NOTAS DA SEMANA – 20.12.2024

Natacha Gastal
Nesta edição da Coluna do Nenê, você lê a entrevista com a Relações Públicas Natacha Gastal, tem também um episódio muito especial do vídeocast do Nenê com quem produz e dirige o Planeta Atlântida. A seção “artigo” está contemplada com muitos assuntos interessantes como: as tendências de consumo dos Baby Boomers, o novo perfil profissional da Geração Z, Branding, os patrocinadores do Brasileirão 2025, o futuro do home office, a classe média brasileira, entre outros. E, nesta última edição de 2024, não poderiam faltar as notas mais quentes do mercado.
Boa leitura!

ENTREVISTA NATACHA GASTAL

Nossa entrevistada desta edição é Natacha Gastal, Diretora de Publicidade Institucional do Governo do Rio Grande do Sul. Com um currículo extenso e invejável, ela nos conta sobre como foi o seu primeiro ano à frente do cargo e o que espera para 2025.

  1. Quais são os principais desafios e oportunidades na direção de publicidade da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul?

Eu acredito na comunicação como uma ferramenta essencial para a transformação da sociedade e na promoção de relações mais conscientes. Então, mais do que desafios, assumir a Diretoria de Publicidade Institucional do Rio Grande do Sul é uma grande oportunidade.

Nos últimos 20 anos, atuei em organizações da sociedade civil e empresas, nas áreas de políticas públicas, advocacy e na coordenação de projetos intergovernamentais, tendo nos governos, parceiros de causas. Agora, “do outro lado do balcão”, tenho a oportunidade de aplicar tudo o que aprendi, colocando em prática uma comunicação pública mais humana e próxima da sociedade.

Eu tenho dito que o desafio de comunicar governo é maior do que marcas e produtos. Nós entregamos serviços e executá-los bem, é a nossa obrigação. Dessa forma, entendo que a comunicação pública atua no campo das ideias e ideais; da percepção das pessoas sobre o que fazemos e como isso impacta a vida delas.

É, sem dúvida, um baita desafio, mas também, uma grande oportunidade de aproximar a sociedade do fazer público e político.

  1. Como equilibra a comunicação institucional com a comunicação política?

Essa é uma pergunta que gera um bom debate – ou outra entrevista. Na minha opinião, tudo é política. Somos seres políticos, apesar de claramente termos nos afastado disso em função de tudo que vem acontecendo no Brasil nos últimos anos. Mas entendo que o que nos afasta é o descontentamento partidário, não a política em si.

Então, o que fazemos na Secretaria de Comunicação (SECOM) é comunicação política, sempre – apesar de também ser institucional, pois para além das entregas de gestão, ela tem a responsabilidade de apresentar o posicionamento de governo, nossos valores e crenças à sociedade. É por meio da comunicação política que o governo estimula e promove consensos sobre o que a sociedade precisa agora e, especialmente, sobre uma estratégia de futuro.

  1. Quais estratégias utiliza para engajar o público e promover políticas públicas?

Comunicação pública é bússola e não pode ser vista apenas como um meio para disseminação de informações e entregas dos governos. Mas sim, como uma forma de orientar a população e assegurar acesso aos programas e políticas públicas. Ela precisa ser capaz de atingir uma diversidade de públicos, com diferentes necessidades, realidades e características demográficas. Isso exige uma segmentação cuidadosa e o uso de múltiplos canais.

É por isso que considero impossível atribuir apenas à estratégia publicitária. Especialmente quando temos uma jornada não linear no consumo de comunicação, e um público com atenção fragmentada e pulverizada.

Nos últimos meses, a SECOM lançou mão de uma estratégia de comunicação 360°, ampliamos a capilaridade e a presença da comunicação governamental como um todo. Assumimos a narrativa da reconstrução, mostrando não só o que entregamos, mas como cada um faz parte do Plano Rio Grande.

