transição para um comércio sustentável. Atualmente, somente 8% dos dispositivos eletrônicos são reutilizáveis, embora o percentual deva subir para 14% até o fim da próxima década, o que demonstra o longo caminho que o mercado ainda precisa percorrer para atingir níveis ideias de sustentabilidade.

É com esse pano de fundo que crescem as conversas sobre o potencial do chamado recommerce – ou comércio de revenda –, que deverá atingir US$ 1,24 trilhão globalmente até 2035. De acordo com os especialistas, os programas de trade-in (que envolvem apenas a compra de produtos usados dos consumidores) também foram apontados como tendência, com uma projeção de chegar a US$ 244 bilhões também até 2035.

O setor, no entanto, ainda carece de inovações tecnológicas para impulsionar esse crescimento, como a da empresa espanhola Ealyx. A companhia desenvolveu um método de pagamento que permite aos consumidores pagarem por novas compras utilizando o valor de produtos usados. Ou seja, o sistema concede desconto instantâneo no valor total do carrinho, baseado no preço do item antigo.

“Todo o ecossistema precisa de uma solução que implemente a circularidade. Nosso objetivo é oferecer um incentivo comercial para que os lojistas possam adotar um modelo sustentável sem comprometer o crescimento. O segredo está em colocar os incentivos certos nos lugares certos”, disse Pol Karaso, cofundador e CEO da Ealyx. A solução é usada em e-commerces como Allzone.es e Microfusa.com.

O diretor-geral da Foxway para o Sul da Europa, Óscar Díaz, defendeu a importância do assunto ao dizer que os eletrônicos merecem uma segunda chance. A empresa europeia oferece dispositivos eletrônicos recondicionados, como portáteis, PCs, servidores e acessórios, com padrões de qualidade e garantia dos fabricantes originais.

“Coletamos, reformamos e revendemos dispositivos, para prolongar sua usabilidade e minimizar o desperdício eletrônico. Nosso objetivo é uma economia totalmente circular, onde os dispositivos permaneçam no mercado pelo maior tempo possível”, ressaltou.

 

Recommerce e outros setores

Yair Martínez, diretor de operações da GoTrendier, afirmou que a economia circular é um conceito conhecido na moda, sendo porta para novas oportunidades para os players. “Os consumidores revendem roupas principalmente para obter uma renda extra e liberar espaço em casa. A sustentabilidade tem papel maior na retenção de usuários do que na aquisição. Grandes varejistas estão desenvolvendo suas próprias plataformas de revenda, mas a abordagem de marca única pode levá-los a colaborações com marketplaces multimarcas no futuro”, analisou.

Já no âmbito das fintechs, conforme Adrián Escudé, diretor de receitas da SeQura, os avanços da inteligência artificial estão revolucionando a avaliação de riscos. Dessa forma, é possível viabilizar soluções financeiras mais inteligentes e condizentes com o comércio circular.

A empresa começou no mercado, há dez anos, sem nenhum sistema de pontuação de risco, aceitando todas as transações para acelerar o próprio aprendizado. “Evoluímos rapidamente para modelos de aprendizado de máquina semissupervisionados e, recentemente, introduzimos algoritmos de detecção de anomalias baseadas em IA, o que permitiu aumentar as taxas de aceitação em 5 pontos percentuais e reduzir os índices de inadimplência em 8%”, contou.

 

OPENSTAFF VOANDO

Por Paulo Satt via Linkedin

 

Muito feliz e otimista com o desempenho da OPENSTAFF, neste início do ano 25.

Tivemos uma atuação de ponta no Planeta Atlântida 25 Grupo RBS;

Renovamos a parceria com o Sport Club Internacional atendendo todos os jogos do Beira Rio – incluindo futebol feminino e de base;

Estamos com um trabalho maravilhoso no atendimento para perto de 700 empresas e 25.000 staffs junto a Expodireto Cotrijal;

Gestando o staff dos diversos eventos que acontecem na casa de eventos do Litoral Norte do RS Privilege;

Atendendo o CBB – Camarote Bar Brahma do Carnaval oficial de São Paulo com mais de 2.000 staffs para o Grupo Diverti;

E implantando a plataforma junto ao grupo de coordenação do South Summit Brazil 25 com muitas novidades e upgrades.

E isso que o ano só está começando, pois estamos trabalhando diuturnamente, não só para entregar o nosso melhor, como constantemente aprimorando a plataforma e prospectando por este Brasil afora.

E vêm muita novidade por aí, não só em termos de eventos, arenas esportivas e entidades, mas também no mundo corporativo!

O negócio é colocar a barriga no balcão e não ter medo, nem preguiça para trabalhar.

Obrigado Deus, por tanto!

Ao time da Openstaff e aos meus sócios – o que sempre falo: Juntos somos mais fortes!

Somos a Staffctrl/Openstaff – uma startup que pensa e se dedica como uma grande corporação, pois é onde almejamos chegar!

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.