Zuckerberg declarou guerra à publicidade tradicional e outros artigos da semana – 08.05.2025

zuck

Nos artigos que publicamos hoje, você vai ler sobre: Zuckerberg declarou guerra à publicidade tradicional, Eletromidia consolida presença em Belém e realiza evento para apresentar o potencial da mídia OOH na região, 92% dos brasileiros são contra a suposta camisa vermelha da Seleção Brasileira, Natura celebra a maternidade real e, muitas vezes, divertida em campanha de Dia das Mães e Liberdade no centro: o rebranding da Lerian traduz o conceito de tecnologia aberta e colaborativa.

 

Zuckerberg declarou guerra à publicidade tradicional?

Por Beatriz Mendes

 

As recentes declarações de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, provocaram uma forte repercussão no universo da publicidade digital. Ao afirmar publicamente que, em breve, empresas poderão simplesmente comunicar seus objetivos de negócio, conectar uma conta bancária e ter suas campanhas geradas, segmentadas e mensuradas automaticamente por uma ferramenta de IA da plataforma – sem necessidade de peças criativas, segmentação demográfica ou medições externas –, Zuckerberg sinalizou o que muitos entenderam como uma declaração de guerra à indústria publicitária tradicional. “Você é uma empresa, vem até nós, nos diz qual é seu objetivo, conecta sua conta bancária e não precisa de nenhum material criativo, não precisa de segmentação demográfica, não precisa de nenhum tipo de medição, além de poder ler os resultados que entregamos. Acho que isso será enorme, acredito que é uma redefinição da categoria da publicidade”, afirmou o CEO da Meta em declaração à imprensa.

O anúncio tem sido visto por agências e profissionais do setor com cautela. Carlos Paulo Jr., presidente da Associação Brasileira dos  Agentes Digitais (Abradi), acredita que a chegada massiva da inteligência artificial às campanhas digitais é inevitável. Segundo ele, a IA e a automação já estão, de fato, substituindo parte do trabalho das agências, inclusive o criativo.

O presidente da Abradi afirma que uma das possíveis consequências dessa política pretendida pelo CEO da Meta é a homogeneização do conteúdo publicitário. “Com a automação em larga escala, existe o risco de perder-se a diversidade criativa que diferencia campanhas verdadeiramente bem-sucedidas”, diz.

 

Sem transparência

Especialistas do mercado publicitário entendem que, ao centralizar todos os processos dentro da própria plataforma, a Meta passa a ser juíza e parte, ou seja, avalia seu próprio desempenho e entrega resultados sem a necessária transparência, o que pode comprometer a confiança dos anunciantes. “Há anos o mercado enfrenta dificuldades para comprovar a efetividade dos resultados apresentados pelas big techs. Como as plataformas se baseiam em informações autodeclaradas e pouco auditáveis, torna-se necessário recorrer a ferramentas paralelas para avaliar de fato o alcance das campanhas – um problema ainda não solucionado nem pela Meta, nem por seus concorrentes diretos”, comenta Douglas Oliveira, diretor de Branding da Abradi-SP.

Oliveira acredita que entregar todo o controle das campanhas a sistemas automatizados, sem o olhar técnico do profissional de marketing, pode resultar em desperdício de verba e benesses somente para as plataformas. “O algoritmo não substitui a interpretação humana. Só o acompanhamento profissional permite entender o contexto, ajustar criativos e interpretar métricas para atingir os objetivos reais”, ressalta.

Na avaliação dos especialistas da Abradi, os profissionais de criação e mídia são e continuarão sendo fundamentais para a concepção e execução de grandes campanhas. “Sem supervisão humana, cresce a possibilidade de anúncios serem veiculados em contextos inadequados ou sensíveis para as marcas”, observa o presidente da entidade.

Fator Branding

Carlos Paulo ressalta ainda que o branding permanece como uma fronteira intransponível para a IA. “Campanhas institucionais, que constroem identidade e reputação, dependem de criatividade humana, algo que as ferramentas atuais, meramente generativas, não são capazes de alcançar”, conta. Para ele, a automação é positiva ao democratizar o acesso de pequenas empresas à publicidade digital, mas não atende a grandes anunciantes, que demandam soluções personalizadas e sofisticadas.