Essa experiência emergencial, de uma atuação conjunta, reforçou a potência de uma comunicação estratégica e posicionada. Comunicação é mais do que jornalismo. Comunicação é mais do que redes sociais. Comunicação é mais do que eventos e mais do que publicidade. É tudo isso, estimulando a sensação de pertencimento, informando, envolvendo e, por que não, emocionando.

E se antes a publicidade respondia por campanhas pontuais, por temas de cada secretaria, hoje ela é uma das linhas condutoras, atuando de forma transversal. E aqui não posso deixar de agradecer e destacar o apoio e acolhida dos meus pares e colegas de SECOM, mas também, das agências de publicidade que nos atendem pela parceria nesse processo. Elas estão trabalhando incansavelmente de forma integrada e colaborativa, nos ajudando a levar o Plano Rio Grande para todos os cantos e lares do nosso estado.

Afinal, se o plano é um só: tornar o Rio Grande ainda mais forte; a comunicação, a nossa mensagem, precisa ser unificada.

  1. Quais são os projetos mais relevantes que você desenvolveu na Secom/RS?

Sem dúvida, o mais relevante é a estratégia de comunicação do Plano Rio Grande e o desafio de transformar a capacidade de superação dos gaúchos em confiança na retomada. Para isso, é fundamental uma comunicação clara, estratégica e transparente.

Passado o pior momento da catástrofe climática, o governo apresentou à sociedade o plano de reconstrução, adaptação e resiliência climática. As enchentes ressignificaram o papel da publicidade e o Plano Rio Grande se tornou a coluna vertebral da comunicação de governo.

Apontamos o caminho, unimos esforços e falamos com sociedade gaúcha, de forma que todos entendam que o Plano Rio Grande é muito mais d o que um plano de governo, é um plano de Estado. E, quando vemos que a sociedade compreendeu essa mensagem, isso dá um baita orgulho, pois é o resultado de muito trabalho da SECOM.

Mas sou uma apaixonada por comunicação. Dessa forma, considero que todas as campanhas que entregamos nesses 5 meses em que estou à frente da publicidade, tem um pouco desse olhar emocionado.

 

  1. Como você vê a evolução da comunicação pública no Rio Grande do Sul?

O fazer da comunicação pública era algo distante do meu dia a dia profissional, até assumir a Diretoria de Publicidade. E,

quando a gente não está próximo, é difícil avaliar. O que posso afirmar é que encontrei na SECOM um caminho bem pavimentado, o que facilita a continuidade de um bom trabalho e possibilita movimentos e mesmo mudanças com segurança.

Quando acontece algo sem precedentes, como o que aconteceu aqui nas enchentes, a comunicação assume um papel de destaque. A informação precisa ser em tempo real, preventiva, de alerta, de orientação e assistência.

Para isso, a SECOM mobilizou uma força tarefa com criação do Gabinete de Crise de Comunicação. O primeiro desafio foi emitir alertas à população por meio dos canais oficiais e da imprensa. Além disso, um ponto crítico foi o combate às fakenews e à desinformação. Com parcerias com a Polícia Civil e o Ministério Público, sites e perfis foram tirados do ar. E, com o apoio da Meta, intensificou-se o disparo de informações nos canais de WhatsApp e Instagram.

A SECOM aprimorou o site SOS Rio Grande do Sul, que hospeda informações sobre doações, abrigos, orientações de socorro, situação de estradas e serviços úteis; que se torna referência para ações coordenadas em desastres.

Se somarmos a tudo isso a gestão de comunicação da pandemia e do modelo de Distanciamento Controlado, por exemplo, podemos dizer que a comunicação pública do Rio Grande do Sul tem crescido nos desafios e adversidades, se qualificando e, certamente, servindo de referência para outros estados e cidades.

  1. Qual é o seu maior orgulho profissional?

Eu tenho muito orgulho da minha trajetória profissional como um todo, desde os tempos de estagiária. Não sei se eu destacaria uma conquista em si, ou o fato de muito cedo me descobrir “um ser social”, parte de uma sociedade em que preciso agir como cidadã inquieta – buscando colaborar para o bem-estar comum. Por isso, fiz a opção de trabalhar com causas e projetos de impacto social. O que hoje está em alta no guarda-chuva ESG, foi uma escolha feita há mais de duas décadas.

Sou uma Relações Públicas movida pela vontade de contribuir com a construção de um mundo melhor. Além de me especializar em gestão de comunicação e relações governamentais, fiz pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global, procurando entender o meu lugar e o meu papel, seja no meu bairro, cidade, estado, país – e por que não, no mundo.

  1. Quais são seus planos futuros?

Eu não sou o Governador, eleito para um mandato, mas meu compromisso hoje é com a posição que aceitei, ainda mais nesse momento tão delicado e especial para a história do nosso Rio Grande do Sul. Então, estou comprometida com a minha função e todos os desafios de colaborar com uma comunicação pública cada vez mais estratégica e eficiente. Uma comunicação, como falei lá em cima, mais humana e próxima da sociedade.

E no meio disso, ser uma boa mãe. Já que em 2024 estamos adolescendo. E digo assim mesmo, no plural, pois entendo que a minha maternidade está na adolescência junto com meu filho e seus quase 14 anos.

  1. Qual mensagem você gostaria de deixar para o público?

Sejam ousados. É sobre saber o que precisa ser feito. E fazer. Mas também sejam emocionados. Para colocar intenção e emoção naquilo que fazem.

O que hoje me motiva a trabalhar todos os dias é saber que estamos empenhados em construir o Rio Grande do Futuro. Um estado que cresce economicamente, que cresce com inclusão – cresce para todos, e de forma sustentável. É para lá que a gente vai. Fazer do RS o melhor estado do Brasil para se viver. Vamos juntos?

Boas Festas e nos reencontramos logo ali, em 2025!

PROGRAMA ESPECIAL DA COLUNA DO NENÊ SOBRE O MAIOR EVENTO DE ENTRETENIMENTO DO RS: PLANETA ATLÂNTIDA.

Uma conversa leve e cheia de histórias de bastidores com quem produz e dirige o evento. Eugênio Corrêa, Gustavo Sirotsky e Nathalia de Simoni cont

am tudo sobre a próxima edição e um pouco mais . Clica AQUI e confira tudo em primeiríssima mão.

 

 

O RS SE REERGUE

As Enchentes prejudicaram em muito a indústria, o comércio e os prestadores de serviços. As cidades foram devastadas, mas a força e a garra do povo estão fazendo a diferença na recuperação e renovação do RS.

 

ESTRELADA

BRAZO foi a empresa que fez acontecer acima de sua marca representada e ganhou o respeito e a Estrela da ARP.

 

CONSTELAÇÃO DE PRÊMIOS NA NOITE ARP

IMOBI, empresa de OOH E DOOH, se inscreveu em três cases dos mais disputados no SALÃO ARP 2024 e levantou todas estrelas.

E o GRANDE DESTAQUE da noite foi a HOC – House of Creativity com 6 estrelas, mostrando que realmente merecia o Prêmio de Agência do Ano.

 

DUAS ESTRELAS DE MUITO BRILHO.

Banrisul como cliente,marca do ano e Vannice Ramos como marketing do ano.

 

MARCA HISTÓRICA

O GAV, formado de profissionais de veículos e representantes de Entidades, atingiu mais de 100 sócios e se tornou o maior grupo de profissionais do Estado.

 

REELEIÇÃO

Juliano Hennemann foi reeleito presidente do Sinapro por mais três anos e tendo como vice, Fernando Silveira, e como Diretor Administrativo Financeiro, Jair de Mattos.