Diante desse cenário, ambos os especialistas concordam que o futuro da publicidade será híbrido. “Na Abradi, acreditamos na importância de equilibrar inovação tecnológica com a valorização do capital humano. A IA deve ser vista como uma ferramenta que potencializa a criatividade e a eficiência, não como um substituto completo para a expertise humana. Encorajamos o desenvolvimento de soluções que integrem a inteligência artificial de forma ética e colaborativa, preservando a diversidade e a integridade do ecossistema publicitário”, pontua Paulo Jr.

Por mais que a inteligência artificial e a automação avancem sobre tarefas rotineiras, criatividade, sensibilidade e visão estratégica permanecem atributos eminentemente humanos. O desafio, agora, é encontrar o equilíbrio entre a eficiência algorítmica e o valor do olhar profissional, para que as marcas continuem sendo relevantes num ambiente cada vez mais digital e impessoal.

As polêmicas falas de Zuckerberg apontam para uma redefinição do papel das agências e dos profissionais, mas a extinção total da criatividade e inteligência humana está longe de ser realidade. Para o ecossistema publicitário, o movimento é de reinvenção, não de rendição.

 

Eletromidia consolida presença em Belém e realiza evento para apresentar o potencial da mídia OOH na região

Por Victória Lima Facundo Braga

 

EletroDay acontece no dia 8 de maio e marca a chegada da empresa ao mercado paraense com palestra, networking e cases de sucesso.

Com presença consolidada nos principais centros urbanos do país, a Eletromidia dá mais um passo estratégico em seu processo de expansão nacional ao promover, pela primeira vez em Belém, o EletroDay — evento que apresentará ao mercado local o potencial da mídia Out of Home (OOH) e os diferenciais da publicidade em painéis digitais e outras plataformas urbanas. A ação será realizada no dia 8 de maio, das 11h30 às 14h, no restaurante Coco Bambu, no Shopping Bosque Grão-Pará.

Presente em 22 estados e 87 cidades brasileiras, a Eletromidia impacta mais de 53 milhões de pessoas todos os meses e oferece soluções completas e inteligentes de mídia urbana em ruas, shoppings, aeroportos, metrôs, ônibus e edifícios comerciais e residenciais. A chegada à capital paraense reforça o compromisso da empresa em ampliar sua atuação no Norte do Brasil e estreitar o relacionamento com o mercado local.

“Queremos estar próximos do trade, dos anunciantes e das agências, para mostrar o quanto o OOH evoluiu e como pode ser uma ferramenta estratégica de comunicação também para o mercado paraense”, afirma Elias Tahim, sócio-diretor da franquia Eletromidia PI | MA | PA | AM.

A programação do evento inclui uma palestra da coordenadora de Inteligência de Mercado da Eletromidia, Gabriele Verdugo, que apresentará insights estratégicos, dados relevantes e boas práticas sobre o uso da mídia OOH em todo o Brasil. Também serão compartilhados cases de sucesso que evidenciam como o meio pode gerar impacto, engajamento e conversão em diferentes segmentos.

Além do conteúdo, o EletroDay terá um espaço dedicado ao networking e à troca de experiências entre profissionais da comunicação, marketing, empresários e veículos de imprensa. Uma oportunidade única para explorar as vantagens da mídia OOH e descobrir como as telas digitais podem impulsionar a presença das marcas no cotidiano dos consumidores.

 

Sobre a Eletromidia

A Eletromidia conversa mensalmente com mais de 53 milhões de pessoas através de quase 65 mil pontos de contato, sendo 47 mil ativos digitais – o maior inventário digital do país. Levamos conteúdo, serviços e experiências com o propósito de gerar impacto positivo na sociedade por meio da transformação das cidades. Somos a única companhia do setor com atuação nas cinco verticais do Out Of Home – ruas, edifícios, shoppings, aeroportos e transportes – presente nos 11 maiores mercados do Brasil. Desde 2024, somos uma empresa controlada pelo Grupo Globo, ampliando nossa capacidade de inovar e transformar o ecossistema publicitário.