 

MARPA CONFIRMA

A gaúcha Marpa acaba de receber pelo segundo ano consecutivo a certificação do Great Place to Work, como Uma das Melhores Empresas para Trabalhar.

 

TRISTE

A ESPM Rio Grande do Sul ainda funcionará? Dois grandes e competentes profissionais professores Alessandro e Genaro se despediram do corpo docente.

 

EMOCIONANTE

Comovente o comercial da Unisinos “O mundo celebra o Natal”, parabéns equipe de marketing da universidade.

 

GRUPO SABEMI ANUNCIA NOVO POSICIONAMENTO

“Com você desde sempre” vai reforçar a presença da marca junto a clientes, parceiros e colaboradores.

Há mais de 50 anos referência no ramo de seguro de pessoas, previdência e serviços financeiros, o Grupo Sabemi está lançando um novo posicionamento no mercado. “Com você desde sempre” é o mote da campanha já disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=-H-MgP1GjB8) e que dará o tom da comunicação com os clientes, parceiros e colaboradores a partir de 2025.

Desenvolvido pela área de Marketing da companhia que, desde outubro, é liderada por Kauã Sommer, o novo posicionamento vai reforçar a presença da marca a partir de um dos principais pilares da atuação do Grupo Sabemi: a sólida relação de confiança estabelecida com seus diferentes públicos há mais de cinco décadas. “Desde que foi fundada, há 51 anos, a Sabemi tem como missão estar ao lado dos seus clientes, parceiros e colaboradores, sendo um porto seguro especialmente nos momentos de maior dificuldade. Este novo posicionamento reforça essa missão e enaltece o longo relacionamento que temos com quem confia na nossa marca”, explica o novo head de Marketing do Grupo Sabemi.

Em mais de uma década de carreira, Kauã Sommer atuou em agências de publicidade, em empresas dos mercados bancário e financeiro, em bancos, cooperativas de crédito e em fintechs/startups. Mais recentemente, exercia o cargo de head de Produtos de uma startup catarinense, um banco digital com foco no nicho condominial.

Na Sabemi, Kauã tem como missão promover o protagonismo do marketing na companhia e desenvolver estratégias com foco nos negócios das três áreas de atuação da empresa: seguro de pessoas, previdência e serviços financeiros. “É uma missão desafiadora e, ao mesmo tempo, muito gratificante. O Grupo Sabemi tem uma sólida trajetória no mercado e chego com a expectativa de contribuir e aprender com esta história de mais de cinco décadas”, ressalta o head de Marketing.

Fortalecimento da marca

O novo posicionamento – “Com você desde sempre” – reflete o atual momento do Grupo Sabemi que, cada vez mais, vem investindo no fortalecimento da marca junto aos seus públicos por meio da inovação, da otimização dos processos e da ampliação do portfólio de produtos e assistências. Na área de seguros, a aposta é em soluções alinhadas a tendências do mercado como a diminuição da burocracia e o autosserviço, como a plataforma SimpleSeg, que vem garantindo maior autonomia e agilidade aos corretores parceiros ao reunir, em um só lugar, todas as informações sobre os produtos Sabemi. Em outra frente, na área de previdência e serviços financeiros, a companhia tem se destacado pela ampliação da oferta de crédito aos seus mais de dois milhões de segurados em todo o Brasil.

 

O FUTURO DOS CREATORS: TENDÊNCIAS DE 2025 QUE PODEM TRANSFORMAR SUA CARREIRA

Os brasileiros passam, em média, 9 horas e 13 minutos por dia conectados nas redes sociais, segundo estudo recente das plataformas We Are Social e Meltwater.

De acordo com projeções divulgadas pelo Influencer Marketing Hub, o mercado de creators deve fechar 2024 com uma movimentação de cerca de US$ 24 bilhões em todo o mundo, e a previsão é de crescimento exponencial até 2025. Nesse cenário, é comum que cada vez mais pessoas tenham a possibilidade de transformar o consumo digital em carreira como criador de conteúdo. Contudo, dar o primeiro passo e se destacar nesse mercado competitivo é um desafio.

Pensando nisso, a BrandLovrs, empresa de tecnologia que conecta criadores de conteúdo a grandes marcas, reuniu insights e listou as principais tendências essenciais para quem deseja tirar do papel o sonho de transformar a criação de conteúdo em fonte de renda.

“As redes sociais democratizaram o acesso à criação de conteúdo, mas também elevaram o nível de exigência do público e das marcas. Para se destacar, os creators precisam ir além de produzir conteúdo de qualidade, devem estar atentos às mudanças no comportamento do público e às inovações no mercado,” comenta Rapha Avellar, CEO e fundador da BrandLovrs.

  1. Seja autêntico: O que diferencia você de outros creators?

Entre tantos criadores de conteúdo em diferentes nichos, o que traz destaque é a autenticidade. Por isso, é importante ser você mesmo e não ter medo de mostrar sua personalidade. No mundo onde tudo se copia, quem consegue se diferenciar e criar novas tendências terá sucesso.

  1. Entenda seu nicho e construa uma relação genuína com sua audiência

Ao começar sua trajetória como creator, é fundamental entender qual será o seu nicho. Para isso, é fundamental entender exatamente os interesses, necessidades e comportamentos do público que deseja atingir. Ferramentas e dados das redes sociais são essenciais para obter insights valiosos e, cada vez mais, intensificar as conexões com sua comunidade.

Quando começar a construir sua base de seguidores, mantenha-se próximo e conectado com cada uma das pessoas. Gerar um senso de pertencimento é crucial. Interaja com seu público, responda aos comentários, mensagens diretas e crie grupos de transmissão. Essas ações ajudam a intensificar a proximidade, construindo uma relação honesta de transparência, confiança e fidelidade com seu público.

  1. Diversifique sua presença

Esteja presente nas plataformas que fazem sentido para seu nicho, mas sem limitar suas oportunidades. Explore diferentes formatos e públicos, como TikTok, Instagram, YouTube e até newsletters ou blogs. A diversidade de plataformas não só amplia seu alcance, mas também ajuda a proteger sua relevância caso uma plataforma perca força.

  1. Entenda seus dados e métricas

O sucesso como creator exige mais do que criatividade: é preciso acompanhar de perto as métricas do seu conteúdo. Avalie quais postagens geram mais engajamento, quais formatos são mais atrativos e como seu público interage ao longo do tempo. Use essas informações para ajustar suas estratégias, escalar o que funciona e melhorar (ou eliminar) o que está ruim.

  1. Construa parcerias sólidas

Relacionar-se com marcas que compartilham seus valores é essencial para ganhar confiança e aumentar sua credibilidade. Foque em construir parcerias autênticas, onde sua identidade como criador esteja alinhada à mensagem da marca. Essas parcerias criam benefícios mútuos, sendo reconhecidas e valorizadas tanto por você quanto pelo seu público.

Para quem está começando, a parceria com marcas pode parecer distante, mas a tecnologia pode ajudar. O App da BrandLovrs conecta criadores a marcas que buscam creators para divulgar seus produtos ou serviços, independentemente do número de seguidores que o perfil tenha. O processo de utilização do app – disponível para iOS e Android – é simples e intuitivo. Basta o criador de conteúdo se cadastrar na plataforma, fornecer informações sobre seu perfil, interesses e público, e explorar as diversas campanhas disponíveis. Através da plataforma, mais de 200 mil creators estão construindo relacionamentos autênticos e mutuamente benéficos com grandes marcas, impulsionando campanhas de marketing cada vez mais eficazes.