 

Big Data em tempo real: 92% dos brasileiros são contra a suposta camisa vermelha da Seleção Brasileira

Por  Julia Guimarães

 

A mais recente pesquisa do Realtime Big Data Research Institute indica que os brasileiros são contra o uso da suposta camisa vermelha da Seleção Brasileira de Futebol. Na pesquisa, encomendada pela Rede Record de Televisão, 92% dos entrevistados disseram discordar e mais de 80% acreditam que há uma conotação política na escolha da cor.

A Realtime Big Data entrevistou 1.000 pessoas entre 2 e 3 de maio. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, em ambos os casos, com nível de confiança de 95%. Apenas 7% dos brasileiros entrevistados se declararam a favor da incorporação da cor vermelha no uniforme oficial da seleção brasileira, enquanto 1% não soube responder.

Questionados se acreditam “que a cor vermelha tem alguma conotação política e está ligada ao PT”, 84% dos entrevistados responderam que “sim”. Apenas 12% não fizeram essa ligação, enquanto 4% não quiseram ou não souberam responder.

O Realtime Big Data Research Institute também quis saber qual cor, além das da bandeira nacional (verde, amarelo, azul e branco), os entrevistados achavam que ficaria bem na Seleção Brasileira. No total, 46% responderam “nenhuma” e 28% responderam “preto”. Marrom/bege foi apreciado por 9%, vermelho por 7% e rosa foi mencionado por 5% dos entrevistados. Outras cores foram mencionadas por 2% dos entrevistados e 3% não responderam.

A polêmica em torno do uniforme da Seleção Brasileira começou na semana passada, quando vazou a informação de que a nova camisa da seleção brasileira seria vermelha. Diante da repercussão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou um comunicado e negou que a suposta camisa fosse oficial.

 

 

Natura celebra a maternidade real e, muitas vezes, divertida em campanha de Dia das Mães

 

Natura, a marca número 1 em presentes de beleza e cosméticos em todo o Brasil, celebra o Dia das Mães de uma maneira leve e bem-humorada com o lançamento de sua nova campanha para a data. Sob o mote “A maternidade é uma caixinha de surpresas. E se uma delas for um presente Natura?”, a marca propõe um olhar leve para a jornada da maternidade, mostrando que em meio aos imprevistos e travessuras, também há espaço para o carinho e conexão.

O filme da campanha é protagonizado pela influenciadora Tata Estaniecki e sua filha Beatriz. A cena se desenrola quando a pequena Bia decide dar um “banho de perfume” em sua boneca favorita utilizando a icônica fragrância Luna. A sequência, repleta de inocência e espontaneidade infantil, culmina na reação surpresa da mãe e, logo em seguida, no sorriso compreensivo de Tata ao deparar-se com a traquinagem. “A maternidade é uma aventura imprevisível, cheia de momentos que nos pegam de surpresa, mas que também podem nos ensinar a rir e a encontrar beleza no inesperado”, afirma Tatiana Ponce, CMO e head de Inovação da Natura. “O ‘banho de perfume’, retratado no filme, é uma travessura genuína e abre espaço para a reflexão sobre como os presentes da maternidade vêm inclusive em situações inusitadas – que marcam a história de mães e seus filhos”.

A diretora global de Datas Comemorativas, Erica Vieira, complementa que muitas mães encontram no humor uma forma de aliviar o peso de diversas demandas e cobranças. “O uso da irreverência para retratar a maternidade real gera identificação e conexão entre as mães. Compartilhar situações engraçadas, e facilmente reconhecíveis, cria um senso de comunidade, ajudando a transformar desafios em momentos de descontração”, afirma.

Segundo dados da Winnin IA — empresa que analisa dados comportamentais de vídeos em múltiplas plataformas para gerar insights —, entre abril de 2024 e abril de 2025, os temas de “Beleza & Cosméticos” e “Humor” se destacaram como os de maiores taxas de visualização e engajamento nas redes sociais, entre os conteúdos relacionados à maternidade. “O humor ganha protagonismo ao retratar o cotidiano materno de forma leve e compartilhável, enquanto o interesse por beleza cresce impulsionado pela busca por presentes e pelo desejo de autocuidado”, afirma Vieira.