Uma dessas creators que conseguiu alavancar a carreira com o apoio da BrandLovrs foi Sarah Mesquista (@ssarahmsqs). “Fechar a primeira publi com a BrandLovrs foi o pontapé que eu precisava para continuar na minha carreira como criadora de conteúdo, porque eu acho que todo mundo passa por algum momento de se questionar se é um bom caminho, se está fazendo a coisa certa. Considerando que eu tinha menos de 3 mil seguidores na época, tive a prova de que não fechei a publi pela quantidade de seguidores, mas sim pela qualidade do meu conteúdo, e isso era o que eu precisava para realmente perceber que eu sou capaz”, relata a criadora.

 

CASA BRASILEIRA RENOVA IDENTIDADE VISUAL COM VIÉS MAIS CONTEMPORÂNEO SEM PERDER SUA ESSÊNCIA

A brasilidade presente em sua essência, agora combinada com um olhar mais contemporâneo, reflexo da maturidade de uma marca que há mais de uma década ajuda a escrever novas histórias nos lares do País. Assim pode ser definido o conceito da nova identidade visual da Casa Brasileira, marca mais jovem da Unicasa que agora passa a contar com um novo posicionamento, imprimindo ainda mais conexão com o consumidor moderno.

Fruto de um projeto desenvolvido ao longo dos últimos anos pela equipe de Marketing da Unicasa, juntamente com a agência gaúcha 8poroito, de Garibaldi, a nova identidade visual é composta por um um conjunto de sutilezas que prioriza uma paleta de cores mais suaves e um visual mais limpo e moderno. E tudo isso sem deixar de lado o conceito de design vernacular, o qual engloba soluções baseadas em referências das artes e na própria arquitetura brasileira.

As fachadas das lojas exclusivas ganharam um acabamento cheio de brasilidade em sua arquitetura, projetadas a partir de tramas de tijolos. Mais sóbrios, os showrooms respeitam a regionalidade de cada ponto do Brasil com uma decoração que reflete toda a riqueza e cultura do País. Finalmente, o logotipo foi igualmente simplificado. Promoveu-se a suavização de suas linhas, adotou-se uma fonte mais contemporânea e um equilíbrio na paleta de cores, utilizando tons mais aconchegantes, do amarelo ao marrom, em clássicas referências ao sol e solo brasileiro.

De acordo com o gerente de Marketing da Unicasa, Rodrigo Silva, o movimento reflete o atual estágio de maturidade da marca, sua relação com o consumidor de hoje e o portfólio atualizado de produtos e soluções que oferece. “Ao mesmo tempo em que preserva a sua essência, a Casa Brasileira passa a assumir um viés mais contemporâneo e leve. É um posicionamento que está alinhado a sua jornada natural de crescimento enquanto marca”, explica.

Lançada em 2013, a Casa Brasileira foi criada com o objetivo de apresentar soluções modernas, dinâmicas e de alta qualidade a clientes de diferentes perfis. Com lojas em diversas regiões do Brasil, a marca valoriza a funcionalidade e a brasilidade, presente em cada detalhe do mobiliário.

 

UNICASA

Localizado em Bento Gonçalves (RS), o grupo Unicasa é um dos maiores e mais modernos fabricantes de móveis planejados da América Latina. Com quase quatro décadas de atuação no segmento moveleiro, o grupo expandiu seu portfólio para atender as diversidades do mercado de consumo. Hoje, as marcas Dell Anno, New, Casa Brasileira e os canais corporativo e de exportação refletem as diferentes aspirações desse consumidor que tem o desejo de morar bem. A Unicasa é a única empresa do segmento de planejados a operar no modelo de capital aberto hoje no Brasil, no segmento Novo Mercado da B3 de São Paulo.

 

COMO FOI O ANO

2024 FOI BOM, FOI RUIM, FOI TRISTE, FOI SILENCIOSO, FOI MÉDIO, FOI BOM.

FÉRIAS

A coluna tira uma folga até fevereiro desejando a todos um Feliz Natal e um 2025 de muita paz, amor, saúde e muitos JOBS!

 

 

 

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