Além do filme com desdobramentos no ambiente online, estratégia digital e nas redes sociais da marca, a campanha inclui ativações com influenciadores, ações nas lojas físicas, peças em mídia Out of Home (OOH) e uma mobilização com as Consultoras de Beleza Natura em todo o Brasil. A NOS (Sistema Operacional Natura) — estrutura que reúne a agência GALERIA.ag, o estúdio 404 Design & Innovation, a empresa de marketing de influência a.gente e a GAIA, especializada em Inteligência Artificial — desenvolveu também, especialmente para a campanha, a produção de um episódio do videocast/podcast MaterniDelas. No canal PodDelas, Claudia Raia, Tata Estaniecki e Angélica compartilharão histórias da maternidade e algumas das vezes em que foram surpreendidas pelos filhos.

Para acessar ao filme, clique AQUI!

 

Liberdade no centro: o rebranding da Lerian traduz o conceito de tecnologia aberta e colaborativa

Por Carolina Cardoso

 

São Paulo, 24 de maio de 2025 – A Lerian , startup que desenvolve soluções inovadoras para o core banking, lança uma nova identidade visual que reforça a jornada disruptiva da empresa no setor bancário. Baseada no conceito “Liberdade no núcleo”, a reformulação da marca, criada pela consultoria iN, reflete a essência de uma empresa inovadora, assertiva e colaborativa, que desafia paradigmas e reescreve as regras do setor financeiro .

Agora, a nova marca reflete um posicionamento pautado na estratégia de negócios , com elementos que, assim como as soluções da startup, se adaptam e evoluem constantemente. “Assim como o modelo de negócios da Lerian é baseado em código aberto e no trabalho colaborativo com desenvolvedores, oferecendo um produto diferente para cada cliente, a parte gráfica da marca também evolui e se apresenta de forma diferente em cada situação”, explica Fábio Milnitzky, CEO da iN.

De fato, em parte da identidade, a equipe criativa utilizou arte generativa, possibilitando a geração de infinitas variações e tornando a identidade da Lerian personalizável, flexível e em constante evolução . “A nova marca reforça o compromisso com a transformação do core banking, capacitando e inspirando instituições financeiras e desenvolvedores a desenvolver sistemas mais ágeis, flexíveis e livres”, destaca Fred Amaral, CEO da Lerian.

 

Conectando-se com a comunidade de tecnologia

Para estreitar a conexão com os desenvolvedores e o universo open source , a Lerian também apresentou um novo avatar. Trata-se de uma criatura híbrida que incorpora elementos de um camaleão — como a capacidade de adaptação — e de um leão — como coragem e força —, características que refletem como a marca se posicionará no mercado daqui para frente .

Esses elementos emergiram de uma imersão com profissionais de desenvolvimento de código aberto . Por meio de entrevistas, os designers se aprofundaram na cultura de desenvolvimento tecnológico e criaram uma representação visual que incentiva a participação e a colaboração entre esses profissionais – um dos valores da Lerian.

Com um novo visual e após a consolidação da recente rodada de investimentos, a Lerian reforça sua posição de força disruptiva no mercado, pronta para liderar a evolução do core banking rumo a um ecossistema mais moderno, flexível e colaborativo. Além disso, o rebranding já posiciona a marca globalmente, alinhando-se aos planos de expansão da startup para o mercado internacional , rumo a se tornar um dos próximos unicórnios do Brasil.

 

Sobre a Lerian

A Lerian é uma startup que desenvolve soluções inovadoras para o core banking. Combinando expertise técnica e conhecimento em tecnologia, serviços financeiros e banking as a service, a empresa oferece ferramentas que combinam segurança, eficiência e escalabilidade. Entre seus produtos, destaca-se o Midaz , um livro-razão de código aberto de alto desempenho projetado para atender a diversos mercados, garantindo flexibilidade e alto desempenho nas operações.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa
Política de Privacidade ao continuar navegando você concorda com estas condições.